Do tijolo ao IPhone: A evolução dos celulares

revcelnaoperca.jpgMiniaturização de componentes, telas coloridas e maiores e bateriais de longa duração revolucionaram a telefonia sem fio. Muitas modificações e inovações foram introduzidas na tecnologia utilizada pelos telefones celulares desde que a Motorola apresentou, em 1973, seu protótipo do primeiro telefone celular.

Acompanhe um pouco dessa evolução e entenda como os celulares deixaram de ser itens supérfluos e se tornaram artigos de primeira necessidade – só no primeiro trimestre de 2007 foram vendidos 257 milhões de aparelhos em todo o mundo, devendo chegar a 1,15 bilhão até o final do ano – para bilhões de usuários no planeta.

revceldynatac8000x.jpgTijolo – começo
Motorola DynaTAC 8000X (1982)

Em 1973, a Motorola exibiu um protótipo do primeiro telefone portátil do mundo. O aparelho, que media mais de 30 centímetros, pesava quase 1 quilo e custava cerca de 4 mil dólares, começou a ser vendido a partir de 1983. Conhecido como Motorola DynaTAC 8000X, sua bateria permitia uma hora de conversação e a memória armazenava 30 números de telefones. Podia não ser exatamente bonito, mas permitia comunicação móvel – ao menos para quem conseguisse carregá-lo.

revcelmobirasnator.jpgPeso Pesado
Nokia Mobira Senator (1982)

Ele parecia mais um som 3 em 1 do que um telefone móvel propriamente dito. Robusto e quadradão, foi o primeiro celular da Nokia (hoje, a líder deste segmento). Introduzido no mercado em 1982, o Nokia Mobira Senator era designado para o uso em automóveis. Afinal, quem iria querer andar a pé carregando um telefone de 9,5 quilos?

revcelbellsouth.jpgVovô do iPhone
BellSouth/IBM Simon Personal Communicator (1993)

Um celular com funções de handheld não é nenhuma novidade atualmente. Mas, em 1993, era uma idéia e tanto. O Simon Personal Communicator era fruto de uma parceria entre as empresas IBM e BellSoth, e o primeiro celular a integrar funções de um PDA. Ele era telefone, pager, calculadora, agenda, fax e dispositivo de e-mails. Tudo isso ao preço de 900 dólares e um peso de 500 gramas.

revcelstartac.jpgÀ frente de seu tempo
Motorola StarTAC (1996)

Antes do Motorola StarTac chegar ao mercado, em 1996, celulares eram mais funcionais do que bonitos. Mas este pequeno e leve telefone móvel mostrou que estilo também era um item importante – sucessos de vendas da fabricante, como o atual Razr, devem muito ao StarTac. Em estilo clamshell, este aparelho que pesava cerca de 80 gramas podia ser facilmente preso ao cinto e ainda é mais leve que muito celular atual.

revcel61608260.jpgBest-sellers
Nokia 6160 (1998) e Nokia 8260 (2000)

No final dos anos 1990, os celulares em estilo candybar da Nokia eram o supra-sumo da telefonia móvel. Com display monocromático, antena externa e 13 centímetros de altura, o Nokia 6160 foi o maior sucesso de vendas da companhia na época. O Nokia 6260, lançado em 2000, vinha em diversas cores e era um pouco menor: media apenas 10 cm de altura e pesava apenas 90 gramas, contra as 170 g do 6160.

revcelkyoceraqcp6035.jpgSmartphone pioneiro
Kyocera QCP6035 (2000)

Se você é um dos muitos fãs do Treo, da Palm, agradeça à Kyocera. O QCP6035, que chegou ao mercado no início de 2001 e custava cerca de 500 dólares, foi o primeiro celular baseado em Palm a ser oferecido a um grande número de usuários. Ele tinha 8 megabytes de memória interna e display monocromático – mas mostrou aos fabricantes que esse segmento tinha futuro.

revceltreo180.jpgDo PDA ao celular
Handspring Treo 180 (2001)

No tempo em que Palm e Handspring eram rivais, a segunda deu o que falar com o Treo 180. Mais PDA do que um telefone, o Treo 180 vinha em duas versões: uma com teclado QWERTY (padrão) e outra que usava a inserção de texto Graffiti. Assim como o Kyocera QCP6035, ambos tinham display em preto-e-branco, mas possuíam capacidade de armazenamento de 16 MB.

revceldangerhiptop.jpgGira aí
Danger Hiptop (2002)

Nomeado como o melhor produto de 2003 pela edição norte-americana de PC WORLD, o Danger Hiptop tinha funções ativadas por voz que eram apenas medíocres, mas foi um dos primeiros celulares a oferecer funções reais de acesso à web, e-mails e mensagens instantâneas. Além disso, tinha design giratório.

revcelblackberry5810.jpgDataBerry
BlackBerry 5810 (2002)

Antes do BlackBerry aparecer, no começo de 2002, os equipamentos da Research in Motion (RIM) eram famosos por sua tecnologia de push e-mail, funções Organizer e teclado confortável. O 5810 – o primeiro deles a oferecer comunicação por voz – melhorou esta concepção ao adicionar a função celular ao pacote, apesar de requisitar o uso de um headset (já que não tinha microfone e nem falantes).

revcelsanyoscp5300.jpgFotográfico
Sanyo SCP-5300 (2002)

Hoje, é fácil encontrar câmeras fotográficas em celulares. Mas, há alguns anos atrás, o cenário era bem diferente. Em 2002, Sanyo e Sprint lançaram o Sanyo SCP-5300 PCS, o primeiro celular do gênero disponível no mercado norte-americano. Em sua maior resolução, ele capturava imagens em VGA (640 por 480 pixels) – tarefa desempenhada com extrema facilidade por celulares atuais, como o Nokia N95 e sua câmera de 5 megapixels.

revcelngage.jpgDecepção
Nokia N-Gage (2003)

Quando o Nokia N-Gage foi lançado, em 2003, ele causou um sensível burburinho no mercado, mas, com o tempo, acabou decepcionando. A combinação de dispositivo para games com celular pretendia arrebatar usuários fãs de jogos portáteis. Em vez disso, ficou célebre pelo estranho design curvo e pelo fato de se ter que segurá-lo de lado para fazer ligações. Versões seguintes (como o N-Gage QD, de 2004) consertaram diversos problemas da versão original. Mas a má fama já estava estabelecida.

revcelrazrv3.jpgFininho
Motorola Razr V3 (2004)

Ao longo dos anos, os celulares foram ficando menores e mais finos, entretanto, foi o Razr V3 quem elevou o design a outro patamar. Com suas linhas finíssimas e acabamento metálico, o Razr rapidamente se tornou um sonho de consumo. Três anos após seu lançamento, permanece como um dos mais populares aparelhos do mercado (segundo estudos da consultoria The NPD Group, feitos nos Estados Unidos, em suas diversas versões, o Razr responde por 3 dos 4 celulares mais vendidos em 2006) e é oferecido por inúmeras operadoras.

revcelrokr.jpgFora de ritmo
Motorola Rokr (2005)

Ele promovia a união do melhor de dois mundos: o excelente tocador Apple iTunes e o design tarimbado da Motorola. O Motorokr, lançado em 2005, era o primeiro telefone a incorporar o software musical da Apple. Ele permitia aos usuários a transferência de faixas do iTunes para o telefone, que podiam ser executadas a qualquer momento. Infelizmente, os usuários consideraram as transferências terrivelmente lerdas e reclamaram do limite de 100 faixas para suas coleções. Contudo, foi este celular que permitiu a existência, hoje, de aparelhos musicais que suportam iTunes (como Razr V3i e Motorola Slvr).

revcelblackberrypearl.jpgBonitão
BlackBerry Pearl (2006)

Com o lançamento do Pearl (ainda indisponível no Brasil), a Research In Motion (RIM) iniciou seus esforços em se desgarrar de sua imagem estritamente corporativa e conquistar o consumidor final. Este aparelho, de design fino e teclado do tipo SureType (uma espécie de QWERTY reduzido), foi o encarregado de promover esta mudança de público-alvo. Ele é o primeiro BlackBerry a incluir câmera e player multimídia combinados com o excelente serviço de e-mails da companhia.

revceliphone.jpgA conferir
Apple iPhone (2007)

Após meses de especulações e rumores, em janeiro desse ano a Apple finalmente confirmou o lançamento de um celular. O aparelho, que deve chegar ao mercado norte-americano em junho, tem uma inovação em design: não traz teclado. Ele repõe esta característica com uma tela sensível ao toque. Complementam as especificações do gadget uma câmera de 2 megapixels e a habilidade de sincronizar a biblioteca do iTunes com o telefone. E ele ainda roda Mac OS. Saldo final: o mundo está ansioso em pôr as mãos em um desses.


Fonte: IDG Now!

About these ads

11 Respostas

  1. E ele ainda roda Mac OS

    e provavelmente alguem também rodará o Linux nele hehehe

  2. Põe Linux! Abaixo o reinado do Bill “Portões”, hehehehe

  3. muito legal esse site.

  4. Adorei este site!!!!!!

  5. gostei muitoooooooooo!!!

  6. Gostei de vê os celulares antigos da 1ª geração kkkkkkkkk!

  7. Muiito legal esse site ! bem informativo

  8. muuuuuito bom!!me ajudou bastante em um trabalho *–*

  9. tambem me ajudou num trabalho, de história ainda

  10. Criador muito obrigado esse site me ajudou muito a conhecer a evolução do meu celular e em um trabalho da escola.

    Francielly da Silva Sabino
    Santa Catarina – Florianópolis

  11. Muito legal ver como a tecnologia, não só nos celulares, mas em tudo, muda tão rapidamente com o tempo !!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 79 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: