Nasa pode ter encontrado vida em Marte, diz estudo

marte.jpgAP e BBC Brasil

Duas sondas da Nasa que visitaram Marte há 30 anos podem ter encontrado vida alienígena na forma de micróbios e inadvertidamente tê-la matado, de acordo com a teoria de um cientista.

As sondas Vikings, de 1976 e 1977, estavam procurando pelo tipo errado de vivo, então não reconheceu quando a encontrou, disse o professor de geologia Dirk Schulze-Makuch, da Universidade do Estado de Washington.

A teoria foi apresentada em um estudo entregue em um encontro da Sociedade Americana de Astronomia, em Seatle, Estado de Washington, nos Estados Unidos. A pesquisa foi divulgada neste domingo.

Baseado em uma forma mais expansiva de vida, o estudo pode auxiliar a Nasa a olhar para outros tipos de vida marciana quando lançar sua próxima sonda ainda em 2007.

No último mês, fotografias mostraram mudanças geológicas que sugerem que haja água no planeta, um sinal muito formal de que possa haver vida no planeta.

Bactéria reacende debate sobre vida em Marte

Algumas bactérias existentes na Terra hoje têm a habilidade de tolerar a exposição a níveis de radiação extremamente altos, que matariam outros organismos. O mais estudado micróbio resistente à radiação é o Deinococcus radiodurans. Ele pode tolerar doses de radiação milhares de vezes maiores do que a dose letal para seres humanos e foi apelidado de “Conan, a bactéria” pelos cientistas.

A equipe de cientistas da University of Arizona, nos Estados Unidos, argumenta que essas bactérias só poderiam ter desenvolvido essa habilidade incomum em um planeta como Marte.

Descobertas recentes de água no permafrost (região permanentemente congelada) em Marte e sinais de água abaixo da superfície em regiões de latitude média do planeta fizeram aumentar a esperança de que ele detenha as condições certas para que haja vida, sustentando essa teoria.

Desidratação

O permafrost de Marte, onde os índices de radiação são cem vezes maiores do que os da Terra, oferece um ambiente plausível para que as bactérias adquiram genes resistentes à radiação.

Mas alguns especialistas dizem que a tolerância à radioatividade é um efeito colateral do mecanismo de defesa que bactérias como a D. radiodurans desenvolveram para se proteger contra a desidratação em ambientes áridos.

A equipe liderada pelo cientista Alexander Pavlov rejeita esta explicação alternativa. “Nossa hipótese de uma origem marciana para bactérias resistentes à radiação oferece uma explicação para sua habilidade de tolerar radiação ionizante, um traço que parece não ter valor na Terra”, dizem os pesquisadores no artigo da Astrobiology. Pavlov e seus colegas argumentam que não há evidência de que o grau de resistência à radiação esteja relacionado ao grau de resistência à desidratação em bactérias.

Além disso, dizem os cientistas, colônias de bactérias expostas a ciclos sucessivos de desidratação e hidratação no laboratório desenvolvem resistência ao ressecamento, como esperado, mas não ficam resistentes à radiação.

Meteoritos

Cientistas contrários à teoria de Pavlov e seu grupo também argumentam que o genoma da bactéria D. radiodurans é muito similar ao de bactérias terrestres comuns, portanto, ela não poderia vir de outro planeta.

Já Pavlov diz que o possível freqüente intercâmbio de bactérias trazidas por meteoritos de Marte à Terra poderia explicar a semelhança.

Segundo a Nasa, cerca de 34 dos 24 mil meteoritos encontrados na Terra foram identificados como vindos de Marte.

6 comentários em “Nasa pode ter encontrado vida em Marte, diz estudo

  1. gosto muito de ler estas informações, …é só isso. sou curiosa. estar a par destas descobertas dá um sentido a muitas interrogações, acho…

    Curtir

  2. séra que fica tão dificil de enteder que a vida em MARTE já mais poderia ser igual a da TERRA simplesmente porque lá é outra natureza pode até ter humanoides mais com seus organismo adaptados com a natureza do planeta aqui na TERRA voce ve diferença em raça até na alimentação imagina em outro planeta eu acho que os cientista sabem de muita coisa e não pode falar porque muita gente ainda não está preparada não é possivel que com bem menos de inteligencia que um cientista sei dess possibilidade e eles não pode até esta numa dimenção diferente da nossa pode não esta mais ai para esplicar só o espiritismo que é a maior doutrina de esclarecimento do planeta .

    Curtir

  3. séra que fica tão dificil de enteder que a vida em MARTE já mais poderia ser igual a da TERRA simplesmente porque lá é outra natureza

    Sério?

    pode até ter humanoides mais com seus organismo adaptados com a natureza do planeta

    Até agora, não encontraram nada. Será que eles são tímidos?

    aqui na TERRA voce ve diferença em raça até na alimentação imagina em outro planeta eu acho que os cientista sabem de muita coisa e não pode falar porque muita gente ainda não está preparada

    E eu acho q não vc devia pelo menos comprar um livro de gramática antes de deixar sua imaginação voar.

    é possivel que com bem menos de inteligencia que um cientista sei dess possibilidade e eles não pode até esta numa dimenção diferente da nossa pode não esta mais ai para esplicar só o espiritismo que é a maior doutrina de esclarecimento do planeta .

    Não esqueça a minha recomendação do livro de gramática. Quem sabe escrevendo corretamente, alguém leve as bobagens que vc falou a sério.

    Curtir

  4. Eu amoo essas coisas!

    Fiquei sabendo de uma coisa q me impressionou mt, num dia 18 de setembro, caiu um objeto misteriso na Terra q a Nasa levou para estudar, e nuk deu satisfação do q era esse tal objeto. Supostamente eles tinha conseguido contato com os ETs, q querem o objeto de volta e viram bussca-lo! Isso acontecera no dia 14 de Outubro de 2008!

    Fiquei com medo!

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.