Problema amoroso faz mal ao coração

coracaopartido.jpgGrandes romances e filmes de sucesso já falavam disso. Os médicos sempre desconfiaram. E agora um estudo feito junto a nove mil funcionários públicos britânicos confirma que é possível morrer devido a um “coração partido”.

A pesquisa, publicada na revista Archives of Internal Medicine, concluiu que o estresse e a ansiedade de relações hostis e cheias de atritos podem aumentar o risco de doenças cardíacas. A chance de enfarto ou de dores no peito cresce 34%, em comparação às pessoas que se dão bem com os cônjuges ou parceiros.

“A condição cardíaca de uma pessoa parece ser influenciada por relações íntimas negativas”, escreveram os pesquisadores. “Demonstramos que os aspectos negativos de relacionamentos íntimos estão associados a doenças coronarianas.”

Outras pesquisas já haviam demonstrado que boas conexões sociais têm um “efeito protetor” contra doenças cardíacas, mas poucos estudos avaliaram como amizades e casamentos afetavam a saúde, segundo o epidemiologista Roberto De Vogli, do University College, de Londres, que dirigiu o estudo.

Foram avaliados funcionários públicos que preencheram questionários sobre aspectos negativos de seus relacionamentos com cônjuges ou amigos íntimos entre 1985-88 ou 1989-90.


Fonte: Terra

2 comentários em “Problema amoroso faz mal ao coração

  1. concordo, desde que tive uma decepção amorosa, fui enganada entrei em depressão, até hoje tenho taquicardias, gastrite nervosa, ataques de transtorno do pânico, tremedeira, suor frio, palidez, isso tem interferido na minha vida profissional, não tenho mais a mesma memória de antes, não tenho mais a mesma concentração, durante a tarde qunado lembro do que aconteceu, as vezes meu pulso passa dos 90 bpms.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.