Genes diferentes estimulam atração sexual

Quanto maior a semelhança, no casal, de um certo complexo de genes, menor o interesse da mulher no parceiro, e maior sua atração por outros homens.

Uma nova pesquisa sugere que a escolha do parceiro para um romance pode ser, em parte, determinada pelos genes. Estudo publicado na revista especializada Psychological Science encontrou um elo entre um conjunto de genes envolvidos na função imunológica e a seleção de parceiros sexuais por seres humanos.

Animais vertebrados em geral, e humanos em particular, tendem a preferir parceiros com um complexo de genes ligados ao sistema imunológico, chamado MHC, diferente do próprio. Essa preferência parece ajudar a evitar endogamia, e a fortalecer o sistema imunológico da geração seguinte.

O estudo atual investigou se diferenças ou semelhanças no MHC de casais envolvidos sexualmente permitiriam prever aspectos da relação. A descoberta feita foi de que, quanto maior a semelhança genética entre os MHCs do casal, menor o interesse da mulher no parceiro, e maior sua atração por outros homens.

“À medida que os genes compartilhados no casal aumentam, a resposta sexual das mulheres aos parceiros diminui, o número de parceiros sexuais fora do par aumenta, e a tração por outros homens além do parceiro principal aumenta, particularmente durante a fase fértil do ciclo”, afirma a autora do trabalho, Christine Garver-Apgar.

Fonte: Estadão

2 comentários em “Genes diferentes estimulam atração sexual

  1. Bem,apesar do assunto ser interessante deixou muito a desejar.Poderia escrever mais?tenho uma pergunta:já que essa história de gener, química e etc,é que fazem as pessoas ficarem juntas e o amor? ele existe ou também é uma farsa?comecei a ler a respeito a pouco tempo,sou leiga no assunto.

    um abraco!

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.