Santíssima Trindade desmascarada

Um dos pontos mais fundamentais que constroem as diferenças doutrinárias entre todas as vertentes cristãs é o trinitarismo, a doutrina da Santíssima Trindade. Discussões acaloradas surgem entre cristãos trinitarianos e os unitarianos. Os trinitarianos dizem que a Santíssima Trindade não pode ser derrubada pela Ciência com suas provas e pesquisas, pela História dos Concílios com seus registros e evidências e muito menos com o exame racional do tema. É uma questão de fé, um dogma, algo que, como sempre, devemos acreditar porque nos mandaram acreditar. Mas temos a questão teológica do tema, onde podemos muito bem analisar a única fonte que eles não podem ignorar: A BÍBLIA!

Aqui veremos e analisaremos se a Santíssima Trindade é fundamentação biblicamente. E tudo começa com… Clique aqui para ler o restante deste artigo »

188 Respostas

  1. eu não creio na trindade pois vejo que a biblia vai de encontro a isto tambem sei que a trindade foi criada por atanasio. porem eu queria uma ajuda concernente a quela pronuncia de genesis 1;26 e gen 11;7 onde diz FASSAMOS pois todas as veses que estou falando a alguem que trindade não existe eles sitam essas duas passagens para tenter provar esta falssa doutrina

  2. Ensine português a eles.

    Vou reprisar o esmagamento dessa pseudoargumentação:

    Outra refutação (idiota) é citar Gênenis 1:26: “Deus disse a Seu Filho: FAÇAMOS o homem à Nossa imagem”

    Uma clara tolice, já que o verbo: “FAÇAMOS”, é um verbo coortativo.

    “O coortativo é o volitivo da primeira pessoa. Pode expressar a manifestação da vontade da pessoa que fala, ou um apelo à vontade de outra (s) pessoa (s) com quem ela se identifica ou associa.”

    Fonte – PINTO, Carlos Osvaldo Cardoso. Fundamentos para exegese do Antigo testamento: manual de sintaxe hebraica.

    “O coortativo é o modo volitivo da 1ª pessoa, sendo formado pelo acréscimo da desinência (ah). …”

    Fonte – BUDDE, Hollenberg – Gramática Elementar da Língua Hebraica. 8ª edição

    Para vc ter outro exemplo de verbo coortativo o mesmo está em:

    Gênesis 11:7: “Eia, DESÇAMOS, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro.”

    Agora, se eles insistirem, exija provas extraídas de alguma gramática de hebraico. Simples.

  3. Essas passagens também podem provar o politeísmo bíblico. É uma típica falácia de bifurcação.

  4. VCS ESTÃO CAINDA NA ARMADILHA DO DIABO,EM QUEM OBVIAMENTE VCS TAMBÉM NÃO DEVEM ACREDITAR, POIS NÃO ACREDITAM NEM EM DEUS. DUVIDAS A RESPEITO DE DEUS? PERGUNTE A ELE QUE NINGUÉM CONHECE MELHOR SUA PESSOA QUE ELE PROPRIO, QUE É SER VIVO,ONISCIENTE,ONIPOTENTE E ONIPRESENTE.NÃO IMPORTA O QUANTO VCS TENTEM CONTESTAR, USANDO A BIBLIA OU OUTROS SUBTERFURGIOS. ELE É O GRANDE EU SOU E NÃO ESTÁ NEM UM POUCO PREOCUPADA COM A OPINIÃO DE VCS. ELA TÁ PREOCUPADO SIM, COM A ALMA DE VCS, PQ MESMO NÃO ACREDITANDO E CONTESTANDO, FOI POR VCS TBM QUE JESUS SE ENTREGOU. PARA QUE VCS PUDESSEM TER UMA VIDA ABUNDANTE E ETERNA. MAS LAMENTE QUE SEU COMPORTAMENTO SEJA IGUAL AO DOS FARISEUS.COMO CONHECEDORES DA BIBLIA VCS JÁ DEVEM TER LIDO QUE O PECADO DE BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO NÃO TEM PERDÃO. ENTÃO CUIDADO.NÃO SE APEGUEM A MERAS PALAVRAS DO PORTUGUÊS PARA JUSTIFICAREM SUA DESCRENÇA. SE APEGUEM EM FATOS, PROFECIAS QUE JÁ SE CUMPRIRAM, AS QUE ESTÃO SE CUMPRINDO E COISAS QUE A PRÓPRIA CIÊNCIA TEM COMPROVADO COM PASSAR DOS TEMPOS.RENDAM-SE AO AMOR DE DEUS SEM QUESTIONAR QUE VCS VÃO TER SUAS DÚVIDAS TIRADAS POR ELE MESMO NA SUA INFINITA MISERICÓRDIA.
    PAZ DE DEUS PRÁ VCS!!!

  5. Eles não só oram alto, eles também falam alto!

  6. VCS ESTÃO CAINDA NA ARMADILHA DO DIABO,EM QUEM OBVIAMENTE VCS TAMBÉM NÃO DEVEM ACREDITAR, POIS NÃO ACREDITAM NEM EM DEUS.

    Dizem que o melhor truque do diabo foi convencer o mundo de que ele não existe.

    DUVIDAS A RESPEITO DE DEUS? PERGUNTE A ELE QUE NINGUÉM CONHECE MELHOR SUA PESSOA QUE ELE PROPRIO, QUE É SER VIVO,ONISCIENTE,ONIPOTENTE E ONIPRESENTE.

    É mesmo, e ele responde?

    NÃO IMPORTA O QUANTO VCS TENTEM CONTESTAR, USANDO A BIBLIA OU OUTROS SUBTERFURGIOS.

    Da próxima vez usaremos “Alice no País das Maravilhas”. Pelo menos é uma história que não tenta se levar a sério.

    ELE É O GRANDE EU SOU E NÃO ESTÁ NEM UM POUCO PREOCUPADA COM A OPINIÃO DE VCS. ELA

    Isso que é feminismo…

    TÁ PREOCUPADO SIM,

    Deus se preocupa? Mas ele não é onisciente? Deveria saber tudo e portanto não teria com o que se preocupar.

    Vocês não conseguem escrever dois parágrafos de texto sem cairem em contradição, hein.

    COM A ALMA DE VCS,

    Defina alma para mim.

    PQ MESMO NÃO ACREDITANDO E CONTESTANDO, FOI POR VCS TBM QUE JESUS SE ENTREGOU.

    É, se entregou, etc, etc, etc… Mas com que propósito? Perdoar nossos pecados? Poque a morte dele resultaria nisso? Além do mais ele não morreu, pois foi para o céu em carne viva. Acho que só o martírio é muito pouco para livrar a humanidade do pecado, chamem ele de volta para apanhar mais!

    Seguindo sua lógica absurda baseada na Bíblia (que subterfúgio, hein! Porque você pode e nós não?) o seu messias já livrou os nossos pecados e portanto não temos o que temer.

    PARA QUE VCS PUDESSEM TER UMA VIDA ABUNDANTE E ETERNA.

    Brasileiro com vida abundante? Só se for político…

    MAS LAMENTE QUE SEU COMPORTAMENTO SEJA IGUAL AO DOS FARISEUS.

    Quem? Fariseus? Uma tribo ridícula do oriente médio que se não fosse pela Bíblia ninguém saberia que existia ou se importaria com eles. Pra quem não acredita no conteúdo da Bíblia esse tipo de exemplo é patético.

    COMO CONHECEDORES DA BIBLIA VCS JÁ DEVEM TER LIDO QUE O PECADO DE BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO NÃO TEM PERDÃO.

    Mas Jesus não morreu por nossos pecados? Propaganda enganosa! Vou reclamar no PROCON!

    ENTÃO CUIDADO.

    Ameaças…

    NÃO SE APEGUEM A MERAS PALAVRAS DO PORTUGUÊS PARA JUSTIFICAREM SUA DESCRENÇA.

    Klingon vale?

    SE APEGUEM EM FATOS,

    Quais?

    PROFECIAS QUE JÁ SE CUMPRIRAM,

    Cite uma com a fonte, a veracidade da fonte e comprovando a autenticidade do cumprimento. Se não conseguir fazer isso vai ficar parecendo uma boba :P.

    AS QUE ESTÃO SE CUMPRINDO E COISAS QUE A PRÓPRIA CIÊNCIA TEM COMPROVADO COM PASSAR DOS TEMPOS.

    Essa máxima pode convencer muitos crentes, mas é totalmente vazia no âmbito científico. A propósito, como é conveniente se agarrar ao método científico quando este prova o seu argumento. Pena vocês serem tão seletivos…

    RENDAM-SE AO AMOR DE DEUS SEM QUESTIONAR QUE VCS VÃO TER SUAS DÚVIDAS TIRADAS POR ELE MESMO NA SUA INFINITA MISERICÓRDIA.

    Saravá!

    PAZ DE DEUS PRÁ VCS!!!

    Paz do Coelho Atrasado para você também. Amém.

  7. Realmente é difícil discutir qualquer coisa com quem apenas tem uma visão boblica dos fatos, mas acredito que algumas trindades reais como: macho-femea- filho, e a trindade da física: proton-eletron-neutron, se bem que essa ja se sabe que o átomo é bem mais do que isso. Então posso ficar com a minha trindade de Deuses nos quais eu acredito profundamente:Bach-Beethoven-Wagner, tambem aceito essa outra trindade:Nietzsche- Schopenhauer-Voltaire. È só.

  8. a doutrina da trindade na biblia é igual istória de lobsomem todo mundo diz que tem. mas não podem provar

  9. Seus ateus sem vergonhas, quem são vocês para contestar a existência de alguma coisa? Vocês estão vivos é porque Deus permitiu.Quero ver falar isso quando um câncer corroer seus órgãos; Aí é que eu quero ver se são valentes mesmos. Seus bostas

  10. Nada como o bom amor cristão e a propagação da filosofia “perdoar setenta vezes sete”…

  11. Se o câncer começar a corroer meu orgãos hoje, só provaria que existe um deus e que ele é sádico e vingativo, pelo menos na sua visão.

    Há, paciência, perdoai-vos, pois não sabes o que fazem.

  12. Vendo os nobres cristãos com seus argumentos bem elaborados,textos repletos de ternura,bons desejos e com uma gramática impecável,começo a pensar que deveria trilhar o caminho que meus pais quiseram para mim;voltar para a igreja protestante e viver uma existência repleta de liberdades,idéias coesas e gente de elevado padrão moral(pois os crentes são a elite da nobreza!!!).Meu “Deus”,como sou idiota!!!!!

  13. “Darbie”

    Realmente,os ateus são uns “bostas”.Os ateus sobrevivem aos momentos de turbulência sem nenhuma entidade sobrenatural como apoio,nas horas difíceis buscam a força dentro de si e contam apenas consigo mesmos,ao invés dos nobres teístas que sequer podem cogitar uma vida sem seu “Deus” onisciente,onipresente e onipotente,mas omisso.
    Os ateus conservam seus valores morais e uma conduta digna sem nenhuma crença condenadora ou promessa de recompensa,agem corretamente por simples questão de consciência,porque a dignidade é parte inerente de suas concepções,ao invés de certos indivíduos que o fazem por medo ou por um bônus divino pós-morte.
    Os ateus são mais zelosos quanto à vida(alheia e própria),pois sabem que é tudo que temos.E para encerrar,os ateus são adeptos da razão e do bom senso,em contradição com religiosos amantes da demagogia e da aceitação incondicional.
    Enfim,por serem mais dignos,inteligentes e sensatos,os ateus são uns “merdas”,os religiosos estão anos-luz à frente em questão de superioridade intelectual e,é claro,moral.Seguem diversos atos de bondade arquitetados por teístas:

    Cruzadas(saque,assassinato,estupro…)

    Inquisição(tortura,perseguição a judeus,intelectuais laicos,…)

    evasão de divisas,ludibriação e calote(IURD,Renascer,…)

    conivência com a miséria (igreja católica na África pregando contra o controle populacional)

    massacre de índios americanos(por espanhóis católicos,protestantes ingleses…)

    ataques terroristas(radicais islâmicos)

    opressão da mulher(catolicismo,protestantismo,judaísmo e islamismo)

  14. Eu encaro o ateísmo como consequência da falta de conhecimentos das religiões atuais.
    os religiosos encontram-se despreparado para ensinar e são facilmente persuadido pela letra,deixando de lado o Espirito vivificante.que resulta em contradição com as escrituras sagradas.(sendo que a propria biblia se identifica como harmoniosa).a biblia deve ser analisada com raciocinio assim como o apostolo PAULO fazia.e não lida as presas sem o esclarecimento!!!

  15. Eu encaro a religião como consequência da falta de conhecimentos científico atual.
    os cientistas encontram-se despreparado para ensinar e são facilmente persuadido pelas mitologias, deixando de lado o Ceticismo vivificante. Que resulta em contradição com as ciências provadas.(sendo que a propria Ciência se identifica como harmoniosa). O conhecimento científico deve ser analisado com raciocínio assim como o escritor CARL SAGAN fazia, e não lido as presas sem o esclarecimento!!!

    Pois é.

  16. Talvez se os religiosos provassem o que pregam, quem sabe as pessoas acreditariam neles.

  17. A ciencia é um artigo de fé tanto quanto a própia religião.Está equivocado quem pensa que existe uma prova para cada afirmação científica. Um exemplo disso é a teoria de que a vida tenha surgido de um “caldo orgânico”,conceito amplamente aceito nos meios científicos, apesar de cientistas renomados admitirem que a possibilidade matemática para a sequência de “acasos” que geraram a primeira expressão de vida seja de 10 elevado a 10 seguido de 10000 zeros ( este número representa um valor maior do que o número provável de átomos de todas as galaxias do universo!), mesmo assim afirmam categoricamente que de “alguma forma” isso realmente aconteceu. Não é esta crença um artigo baseado simplismente na fé?

  18. Vcs são tão despresíveis para Deus, diante da sua imensa Grandeza, que a Palavra de Deus diz que não devemos jogar pérolas aos porcos. É desta forma que Deus pensa de vcs, fedorentos e porcos, que não valem o que comem… Aliás bem esclarecido o título de um da turminha de vcs: Erebus, ou eu poderia dizer Urubus… Venham com argumentações mais convincentes para demonstrar grandes trevas que estão sobre as suas vidas… Pegar trechos de palavras por nós ditas e rebater de forma pessoal é muito fácil, gostaria de saber é se por estas mentes tão ridículas poderia vir alguma coisa convincente… Filosofias, Teologias, Ciências Humanísticas, nada disso é maior do que o Deus Vivo… Exegese, Hermenêutica, são úteis quando estão sendo empregadas com a veracidade da Palavra de Deus… Vcs se dizem tão sábios, mas mostram-se tão infantis… O Reino Espiritual é manifestado para pessoas que se desprendem do seu Eu, não para pessoas como vcs, céticos malditos, que desafiam o próprio Deus… Cuidado… Deus dá muitas chances, mas existe um basta, pois Ele é justiça, quem sabe esta misericórdia inexplicável divina possa abrir estas mentes tão obscuras e dominadas por Satanás… Não me venham com explicações infundadas, se é que possam ser capazes, pois acho que vcs é que são os verdadeiros Deuses… Pena que são fedorentos…

  19. E o que isso tem a ver com a Santíssima Burralidade, digo, Santíssima Trindade?

    E este seu número está errado. vai estudar que vc entenderá porque.

    Pista: Gugol (não, não é Google).

  20. Vcs são tão despresíveis para Deus, diante da sua imensa Grandeza, que a Palavra de Deus diz que não devemos jogar pérolas aos porcos.

    Então, pq vc tá tão preocupado? Nem consegue provar seu deusinho.

    Cuidado… Deus dá muitas chances, mas existe um basta, pois Ele é justiça, quem sabe esta misericórdia inexplicável divina possa abrir estas mentes tão obscuras e dominadas por Satanás

    Talvez? Ué? ele não é onipotente?

    pois acho que vcs é que são os verdadeiros Deuses… Pena que são fedorentos…

    E desde quando eu quero ser cheirosinho pra vc? Não curto esses lances não. Vá lá se atracar com seus irmãos de fé.

    Enquanto isso, arrume um argumento que prove o seu deus microsystem.

  21. Oh,alexandre!tu vacilou legal!e ainda faz com que a galera pense que quem acredita em Deus é burro e sem argumento.Se tu acredita em Deus a primeira licao é:amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.Deus nao pensa que ninguém é porco porque toda alma é preciosa pra ele.E lamento te dizer que a ciência é sim convicênte para provar muitas coisas,mas digamos: já que ninguém cientificamente pode provar a existência de Deus,quem provará que ele nao existe?

  22. Senhorita Patricia Muller:
    A ciência proveniente da sabedoria humana não é desprezível, porque Deus deu capacidade ao ser humano a racionar, a pensar, a escolher, porque sendo nós feituras de sua imagem e semelhança, logo temos a alma, parte imaterial do ser humano, onde está a sede de nossa personalidade e raciocinio. Pois bem, o homem é um ser tricotômico, residindo aí a similaridade da Trindade Divina, formada pelo Pai, Filho e Espirito Santo. Somos formados de corpo, alma e espírito, que é a parte imaterial do homem que se comunica a Deus. A Santíssima Trindade é uma verdade incontestável. Por intermédio de Tertuliano, no séc. IV, no famoso Concílio de Nicéia, foi aprovada e reconhecida esta doutrina. Tertuliano, não utilizou-se, como muitos de vocês, de uma construção teórica, originária da mente do homem, mas sim o que foi revelado na Bíblia.
    Tertuliano, em seus escritos, fez questão de frisar que Deus é único, como é claríssimo o texto bíblico, em Dt 6:4 – OUVE, ISRAEL, O SENHOR, NOSSO DEUS, É O ÚNICO SENHOR.
    A palavra Trindade (em latim, lingua em que escreveu Tertuliano, “trinitas”), onde se fala da onisciência de Deus, como algo que está sujeito a distinção de três pessoas, mas sem qualquer divisão que permita a distinçao em três pessoas diversas. Não há três deuses e nem meramente três modos de manifestação divina. Antes, todas as pessoas são co-existivas, co-iguais e co-eternas…
    No relato da criação, vemos apresentada a Trindade Divina. Em Gn 1:1 – NO PRINCÍPIO, CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA, o termo Deus está no plural, enquanto o verbo criou encontra-se no singular, onde Deus mostra-se como um Ser que é, ao mesmo tempo, singular e plural.
    Esta mesma pluralidade do único Deus é demonstrada depois da queda do homem, onde, após pecar e ter experimentado o pecado, corria o risco de morrer eternamente, já que era como um deles GN 3:22 – EIS QUE O HOMEM É COMO UM DE NÓS.
    A realidade da Trindade Divina é atesta pelo escritor da carta aos hebreus. Ali estava sendo escrita esta epístola a judeus convertidos, pessoas que, por questões culturais teriam maior resistência de aceitar a verdade (Aí vai uma similaridade das pessoas que utilizam deste site…), o autor da carta não hesita em dizer que a salvação que desfrutam os cristãos é resultado do trabalho de evangelização, iniciado pelo Filho, confirmada pelos que ouviram a mensagem, testificada pelo Pai, mediante sinais e maravilhas (coisas que vocês se recusam a entender, pois somente é entendida experimentalmente por pessoas que deixam o seu ego de lado, inclusive dosn distribuidos pelo Espírito Santo (o que é uma realidade também hoje, basta a vossa senhoria se apresentar em qualquer igreja que pregue o Evangelho genuíno), HB 2:3,4 – COMO ESCAPAREMOS NÓS, SE NÃO ATENTARMOS PARA UMA TÃO GRANDE SALVAÇÃO, A QUAL, COMEÇANDO A SER ANUNCIADA PELO SENHOR, FOI-NOS, DEPOIS, CONFIRMADA PELOS QUE A OUVIRAM;
    TESTIFICANDO TAMBÉM COM ELES, POR SINAIS, E MILAGRES, E VÁRIAS MARAVILHAS, E DONS DO ESPÍRITO SANTO, DISTRIBUIDOS POR SUA VONTADE? Há uma exata compreensão de que há um único Deus, em três Pessoas, a trabalhar pela humanidade perdida.

    “Se tu acredita em Deus a primeira licao é:amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.Deus nao pensa que ninguém é porco porque toda alma é preciosa pra ele”

    Com relação a esta comentario, vale ressaltar que Deus é amor, manifestando-se de forma incondicional a humanidade, porém a aqueles que recebem a Palavra de deus com bom grado, coisa que nenhum de voc~es está pronto a ceder e acreditar. Deus é amor sim, amor ágape, que não vê o valor do objeto amado, porém Ele é justiça, sendo o verdadeiro autor da vida e Criador de todas as coisas.
    O problema do pecado, é sem dúvida, uma realidade que muitos homens não querem aceitar. Quando todos os homens adquirem consciência, o pecado é inevitável, diante da natureza pecaminosa que herdaram de seus pais. Pecado, em hebráico é “hattat”, que em grego é “hamartia”, ou seja, tortuosidade, desvio. É uma atitude que sai dos objetivos, das regras, uma distorção. Ao pecar, o homem torna-se servo do pecado (JO 8:34), dominado totalmente por ele (GN 4:7), sem condiçao alguma de modificar esta condição. Entretanto, a história não terminou com esta tragédia. ao contrário, a Bíblia nos ensina que, mesmo antes da fundação do mundo, dentro de sua presciência, Deus já havia elaborado um plano para tirar o homem desta situação delicada (EF 1:4 – COMO TAMBÉM NOS ELEGEU NELE ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, PARA QUE FÔSSEMOS SANTOS E IRREPREENSÍVEIS DIANTE DELE EM CARIDADE). A salvação é para todos os homens, como você mesmo disse que toda alma é preciosa para Ele, mas envolve todo um processo:

  23. A origem deste processo está em Deus, mas também há a participação humana. Tanto a salvação é um processo, que o próprio Jesus nos ensina que é necessario “PERSEVERAR ATÉ O FIM”, para que seja salvo (MT 24:13).

    O primeiro ato do processo de salvação foi em Deus, pois se Deus não tivesse querido salvar o homem, jamais o homem poderia ter esta possibilidade. (I TS 1:4 – SABENDO, IRMÃOS, QUE A VOSSA ELEIÇÃO É DE DEUS;)

    O segundo ato desta salvação é a comunicação desta vontade divina, o chamamento (I CO 1:26 – PORQUE VEDE, IRMÃOS, A VOSSA VOCAÇÃO QUE NÃO SÃO MUITOS OS SÁBIOS SEGUNDO A CARNE (Ah, olha aí vocês de novo…), NEM MUITOS OS PODEROSOS, NEM MUITOS OS NOBRES, QUE SÃO CHAMADOS)
    I CO 1:27 – MAS DEUS ESCOLHEU AS COISAS LOUCAS DESTE MUNDO PARA CONFUNDIR AS SÁBIAS (Vocês de novo… Que coisa, hein…), E DEUS ESCOLHEU AS COISAS FRACAS DESTE MUNDO PARA CONFUNDIR AS FORTES)
    Para executar a obra de salvação, o Senhor chama o homem, traz-lhe o conhecimento de sua vontade de salvá-lo. Por isso, Jesus veio anunciar o Evangelho (MC 1:14,15) e incumbiu a Igreja, que é o seu corpo (Ef 4:12), de ter como prioritária a pregação do Evangelho. Aos que aceitarem Sua salvação é vida eterna e aos que não aceitarem é desprezo eterno (DT 12:2). Não é por outro motivo que a Bíblia fala que “muitos são chamados” e poucos os escolhidos…
    O terceiro ato do processo da salvação é a fé salvadora, esta disposição do caráter que não nasce no homem, vem de Deus (EF 2:8). A fé é levada ao homem através da pregação do Evangelho, pela palavra de Deus (RM 10:17).
    O quarto ato do processo de salvação é o CONVENCIMENTO DO ESPÍRITO SANTO (é o que vocês distorcem, querendo visualizar racionalmente…), JO 16:8 – E, QUANDO ELE VIER, CONVENCERÁ O MUNDO DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JUÍZO). Isto é trabalho do Espírito Santo, e não dos homens. Por isso, a nossa presunção não é convencer pessoas, pois não se evidencia em um processo racional. Não há raciocínio humano que consiga gerar a fé salvadora, ela é um dom de Deus e somente é recebida em nosso homem interior se nos dispusermos a CRER EM CRISTO (JO 14:23 – JESUS RESPONDEU PARA ELE E DISSE-LHE: SE ALGUEM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA, E MEU PAI O AMARÁ, E VIREMOS PARA ELE E FAREMOS MORADA). Que tremendo é este Deus!!!! Toda Glória e louvor a Ele porque tem me dado a salvação e o provilégio de sentir a sua maravilhosa presença!!! Não ha nada mais prazeroso no mundo que ter a tua presença Senhor!!!! Ahahahahahahah….
    Desculpem a minha falta de racionalidade, é que, Deus é demais…Pois bem, a partir dai seguem outros processos que se desenrolam magnificamente e somente aqueles que ouvem e praticam a Palavra de Deus podem enxergar… Sempiternamente eo glorifico o verdadeiro Deus!!!!

  24. Todos os pseudoargumentos foram rebatidos com antecedência pelo texto postado por mim.

    Nada a acrescentar, mas eu te desculpo por ser irracional, conforme vc mesmo afirmou no último parágrafo.

  25. Me desculpe, mas este texto não foi dirigido a voc~e, já que não se enquadra como um miserável pecador que necessita da operação do Espírito Santo, foi destinado a colega Patricia Muller, pois acredito q

  26. ainda continuando…
    … aqui as pessoas têm livre arbítrio (outra palavra que choca os urubus…) de se dirigir a pessoa que está posicionando a sua opinião, senão este canal perderia o seu falso “brilho”. Portanto, se coloque como um ser racional que argumenta dizer ser, e se dirija a mim somente quando for chamado.

  27. O artigo foi postado por mim, lindinho.

    Logo, se vc quer rebatê-lo, vai estar se dirigindo a mim, querendo ou não. Aqui não tem livre arbítrio maior que o que seu deusinho dá (que é nenhum).

    Afinal, ele é onisciente e já sabe o que vai fazer com vc, mesmo antes de vc pecar. 😉

    De qq forma, toda sua pseudoargumentação fora derrubada antes mesmo de vc postar.

    E mediante o seu próprio livreco 😀

  28. E quem te dá tanta certeza assim? Sua mente super-avançada ou sua recalcada personalidade danificada por algum micróbio qualquer?

  29. Leia sua bíblia. Tá tudo lá.

    Aprenda o que é um Coortativo e sobre a gramática hebraica, bem como seu estilo literário. Aí vc entenderá.

  30. Técnicas humanas são benvindas quando são utilizadas em pról do Reino de Deus, pois foi o próprio Deus que deu sabedoria a sua mente pecadora. Palavras bonitas não convencem pessoas que liberam suas vidas de todo egocentrismo e se colocam como recebedoras do amor de Deus.

  31. Mas, as palavras não são as palavras de Deus? Se os caras escreveram errado, cabe a vc provar. A bibliografia que indiquei é clara.

    E mais. Se escreveram errado, esse deus é péssimo em ditado.

    O quanto vc conhece de hebraico para contestar? Tem alguma referência que sustente sua opinião ou é na base do achismo mesmo?

  32. A Eisegética, uma forma de interpretação literária, faz o inverso de uma correta interpretação, colocando a opinião, conceito e pragmatismos que estão formulados em seu conhecimento. Injeta como interpretação a sua própria opinião, não sendo criteriosa quanto a historicidade, o que o autor quis mostrar no texto, e, no caso bíblico, sendo um livro espiritual, situações em que as respostas são fornecidas por ela mesma. Seria igual a um burro e um jumento tentando explicar ao seu dono onde fica a Av. Paulista. A interpretação bíblica é válida quando o homem q

  33. continuando…
    quando o homem quer e busca respostas na própria Bíblia, expurgando todo o seu conhecimento teórico e centrado em sua razão.Por primeiro a bíblia é a primeira a dizer que deve ser adotada como única regra de fé e prática(Sl 138.2), como também afirmou que sua prioridade é velar pelo seu cumprimento.A inerrância e a infabilidade da Bíblia são sustentadas pelo Espírto Santo ao longo dos séculos.
    Os textos foram recebidos pela inspiração verbal plenária pelo próprio poder de Deus sobre o povo e a partir de então copiados de geração após geração conforme as técnicas e meios existentes naquele tempo.Hoje em dia também é assim pois as bíblias são impressas pelos mais sofisticados e avançados meios telemáticos.
    A inerrância das Escrituras não é meio que se prova pela razão.O conteúdo da Bíblia é aprendido pela fé.Para o homem aceitar a Bíblia pela fé o Senhor tem feito ele mesmo a constatar fatos e episódios que são indicadores seguros e irrefutáveis de que a Bíblia sagrada não é um livro comum.Por exemplo: Em 1947,quando se descobriram os famosos manuscritos do Mar Morto, textos quase 500 anos mais antigos quer os até então conhecidos,desta forma, revelou-se uma incrível e intensa semelhança entre os textos, inclusive com a superação de diversas “CONTRADIÇÕES” OU “SUSPEITAS” que se levantaram com relação aos textos da versão grega da Bíblia,perfeitamente consonante com os textos encontrados nas cavernas próximas ao Mar Morto.PARA SUA TRISTEZA E LAMENTAÇÃO,está aí então uma comprovação científica de como texto bíblico foi mantido praticamente intacto durante meio milênio.
    Nenhuma profecia bíblica foi desmentida até hoje pelos fatos.Um filósofo das ciências Karl Popper diz que a ciência deve considerar como verídica toda e qualquer teoria(devidamente embasada, como é o caso de todos os processos da formação do Cânon) enquanto ela não for desmentida.Por que então há esta recusa de se admitir a infabilidade(ou pelo menos, a verdade provisória ,como diz Popper) das Escrituras?

  34. Pq a próprias escrituras se contradizem.

    De qq forma, isso tudo que vc escreveu não prova que a Trindade existe de fato.

    Mas, a bíblia mostra que não existe. 😀

  35. “E mais. Se escreveram errado, esse deus é péssimo em ditado.”
    Primeiro:
    Me desculpe Sr André mas se há da tua parte a constante usualidade, e ao que parece necessidade de citações quanto a uma língua portuguesa bem elaborada,pode começar por redigir a palavra Deus com a inicial maiúscula,porque queira “Vossa Majestade” ou não a língua portuguesa requer o uso desta palavra com letra maiúscula por ser um Substantivo Próprio.Mesmo que vc queira ridicularizar a pessoa divina de YHWH tem que usar adjetivos para tal, como a língua perfeitamente dá suporte!
    Em segundo: Constantemente temos visto a falibilidade do ser humano, por suas limitações(logicamente abre-se uma exceção quanto à citação da Pessoa da Vossa Majestade) e por essas limitações posso eu afirmar que em lugar algum sem uso de tecnologias avançadas,ou mesmo derradeiras,podemos reproduzir exatamente o que ouvimos de alguém.Lógico,se Vossa Majestade fosse um escritor bíblico reproduziria de forma escrita exatamente o que Deus queria emitir ao homem no conteúdo dos 39 livros que compõem o Antigo Testamento.Salvo então “Vossa Majestade” todos os homens são sim capazes…de falhar.Por esse motivo podemos dizer que há falhas nos Escritos?Não! Podemos dizer que: Neste ponto Deus opera além de quaisquer limites humanos ou que nossa compreensão possa atingir de forma que, a inspiração normalmente verbal,visto que diz respeito a comunicação da verdade em linguagem humana.Isto não significa,entretanto, que consiste em mero ditado de palavras mas significa que os diversos processos que jazem por detrás da questão envolvendo aspectos como a individualidade dos escritores(salvo V.M.,o grande ser supremo), o meio ambiente,o treinamento,a experiência deles além de outros fatores,foram de tal modo manipulados por Deus(com letra maiúscula!) que o resultado foi que as palavras registradas não são apenas do homem(zinho…..salvo V.M.) MAS PLENAMENTE DE DEUS!
    Em terceiro: a Teoria do ditado,ou melhor,de que as Escrituras foram redigidas,produzidas,ou como melhor lhe convier entender,já que deves ser mais excelente do que eu pra tanto,através de um ditado que Deus supostamente tenha feito ao homem,esta teoria,foi abolida há muito tempo.E Deus não dita de forma impositiva,Deus é tão sábio que ele permite que homens miseráveis como eu e vc tenhamos conhecimento para interpretar o que Ele nos queira transmitir.So acho admirável uma pessoa como V.M. ser tão incapaz de entender o que Deus queira falar,e olha que ele não complica muito pra Vc hein…Mas já tá complicado pelo jeito né?Pois é,por que se estivesse fácil vc não seria tão estúpido de rejeitar a veracidade das Escrituras e se ater a uma série de lixos que são despejados sobre pessoas que se alienam como Vc.Dizem que quem acredita em fatos sobrenaturais são alienados.Mas veja:Participamos de fatos sobrenaturais por que temos a certeza do que temos visto e ouvido,por que não somos e nem nos fazemos de cego para não ver a realidade,mas ainda sim participamos do mundo natural,do processo de globalização e etc.Ou seja, não nos alienamos a falácias científicas.Sabe por que falácias?Porque se existisse uma verdade absoluta(como existe mas vcs não conhecem)teria sido cientificamente provada.E lógico a verdade é que V.M não passa de “VOSSA tranqueira” por que senão entenderia o que há séculos tem se combatido e não conseguido desmoralizar: A FÉ EM DEUS E A SALVAÇÃO DA ALMA.

  36. SE VC CONHECESSE A BÍBLIA ACREDITARIA EM DEUS E NÃO SERIA TRISTE COMO É.TRISTE NÃO,DEPRESSIVO,POR QUE SE UMA PESSOA NÃO QUER ACHAR UMA SOLUÇÃO PRA SUA VIDA É POR QUE NÃO TEM ESPERANÇA.
    E outra aonde vc me prova biblicamente q

  37. cont…
    que Não existe a Trindade?

  38. Me desculpe Sr André mas se há da tua parte a constante usualidade, e ao que parece necessidade de citações quanto a uma língua portuguesa bem elaborada,pode começar por redigir a palavra Deus com a inicial maiúscula,porque queira “Vossa Majestade” ou não a língua portuguesa requer o uso desta palavra com letra maiúscula por ser um Substantivo Próprio.

    Não me refiro a ele como um nome próprio e sim como um substantivo comum. Qdo escrevo Javé, Jeová ou YHWH… aí, sim. Logo, volte pro coleginho. Mas, eu te desculpo. 😀

    Mesmo que vc queira ridicularizar a pessoa divina de YHWH tem que usar adjetivos para tal, como a língua perfeitamente dá suporte!

    Não preciso ridicularizá-lo. Ele já é ridículo por si só. Caso existisse, é claro.

    Lógico,se Vossa Majestade fosse um escritor bíblico reproduziria de forma escrita exatamente o que Deus queria emitir ao homem no conteúdo dos 39 livros que compõem o Antigo Testamento.

    Claaaaaaaaro que sim. Se esse deus existisse e me inspirasse eu fari tudo direito. Agora, se seu deus só escolheu incompetentes para transmitir sua palavra… Bom, é sinal que esse deus é mais incompetente ainda (onisciência, sabe?)

    Salvo então “Vossa Majestade” todos os homens são sim capazes…de falhar.

    Até mesmo achar que um escrito qq é inspiração divina, pode ser encarado como um erro…

    Por esse motivo podemos dizer que há falhas nos Escritos?Não!

    E os escritos mostram que não existe Trindade nenhuma. ahahahahahahahahahahahahaha

    Não precisa de mais nada. Vc acabou de confirmar que o texto que eu postei, MEDIANTE O TEU LIVRECO, mostra que não existe Trindade coisa nenhuma. Obrigado e volte sempre.

    SE VC CONHECESSE A BÍBLIA ACREDITARIA EM DEUS E NÃO SERIA TRISTE COMO É.TRISTE NÃO,DEPRESSIVO,POR QUE SE UMA PESSOA NÃO QUER ACHAR UMA SOLUÇÃO PRA SUA VIDA É POR QUE NÃO TEM ESPERANÇA.

    Tava demorando os ataques. Falta de argumento é uma coisa triste. Se sua existência ridícula só pode ter significado acreditando em historinhas mirabolantes… Bem, aí é com vc.

    E outra aonde vc me prova biblicamente que Não existe a Trindade?

    Não só provo, como eu postei no artigo. Mas, a sua deficiência em leitura é digna de pena.

  39. Os textos postados por nós, cristãos, não só desmascaram a sua falta de criatividade, como a sua deficiência visual. Aliás, quando Jesus se referiu aos fariseus, disse que eles permaneceriam cegos se não enxergassem o seu pecado. Os seus textos construídos em uma completa ignorância espiritual nem de longe podem ser superiores a exegética bíblica. Mas não nos preocupamos com a sua cegueira, mas nos preocupamos sim, se de repente a sua cegueira possa levar outras pessoas junto. Como dois, três, quatro, cinco… cegos se conduzirão? Cairão todos em uma grande cova!!! Seus textinhos meia boca não comprovaram nada, o Urubu Maior (você mesmo se intitula) e levarão você e a outros que o acompanharem para o lago de fogo e enxofre. Argumentos persuasivos em palavras humanas não são maiores que o Nosso Grande Deus Triuno!!! Aliás, este esboço seu não comprovou nada, e a Trindade somente é provada pela fé. Portanto, o nosso maior interesse é alertar as pessoas que possam acessar este site de Satanás…

  40. Até rimou, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás,
    Falou, Urubu Maior.

  41. Mas, onde é que fala em deus triúno mesmo? Cite a passagem, com livro, capítulo e versículo (com original em hebraico ou grego, por gentileza) 😀

  42. Alexandre Matos Disse:
    Fevereiro 27th, 2007 às 23:55:02 e

    Até rimou, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás, site de Satanás…

    Oh, não! São os Thundercats…

  43. As Escrituras não procuram, em nenhum ponto, provar a existência de Deus. Ela apenas o admite. Os santos do Antigo e do Novo Testamento que falaram inspirados por Deus não diziam que acreditavam em sua existência, mas que o conheciam – o que depreende bem mais. Com certeza, o conhecimento de Deus, conforme a Bíblia, é algo diferente do conhecimento científico baseado nos sentidos.

    É verdade que alguns não querem crer e, por isso, procuram desculpas para sua atitude. Outros querem acreditar sim, mas, infelizmente, encontraram diversos motivos para não fazê-lo. É aí que entramos com a evidência.

    Alguém que ainda não tenha lido a complicada teoria de Darwin achará óbvio a existência de um Criador. Toda criação pressupõe um criador. Esta maravilha toda não pode ter surgido por acaso. Como já disse alguém: “Faz tanto sentido concluir que o cosmo é o mero resultado de uma explosão quanto achar que um livro pode surgir da explosão de uma gráfica”. Independente do que digam os ateus ou os cientistas, a criação é uma prova inegável da existência de Deus. “Pois os atributos invisíveis de Deus, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder quanto a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Rm 1.20).

    Creio que o sr, em seu vazio interior, tem a necessidade de crer no Todo Poderoso, mas não o faz por questões materialistas. A fé na Bíblia não está circunscrita a lógica, porque a própria lógica não pode ser encontrada em nenhum lugar do universo. O materialismo, que se baseia na lógica, tão defendido por vocês, diz que apenas os objetos físicos existem realmente. Nós, cristãos, também não aceitamos o materialismo como verdadeiro. Afim de que a proposição acima fizesse sentido, o cético tem que provar que o materialismo é que está com a razão, algo essencialmente impossível!!!! Aahahahahah…

  44. Isso significa que vc crê num deus sem motivo nenhum,? Nem mesmo seu livro pode atestar que ele existe? Que coisa.

    As pessoas acreditam em qq coisa que lhes convém.

    Diferente da Ciência que sempre PROVA o que propõe.

    Se vcs aceitam ou não o materialismo… Bem, é problema seu. Nunca veio ninguém na minha casa tentando me convencer a ser ateu. Foram na sua? Vcs é que visitam os blogs e sites de ceticismo para catequese. Será que pretendem convencer a si mesmos de sua fé? Deve ser. Eu nunca me senti necessitado de provar a mim os meus princípios. Nem vou a sites/blogs impor minha opinião.

    Agora, pode provar a Santíssima Trindade? É sobre ela que o artigo versa e não se seu deusinho existe ou não.

  45. Desculpe, acho que você nasceu também sem motivo nenhum, não sabemos como…
    A ciência nunca provou de como o homem veio, onde existem muitas falácias, mas poucas evidêcias claras.
    Chegamos ao ponto chave da questão: o homem veio de Deus.
    Quanto a Santíssima Trindade, não preciso ab-rogar qualquer opinião a mais, pois você não está disposto a ceder em seus pensamentos mecânicos e igualmente lineados a Heresias e Seitas existentes no mundo. Embora diga não acreditar em qualquer manifestação espiritual, seu movimento baseia-se exclusivamente a confrontar o que é espiritual, tendo então, desta forma, a mesma conotação, continua não saindo do zero.
    Nosso escopo, ao tocar na ferida do sectário, deve ser somente o de cuidar, tratar, por o bálsamo curativo. É verdade que inicialmente quase nunca ele entenderá isso, mas que criança nunca receiou da aplicação de uma injeção e depois se beneficiou dela com a restauração de sua saúde? É um processo natural, mas que se delineia de forma delicada, embora haja sempre indelicadeza quanto a ferida começa a estancar-se.

    Galeno, célebre médico de inclinações ateísticas, depois de ter feito a anatomia do corpo humano, examinando cuidadosamente seu arcabouço, visto quão adequada e útil é cada parte, percebido as diversas intenções de cada pequenino vaso, músculos e ossos, e a beleza do todo, viu-se tomado pelo espírito da devoção e escreveu um hino ao seu Criador.(Xiiiii…!!!!)

    cuidado, que toda a minha igreja esta sendo convocada para opinar neste site, hein… Vai ter que tirar algumas noites de sono…

  46. Desculpe, acho que você nasceu também sem motivo nenhum, não sabemos como…

    Quer dizer que seu deus é incompetente e faz coisas sem sentido? Ohhhhhhh

    A ciência nunca provou de como o homem veio, onde existem muitas falácias, mas poucas evidêcias claras.

    Isso prova que a Trindade existe?

    Chegamos ao ponto chave da questão: o homem veio de Deus.

    Essa bobagem de dizer que o filho veio de deus é desculpa de vagabundas. Eu tenho pai e mãe 😀 (e nenhum deles é um ser mitológico) 😀

    Quanto a Santíssima Trindade, não preciso ab-rogar qualquer opinião a mais, pois você não está disposto a ceder em seus pensamentos mecânicos e igualmente lineados a Heresias e Seitas existentes no mundo.

    Tradução: “Não tenho prova nenhuma, enquanto que o cético está bem embasado. SOCORROOOOO!!!!”

    Obrigado 😀

    Embora diga não acreditar em qualquer manifestação espiritual, seu movimento baseia-se exclusivamente a confrontar o que é espiritual, tendo então, desta forma, a mesma conotação, continua não saindo do zero.

    Eu não tenho obrigação de acreditar no seu livro. Mas vc tem! 😀 E o livreco mostra CLARAMENTE que não existe Trindade coisa nenhuma. 😉

    Nosso escopo, ao tocar na ferida do sectário, deve ser somente o de cuidar, tratar, por o bálsamo curativo. É verdade que inicialmente quase nunca ele entenderá isso, mas que criança nunca receiou da aplicação de uma injeção e depois se beneficiou dela com a restauração de sua saúde?

    Mas, essa injeção não veio do nada. Foi o resultado de anos de pesquisa, estudo, testes, fundamentação científica e comprovação da eficácia.

    Enquanto seu deus… Ele existe mesmo? Faça um experimento qq que comprove isso definitivamente. Eu o chamei pra briga, e até agora NADA! Ou seja: Se seu deus existe, é covarde.

    Sobre Galeno…

    Bem, esta evidência anedótica não é baseada em nenhum escrito tido como histórico. A não ser que vc coloque uma fonte que seja isenta. Senão, não passará de malabarismo. Eu poderia citar Laplace e outros cientistas ateus. Mas, isso é irelevante ao tema do artigo: Santíssima Trindade.

    cuidado, que toda a minha igreja esta sendo convocada para opinar neste site, hein… Vai ter que tirar algumas noites de sono…

    Desde que se mantenham no tema do artigo (Santíssima Trindade, se é que vc não percebeu), não tem problema nenhum.

    Isso é uma ameaça? Precisa chamar seus amiguinhos pq vc não dá conta? Oh, coitadinho…. E o seu deusinho não apareceu pra punir os malvados céticos daqui. Oh, Céus! Oh, vida! Oh, azar!

    Até parece que isso me preocupa…

  47. Ah… você nunca vai morrer… Hummmmm… Tá…

  48. Fico impressionada como estes imbecis ficam falando e não dizem, nada.

    Parabéns, Andre. Seu humor refinado, cultura vasta e capacidade de argumentação detona os caras que só sabem pregar e fazer ameaças. Sou católica, mas nem por isso concordo com dogmas que não passam de estorias criadas para pessoas atrasadas (nenhum católico com um mínimo de instrução leva o dogma da Santíssima Trindade a serio).

    E tem muita gente atrasada com pensamentos mesquinhos. Se Jesus ouvisse-os falar, os expulsaria de sua frente, pois o amor de Deus é para todos e não apenas para quem acredita nele. Somos todos Seus filhos. O verdadeiro amor dá sem querer nada em troca. Mais um motivo para amarmos a Deus mais ainda e lutarmos pelo nosso bem e de nossos semelhantes.

    Pena que eu vejo os ateus, agnósticos e não-religiosos em geral agirem com mais bondade e misericórdia do que muitos religiosos. Sinto vergonha em crer no mesmo Deus que estas pessoas alegam crer também.

    Com certeza, o Senhor não se importa se existem ateus. Mas, se importa quando vê idiotas como esse tal de Alexandre usar Seu nome para desejar o mal aos outros.

  49. Acho que o Deus todo bondoso da senhora não existe nem na minha Bíblias e nem da Senhora… Antes de falar qualquer ladainha, mostrando um coração “sagrado de Maria” (que idiotice, ainda tem gente que vai atrás da Maria), procure ler a Bíblia e vem com argumentos convincentes. Os ateus estão totalmente errados, mas pelo menos defendem os seus pseudo-argumentos com algum conhecimento técnico e histórico… Quer dizer então que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança, e final dá empate, o 0 x 0, tá todo mundo perdoado… Francamente, dizendo ser uma pessoa de Deus, a senhora é mais uma pobre coitada e enganada por Satanás.. Vai ler a Bíblia vai, assim talves não venha com este descurso de “tadinhos, pode blasfemar, beber pinga, se prostituir, roubar, matar, fazer injustiça, vai todo mundo pro céu… SÓ SE FOR O CÉU DEBAIXO… VAI TE CATAR…

  50. Quanto a Santíssima Trindade… ZZZzzzZZZzzz…

  51. Ow, uma coisa que não entendi é porque tratar da Trindade em um site de descrentes?
    Se alguns não crêem em Deus, qual acréscimo poderá haver discutindo a Trindade? Como é possível utilizar a Bíblia (que é falsa para alguns) para “desmascarar” a Trindade?
    Não se usa argumentos falsos (se a Bíblia é falsa) para chegar a verdades. FALSO implica FALSO, nunca VERDADEIRO; ou estou errado?
    E outra, realmente não vi nenhum problema nos versículos apresentados. E não sou cego nem burro (antes que alguém muito educado me ataque).

    Tenho uma questão boa também: se Deus é eterno e Jesus é eterno, como Jesus pode ser filho e Deus pai? Huhauhau… Kant falou que nossa percepção da realidade é limitada porque nosso cérebro filtra a partir das dimensões do espaço e do tempo. Se Deus existir vai estar fora dessas dimensões e aí não há lógica alguma na pergunta que fiz.

    Mas o artigo até que é legalzinho, podia ser melhor, mas é melhor que nada. Vou colocar uma resposta (assim que tiver tempo) no meu blog e mando o link procêis.

    Inté…

  52. Arthur, se lhe incomoda o motivo do blog, porque então ler? O assunto em questão, como de todo o site, procura colocar lógica e razão em questões religiosas difundidas pela turba de profetas que caiu do céu nos últimos anos. A maioria salvos da bebida ou das drogas. E aí na tentativa de acrescentarem algum valor em sua existência, compram uma bíblia, leem alguns capítulos, decoram algumas frases de efeito, várias ameaças, colocam uma gravata e, como Clark Kent transmutam em portadores da palavra de deus na terra. Recebem assim o diploma com que passam a ameaçar os mortais. Cercam principalmente os necessitados com promessas. Recebem o seu dízimo, e constroem seus castelos. Este site é uma tentativa de levar as pessoas a raciocinar. O deus que ele destroi é o deus criado pelo homem, na sua necessidade de acreditar em algo maior que ele mesmo, movido principalmente pela descrença em sua própria capacidade. O assunto portanto é pertinente. A religião que defendem, permeada de dogmas e simbolismos exóticos tais como pães que se transmutam em corpo, vinhos que se transformam em sangue, corpos que transcendem aos céus, pombas que falam, cobras idem, agua que cura, comida que cai do céu, virgens que dão a luz, e etc etc, não se sustenta no século em que vivemos. Ainda mais tendo estas religiões como provedor um deus vingativo, sádico e prepotente, portador das piores mazelas do ser humano, sem possuir suas melhores qualidades. Podemos sim acreditar na trindade. Como podemos acreditar que o som do trovão vem do martelo de Thor em sua bigorna celeste.

  53. A PAZ de Jesus a todos!!!

    É o seguinte,. vou ser bem franca com vcs q não aceitam e não acreditam na Santíssima Trindade…

    Vcs estão procurando chifre na kbça de cavalo!!

    É totalmente inaceitável… essa explicação!!!

    o Nosso DEUS é um DEUS trino… eu quero q vcs me mostrem onde q está escrito.. q td tem q estar explicado tim-tim por tim-tim na bíblia?
    E tbm gostaria de uma explicação mais detalhada do Batismo de Jesus.. pois ali aconteceu a 1º manifestação das três pessoas distintas, mas um só Deus, me expliquem por favor??!!!
    Devemos Adorar o DEUS-PAI, DEUS-FILHO e DEUS-ESPÍRITO SANTO da mesma forma e intensidade, pois é Apenas um DEUS em três pessoas!!!
    Qnd Maria Santíssima foi informada pelo Anjo Gabriel q ficaria grávida de Jesus através do Espírito Santo, será q o Espírito Santo é tão inferior assim pra vcs?? o nosso Salvador veio através do Espírito Santo.. tenham mais cuidado ao falar do ESPÍRITO SANTO, e tenham em mente o seguinte devemos ter o ESPÍRITO SANTO, isso se vcs me entendemm!!!

    A PAZ de Jesus a todos!!!

  54. A PAZ de Jesus a todos!!!

    E o Saci Pererê a abençoe.

    É o seguinte,. vou ser bem franca com vcs q não aceitam e não acreditam na Santíssima Trindade…

    Não pediria nada mais do que isso.

    Vcs estão procurando chifre na kbça de cavalo!!

    A Bíblia diz que existem unicórnios. Logo, será fácil encontrar…

    É totalmente inaceitável… essa explicação!!!

    Vamos começar a empregar as Típicas Justificativas Religiosas https://ceticismo.wordpress.com/tipicas-justificativas-religiosas/

    Bem, aí vc está empregando a 55ª justificativa, pois ofende nossa inteligência depois de eu ter usado seu próprio livro para atestar que não existe Trindade nenhuma.

    o Nosso DEUS é um DEUS trino…

    Nosso? Que nosso? Não tenho deus nenhum. Nem sei se existe um deus de verdade ou se é apenas alucinação coletiva.

    eu quero q vcs me mostrem onde q está escrito..

    Aqui: https://ceticismo.wordpress.com/santissima-trindade-desmascarada/

    q td tem q estar explicado tim-tim por tim-tim na bíblia?

    Emprega agora a 34ª justificativa: Metáfora.

    A Bíblia deixa claro (leia o artigo de novo e de novo) que não existe espírito santo como uma figura ou entidade mesclada a Deus ou a JC.

    E tbm gostaria de uma explicação mais detalhada do Batismo de Jesus.. pois ali aconteceu a 1º manifestação das três pessoas distintas, mas um só Deus, me expliquem por favor?

    Que manifestação?

    Ora, Ora. O que lemos em Marcos, capítulo 1?

    6. João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.
    7. Ele pôs-se a proclamar: “Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.
    8. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.”
    9. Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão.
    10. No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele.
    11. E ouviu-se dos céus uma voz: “Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição.”
    12. E logo o Espírito o impeliu para o deserto.

    Se vc não faltou às aulas de interpretação de texto, poderá ver que enquanto Jesus estava mergulhando no rio Jordão, veio uma pomba simbolizando o Espítito Santo. Ora, então são duas entidades diferentes.

    Aí, veio uma voz lá de cima chamando JC de “meu filho”. Bom, das duas uma:

    Ou Era o suposto deus Javé que chamara Jesus de “filho” (concluindo que se trata de um terceiro personagem) ou JC era ventríloco e esquizofrênico.

    Qual dos dois vc acha que é? De qualquer foma, vejamos o que Mateus tem a nos dizer:

    Mateus 12:32 – Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro.

    Quer dizer que se pode falar mal de Jesus, mas não do Espírito Santo? Mas, não são um só? Não, não teria lógica. Tendo isso por base, só pode-se concluir que são dois personagens diferentes.

    Devemos Adorar o DEUS-PAI, DEUS-FILHO e DEUS-ESPÍRITO SANTO da mesma forma e intensidade, pois é Apenas um DEUS em três pessoas!

    Está disposta a provar isso?

    Qnd Maria Santíssima foi informada pelo Anjo Gabriel q ficaria grávida de Jesus através do Espírito Santo, será q o Espírito Santo é tão inferior assim pra vcs?

    19ª justificativa: Não responder.

    Pouco importa como JC veio ao mundo. O que interessa é que ele não é Deus e muito menos o espírito santo. Afinal, como ele faria um filho e esse filho seria ele?

    o nosso Salvador veio através do Espírito Santo.. tenham mais cuidado ao falar do ESPÍRITO SANTO, e tenham em mente o seguinte devemos ter o ESPÍRITO SANTO, isso se vcs me entendemm!

    Entendo que esta é a 4ª Justificativa: Desespero, seguida da 18ª justificativa (pieguice) terminando numa ameaça digna da 16ª justificativa e a 22ª justificativa (O fim está próximo). Nada mais do que ameaças vãs.

    A PAZ de Jesus a todos!!!

    O Monstro Espagueti Voador te acompanhe

    Leiam mais sobre as típicas justificativas religiosas aqui: https://ceticismo.wordpress.com/tipicas-justificativas-religiosas/

  55. Passei um tempo lendo essa discussão que não chegou a nada, sou mero expectador, não tenho conhecimento suficiente para entrar nessa discussão e não quero me passar por ridículo,nem tenho a prentensão de convencer ninguém… más não podemos ver o vento e nem o amor, más existe, e tantas coisas que não foram feitas por mãos de homem, ainda estamos engatinhanndo, e essa discussão e prematura.

  56. Gostaria de parabenizar o autor do site e a leitora Mayhara pela coerência e pela sensatez das idéias expostas.

    Não costumo entrar neste tipo de discussão, mas algumas coisas que foram colocadas me fizeram ter vontade de escrever… Alguém disse, em algum momento aqui, que os textos apócrifos foram escritos, em sua maioria, cerca de quinhentos anos após os evangelhos canônicos e que eles não desmentiam os mesmos. Pois bem, essa informação não procede. Na verdade, os evangelhos canônicos também não foram contemporâneos de Jesus. Pesquisas recentes apontam para o fato de que foram escritos cerca de trezentos anos depois de Cristo e sua autoria é duvidosa, ou seja, não foram escritos pelos apóstolos que supostamente os assinam… Deste modo, é correto afirmar que, não apenas os evangelhos apócrifos, mas todos os evangelhos (e olha que na época circulavam mais de trezentos evangelhos diferentes) datam mais ou menos do mesmo período histórico. Há também muitas discrepâncias entre os textos, sendo absolutamente incorreto afirmar que os textos apócrifos assinalam os evangelhos canônicos… O Evangelho de Tomé (ou Thomas), por exemplo, praticamente condena a construção de templos religiosos (igrejas) para se adorar a Deus e é sabido que a cerca de 300 D.C. havia um sem-número de seitas cristãs das quais hoje já nem se tem notícia.

    Os textos canônicos que ainda nos tempos de hoje compõem a Bíblia, devem-se ao imperador romano Constantino, que, sabe-se, nunca foi cristão. Constantino recebeu o batismo cristão apenas após sua morte e, mesmo assim, foi sepultado de acordo com os preceitos da religião pagã, da qual era sumo-sacerdote. O Cristianismo foi adotado como religião oficial do Império Romano apenas como uma estratégia política do imperador e, assim, recebeu muitas distorções oriúndas de religiões pagãs, como é o caso da Santíssima Trintade…

    Para a grande maioria dos religiosos cristãos, essa constatação pode ser dolorosa, afinal, por mais que custe reconhecer, a fé individual se move muito pelo emocional… e talvez seja esse o principal motivo de tantos cristãos alegarem ser possível compreender sua crença somente a partir da fé. Mas muitos dos dogmas considerados pilares do cristianismo e da fé cristã surgiram somente para contrapôr datas marcantes de antigas religiões há muito desaparecidas. Datas e conceitos. O conceito da divindade trina, por exemplo, não é e nunca foi hebreu; mas ele é muito familiar aos antigos celtas, galeses, bretãos e até mesmo aos gregos. O natal, também, não é uma festividade originalmente cristã… Mas isso é outra história.

    Agora, também é verdade que cada um acredita naquilo que quer e a fé individual diz respeito apenas ao indivíduo. Nós sabemos que o som do trovão não vem do martelo de Thor, mas se alguém quiser acreditar no contrário jamais lhe convenceremos de que está errado. E essa insistência, de fato, não levará nenhuma das partes a lugar algum. Uma proposta, no entanto, faz-se necassária… É muito feio quando um religioso nega uma evidência apenas porque esta contradiz sua fé. Esse ato, estranhamente comum no campo religioso, distribui a impressão de que se absorve apenas aquilo que é conveniente, renegando-se todo o resto… E quem realmente está perdendo com isso? Talvez seja mais interessante repensar, questionar e, por fim, reconstruir os pilares da fé cristã. O mundo mudou, as pessoas mudaram e hoje estamos interagindo com uma realidade muito diferente daquela que se apresentava três mil anos atrás. Se pessoas amadurecem, por que religiões não podem fazer a mesma coisa?

    No apogeu da Idade das Trevas, Galileu Galilei propôs que a Terra não era, como se pensava até então, um corpo estelar plano, mas tinha forma arredondada. A Igreja o teria queimado vivo se ele não desmentisse essa proposta… Proposta tal que alguns séculos mais tarde veio a se confirmar: a Terra era realmente arredondada e ainda era ligeiramente achatada nos polos. Daí a pergunta: por que a Igreja quis tão avidamente negar a proposta de Galilei? Naturalmente, disseram que essa informação não constava na Bíblia… Mas também, nem podia, pois a crença de que a Terra era plana também nunca foi do povo hebreu… Essa crença era grega. O clero recusou a descoberta, temendo que os pilares da Igreja ruíssem, mas tempos depois foram obrigados a aceitar a verdade… E a Igreja ainda está de pé. Isso nos deixa uma lição: se a fé é verdadeira, ela nunca será destruída pela verdade… Mas a verdade pode renová-la, deixá-la ainda melhor. Pensem nisso.

    Abraços a todos.

    Rafael

  57. quem e que nao ver que essa e uma doutrina falsa e que as pessoas procuram prova usem a cabeça gente burra e parem de seguir os outros acredite no que vc pode provar e nao usem textos que podem ser traduzido de duas formas pois se nao usariam a forma QUE LHE CONVEM

  58. As páginas da bíblia sagrada são boas p/ apertar um, pois são fininhas…. quanto ao seu conteúdo… é muito besteirol p/ serem aceitas por pessoas que tenham o mínimo de raciocínio… quanto a Deus…. do jeito que estes cristãos entendem Deus … Ele deve ser parececido com Hitler.

  59. Senhores,se tomarmos como ponto de partida o princípio da necessidade, talvez fique um pouco menos dolorosa a discussão quanto à questionada existência. Aceitem os amigos crentes que, racionalmente, não é tão fácil entender ou conciliar as afirmações em favor da trindade,este que é, talvez, o fato mais bizarro e empobrecedor de um segmento religioso que se ostenta como âncora única para o pobre “pecador”. À parte as citações bíblicas apresentadas em prol e contra (posto que parecem não ter sortido efeito),pragmaticamente,não se vislumbra a possibilidade nem a necessidade de um espírito possuir outro espírito,espírito do espírito (é surreal, fantasioso, não lhes parece?). Vcs estão moldando as contingências “celestes” pelas humanas: é pai, é filho, é mãe, são exércitos (de anjos)etc., sobretudo se o suposto ser soberano realmente goza do inaudito privilégio dos três atributos que lhe confere a religião cristã! Não se bastaria ele a si mesmo, como o livro dito sagrado mostra?: “Eu Sou o que Sou”.
    Para não nos alongarmos, sugiro que façam uma experiência particular, íntima e sincera. Quando dizem que o “Espírito Santo” vos ensina, vos guia, parem e olhem para si, e notem que quem age são Vcs mesmos, por seus intelectos, e força. E ainda, quando saem da dita presensa sagrada, no templo, estão sujeitos às lutas e paixões que acometem todo homem, e, como todo homem, às vezes tropeçam, caem. Neste momento, sejam sinceros, a proteção para si, vem de Vcs mesmos ou não! Por isso que tropeçam tal qual qualquer outro que creia ou não. Contudo, insistem em dizer que vem do alto a proteção. Mas isto é em defeza de uma aparência perante a sociedade; em atenção a “Deus”,só se for por medo do inferno, ou por outra conveniência!
    Desse modo, apresento como objeto de reflexão a seguinte proposta: Que tal entender que o que Jesus disse em João 14:26 (“Mas o Consolador, o espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”) seja tão somente uma forma de inplantar na mente crédula dos discípulos a idéia de que há um espírito santo lhes protegendo! Crendo eles pela força da mente de imaginar coisas, de aceitar, uma ação psicológica, apena.Como disse Parmênides “Nada é mais fácil do que enganar-se a si mesmo; aquilo que desejamos que seja, logo acreditamos que é”.

  60. A palavra “Trindade” não está na Biblia
    A doutrina da trindade foi introduzida pelo sínodo Católico Romano, no começo do
    terceiro século, no Concílio de Nicéia, em 325 d.C. Mais tarde, o credo Atanasiano tornou a trindade um dogma fundamental. Ela se junta á Transubstanciação,às indulgência,à Mariolatria,à infalibilidade do Papa,ao Purgatório,etc.
    Infelizmente, quando protestantes repudiaram as fraudes acima mencionadas
    cotinuaram no erro da trindade,mantendo
    um elo vital com os credos falsos contrário às escrituras,da Igreja Católica Romana. A palavra “Pessoa” quando usado em relação à Divindade,violenta a absoluta Unicidade
    de Deus. Dividir Deus em três pessoas
    cria três deuses,o que é o Triteísmo,
    não importando de que outro modo isto possa ser discutido. Deus é “Três em um
    não “Um em Três”. A doutrina da trindade leva a muita confusão e contradição.

  61. Para os que não têm tido saco, perdoem-me a expressão, de ler todas as referências expostas pelo pessoal que conduz o site, recomendo um retorno para uma leitura atenciosa da exposição “simples” e cosciente feita pelo RAFAEL CAPELLA, a quem dou os parabéns.

    Obrigado, e um abraço a todos.

  62. Ontem eu fiz um post que mostrava a principal passagem que os cristãos costumam utilizar a favor da Trindade e o site cristão que defende a autenticidade desta passagem( CACP). Mas parece que deve ter acontecido algum erro já que o post desapareceu. Mas tudo bem, eu indicarei novamente a passagem e os links em que aparecem a defesa da autenticidade da passagem.

    Passagem:

    1 joão 5:7 “Porque são três que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes Três são Um.”

    Links:

    http://www.cacp.org.br/autenticidade%20de%20joao%205%207.htm

    http://www.cacp.org.br/tj-clausula-joanina.htm

    A pergunta que ja tinha feito na postagem que sumiu: Qual seria a refutaçao de vocês para estes links?

    Abraços.

  63. 1 joão 5:7 “Porque são três que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes Três são Um.”

    Creio que vc se esqueceu de colocar os versículos que complementam. Eu te faço este favor:

    I João capítulo 5

    1. Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado.
    2. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
    3. Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos,
    4. porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
    5. Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
    6. Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade.
    7. São, assim, três os que dão testemunho:
    8. o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho.

    Em nenhum momento diz que a água, o espírito e o sangue são entidades triúnas. Diz que Jesus veio PELA água, não que É A ÁGUA.

    Bola fora. Se formos levar isso em conta, então teremos uma entidade pentiúna (Pai, Filho, Espírito Santo, Água e Vinho). 😉

    Agora, neste mesmo capítulo, o que encontramos alguns versículos abaixo?

    11. E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho.
    12. Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

    Uééééé???? Onde está o espírito? Como uma entidade triúna, era para ele estar presente, pois não?

    Ora, se voltarmos algus capítulos deste mesmo livro (mais precisamente o capítulo 1), o que é mesmo que o autor nos diz em seu versículo 3?

    o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo.

    Com o PAI e com o FILHO. Só e nada mais.

    E a terceira parte? saiu pra comprar um sanduba no MacDonald’s? 😀

    Esse pessoal do CACP adora postar pequenos trechos que convém, mas “esquece” dos restantes. 😉

    Sem galho, estamos aqui para destruir mitos de qualquer forma.

  64. André,

    Creio que houve um erro de interpretação de sua parte:

    Passagem que a CACP alega ser autêntica para defender a trindade:

    1 joão 5:7 “Porque são três que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes Três são Um.

    Passagem com que você acabou se confundindo:

    1 joão 5:8 “o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho.”

    Abraços.

  65. Salve Diego.

    Bom, assumo uma confusão minha. Ou melhor. Foi uma certa desatenção, provocada por uma olhada numa única versão do NT.

    Antes de tudo, vamos examinar a epístola I João 4:12-13. Nela diz que Deus não deu um 3º deus, mas o apenas o seu (dele) poder. Lá tá escrito:

    “Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o Seu amor é, em nós, aperfeiçoado. Nisto conhecemos que permanecemos nEle, e Ele, em nós: em que nos deu do Seu Espírito”.

    A versão King James comprova:

    No man hath seen God at any time. If we love one another, God dwelleth in us, and his love is perfected in us. Hereby know we that we dwell in him, and he in us, because he hath given us of his Spirit.

    Se examinarmos em I João 5:11 e 12 encontramos:

    “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e está vida está no Seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida”.

    Ora, isso significa que só há DUAS entidades. Pq o autor da epístola se esqueceu do espírito?

    Visto isso, vamos partir para o versículo em questão. A passagem que os trinitarianos adoram usar I João 5:7-8 para justificar a existência da Santíssima Trindade. Bom, o que o referido texto nos diz é que três dão testemunho no céu. Aí temos um probleminha: Jesus vai para o Céu e o Espírito Santo vem para a Terra. Logo, três não dão testemunho no céu: somente dois.

    Isso é evidenciado quando Estêvão está sendo apedrejado. Quem ele vê mesmo? Vamos dar uma olhadinha em Atos 7:55-56.

    Mas, cheio do Espírito Santo, Estêvão fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus: Eis que vejo, disse ele, os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.

    Cadê o espírito? 😉

    Agora, há controvérsias sobre esta passagem que você postou. Por quê? Pq a Vulgata Latina traz escrito:

    Epistula I Ioannis, 5:6-8 – hic est qui venit per aquam et sanguinem Jesus Christus non in aqua solum sed in aqua et sanguine et Spiritus est qui testificatur quoniam Christus est veritas quia tres sunt qui testimonium dant. Spiritus et aqua et sanguis et tres unum sunt.

    Foi com base na Vulgata Latina que eu tinha postado anteriormente. Agora, prestei maior atenção e vi que há algo muito, mas muito errado. Ela não é a tradução absolutamente precisa do texto original (que foi escrito em grego). Tomemos, então, o texto em grego:

    Οτι τρεις εισιν οι μαρτυνεσ εν τω ουρανω ο πατηρ ο λογοσ και το αγιον πνευμα και ουτοι οι τρεις εν εισιν

    Claramente, vemos a palavra pneuma. “Pneuma” pode ser traduzido como “sopro divino”, mas os teólogos inferem que se refira a Jesus ou ao seu espírito. Por extenção, referem-se ao espírito de Deus e daí dizem que é o Espírito Santo. Mas, nada no texto justifica isso. Por quê? Por causa das passagens anteriores do mesmo livro e no mesmo capítulo. Ah, mais uma coisa: Pneuma pode também estar relacionado com o diabo. 😉

    http://www.htmlbible.com/sacrednamebiblecom/kjvstrongs/STRGRK41.htm#S4151

    from πνεω; a current of air, i.e. breath (blast) or a breeze; by analogy or figuratively, a spirit, i.e. (human) the rational soul, (by implication) vital principle, mental disposition, etc., or (superhuman) an angel, demon, or (divine) God, Christ’s spirit, the Holy Spirit:–ghost, life, spirit(-ual, -ually), mind.

    Creio que isso encerra a questão de I João 5:7. O que os autores eclesiásticos fizeram foi deturpar parte das passagens para justificar a doutrina trinitarista. Sendo um livro “inspirado” por Deus, era de se esperar que TODAS as versões fossem iguais, o que não acontece. Logo, nada disso pode ser tido como verdade absoluta e podemos ver que a confecção da Bíblia é um emaranhado confuso, que muda de edição para edição, de doutrina para doutrina, de versão em versão e de pregador para pregador.

    De qualquer forma, peço desculpas pela minha desatenção. Quando se rebate um argumento deve-se pesquisar toda fonte possível e confrontar versões. Eu mosquei nessa. I’m sorry. 🙂

  66. André,

    Boa resposta. Resolvi dar uma googleada sobre a passagem e acabei achando algo interessante no link abaixo:

    http://www.averdadeacimadetudo.com/AVAT_Volume%20I_27.htm

    “Issac Newton Lida Com a Doutrina da Trindade

    Nos seus escritos, Newton deu muita atenção à doutrina da Trindade. Uma de suas mais notáveis contribuições para a erudição bíblica, naquela época, era a sua obra Um Relato Histórico Sobre Duas Notáveis Corrupções de Escritura, primeiro publicada em 1754, vinte e sete anos após a sua morte. Reexaminava toda a evidência textual disponível, de fontes antigas, sobre duas passagens bíblicas, em I João 5:7 e I Timóteo 3:16.

    Na Versão King James da Bíblia (em inglês; veja Almeida, Revista e Corrigida), I João 5:7 reza:

    “Porque há três que dão testemunho no céu, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo: e estes três são um.”

    Recorrendo aos primitivos escritores eclesiásticos, aos manuscritos gregos e latinos e ao testemunho das primeiras versões da Bíblia, Newton provou que as palavras “no céu, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo: e estes três são um”, citados em apoio da doutrina da Trindade, não aparecem nas originais Escrituras Gregas, inspiradas. Ele traçou então o caminho pelo qual o texto espúrio se introduziu nas versões latinas, primeiro como nota marginal, e depois no próprio texto. Mostrou que foi incluído pela primeira vez num texto grego em 1515, pelo Cardeal Ximenes, à base dum manuscrito grego posterior, corrigido segundo o latim. Por fim, Newton considerou o senso e o contexto do versículo, chegando à conclusão: “Este é o sentido claro e natural, e o pleno e forte argumento; mas, se inserir o testemunho ‘dos Três no Céu’, então o interrompe e corrompe”.(4)(…)Nos mais de duzentos anos desde que este tratado foi redigido por Isaac Newton, apenas foi necessário fazer algumas poucas correções menores na evidência que ele aduziu. Contudo, foi apenas no século dezenove que apareceram traduções da Bíblia, que corrigiam estas passagens. Apresentamos a seguir a tradução do manuscrito original de Newton, “Um Relato Histórico”, refutando a doutrina da Trindade:

    ‘… influenciados por ele. Assim, pois, por consenso unânime de todos os antigos e fiéis intérpretes até agora encontrados (os quais, sem dúvida, fizeram uso dos melhores manuscritos que puderam obter), o testemunho dos três no céu não existia antigamente no grego. – E que tampouco existia nas antigas versões, nem no grego, mas era inteiramente desconhecida às primitivas igrejas, é bem certo, em vista dum argumento aludido acima, a saber, de que em toda essa veemente controvérsia universal e duradoura sobre a Trindade, no tempo de Jerônimo e tanto antes, como por muito tempo depois, nunca se pensou neste texto a respeito daqueles no céu. Está agora na boca de todos e é considerado o texto principal para a questão, e teria sido assim, se tivesse estado nos seus livros e contudo, não é encontrado nem uma única vez em todas as Disputas, Epístolas, Discursos e outros escritos dos gregos e dos latinos (Alexandre de Alexandria, o Concílio de Sárdica, Atanásio, Basílio, …’

    Abraços.

  67. Aos meus amigos.
    Não perderei tempo vendo a resposta de vocês pois encontrei a page pelo google. Mas fiquei chateado pela forma que meus “irmãos” na fé estão agindo. Nâo vai ser jogando praga, nem dizendo outras coisas que irá mudar a cabeça de ninguém.
    Então agora espero que os irmãos na fé, pensem antes de atacar.
    Para os amigos ateus, muuuito prazer! Minha crença não impede meu relacionamento com vocês impede? Então vamos lá.
    Olha só.
    Nâo vou colocar aqui um texto tão longo como o do amigo, que por sinal, está de parabéns! Só para esclarecimento do Deus triuno.
    Jamais a trindade leva a adoração a outros deuses.
    Entenda que se os trinitarianos crêem em 3 pessoas sendo “O Deus”, não existe outros deuses, mas sim o unico “shema” (termo judaico)um Deus.
    Olha só, posso pegar também muitos textos apontando para o trinitariarismo, como também para o Arianismo, mas acho que levaria muito tempo nossa discussão, então posso fazer algo melhor, dentro de um exemplo apenas vou esclarecer de forma simples.
    O Sol por exemplo:
    Quando eu digo sol estou falando de uma única estrela, que tem suas características próprias.Existem várias estrelas, mas o Sol é único (não quero aprofundar em astronomia, ok?)
    Então O Sol = Estrela + Luz + Calor
    Então vemos que a estrela sem luz não é estrela, ou uma estrela com luz mas sem calor também é incompleto. Ou melhor dizendo, não é Sol.
    O Sol é Sol por que existe a estrela, luz e calor! Olha pra ele (com óculos de sol lógico, kkk) e veja que Deus é Deus por que é Pai Filho e Espirito Santo.
    Se eu digo que o calor é bom, estou me referindo ao Sol não é?
    Se digo, Jesus é bom, me refiro A Deus que pr sua graça enviou a Cristo correto?

    POxa, divida o Sol, se você conseguir, eu desisto do trinitariarismo.

    Faz o seguinte, pegue no hebraico o significado genesis 1. Veja o que quer dizer Deus..só isso.
    Bom, até um dia quem sabe se eu achar de novo esta pagina. fui!

  68. Para os amigos ateus, muuuito prazer! Minha crença não impede meu relacionamento com vocês impede?

    Tenho amigos ateus, agnósticos, espíritas, cristãos, budistas e até flamenguistas. E sempre fico contente qdo querem fazer amizade. Seja bem-vinda.

    Nâo vou colocar aqui um texto tão longo como o do amigo, que por sinal, está de parabéns!

    Obrigado.

    Jamais a trindade leva a adoração a outros deuses.
    Entenda que se os trinitarianos crêem em 3 pessoas sendo “O Deus”, não existe outros deuses, mas sim o unico “shema” (termo judaico)um Deus.

    Desculpe, mas vc se enganou. Shema não quer dizer Deus. Shemá Yisrael (em hebraico שמע ישראל) significa “Ouça Israel!”

    Estas palavras vêm da Torá e constitui a profissão de fé central do monoteísmo JUDAICO.

    Shemá Yisrael Adonai Elokêinu Adonai Echad

    Escuta ó Israel, Adonai nosso Deus é Um.


    Olha só, posso pegar também muitos textos apontando para o trinitariarismo, como também para o Arianismo, mas acho que levaria muito tempo nossa discussão

    Mesmo pq eu posso reverter cada um dos argumentos que julgam provar o trinitarismo.

    então posso fazer algo melhor, dentro de um exemplo apenas vou esclarecer de forma simples.

    Ai, Afrodite… 😦

    O Sol por exemplo:
    Quando eu digo sol estou falando de uma única estrela, que tem suas características próprias.Existem várias estrelas, mas o Sol é único (não quero aprofundar em astronomia, ok?)

    O Sol é uma estrela como outra qualquer. Não tem essa de ser único. Aliás, ele nem é uma das maiores estrelas. É “apenas” uma estrela de quinta magnitude. Existem outras estrelas beeeeeeeeem maiores que ele.

    Argumento detonado!

    Faz o seguinte, pegue no hebraico o significado genesis 1. Veja o que quer dizer Deus..só isso.

    Você quer se referir a Elohym? Minha querida, o uso do plural majestático em documentos antigos apenas infere a ênfase no termo. Não que havia 3 deuses, ou três entidades ou 3 sei-lá-o-quê.

    Bom, até um dia quem sabe se eu achar de novo esta pagina. fui!

    Ártemis a acompanhe.

  69. Prezados amigos,

    Somos responsáveis pelo site A Verdade Acima de Tudo.com

    Gostaria apenas informar que nosso site não é da Igreja Adventista. Fomos exçluidos da igreja Adventista justamento por não concordarmos com a doutrina da Trindade.

    Tratamos de muitos assuntos relacionados a Igreja Adventista por temos sido membros dessa igreja por muitos anos e cremos ser nosso dever alertar os irmãos que lá estão do grande engano que é a doutrina da Trindade.

    Que o altíssimo os abençoe ricamente.

    Adilson de Souza

  70. QUERO PARABENIZAR O Sr. Rafael pelo comentario louvavel

  71. Nao vou dar tudo de bandeja para vcs, mas percebam ao estudar as Escrituras, Jesus se refere a Deus como Pai, o Pai se compraz no filho, logo Jesus não pode se referir a Ele próprio como sendo o Pai ou orar a Ele próprio, assim ele é o Filho. A pomba representa o Espirito Santo e desce sobre Jesus, Jesus promete enviar o Espirito Santo, logo Ele não pode enviar-se a si mesmo. Observamos a existência de 3 pessoas e podemos perceber que têem sentimento, vontade e agem, possuindo a mesma essência, carater e propósito, assim está formada a doutrina da Trindade.
    Observamos a Trindade também em Genesis , onde o Pai através de sua Palavra (Jesus) criou todas as coisas e vemos o Espirito de Deus pairando sobre as águas!
    Quer mais, estude a Bíblia, ainda que com ceticismo, mas sem descontextualizar a história, sem impor seus conhecimentos e suas impressoes de mundo a cerca dos homens e de Deus (mesmo que Deus não exista), seja honesto, pense, critique, interrogue, mas seja honesto, vai fazer toda a diferenca!!
    Paz e Graca.

  72. Nao vou dar tudo de bandeja para vcs

    Tradução: “Sou preguiçoso para ficar caçando na internet em sites trinitaristas algo para defender este besteirol em que desejo ardentemente acreditar”.

    mas percebam ao estudar as Escrituras, Jesus se refere a Deus como Pai, o Pai se compraz no filho, logo Jesus não pode se referir a Ele próprio como sendo o Pai ou orar a Ele próprio, assim ele é o Filho.

    Até aceito isso. Só que não fala nada sobre o Espírito Santo. Pq? Pq?

    Pq, só pode haver uma Santíssima Dualidade segundo o cânon e não uma Trindade. Quando é que vcs entenderão isso: “O Espírito Santo não é mencionado como uma entidade em separado” ?

    A pomba representa o Espirito Santo e desce sobre Jesus, Jesus promete enviar o Espirito Santo, logo Ele não pode enviar-se a si mesmo.

    Sim. REPRESENTA o Espírito Santo, que é o espírito de Deus. E não que seja uma entidade em separado. Ah, observe que vc mesmo atestou que Jesus não é Deus 😀

    Observamos a existência de 3 pessoas e podemos perceber que têem sentimento, vontade e agem, possuindo a mesma essência, carater e propósito, assim está formada a doutrina da Trindade.

    Diga o versículo. Minha exposição mostrou muito ao contrário. Texto original, por favor.

    Observamos a Trindade também em Genesis , onde o Pai através de sua Palavra (Jesus) criou todas as coisas e vemos o Espirito de Deus pairando sobre as águas!

    Se assim o fosse, os judeus (que entendem muito mais da Torah que vc) aceitariam o Jóquei de Jegue. Mas, não é isso que acontece. Vc diz que Jesus é a palavra? mas, onde no VT é disto isso COM TODAS AS LETRAS? Texto original em hebraico, por gentileza.

    Quer mais, estude a Bíblia, ainda que com ceticismo, mas sem descontextualizar a história, sem impor seus conhecimentos e suas impressoes de mundo a cerca dos homens e de Deus (mesmo que Deus não exista), seja honesto, pense, critique, interrogue, mas seja honesto, vai fazer toda a diferenca!!

    Tradução: “Estude a Bíblia mediante o que o pastor disse que era e não pense a respeito. Seja um alienado igual a mim”.
    Paz e Graca.

  73. Olá André!! Paz e graca!
    “Estude a Bíblia mediante o que o pastor disse que era e não pense a respeito. Seja um alienado igual a mim”.

    Ainda que discordemos a respeito do Ser Deus, vc não pode afirmar o que vc desconhece, no caso o fato de eu aceitar o que um pastor diz e te digo com sincera verdade, olha estou bem longe disso!!Crer tb é Pensar!
    Quanto aos Judeus conhecerem mais de Torah não é tão verdadeira tua afirmativa, tenho amigos Judeus praticantes das mitsvots (613), mas não conhecem de fato a Torah!
    Logo todo debater de idéias é valido, acaba de certa forma trazendo conhecimento e isso é ótimo, mas não podemos errar, promovendo levantes pessoais. No mais é isso ai continue colocando seu cerebro brilhante para pensar afinal vc existe!!!Ah ai vai alguns versiculos a respeito da pessoalidade do Espirito Santo>

    -Mateus 12.32
    32 E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

    -Mateus 28.19
    19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

    -João 14.26
    26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

    Alguém que é enviado, que ensina, alguém de quem se pode falar contra, é uma pessoa, logo surge a doutrina da Trindade!

    Um abraço!

  74. Olá!!
    Eu havia postado uma resposta , contudo ela não foi vinculada, então vou responder novamente.

    Tradução: “Sou preguiçoso para ficar caçando na internet em sites trinitaristas algo para defender este besteirol em que desejo ardentemente acreditar”.

    Valeu a dica, mais não necessitei recorrer a sites Trinitarianos, não que faze-lo enseje algum demérito, mas há conhecimentos que devemos construir por nós mesmos, através do estudo de um tópico, seja ou não verdade, é como fazer o estudo de uma obra qualquer, como Dom Casmurro, Antologias Poéticas, para um concurso vestibular por exemplo.Já que não tens preguica continue fazendo, por mim tudo bem!!

    Até aceito isso. Só que não fala nada sobre o Espírito Santo. Pq? Pq?

    Olha só vc está comecando a enteder, isso é bom!! vamos lá entaum!!

    -Mateus 12.32
    E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.

    -Mateus 28.19
    Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

    -João 14.26
    Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

    Veja o Espirito Santo, tem sentimento, se entristece, pois pode-se falar contra Ele, a blasfemia contra Ele não tem perdão (a questão aqui não é discutir sobre o que é a blasfemia contra o Espirito Santo), Ele consola (Parakletos), ensina e Ele batiza, logo é uma pessoa!

    De fato não diz literalmente, mas o NT complementa o VT, um necessita do outro para funcionar como obra literária, o NT contém muitas citacões diretas do VT e outras indiretas.
    Tenho amigos Judeus, praticantes das mitsvots (613), Ortodoxo Racídico e não conhecem tanto assim da Torah. Digamos que são como cristãos que aceitam que o pastor ou sacerdote sejam a última palavra em termos de fé e conhecimento.

    Tradução: “Estude a Bíblia mediante o que o pastor disse que era e não pense a respeito. Seja um alienado igual a mim”.
    Paz e Graca.

    Essa afirmativa pode e até serve para a maioria, mas vc não pode propor este julgo sem ter conhecimento sobre minha pessoa, assim como não posso fazê-lo em relacão a vc, sob o risco de deixarmos o debate sair do campo das idéias. Ë possível que vc diga que não liga e vc não está nem ai com respeito do que possam falar ou pensar de ti, (já li isso em vários textos seus),contudo volto a afirmar, o ensejo aqui é debater idéias, não converter ninguém a aceitar uma filosofia ou sofisma, sob pena de não estarmos sendo honestos com nós mesmos.

    Paz e Graca!

  75. Seu erro é justamente esse. Achar que há entidades em separado.

    Mateus 12:32 se refere ao Espírito de Deus. Senão, fica estranhoh vc não poder falar contra o espírito Santo, mas poder falar contra Deus, já que o versículo não o menciona. E como , segundo sua visão, o espírito Santo é outra entidade, então não pode ser extendido a Deus. Simples.

    E sem precisar estudar Dom Casmurro. Interpretação de texto puro e simples.

    Mateus 28:19 manda batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Grande coisa. O que os apóstolos fizeram?

    Atos 2:38 – Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom o Espírito Santo.

    Ué. Primeiro batiza e depois recebe o Espírito Santo?

    Atos 8:16 – Porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.

    Ihhhhh. Agora foi só em nome de Jesus. Tá ficando complicado.

    I Coríntios 1:13 – Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós, ou fostes porventura, batizados em nome de Paulo?

    Bom, o Espírito Santo também não foi crucificado. Ele é apenas um espírito. 😀

    Caso vc não saiba, Mateus 28:19 tem sua autenticidade contestada por alguns teólogos.

    O livro “O Judaísmo e as Origens do Cristianismo”, de David Flusser, afirma que houve inserção da fórmula trinitariana em Mateus 28:19.

    De acordo com todos os manuscrito de Mateus que foram preservados, o Jesus ressuscitado ordenou aos seus discípulos batizar todas as nações “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. A fórmula trinitaria franca, aqui, é de fato notável, mas já mostrado que a ordem para batizar e a formula trinitária faltam em todas as citações da passagem de Mateus nos escritos de Eusébio anteriores ao Concilio de Nicéia. O texto de Eusebio de Mateus 28:19-20 antes de Nicéia era o seguinte: “Ide e tornai as nações discípulas em meu nome, ensinando-as a observar tudo o que vos ordenei.” Parece que Eusébio encontrou essa forma do texto nos oráculos da famosa biblioteca cristã em Cesaréia. Esse texto mais curto está completo e coerente. Seu sentido é claro e tem seus méritos óbvios: diz que Jesus ressuscitado ordenou que seus discípulos instruíssem todas as nações em seu nome, o que significa que os discípulos deveriam ensinar a doutrina de seu mestre, depois de sua morte, tal como a receberam dele.

    Sobre o Consolador, outra chatice inventada pelos trinitarianos, não resta a menor dúvida qaundo examinamos o texto.

    Nele, Jesus Jóquei de Jegue promete o Consolador (em grego, parákletos). Mas quem diabos é este tal de consolador-parákletos? Lendo os versículos 16 e 17 do capítulo 14, lemos Jesus afirmando que o tal Consolador é o “Espírito da verdade”” (14:16 e 17). O-ho! Então, o “Espírito da verdade” é que é o verdadeiro Consolador, certo?.

    Qualquer criança pode ver que isso é uma figura de linguagem. Verdade é um conceito que não depende de espírito, já que não é um ser vivo. Isso é apenas um elemento simbólico. Nada mais.

    E o que seria este “Espírito da Verdade”? Leia sua bíblia que tá lá mesmo.

    João 14:6 –Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

    Chega ou quer apanhar mais? 😀

    Essa afirmativa pode e até serve para a maioria, mas vc não pode propor este julgo sem ter conhecimento sobre minha pessoa

    Considerando que eu já massacrei todos os seus pseudoargumentos, posso sim.

    Ë possível que vc diga que não liga e vc não está nem ai com respeito do que possam falar ou pensar de ti

    Tá começando a entender. Realmente não dou a mínima. Prefiro destruir as tentativas de argumentação. A conclusão fica a cargo de quem lê.

  76. Concordo em quase tudo q vc fala sobre a Trindade e no q respondeu as pessoas q te perguntaram e te criticaram, pena, q as pessoas perguntam sem conhecimento de causa, apenas falam o q escuta nas igrejas os lideres religiosos falarem, o q é muito grave, pois, é uma extençao do erro, tendo em vista q nao se preocupam em buscar a verdade e sao quae todos manipulados pelas igrejas e conduzidos a erros, mas, tudo bem, pois, as pessoas sao muitos carentes e a carencia leva a isso mesmo.
    Acho vc inteligente, mostra q sabe mesmo sobre as historias biblicas, é um estudioso, mas, acho q vc peca no momento em q discute em nivel baixo com pessoas desinformadas. desculpe, digo isso pq quando li as perguntas e respostas suas, senti q vc respondia no mesmo nivel q te perguntavam..entendo q isdso nao é bom, pois, acho q vc no debate é q faz a diferença, pois, se vc nao faz a diferença, entendo q vc esta no mesmo nivel q eles..desculpe, mas,é so uma alerta para vc subir mnais o nivel e se colocar como um verdadeiro intelectual e ser respeitado, deixando de ser criticado de forma ofensiva e passando a ser consultado de forma respeitosa.
    um abraço.

  77. Concordo em quase tudo q vc fala sobre a Trindade e no q respondeu as pessoas q te perguntaram e te criticaram

    Faço o que posso.

    pena, q as pessoas perguntam sem conhecimento de causa, apenas falam o q escuta nas igrejas os lideres religiosos falarem

    É só isso que eles podem fazer.

    o q é muito grave, pois, é uma extençao do erro, tendo em vista q nao se preocupam em buscar a verdade e sao quae todos manipulados pelas igrejas e conduzidos a erros, mas, tudo bem, pois, as pessoas sao muitos carentes e a carencia leva a isso mesmo.

    Concordo plenamente.

    Acho vc inteligente, mostra q sabe mesmo sobre as historias biblicas, é um estudioso, mas, acho q vc peca no momento em q discute em nivel baixo com pessoas desinformadas. desculpe, digo isso pq quando li as perguntas e respostas suas, senti q vc respondia no mesmo nivel q te perguntavam.

    A questão é que o texto é claro e bem explicado. Coloquei fontes de referências e sites que apóiam e completam o estudo. Se não possuem a capacidade de entender, então resta responder de modo que entendam.

    entendo q isdso nao é bom, pois, acho q vc no debate é q faz a diferença, pois, se vc nao faz a diferença, entendo q vc esta no mesmo nivel q eles.

    Mas, não estou lá pra fazer diferença. Eu apenas dou a minha opinião. Agora, se começam com ataques… Bem, não sou cristão. Não tenho obrigação de oferecer a outra face e nem perdoar 70 vezes 7. Mesmo pq, nem os próprios cristão fazem isso.

    desculpe, mas,é so uma alerta para vc subir mnais o nivel e se colocar como um verdadeiro intelectual e ser respeitado, deixando de ser criticado de forma ofensiva e passando a ser consultado de forma respeitosa.

    Vou pensar a respeito. Abraços.

  78. Permita fazer perguntas a vc… na verdade nao seria perguntas, seria observaçoes q nao consigo entender na biblia.

    Pq o diabo desconhece cristo como Deus, quando o diabo pergunta ” se es filho de Deus faz isso ou deixa de fazer aquilo” se ele mesmo como principe q era no céu, assim fala a biblia, convivia com cristo no palacio celestial. (tentaçao no deserto).

    Pq o diabo nao reconhece cristo como deus no deserto quando fez desafios primarios a cristo, e quando cristo ordenou q ele saisse do corpo de um homem e ele pediu para entra nos porcos obdeceu?

    Pq cristo diz, ” venha a mim as criancinhas, pq sao elas protegidas pelo reino de Deus, e de repente vemos tantas crianças sofrendo?

    O q mudou o mundo depois de cristo se antes havia fome, peste e guerra e depois de sua morte temos as mesmas coisas?

    pq temos q cuidar pra nao pecar se deus nos deu o livre arbitrio.

    Pq Deus vai nos condenar pela obras q fazemos aqui na terra, se ele mesmo ja sabia o iamos fazer em toda nossa historia de vida, tendo em vista q é oniciente?

    Se o diabo existe, Pq Deus o fez?

    Pq Deus quando fez os anjos de luz, nao evitou de fazer o diabo?

    Pq Deus permite q o diabo atrapalhe a vida do ser humano, quando seria mais facil q ele nao existisse e todos vivessem bem?

    Pq Deus deseja tanto q o ser humano vj apenas ele como Deus unico, se ele mesmo criou um Deus do mal para q induza a humanidade a uma adoraçao paralela?

    se os humanos temem a Deus, pq Deus permite q o diabo fique o desafiando sem teme-lo?

    Pq Deus gosta tanto dessa intranquilidade, q é o mal, pois, se ele o fez, entende q tem algum objetivo, quando poderia esta tranquilo sem problemas?

    pq tanta preocupaçao de Deus com o ser humano, se le q fez pode acabar com tudo em segundos e ficar tranquilo?

    Se antes de adão e eva era so paz, pios, nao existia humanos, pq nao cabar logo com o q nao deu certo e voltar a paz celestial?

    Se o diabo existe e nos faz pecar, entao estamos livres da condenaçao de Deus, pq quem nos fez pecar nao foi a nossa indole e sim o manifesto do mal. concorda?

    Se cristo disse a judas, faz aquilo q tem q fazer, ou seja, estava ja premeditado antes mesmo de judas nascer trair a cristo atraves do diabon entao Deus nao ira condenar o judas, pois ele foi vitima da historia crista

    Pq Deus, q é perfeito, fez o imperfeito? (homem)

    pq o diabo so existe no novo testamento?

    pq antes nao era pecado ter varias mulheres e hj vai para o inferno quem adulterar?
    Deus muda de opiniao?

    Se cristo vai voltar para pegar apenas os que foram fies a ele, entao como fica quem foi fiel a Deus apenas?

    Se terao direito a salvaçao apenas aqueles q amam a cristo, entao como fica os chineses, japoneses, indianos os indios etc q nem conhece cristo?

    se esse povo estao condenados antecipadamente, entao ja ouve o dia do juizo final e nao sabemos?

    O q fazem todo esse povo q ja morreram e vao morrer ainda no ceu ou no inferno, so passear?

    Se cristo falou ” ninguem vai ao pai senao por mim, entao é pecado, errado amar direto a Deus sem intermediario?

    se vai haver a separaçao dos q vao para o ceu e para o inferno, continuará a ter dois reinos?

    se o sexo é pecado, pq DEUS fez adao e eva dispertar para o nu? se nada se faz ou move sem a sua permissao.

    se quem esta aqui na terra nao v quem esta do outro lado da vida, entao como lazaro voltou e falou?

    TUDO ISSO E MUITAS E OUTRAS MAIS PERGUNTAS , Q NAO MINHA OPINIAO A BIBLIA NAO SABE EXPLICAR, ELA ENTRA EM CONTRADIÇAO NISSO TUDO, gostaria q vc como estudioso falasse pra mim o q pode sobre tudo isso.
    obrigado.

    drpaulogois@hotmail.com

  79. fui chato ao perguntar tanto? rsss

  80. Recebi seu email mas nao consigo abrir, manda novamente por favor.
    um abraço.

  81. Não mandei email nenhum pra vc. Deve ser spam.

  82. Andre disse: Pouco importa como JC veio ao mundo…
    Que negócio é esse de admitir que Jesus Cristo veio ao mundo. Pô André!!! Só faltou vc complementar, o importante é que veio!!

  83. Taí um exemplo de mau caratismo intelectual.

    Na minha postagem em 23 de março às 17:21:03, em reposta à postagem da Patrícia de mesma data, às 11:24:03 foi a seguinte:

    Patrícia: Qnd Maria Santíssima foi informada pelo Anjo Gabriel q ficaria grávida de Jesus através do Espírito Santo, será q o Espírito Santo é tão inferior assim pra vcs?

    Minha resposta:

    19ª justificativa: Não responder.

    Pouco importa como JC veio ao mundo. O que interessa é que ele não é Deus e muito menos o espírito santo. Afinal, como ele faria um filho e esse filho seria ele?

    Agora pega a sua violinha e enfia no saquinho. Eu disse que ele não era deus nenhum. A menos que vc prove, bestão!

  84. Ao Andre!!

    Esse assunto é muito polêmico, discutido por inumeros teologos e outros ramos e nunca encontrei nada que tivesse total coerência, testemunha de jeové seria o povo que mais se indentificaria com a sua opinião.concerteza a discunção e valida principalmente quando usado textos no original, porém, não chegará ao coeficiente comum, não que sua opinião sejá errada (a sua opinião sobre a divindade de Cristo que não concordo). E na minha opinião é um assunto que somente será revelado seu misterio um dia que não será nessa vida (isso se vc acreditar na imortalidade da alma)…
    gostei muito dessa pagina…
    um abraço!!

    Daniel

  85. Esse assunto é muito polêmico, discutido por inumeros teologos e outros ramos e nunca encontrei nada que tivesse total coerência

    Até que finalmente chegou até aqui. 8)

    testemunha de jeové seria o povo que mais se indentificaria com a sua opinião.concerteza a discunção e valida principalmente quando usado textos no original, porém, não chegará ao coeficiente comum

    Meu objetivo não era chegar a nenhum coeficiente em comu com religioso de qualquer espécie.

    a sua opinião sobre a divindade de Cristo que não concordo).

    Existe um artigo tratando sobre isso. Lá vc poderá argumentasr em defesa da divindade do suposto Jesus.

    E na minha opinião é um assunto que somente será revelado seu misterio um dia que não será nessa vida

    Questão de ponto de vista. Eu não vejo mistério nenhum. ode me dizer qual é?

    isso se vc acreditar na imortalidade da alma

    Alma existe? Voltaire até dissertou sobre ele. Leia AQUI

  86. Primeiro, quero parabenizá-lo pelo estudo, pois explora vários aspectos da doutrina da trindade, ou do unitarismo, mais precisamente. alem do q tem varias informacoes adicionais e ainda constam as fontes. Mas não posso deixar de apresentar meu ponto de vista. 1) A grande maioria dos seus textos negando a divindade de Cristo estão em relatos de Jesus no própior evangelho, idem pro ES. Porem, vc nao pode pegar um texto assim solto e fundamentar um pensamento em ciama dele. a) Jesus estava na terra, e como descreve o próprio relato de Fp 2.6s, ele havia renunciado alguns atributos seus; b) nao Esqueca q o ES ainda não havia sido enviado. como Jesus iria falar pra aquele povo de algo q eles não faziam a menor ideia? o q interessava ali era a deidade de Cristo, nao do ES; c)o mesmo vale pro evangelho, q além de tudo, possui mta influencia de um pensamento pre-gnostico.
    Portanto, vc nao pode pegar Joao e sair catando texto dessa forma, pois isso nao eh fazer teologia. Se assim fosse, as mulheres nem na igreja falariam, pq Paulo recomendou.

  87. Vc tb citou a oracao modelo de oracao em Mateus 6:9-13, Jesus recomeda aqele tipo de oracao pelo mesmo motivo que em João, visto que ele ainda não iria para o Pai, e que não existia a compreensao do ES, afinal, ele falava para Judeus. tamanha prova disto é que lá no fim do evangelho de João ja existe a evolucao do pensamento de que Jesus de fato é divino. Que tal a declaração de Tomé em Jo 20,28? E dpois disso tb, Jesus é reconhecido em sua divindade pelos discípulos. Trata-se de uma evolucão de pensamento.
    Outra coisa: orar em nome de Jesus não é negar a trindade! Não se trata de inferiorirdade aqui, mas de subordinação funcional. Pai, Filho e ES.
    vc disse:
    “Quando Jesus foi transfigurado diante de Pedro, Tiago e João, de Moisés e Elias vieram ter com ele, não seria mais lógico que o Pai e o espírito viessem confortá-lo? ” isso é na sua lógica. nao queira fazer dela a de Deus!
    vc disse:
    “Jesus descreve o Pai como o único e verdadeiro Deus ele não deveria ter incluído também o “Deus Filho” e o “Deus espírito”, isto é, a Trindade?
    João 17:1-3…” e Jesus ia orar a ele mesmo era? como isso? e novamente repito, o ES não está ai ainda, assim como o Filho nao está no AT. Isso é o que se chama de revelação progressiva! A não ser que se adimita que Cristo não exitia no AT, o que é absurdo, pois até os que crêem que ele foi criado em algum momento da historia, adimitem isto como na cri~ção do mundo, antes do AT entao!

  88. o evangelho a q me refiro na primeira postagem é João, no qual está a grande maioria de seus textos!

  89. Atos 2:38; Atos 10:45; I Coríntios 2:11; João 15:26- 27. Vc afirma q nestes textos de Atos o ES é um meio pleo qual Deus transmite dons. verdade irmao! isto é uma funcao no ministério do ES. até ai sem problemas nao é? em ICO vemos q o ES é tb o Es´pirito de Deus, e nisto tb concordo, visto q ai se trta novamente de uma hierarqui funcional, nao essencial, ou de natureza, visto qeu o ES, como afirma o proprio texto, conhece a Deus. mas como isso seria possível se nao fosse igual em natureza? vc afirma segundo o ultimo texto q o ES procede de Deus não eh isso? mas vc esqece dizer q tb procede do Filho também. veja lá em Gl4,6 “…Deus enviou o Espírito DE seu Filho…”
    E por que a´Bíblia só identifica o Pai como Deus? isto se trata de uma nomeclatura adotada pelos próprios escritores bíblicos, até mesmo pleofato, como já disse antes, de que a trindade não é de fato patente na Escritura pois os escritores foram inspirados, e não copiadores de um ditado. Qual a difeença? esta: cada um escrevia segundo a sua cultura e´até mesmo nível intelectual, afinal, o próprio Pedro assumiu isso em relacao a Paulo. Era Paulo mais inspirado apenas? nao, ele tb era mais capacitado e commaiores conhecimentos que Pedro.

  90. Tb há textos a favor da Trindade:
    Ap 5.12-14 – o cordeiro é adorado! quem é o cordeiro?

    Em Jo 1,3 fala do verbo, ou palavra. mas qem era este? Cristo.Aqui diz q tudo se fez por intermédio dele nao eh? e nada sem ele teria sido feito…

    Agora vejamos Rm 11.36. Aqui faz-se referência a alguem pelo qual td foi feito, e diz q a ele seja a glória!
    Ou se admite q Deus (Pai) e Filho tem a mesma funca na criacao, sendo assim um so, ou, como é mais provável, se admite que o texto de Romanos fala de Cristo, e que ele é glorificado.

    E pq batizar em nome do Pai, do Filho e do ES, como esta la em MT 28.19? ou rebaixou-se o Pai, ou se admite que o Filho e o Espírito são tb Deus, pq se nao, pq esta formula batismal?

    E a declaracao de Tomé q ja citei aqui?

    Se o ES não fosse uma pessoa, ele tb nao se entristeceria, como lá em Ef 4,30?

    Qndo Cristo se referia a Deus como Pai, os proprios judeus o interpretavam como que se igualando a Deus. Jo 5.18, e por isso qeriam mat´´a-lo, porem Jesus nunca os repreendeu por pensarem assim!

    Volto agora a Fp 2.5-11. è uma afirmacção clara da divindade de Cristo Jesus! fala q ele esistia em forma de Deus, no grego eh “morphê” de Deus. no grego biblico clássico, essa palavra se refere ao “conjunto de características que fazem com que uma coisa seja o que é”

    Alem disso, pra finalizar, varias referencia do NT a Jesus como Senhor sao citacoes do AT, as quais empregam um dos nomes hebraicos para Deus: At 2.20,21 e Rm 10.13 (Jl 2.31,32) ; 1Pe 3.15 (Is 8.13).
    Tem muitas passagens ainda do NT que usam a mesma palavra “Kyrios” tanto para designar Deus Pai – Mt1.20; 9.38;11.25;At17.24; Ap4.11) como o Filho, Jesus – Lc2.11;Jo20.28;At10.36;1Co2.8Fp2.11;Tg2.1;Ap19.16.

    veja tb esses textos, em q nao se sabe quem é o Pai e quem é o Filho – At1.24;2.47;8.39;9.31;13.10-12 …Rm 14.11.

    Deus te abencoe!

  91. So pra vc e inteirar com o que de fato os trinitaristas crêem:

    Tomás de aquino

    Como o Pai é Deus, assim o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus; e, no entanto, não há três deuses, mas um só Deus.

    Como o Pai é Senhor, assim o Filho é Senhor, e o Espírito Santo é Senhor; e, no entanto, não há três três Senhores, mas um só Senhor.

    Porquanto, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada pessoa, tomada separadamente, é Deus e Senhor; assim também nos proíbe a religião católica dizer que são três deuses ou três senhores.

    O Pai não foi feito por ninguém, nem criado, nem gerado.

    O Filho é só do Pai; não feito, não criado, mas gerado.

    O Espírito Santo é do Pai e do Filho; não feito, não criado, mas procedente.

    Há, pois, um só Pai, não três pais; um só Filho, não três filhos; um só Espírito Santo, não três espíritos santos.

    E nesta trindade nada existe de anterior ou posterior, nada de maior ou menor; mas todas as três pessoas são coeternas e iguais umas às outras; de sorte que em tudo, como acima ficou dito, deve ser venerada a unidade na Trindade, e a Trindade na unidade.

    Veja q nao sao tres deuses!

  92. A grande maioria dos seus textos negando a divindade de Cristo estão em relatos de Jesus no própior evangelho idem pro ES.

    Exatamente!

    Porem, vc nao pode pegar um texto assim solto e fundamentar um pensamento em ciama dele.

    Claro que eu posso! É EXATAMENTE o que os religiosos fazem. Entendeu o que fiz? Agi como vocês, mas não importa, vamos ver a sua defesa da causa.

    a) Jesus estava na terra, e como descreve o próprio relato de Fp 2.6s, ele havia renunciado alguns atributos seus

    Mas, isso foi escrito por alguém que NÃO CONVIVEU COM ELE. Logo, perde credibilidade. Ademais, o artigo não questiona se Jesus era ou não era deus. Ele ataca a suposta divindade do Espírito Santo como uma entidade em separado. Queira ler o artigo novamente, bem como os comentários.

    b) nao Esqueca q o ES ainda não havia sido enviado. como Jesus iria falar pra aquele povo de algo q eles não faziam a menor ideia?

    E os profetas? Não era o que eles faziam? Falar de coisas que as pessoas não tinham a menor noção? JEsus deveria ter preparado as pessoas (caso ele tivesse existido, é claro) para a vinda do Espírito Santo, que não passa do próprio Deus, conforme PROVEI através das transliterações dos textos originais.

    o q interessava ali era a deidade de Cristo, nao do ES;

    Irrelevante. O espírito santo sequer é aventado em parte alguma da Bíblia como sendfo uma entidade em separado. E provei isso.

    c)o mesmo vale pro evangelho, q além de tudo, possui mta influencia de um pensamento pre-gnostico.
    Portanto, vc nao pode pegar Joao e sair catando texto dessa forma, pois isso nao eh fazer teologia. Se assim fosse, as mulheres nem na igreja falariam, pq Paulo recomendou.

    hahahahahahaha Vc não entende muito de liturgia, não é? Diga-me: Qual é a mulher que reza missa? Qual é a mulher que fala no púçpito? Fora os neo-pentecostais, que agem de forma a agradar uma platéia, fazendo um show televisivo, nem o Protestantismo Clássico permite que mulheres sejam pastoras.

    Jesus recomeda aqele tipo de oracao pelo mesmo motivo que em João, visto que ele ainda não iria para o Pai, e que não existia a compreensao do ES, afinal, ele falava para Judeus.

    Que bosta de professor ele era. Eu ensino muitas coisas novas aos meus alunos e eles compreendem. Uma questão de didática, compreende?

    Outra coisa: orar em nome de Jesus não é negar a trindade! Não se trata de inferiorirdade aqui, mas de subordinação funcional. Pai, Filho e ES.

    Nada sustenta isso. Vem com outra que não cola.

    isso é na sua lógica. nao queira fazer dela a de Deus!

    E o que vc pode dizer sobre como Deus pensa? Não força.

    Isso é o que se chama de revelação progressiva!

    Uma desculpa que convence qq um. Pena que eu não sou qq um.

    A não ser que se adimita que Cristo não exitia no AT

    E ele não existe, sabichão. 😀

    o que é absurdo, pois até os que crêem que ele foi criado em algum momento da historia, adimitem isto como na cri~ção do mundo, antes do AT entao!

    Vc tá surtando, não há nehuma menção ao Jóquei de Jegue no Velho Testamento, queira vc ou não.

    Vc afirma q nestes textos de Atos o ES é um meio pleo qual Deus transmite dons. verdade irmao! isto é uma funcao no ministério do ES.

    Então, vc confessa que o ES não passa de um ato de deus e não uma entidade em separado, certo?

    até ai sem problemas nao é? em ICO vemos q o ES é tb o Es´pirito de Deus, e nisto tb concordo, visto q ai se trta novamente de uma hierarqui funcional, nao essencial, ou de natureza, visto qeu o ES, como afirma o proprio texto, conhece a Deus.

    E é aí que vc se enrola, pq este “conhecer” se relaciona com a consciência divina de seus próprios atos. Não se referencia, como vc pode pensar, numa entidade em separado. Interprete o texto, pois ele mesmo disse que o ES é o espírito de Deus. Fim!

    mas como isso seria possível se nao fosse igual em natureza? vc afirma segundo o ultimo texto q o ES procede de Deus não eh isso? mas vc esqece dizer q tb procede do Filho também. veja lá em Gl4,6 “…Deus enviou o Espírito DE seu Filho…”

    Exato! Se vc conhece as tradições judaicas, saberia que os espíritos dos pais passam aos filhos e a reafirmação desta natureza é através da mãe. Logo, filho de judeu só será judeu se a mãe for judia. É ela quem atesta a passagem do sopro de vida do pai ao filho (espermatozóide, caso vc não tenha entendido).

    E por que a´Bíblia só identifica o Pai como Deus? isto se trata de uma nomeclatura adotada pelos próprios escritores bíblicos, até mesmo pleofato, como já disse antes, de que a trindade não é de fato patente na Escritura pois os escritores foram inspirados

    Achismo seu. O pai é deus, pq ele (em tese) criou tudo, inclusive o Filho, dando a divindade mediante seu sopro divino (que é o ES). Logo, O ES é aenas um instrumento e não uma entidade. Simples.

    e não copiadores de um ditado. Qual a difeença? esta: cada um escrevia segundo a sua cultura e´até mesmo nível intelectual, afinal, o próprio Pedro assumiu isso em relacao a Paulo. Era Paulo mais inspirado apenas? nao, ele tb era mais capacitado e commaiores conhecimentos que Pedro.

    Isso não muda nada. Não há passagem alguma que diga textualmente que existem 3 entidades divinas. Fim da linha.

    Sobre suas passagens, elas já foram rebatidas. Não me incomodarei em responder DE NOVO.

    Sobre os outros, podem mostrar a divindade de Jesus, MAS NÃO DO ESPÍRITO SANTO.

    Sobre Tomás de Aquino: Ele postou a OPINIÃO DELE. Não foi ele quem escreveu os evangelho. E os evangelhos mostram que não existe trindade nenhuma.

    Fim. 😀

  93. Que bom que vc não fala de Jesus, mas pareceu. Se teve a idéia, pela Bíblia não dá certo viu irmao!

    Mas falando em texto solto, olha At 5.3-4, o caso de Ananias e Safira. O que sua exegese levou a descobrir no texto?
    Agora compara 1Co3.16 com 1Co 6.19: Santurário de Deus e depois do ES? como isso? Paulo se confundiu?
    Em Rm 15.19, Paulo atribui suas facanhas ao ES. Ele tb convence de pecado (Jo 16.8-11) e da regeneracao (Jo 3.5-8 e Tt3.5)
    Veja que tb é chamado de Espírito eterno em Hb 9.14.
    Ah! vc pode me explicar e a formula batismal eh acrescimo?
    E eh tb acrescimo as bencaos Paulinas em 1Co 13.14 e 2Co 12.4-6?
    E isso q diz 1Pe 1.2?

    ES eh o q pra vc? Pq vc nao argumentou nada sobre aquela passagem de Ef 4,30? Isto não eh uma característica de pessoa? ou eh mais uma forca de expressão?

    Por ultimo, pq vc nao rebateu os versos q postei no fim da minha argumentacao?
    vou repetir:
    Alem disso, pra finalizar, varias referencia do NT a Jesus como Senhor sao citacoes do AT, as quais empregam um dos nomes hebraicos para Deus: At 2.20,21 e Rm 10.13 (Jl 2.31,32) ; 1Pe 3.15 (Is 8.13).
    Tem muitas passagens ainda do NT que usam a mesma palavra “Kyrios” tanto para designar Deus Pai – Mt1.20; 9.38;11.25;At17.24; Ap4.11) como o Filho, Jesus – Lc2.11;Jo20.28;At10.36;1Co2.8Fp2.11;Tg2.1;Ap19.16.

    veja tb esses textos, em q nao se sabe quem é o Pai e quem é o Filho – At1.24;2.47;8.39;9.31;13.10-12 …Rm 14.11.

  94. andre, eu afirmei exatamente que nao exite mesmo mencao de Cristo no AT? e pq ele aparece so no NT? como eu disse: revelacao progressiva. Vc nunca viu nada sobre isso? vou ter q sair mostrando pra vc q na Bíblia a revelacao eh progressiva? Isto em vários e vários aspectos!

    Sua interpretacao de Gn 1.26 nao eh tao soberana assim:

    “Porém, Klaas Runia [9], professor do Seminário Teológico Reformado Holandês, crê que Gn 1:26, indique a Trindade. A fórmula plural de Gn 1:26, possui caráter trinitário; trata-se, segundo ele, não de um plural majestático, como alguns querem, ou de um plural deliberativo, como outros interpretam, visto que isto era totalmente desconhecido dos hebreus. Tem sido considerado no mesmo nível de palavras como “água” e “céu”, que também aparecem no hebraico. A água pode ser imaginada em gotas individuais de chuva ou em termos da massa de água no oceano. O plural nesse caso aponta para a “diversidade na unidade”. “

  95. Só pra concluir:

    Afirmei que teologia nao se faz com textos soltos, aim cmo nos dois estamos fazendo, pq se trata de uma compreensao de soteriologia tb. ao se retirar a divindade de Cristo, que esqei de dizer q tb perdoava pecados.., se distorce o sacrificio vicario, pq fica a pergunta: o q entao morreu la? um semi-deus? um najo? nao esqece q isso seria incoerente com Hb1!
    O mesmo vale pro ES!

  96. ah andre. esqeci de dizer isto tb: os evangelhos foram escritos, por seus autores, com o objetivo, em geral, de atestar a divindade do Messias ok?
    Qndo vc pega Joao pra estudar o ES, vc esta pegando um artigo sobre carro pra atestar a exitencia de moto!
    Veja lá no fim de joao pq foi escrito o evangelho!
    Veja o propósito de Lucas no incio de seu evangelho. Veja la a genealogia de Jesus no inicio do evangelho e as citacoes dos profetas em relacao a ele.

    André, caso vc nao saiba, evangelho é um gênero literário:

    gênero literário de evangelho:
    não visa apenas apresentar um relato biográfico de Jesus, mas também o que ele representa atualmente para as comunidades, para a sua vida e fé, esperança e amor. Assim, por exemplo, o livro de Marcos ou de Joao pode ser enquadrado no gênero de evangelho pois apresenta a história de Jesus na forma de um testemunho que, antes de ser biográfico, visa proclamar a presença, a messianidade e a divindade do salvador.

    veja: presenca e messianidade.. ai vc qer fazer uma teologia em cima disso, fica ruim ne?

  97. Que bom que vc não fala de Jesus, mas pareceu.

    Não se preocupe, filho. Jesus é aniquilado AQUI.

    Se teve a idéia, pela Bíblia não dá certo viu irmao!

    Para isso, temos a HISTÓRIA. 😀

    Mas falando em texto solto, olha At 5.3-4, o caso de Ananias e Safira. O que sua exegese levou a descobrir no texto?

    3. Pedro, porém, disse: Ananias, por que tomou conta Satanás do teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e enganasses acerca do valor do campo?
    4. Acaso não o podias conservar sem vendê-lo? E depois de vendido, não podias livremente dispor dessa quantia? Por que imaginaste isso em teu coração? Não foi aos homens que mentiste, mas a Deus.

    Ué, ali não há distinção entre Deus e o Espírito Santo. Bela tentativa, mas falhou.

    Agora compara 1Co3.16 com 1Co 6.19: Santurário de Deus e depois do ES? como isso? Paulo se confundiu?

    1Co3:16 – Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?

    .
    ESPÍRITO DE DEUS!

    1Co6:19 – Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?

    Recebeu o ESPÍRITO DE DEUS. Pode sapatear, não provou que era uma terceira entidade independente do seu deusinho.

    Em Rm 15.19, Paulo atribui suas facanhas ao ES. Ele tb convence de pecado (Jo 16.8-11) e da regeneracao (Jo 3.5-8 e Tt3.5)

    Rm 15:19 – pelo poder dos milagres e prodígios, pela virtude do Espírito. De maneira que tenho divulgado o Evangelho de Cristo desde Jerusalém e suas terras vizinhas até a Ilíria.

    Nada indica uma terceira entidade.

    João 16:8-11
    E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim. Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis; ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado.

    Eu não vi onde é mencionado que o Espírito de Porco Santo é mencionado.

    João 3:5-8
    Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo.

    Meu filho, diz aí: Quem criou os seres (segundo sua religião)? Deus? De quem os seres receberam a vida? Deus? Quem então é referido ao falar de “Espírito”? De Jesus? Vai ler o texto, vai. Claramente há distinção entre a figura humana (Jesus) e a figura espiritual (Deus), a menos que vc acredite que não foi Deus que deu a vida e sim o tal Espírito, ogo não é Deus o criador de nada. Fim.

    Tito 3:5 – E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo,

    Olha, ou vc é analfabeto funcional ou possui mal-caratismo intelectual. Ali se fala do Espírito de Deus. Queira vc ou não. A menosm que me prove o contrário.

    Veja que tb é chamado de Espírito eterno em Hb 9.14.

    Nem preciso transcrever. Fala de Espírito Eterno, mas não fala de deus, logo a quem o “Espírito Eterno” se refere? À minha vizinha do sexto andar? Fala sério!

    Ah! vc pode me explicar e a formula batismal eh acrescimo?

    Isso prova alguma coisa? Em trezentas linhas, mostro 299 que não se referenciam a uma entidade em separado. E vc quer justificar com a fórmula baismal, que só os Católicos e alguns protestantes reconhecem? Vc é hilário!

    E eh tb acrescimo as bencaos Paulinas em 1Co 13.14

    Eitcha ignorância! Não existe o 14º versículo no capítulo 13 da primeira epístola aos coríntios. Vai estudar 😀

    e 2Co 12.4-6?

    foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis, que não é permitido a um homem repetir. Desse homem eu me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas.

    Aqui ficou patente sua brutal ignorância. A passagem não tem nada a ver com a discussão. Vc está se candidatando a perder o direito de postar neste blog.

    E isso q diz 1Pe 1.2?

    Ah, sim. o primeiro livro de Pedro, capítulo 1, versículo 2. O qual, na versão King James, diz:

    1Pe1:2 – Elect according to the foreknowledge of God the Father, through sanctification of the Spirit, unto obedience and sprinkling of the blood of Jesus Christ: Grace unto you, and peace, be multiplied.

    Eleitos de acordo com a presciência do Deus-Pai, ATRAVÉS DA SANTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO, para obedecer a Jesus Cristo e receber a sua parte da aspersão do seu sangue. A graça e a paz vos sejam dadas em abundância.

    Leia o texto de novo, pois segundo o conhecimento prévio de Deus, os eleitos são santificados pelo Espírito de Deus. Ainda sim, não existe indicação que o tal “Espírito” seja uma entidade em separado. Se vc considerar que sim, terá OBRIGATORIAMENTE considerar que a Presciência tb é uma entidade e, assim, não temos uma Trindade e sim uma “Tetrandade”. 😀

    ES eh o q pra vc?

    Para mim, em particular, nada; pois ele não existe. Mediante os textos BÍBLICOS é o espírito do seu Deus. Nada mais.

    Pq vc nao argumentou nada sobre aquela passagem de Ef 4,30?

    Ai, saco!

    Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção.

    Espírito Santo DE DEUS, acéfalo! Leia a droga da passagem.

    Isto não eh uma característica de pessoa? ou eh mais uma forca de expressão?

    Não não é característica de uma PESSOA e sim o espírito que pertence a DEUS. Quer que eu mande meu sobrinho de 3 anos te explicar?

    Por ultimo, pq vc nao rebateu os versos q postei no fim da minha argumentacao?

    Pq são inócuos, mas já rebati os acima, e vc mostrou que não leu nenhum deles ou é mau-caráter para extrapolar significados que não estão no texto.

    vou repetir:
    Alem disso, pra finalizar, varias referencia do NT a Jesus como Senhor sao citacoes do AT, as quais empregam um dos nomes hebraicos para Deus: At 2.20,21 e Rm 10.13 (Jl 2.31,32) ; 1Pe 3.15 (Is 8.13).
    Tem muitas passagens ainda do NT que usam a mesma palavra “Kyrios” tanto para designar Deus Pai – Mt1.20; 9.38;11.25;At17.24; Ap4.11) como o Filho, Jesus – Lc2.11;Jo20.28;At10.36;1Co2.8Fp2.11;Tg2.1;Ap19.16.

    Vc mesmo se respondeu, κυριου (transliterado Kyrios) significa “supremo”, mané.

    from kuros (supremacy); supreme in authority, i.e. (as noun) controller; by implication, Master (as a respectful title):– God, Lord, master, Sir.

    Fonte: http://www.htmlbible.com/sacrednamebiblecom/kjvstrongs/STRGRK29.htm#S2962

    Não passa de um modo de atestar o poder supremo (ou uma bruta puxação de saco). E vc mesmo disse: Se refere a Deus, se refere a Jesus, MAS NÃO AO ESPÍRITO SANTO. HAHAHAHAHAHA

    FATALITY!!!!

    veja tb esses textos, em q nao se sabe quem é o Pai e quem é o Filho – At1.24;2.47;8.39;9.31;13.10-12 …Rm 14.11.

    Fugindo do assunto. A questão é o espírito de Porco Santo. 😀 (eitcha desespero!)

    andre, eu afirmei exatamente que nao exite mesmo mencao de Cristo no AT?

    Não, de qq forma, ele não é citado. Fim.

    e pq ele aparece so no NT?

    Adendo da Igreja Católica aos livros judaicos que compõem a Tanakh.

    como eu disse: revelacao progressiva. Vc nunca viu nada sobre isso? vou ter q sair mostrando pra vc q na Bíblia a revelacao eh progressiva? Isto em vários e vários aspectos!

    Opinião sua. Um deus omnisciente não precisa, já que incumbiu profetas de fazer isso. E pq os profetas não prefetizaram Jesus? Sim, pq ele NÃO CUMPRIU nenhuma das profecias messiânicas.

    “Porém, Klaas Runia [9], professor do Seminário Teológico Reformado Holandês, crê que Gn 1:26, indique a Trindade.(…)”.

    Este trecho é tirado da seguinte fonte: Trindade, in KEELEY, Robin. Fundamentos da Teologia Cristã. Editora Vida, pp. 109-116.

    Uma edição cristã. Pq os teólogos judeus não vêem assim? Talvez pq eles entendam mais de hebraico que o seu pastor que apenas CRÊ que há referência à Trindade, mas o plural majestático era sim, usado pelos judes, o que não significa que eles o usaram na elaboração da Torah.

    Vc deve estar se perguntando o que eu quis dizer com isso. Simples, a Torah é uma grande ópia de livros religiosos mais antigos.

    Donde vem todo este material? O povo hebreu vivia numa região onde se cruzavam muitos povos e civilizações. Este facto originou um inegável intercâmbio cultural entre eles. Os impérios que dominaram a Mesopotâmia e o Egipto, assim como as civilizações da Fenícia e de Canaã, são a fonte literária e histórica do GÉNESIS e do AT em geral.

    É inegável que nos 11 primeiros capítulos se encontram abundantes elementos dessas culturas, incluindo alusões a certos mitos da Suméria, da Babilónia e de Ugarit, especialmente aos poemas da Criação, Enuma-Elish e Atrahasis. O poema de Gilgamesh está também presente no relato do Dilúvio. Muitas vezes, os autores do Génesis colocam-se em polémica aberta contra os mitos pagãos, como no caso de 1,1-2,4a.

    Fonte: http://www.paroquias.org/biblia/?m=4&n=1

    Assim, fora apenas um Ctrl+C/Ctrl+V dos mitos alheios. Simples. 😀

    Afirmei que teologia nao se faz com textos soltos, aim cmo nos dois estamos fazendo, pq se trata de uma compreensao de soteriologia tb.

    Fugindo pela esquerda.

    ao se retirar a divindade de Cristo, que esqei de dizer q tb perdoava pecados.., se distorce o sacrificio vicario, pq fica a pergunta: o q entao morreu la? um semi-deus? um najo? nao esqece q isso seria incoerente com Hb1! O mesmo vale pro ES!

    Pena que eu invalidei tudo o que vc disse.

    ah andre. esqeci de dizer isto tb: os evangelhos foram escritos, por seus autores, com o objetivo, em geral, de atestar a divindade do Messias ok?

    E falharam miseravelmente. Aquele pessoal que Constantino contratou para formar a Bíblia fez um trabalho bem porco.

    Qndo vc pega Joao pra estudar o ES, vc esta pegando um artigo sobre carro pra atestar a exitencia de moto!

    Blá Blá Blá

    Veja lá no fim de joao pq foi escrito o evangelho!
    Veja o propósito de Lucas no incio de seu evangelho. Veja la a genealogia de Jesus no inicio do evangelho e as citacoes dos profetas em relacao a ele.

    E vc veja que Jesus não onstruiu o terceiro Templo Sagrado, não levou todos os judeus de volta à Terra de Israel, não introduziu uma era de paz mundial. Como tá lá escrito: “Nação não erguerá a espada contra nação, nem o homem aprenderá a guerra.”

    gênero literário de evangelho:
    não visa apenas apresentar um relato biográfico de Jesus, mas também o que ele representa atualmente para as comunidades, para a sua vida e fé, esperança e amor.

    Não é muito diferente desses livros de auto-ajuda, que só ajuda aos autores. Não é melhor que Moby Dick ou outro livro ficcional. E vc tá desviando do asunto. Me mostre onde o Espírito de Porco Santo é mostrado como uma entidade em separado.

    Assim, por exemplo, o livro de Marcos ou de Joao pode ser enquadrado no gênero de evangelho pois apresenta a história de Jesus na forma de um testemunho que, antes de ser biográfico, visa proclamar a presença, a messianidade e a divindade do salvador.

    E fracassaram. Eles deviam ser péssimos judeus, pois não conheciam a teologia judaica.

    veja: presenca e messianidade.. ai vc qer fazer uma teologia em cima disso, fica ruim ne?

    Depois de eu ter aniquilado suas afirmativas, sugiro que vc vá estudar mais. A propósito, toma vergonha e nada de colocar comentários com apelo à multidão. Posts assim são eliminados. Quer pregar? Compre um pedaço de madeira e pregos.

  98. Andre, eh lamentavel q vc seja tao arrogante em seus argumentos. porem, nao sera isso q o tornara dono da dervade.
    continuando… vc disse:

    “João 16:8-11
    E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim. Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis; ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado.

    Eu não vi onde é mencionado que o Espírito de Porco Santo é mencionado.”

    Se vc tivesse lido o q diz antes, veria q Jesus se refere ao Conselheiro. qem eh este? Jo 16.7. logo em seguida diz q ele convencerá… “convencer” não é uma característica humana?

    vc disse:

    “Eitcha ignorância! Não existe o 14º versículo no capítulo 13 da primeira epístola aos coríntios. Vai estudar

    ‘foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis, que não é permitido a um homem repetir. Desse homem eu me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas.’

    Aqui ficou patente sua brutal ignorância. A passagem não tem nada a ver com a discussão. Vc está se candidatando a perder o direito de postar neste blog.”

    vc nao pensou q eu podia ter trocado as referencias antes de julgar-me andre?

    Corrigindo…
    Veja:
    1Co 12.4-6
    2Co 13.14
    Nao vou argumentar sobre eles, so qero q leia, e ja q vc sabe d+, como vc os ve?

  99. se vc olhar como jeudeu, de fato nao ira ver nenhuma profecia sobre Jesus. ai vc parte de outra perspectiva. nao qeira aplica-la ao cristianismo.

  100. Andre, eh lamentavel q vc seja tao arrogante em seus argumentos.

    Azar o seu, lindão. Não tenho obrigação de te amar, nem perdoar suas imbecilidades.Vc conseguiu refutar as análises dos trechos? Não. Então, filhote, dane-se vc e sua opinião ao meu respeito. Típida Justificativa Religiosa 31 – Tu és arrogante.

    porem, nao sera isso q o tornara dono da dervade.

    Sinta-se à vontade de humilhar este ímpio, postando suas refutações sobre minhas análises dos textos. Mas, jamais conseguirá.

    Se vc tivesse lido o q diz antes, veria q Jesus se refere ao Conselheiro. qem eh este? Jo 16.7.

    E se vc não tivesse problemas de leitura, teria visto que eu mencionei o Consolador no texto acima. Vai estudar. Mas, eu te faço o favor de postar de novo.

    Jesus afirma explicitamente em João 14:28:: “Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.”

    Jesus afirma categoricamente em João 13:16: “Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.”

    Deus, que enviou Jesus (Seu Filho) é, portanto, obviamente, maior do que Ele, que, repetidas vezes, como em: João 5:37: “O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma.”

    Também o espírito Consolador é inferior ao Pai, uma vez que também seria enviado por Ele, segundo informa Jesus em João 14:26: “Mas o Consolador, o espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”

    Jesus afirma e o Paulo confirma na epístola a Coríntios, que Deus, o Pai, é maior do que tudo e todos em João 13:29: “Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai.”

    I Coríntios 15:27-28: “Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.”

    Se o espírito Santo fosse realmente uma terceira e distinta pessoa divina, nada poderia justificar sua omissão e ausência em textos bíblicos.

    Jesus é o CONSOLADOR. DUUH!!!!!

    logo em seguida diz q ele convencerá… “convencer” não é uma característica humana?

    Mais uma prova. O Espírito de Porco Santo não é uma pessoa. 😀 (o que eu adoro nesse pessoal é que eles mesmos refutam a si próprios hehehe).

    vc nao pensou q eu podia ter trocado as referencias antes de julgar-me andre?

    Eu pensei que vc não sabe citar nem o seu livreco. Prova de pouco estudo e muita pregação.

    Corrigindo…
    Veja:
    1Co 12.4-6

    Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

    UM espírito, UM Senhor, UM DEUS. Alguém viu a menção de algo separado de Deus? Só vc.

    2Co 13.14

    A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós, Amém!

    Claro como água. A graça de Jesus, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo (que provou-se estar em Jesus e Deus, segundo as passagens.

    Não fala que o Espírito Santo existe como separado, mas uma COMUNHÃO entre vc, e o espírito de Jesus, que é o mesmo espírito de Deus. Fim!

    Nao vou argumentar sobre eles, so qero q leia, e ja q vc sabe d+, como vc os ve?

    Tudo detonado. Vc inventou um monte de subterfúgios, postou passagens nada a ver, fez um dramalhão. E o que provou? NADA!

    se vc olhar como jeudeu, de fato nao ira ver nenhuma profecia sobre Jesus. ai vc parte de outra perspectiva. nao qeira aplica-la ao cristianismo.

    Ô, lindinho, Jesus era o que? Budista? Não fale asneiras. As profecias devem ser analisadas mediante o estudo da Torah. E os teólogos provam que Jesus Jóquei de Jegue não cumpriu nenhuma. Das que eu postei, quais ele cumpriu? NENHUMA!

    Ademais, um dos quesitos propostos pelos Reformistas foi a abolição da Trindade. Os Ortodoxos tb a rejeitam. Logo, não é uma premissa apenas judaica que a Trindade é cristã. Pq ela tem base que Jesus é o Messias e não é o caso. Os Reformistas não o vêem como um deus, mas como o filho dele, com a Santidade proposta pelo sopro (vontade) de Deus.

    Se vc não entendeu, vá estudar. Sua participação no Blog foi encerrada. Aproveite o tempo e vá estudar e não postar besteiras.

    FIM

    ===/===/=== MITO DETONADO ===/===/===

  101. Passei 5 anos em uma igreja e uma certa vez criou-se uma confussão, todos foram contra mim, porque eu queria saber sobre a trindade eu dizia que Jesus eram 1 pessõa Deus outra e o Espírito Santo uma 3 pessõa só que eles diziam que não, que eles eram na verdade só uma pessõa, só que eu não sou facíl de levar no bico e não cedi aos ensinamentos deles, sai dali chocada pois percebi que aquele povo não raciocinava, que eles acreditavam na realidade é em papai noel, na bela adormecida, eu hein! sai, e sou feliz vivo hoje a vida que Deus me deu e sigo o verdadeiro ensinamento que ele nos deu… “conhecereis a verdade e a verdade vós libertarás”. Hoje sou livre.

  102. Com relação ao Espírito Santo, qual a razão principal de Jesus afirmar que todo pecado será perdoado, mas o pecado contra o Espírito Santo nunca será perdoado?

  103. Bem, na verdade a existência do denominado espirito santo, ou mesmo da trindade, da ressurreição de cristo e outros dogmas dependem unicamente de fé, sem questionamentos, uma vez que não podem ser demonstrados na realidade.Quanto a deus, não se pode provar a sua existência ou não, embora eu fique com a segunda hipótese.Na biblia sempre jesus diz: o pai e eu, e somente uma ou duas vezes se refere claramente a santissima trindade. Esta, segundo a “história” foi criada no império de Constantino, O Grande, bem como a Divindade de Cristo, que foi decidida no voto, não unânime.

  104. Trindade não é biblica
    A biblia nunca disse: que O jeová do velho testamento é uma pessoa de carne e osso. mas que Deus é espirito.
    A Biblia não diz que: jesus e Deus são duas pessoas distintas.
    mas a biblia diz que: o jeová do velho testamento “SENDO ESPIRITO”desceu e andou entre os Homens em um carne humana chamada “JESUS” e que este jesus, e o pai “ESPIRITO” eram UM SÓ.

    Trinitarianos querem provar que estevão viu “Jesus e Deus”

    Se estevão viu “jesus e Deus”a biblia estará se contradizendo pois em João 1:18 Diz que:

    DEUS NUNCA FOI VISTO POR ALGUEM, O FILHO UNIGENITO QUE ESTÁ NO SEIO DO PAI ESTE O FEZ CONHECER.

    Atos 7:54,60 Estevão não diz:”eu vi jesus e Deus” ele bem o sabia que nenhum homem pode ver a Deus, e que ninguem jamais o viu. as escrituras são repletas de versiculos que citam que Deus é invisivel.
    João 1:18, 1 Joaõ 4:12.Deus é invisivel col.1:15, 1tim.1:17,heb.11:27, 1tim.6:16 quando encontramos alguem que afirmavam te-lo visto no velho testamento, era apenas,teofanias angelicais ou materializações temporarias.
    O QUE ESTEVÃO VIU REALMENTE FOI “JESUS Á DESTRA DE DEUS”.
    O que quer dizer então a expressão: ” a destra de Deus?”
    leia exodo 15:6 Moisés e os isrraelitas afirmaram ter visto a “DESTRA DE DEUS DESPEDAÇAR OS EGIPSOS”o que viram eles realmente?
    Nada a não ser o poder de Deus em sua manifestação.
    ai esta .jesus estava sentado sobre este poder ‘nada de trindade
    nisto”.

    eles querem provar que jesus estava em genesis 1:26

    eles argumentam que a palavra “FAÇAMOS” significa que as três pessoas distintas estavam lá fazendo o homem.
    mas o verso imediatamente subsequente diz:
    CRIOU POIS “DEUS” (não os Deuses) O HOMEM A SUA IMAGEN (não as suas imagens)

    Em joão 1:3-10 vemos claramente que a criação foi, Obra de (UM SER DIVINO)..O MUNDO FOI FEITO POR ELE. (isto porque joão sabia que o jesus do novo testamento era o mesmo jeová de genesis 1:26)

    Em isaias 44:24 Deus disse que fez tudo sozinho.

    amigos a verdade é que devemos crér como está na Biblia S.joão 1 verso 1:no principio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.

    se você observar “o verbo (jesus) estava com Deus. parece que ha duas pessoas ai. mas o verso aseguir diz:E O VERBO ERA DEUS.
    é o mesmo Deus todo tempo. não ha trindade na biblia.
    OH você poderá me dizer que jesus prometeu que enviaria “OUTRO CONSOLADOR”
    mas ele tambem disse “EU ESTAREI COM VOSCO ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS.
    Ora quando paulo encontrou com ele no caminho de damasco
    ele já era uma coluna de fogo outra vez, a mesma coluna de fogo que apareceu para moises na sarça ardente.
    e o que ele disse a saulo? ele disse “eu sou o outro Deus pai de jesus?”
    não não não!. ele disse “EU SOU JESUS A QUEM TU PERSEGUES”

    O BATISMO

    Falando do natural um homem pode ser “PAI” de alguêm “FILHO” de alguêm.mas não e por isso que este homem deve ser duas pessoas.
    A biblia diz que: Deus e PAI,FILHO E ESPIRITO SANTO.mas nunca diz que ele é trino.
    em nenhum relato biblico você encontrará os apostolos batizando alguêm em nome do PAI,FILHO E ESPIRITO SANTO.todas as vezes que eles batizaram ou ensinaram alguêm foi usado o nome de jesus Cristo.

    PORQUE ELES FIZERAM ISTO?

    A pergunta é: porque eles fizeram desta maneira,se o Senhor Jesus Cristo Ordenou em Mateus 28:19 que era para Batizar em nome do PAI E DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO.
    A resposta é simples e clara os apostolos sabiam que o nome do “PAI” não era “PAI” este pai tinha um nome isaias 42:8 EU SOU O SENHOR. E ESTE É O MEU NOME.encontrado o nome do pai ficou facil achar o nome do filho.Mateus 1:21

    E dará à luz um “FILHO” e chamaras o seu nome jesus. Ora encontramos o nome do “PAI” e do “FILHO” e falta encontrarmos o nome do espirito santo pois “SANTO É O QUE ELE É “mas ele tem um nome. atos 2:36: saiba pois com certeza toda a casa de isrrael que, a esse jesus, a quem vós o crucificastes,Deus o fez SENHOR E CRISTO.

    ai esta amigo. o nome do espirito santo é “CRISTO” a unção sobre jesus, ao qual este cristo não é outro senão o mesmo Deus jeová, pois em S.mateus 1:18 diz que maria concebeu do “espirito santo”portanto este e o mesmo senhor de Isaias 42:8 CRISTO o espirito santo.

    por isso em atos 2:38 os apostolos ensinaram que o batismo deve ser em nome do SENHOR JESUS CRISTO e não só ensinaram como todos os relatos encontrados na biblia sobre batismo foi feito no NOME DO SENHOR JESUS

  105. Sabe Onde é que se encontra a trindade? EU VOU MOSTRAR SÓ PORQUE MUITAS PESSOAS FICAM DIZENDO QUE ELA NÃO EXISTE:
    O NOME DELA É: TETULIANO,CONSTANTINO,E ATANAZIO.KKKKKKKKKKK

  106. EU NÃO ACREDITO QUE DEPOIS DE A BIBLIA FALAR 812 VEZES QUE DEUS É UM SÓ TEM IDIOTAS ACREDITANDO QUE ELE É TRINO PELO AMOR DE DEUS CRIEM VERGONHA SEUS CATOLICOS MENTIROZOS.VOCÊS MATARAM OS CRISTÃO DA IGREJA PRIMITIVA QUE CRIAM NO DEUS UNICO DA BIBLIA PARA COLOCAR UM FUNDAMENTO NÃO BIBLICO QUE NEM VOCÈS MESMO SABEM EXPLICAR; ME MOSTREM ONDE ESTA ESSA MERDA DESTA PALAVRA TRINDADE NA BIBLIA E ONDE A BIBLIA DIS QUE DEUS E TRINO SEUS DOIDOS

  107. Calma Rubsom!
    heaheahehaeheaheah
    concordo; mas vc vai ter um ataque do coração daqui a pouco… heahaeheahea

  108. Vou orar por você e creio que o Pai, o Filho e o Espírito Santo (A Santíssima Trindade) irão convertê-lo. RS….

    Paz do Senhor para você!!!

  109. Senta e espera.

  110. Apagaste a verdade, seu trouxa condenado…

    Só pra ti calar essa boca, e silenciar teus pensamentos, novamente eu coloco a verdade…

    João 10.30 ” Eu[Jesus falando] e o Pai[Referindo a Deus] somos UM”
    Então >>> ” Eu e o Pai somos UM” João 10.30

  111. Também rebatido. Aí só tem DUAS figuras, seu analfabeto. TRIndade são três. 😀

    Meu sobrinho de 5 anos depois te explica a diferença. 😉

  112. Prefiro esta TRINDADE:

    DINHEIRO, MULHER E CERVEJA.

  113. AS PROVAS CONTRA A INERRÂNCIA BÍBLICA EXISTEM. Olha o que encontrei na página de uma igreja batista (antes dela ter apagado):

    AVISO ÀS IGREJAS DO BRASIL

    Peço que tenham calma, pois o assunto que vou expor é bastante complicado. Já fui católico (infância) e protestante (adolescência), conheço em boa parte a Bíblia.
    Farei aqui um ataque à hipocrisia que separou de forma oculta o mundo atual e continua achando que sairá vitoriosa. Nesse meu exercício, que mais parece uma grande queda de braço, fui afrontado com a seguinte máxima: “A Bíblia é sagrada e ninguém pode contra ela”.

    Existe um grande escalão de sacerdotes do ocultismo que se camuflam de cordeiro e suas famílias receberam dedicatórias (homanagens) nas traduçõees da maioria das Bíblias. Hoje vou deixar um exemplo aqui: O nome Jesurum (que pertence a nobres famílias européias) entrou na Bíblia por volta de 1890 (idade contemporânea), só que nesta data os meios de comunicação eram muito precários. Como consequência muitas Bíblias não receberam o nome Jesurum, o que levou discórdia a muitos impressores, pois se tratava de um nome que não constava em nenhuma Bíblia antes de 1890, seja ela hebraica (Yeshurum), católica, protestante ou quaquer Codex antigo.
    O leitor que tiver 2 ou mais Bíblias, impressas em diferentes datas, como por exemplo, de JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA pode analisar a presença ou não de Jesurum em Dt 32:15, 33:5 e Is 44:2. Faça a comparação de uma Bíblia velhinha para uma Bíblia nova, observe as datas das diferentes impressões. Devo salientar que a obra que os Irmãos iram ver no link abaixo pertence a Biblioteca Nacional e foi escrita pelo o punho de João Ferreira de Almeida em 1681. Trata-se do capítulo 1 de Lucas. Almeida escreveu Elisabeth (Lc 1:5-7) hoje só se vê Isabel, nome que também começou a ser introduzido na Bíblia de Almeida (e muitas outras) por volta de 1890. Para conferir a obra rara clique aqui http://purl.pt/12730/1/P128.html

    AS TRADUÇOES SÃO CONFIÁVEIS?

    Niccolò Marlemi foi um dos primeiros tradutores da Bíblia para o idioma italiano e seu trabalho, concluído em Veneza, data de 1490 servindo de base para os cristãos falantes deste idioma. Nesta Bíblia é clara a presença do nome Iesu, com as flexões Iesus e Iesum.
    Em 1574 é feita outra tradução para o ITALIANO em Veneza e desta vez o nome introduzido foi Giesu (também com as flexões). Posteriormente o nome a configurar nas Bíblias em idioma italiano passa a ser Gesu (flex. Gesus e Gesum).
    Concluímos portanto que no mesmo idioma ITALIANO, de 1490 em diante, temos Iesu, Giesu e Gesu. Os defençores desta lambança dizem se tratar de traduções, mas o problema é que não existe tradução de ITALIANO para ITALIANO e nomes próprios não se traduzem, se transliteram (preservação dos fonemas). Para quebrar ainda mais este cristal os ESCRITORES CRISTÃOS do Século de Ouro do Enciclopedismo Europeu (q.v.), utilizando fontes do século XIII, citam Gesum (umas das flexões de Gesu) como o nome de uma arma gaulesa. Muitas armas gaulesas davam aos soldados uma lembrança da entidade ESUS http://www.chronarchy.com/esus/aboutesus.html a mesma entidade que foi encontrada em 1710 num altar debaixo da Igreja Católica de Notre-Dame. O mais comprometedor é que o nome IESUS só começa a aparecer por volta do ano 1200, ou seja, depois da iniciativa para a construção de Catedral de Notre-Dame (1163), pois antes nas Bíblias só se via os termos Ihs, Ihu, Ihus e Ihum. Conclusão: construíram Notre-Dame sobre o altar de ESUS, aguardaram um tempo e divulgaram o nome IESUS. Este nome Iesus pertencia a muitas famílias nobres medievais muito antes de ser introduzido na Bíblia. Apartir do século XV muitos hebreus são obrigados, POR LEI, a ter os nomes Iesu, Ieshurum, Iesurum, Bixorda, Morena entre muitos outros considerados uma afronta para os ensinamentos hebreus.
    Voltando mais no passado na Gália Belga temos o topônimo VOGESUS ou VOGESUM (lembrar de Gesum já descrito) citado como um monte no livro Bello Gallico (livro 4, capítulo 10) de César. Não podemos esquecer também do bispo BLAESUS que teve seu nome mudado para S. Braz. BLAESUS existiu muito antes de Iesus aparecer nas Bíblias. São todos nomes derivados de ESUS e não adianta fechar os olhos para isto. ESUS era cultuado na bruxaria junto com Cernunnos muito antes de 1450 (tempo da primeira grande caçada aos bruxos) e hoje a grande bruxaria só pode pronunciar Cernunnos aos iniciados. ESUS pertencia aos bruxos e não à Igreja, sendo assim a caçada aos bruxos foi inevitável.
    Observem algumas evidências de Esus aqui.

    Com base nas provas existentes foram violados Mt 5:18 e At 4:12 em quase todas as Bíblias existentes.

    ELISABETH e ISABEL – Personagens distintas

    Segue agora uma seqüência com as BÍBLIAS ESPANHOLAS (ou castellanas, como queiram) que consultei:
    Bíblia Castellana em Linguagem Simples (2003), Castellana (2003), Dios Habla Hoy (Deus Fala Hoje) (1996), A Bíblia das Américas (1986, 1995, 1997), Nova Versão Internacional (1979), Reina-Valera (de 1960 e outra de 1995), Reina-Valera Antiga (de 1569 e outra de 1602) e Bíblia Castellana Latinoamericana (1972).
    Para aqueles que separam o ESPANHOL do CASTELLANO percebe-se claramente que nas versões acima temos as duas “línguas”.
    Das 10 versões acima citadas, todas têm o nome Elisabeth exceto 3:
    Bíblia Castellana em Linguagem Simples (2003), Dios Habla Hoy (1996) e Bíblia Castellana Latinoamericana (1972).
    Estas versões possuem o nome Isabel, são aparentemente recentes e têm o mesmo idioma das outras 7 versões. Trata-se de um segundo crime, pois desta vez, em determinas Bíblias dentro de um mesmo idioma houve a alteração de Elisabeth para Isabel. O pior é que se sabe que havia outro nome antes de Elisabeth. Voltando ao assunto vamos para as etimologias:
    -Elisabeth >> EL-ISA-BETH
    EL (Deus em hebraico moderno) + ISA (filho de ALAH, equivalente a Jesus) + BETH (casa em hebraico).
    -Isabel >> ISA-BEL
    ISA (filho de ALAH, equivalente a Jesus) + BEL (Baal, dono e senhor no hebraico).
    Como pode-se ver ISA é a única palavra em comum, o que torna os 2 nomes (Elisabeth e Isabel) bem diferentes. Este ISA foi introduzido no texto bíblico pelos antigos teólogos para tentar atrair uma parte do povo árabe.

    Conclusão: Por mais simples que sejam as alterações, não se deve pensar como uma simples banalidade. As Bíblias estão alteradas propositalmente e não adianta fechar os olhos para isto.

    RAINHA ISABEL DE PORTUGAL

    Isabel de Aragão nasceu no palácio de Aljaferia, na cidade de Saragoça, onde reinava o seu avô paterno D. Jaime I. Era filha de D. Pedro, futuro D. Pedro III, e de D. Constança de Navarra. A princesa recebeu o nome de Isabel por desejo de sua mãe em recordação de sua tia Isabel da Hungria, duquesa de Turíngia. O seu nascimento veio acabar com as discórdias na corte de Aragão, pelo que o seu avô lhe chamava “rosa da casa de Aragão”.
    Isabel faleceu a 4 de Julho de 1336, deixando em testamento grandes legados a hospitais e conventos. O povo criou à sua volta uma lenda de santidade, atribuindo-lhe diversos milagres e a santa foi canonizada em 1625.
    Muito depois destes eventos deu-se a introdução do nome de Isabel em algumas Bíblias. Antes dos resultados desta canonização o mesmo não era encontrado em nenhuma Bíblia, ninguém fazia menção da igualdade entre Elisabeth e Isabel e não existiam escritos sobre esta igualdade. Todos os escritos sobre a sinonimia entre Elisabeth e Isabel são muito posteriores ao evento da canonização de Isabel.

    Parece simples, mas é bastante para concluir que as Bíblias contêm erros que se caracterizam em alterações propositais.

  114. Um sit intitulado e que refere-se a si como cético não poderia ser tão dogmático. O termo cético não vm do grego skpisis que significa exame? Filosofia não deve ser afirmação, mas diálogo. Convencimento é para religião ou para a “política”.

  115. Falou e não disse nada. As evidências estão aí. Se vc não acredita nelas, não me importo em absoluto.

    Mesmo pq, vc não provou nada. 😉

  116. HE , HE! Voltei!
    Naõ tem resposta ?

  117. Bom, atualmente sou um ateu, por motivos pessoais e por exploração, por minha família toda ter sido enganada, nós abandonamos a Igreja Assembléia de Deus, desperdicei 14 anos preciosos de minha vida com essa merda toda! Falando do assunto em questão, a Trindade não resiste a um exame honesto da Bíblia(salientando que não creio na Bíblia), e nesse quesito os cristadelfos e testemunhas de jeová estão certos quanto à sua interpretação(apesar de eu não partilhar essas crenças), quero dizer com tudo isso que os trinitaristas são um bando de coitados, ou seja, qualquer um que acredita em Deus não passa de um coitado, um frustrado, antes eu era um ser desprezível que obedecia à regras impostas por pastores, hoje sou mais eu, e fodam-se os crentes se quiserem me xingar, cuidado que eu fiz pacto com o capeta e ele vai pegar vcs, seus crentes de merda!

  118. André,vc tem um grande,conhecimento Parabens…!!!!!!!Contra fatos não existe argumentos.

  119. Acho desnecessário explicar o que já foi amplamente defendido e comprovado na história, a doutrina da Trindade. Aceite e creia quem quiser.
    Gostaria só de comentar o trecho seguinte:
    ” Para eles, Deus não é um ser pessoal, ou seja, Deus não é uma pessoa, mas três pessoas. Não são 3 deuses, nem uma só pessoa, mas um Deus Composto, um Deus-Tríplice, ou Deus-Triúno. Complicado? ”
    De fato complicado… Se subsistir em três pessoas não é ser pessoal, fica complicado de saber o que é ser pessoal. Só não é pessoal o que não pessoa, seja quantas forem, uma, duas ou três. Mas se é uma, duas ou três pessoas é pessoal, óbvio.
    Minha professora de hebraico na sinagoga tinha a mesma dificuldade. Uma dificuldade com o numeral “um” (´echad). Ela sempre dizia que este numero só se referia a uma unidade monolítica, única. Contudo, em Gênesis 2:24 esta palavra é usada para se referir ao casal como “uma só carne” . Assim, é uma casal, mas são duas pessoas. É um e são dois, são dois e é um. Complicado, né?!
    Novamente, ou casal é um e subsiste em duas pessoas ou esta relaidade, ” casal” , não existe, porque para existir em uma pessoal só é impossível, não é casal, e duas pessoas serem dois casais (como dois deuses acima) piorou mais ainda…
    Pelo pressuposto do articulista já dava para imaginar o restante do texto… ficou desmacarada a ignorância (no sentido acadêmico)!

  120. O texto mostra que o Espírito Santo não é uma segunda entidade e sim apenas uma das qualidades (ou “poderes”, caso queira) de Deus. Assim, sua assertativa é um LIXO! Não banque o idiota. História não prova NADA sobre entidades sobrenaturais. Se prova, mostre aí uma prova que Deus existe, mediante a HISTÓRIA.

  121. Concordo em gênero, número, caso e pessoa com o seu brilhante estudo. Esta santíssima trindade não existe, como de resto Jesus Cristo nunca existiu.

  122. Prezado André… Concordo em grande parte com tudo que você disse acima neste tópico… Alias não consigo acreditar como que você com todo esse conhecimento não crê em Deus… Mas não vamos entrar neste mérito.. Como, pra mim, o assunto é importante.. Gostaria de colocar algumas poucas passagens a favor da Divindade de Cristo, para que você possa me explicar… Por exemplo: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). “Deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre” (Romanos 9:5). ou “Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:7-9). Agradeco qualquer comentário seu…

  123. Alias não consigo acreditar como que você com todo esse conhecimento não crê em Deus…

    Exatamente pelo fato de eu conhecer sua Bíblia que eu SEI que tudo aquilo não passa de besteira. Uma coisa é não acreditar NO SEU deus, mas isso não faz de mim um ateu (não que eu acredite em deuses, mas nunca afirmei que eles não existem, eu afirmo que Jesus não existe e vivo demonstrando as razões para sustentar tal coisa). Em resumo: hinduístas não acreditam no deus judaico-cristão, nem por isso são ateus. Ou são?

    Gostaria de colocar algumas poucas passagens a favor da Divindade de Cristo, para que você possa me explicar… Por exemplo: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6)

    Jesus não ficou conhecido assim. Agora, se hoje alguém chamá-lo assim e referenciá-lo com o que Isaías disse (e Isaías NÃO ESTAVA se referindo a um Deus-Filho ou algo assim) é apenbas forçação de barra. Posso dizer que qualquer deus foi previsto por Isaías.

    “Deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre” (Romanos 9:5). ou “Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”

    Pois é. Jesus era tão bom que os seguidores dele não o viam como deus. Jesus estava transmitindo em FM e os discípulos só captavam em AM. Em suma, mais uma falha de um deus supostamente perfeito. Só que isso não temnada a ver com o artigo. no artigo eu demonstrei que não há Santíssima trindade, pois o Espírito Santo não é uma terceira entidade.

  124. Agradeco sua atenção.. Quero te parabenizar pelo Portal.

    Sempre que necessário estarei por aqui.

    Obrigado.

  125. E o que mais me deixa pasmo é que depois de tanta prova Bíblica de que a trindade é uma crensa absurda ainda tem gente que mesmo assim ainda vem querendo defender essa crensa…rsrsrsrsrsr !!!

  126. Edson…

    É verdade, é claro e transparante que a trindade não existe.. Porém, como busco uma comunhão dentro de qualquer igreja que eu e minha esposa, possamos nos sentir minimamente bem e ja procurei várias, porque infelizmente defeitos todas tem, afinal somos pecadores, mas….. algumas tem muitos…

    Acabo me sentindo um alienado ao afirmar isso(sobre a inexistência da trindade), sendo que é raro encontrar pessoas, Que crêm que Jesus é o caminho a verdade e a vida e que não acreditem em Trindade.

    Inclusive no âmbito familiar, é horrível pois acabamos sendo julgados como “nao salvos”.. Como verdadeiros “capetas”.

    Mas… Oro para que Deus de sabedoria para que todos entendam..

    Abracos.

  127. Olá. Deu pra perceber que, embora o artigo procure desfazer também a doutrina de divindade de Cristo, o foco é o ES. Creio que o autor sabe bem que, mesmo que os evangelhos não sejam enfáticos, e como foi argumentado anteriormente por alguém, servem de fundamento para comprovar a divindade de Cristo.
    Mas, pensando no ES, então, biblicamente, como se pode explicar tantas passagens nas quais ele aparece demonstrando sentimentos ou atitudes humanas (ex: entristecer-se e conversar com Filipe)? A princípio, é preciso admitir-se ao menos que o ES é uma pessoa. Exceto se o autor do artigo provar que não.

  128. Interessante. Um espírito é uma pessoa. Curioso. E eu que pensei que espíritos eram incorpóreos… Ademais, espíritos se entristecem? Isso é uma característica tão humana… Deus é ser humano? Onde fica a onisciência? Tantas perguntas… nenhuma com resposta.

  129. “Interessante. Um espírito é uma pessoa. Curioso”.

    Pois é, mas isto é o que diz a Doutrina da Trindade. Três pessoas com natureza divina. Além de que há registros bíblicos disso, como já mencionei. Então, por que é curioso?

    “E eu que pensei que espíritos eram incorpóreos”

    Não creio que alguém pense diferente disso. Mas porque o comentário? Eu não me lembro de haver mencionado que o ES era corpóreo.

    “Ademais, espíritos se entristecem? Isso é uma característica tão humana… Deus é ser humano? Onde fica a onisciência?”

    Pois é… biblicamente falando, sim! Está lá na Bíblia. Se você não crê no que está lá é outra história. Mas já que você a está usando em seu artigo, então tem que se adequar a seus prórpios métodos. Outra coisa: onisciência não implica desumanidade. Afinal, fomos criados à imagem e semelhança de Deus.

    Agora, eu pergunto: sob o ponto de vista bíblico, o ES é ou não uma pessoa?

    Se você diz que não, então discutiremos isto!

  130. Pois é, mas isto é o que diz a Doutrina da Trindade.

    Em qual parte da doutrina diz ESPECIFICAMENTE que o espírito é uma pessoa?

    Três pessoas com natureza divina.

    Não! Deus é uma pessoa também? Caramba! Como existiam pessoas se o primeiro homem foi Adão, hein? (isso se considerarmos que o mito seja verdadeiro, o que sabemos não ser o caso).

    Além de que há registros bíblicos disso, como já mencionei. Então, por que é curioso?

    É curioso, pq eu refutei todos eles, ou vc não leu o artigo? (pergunta retórica, óbvio que não leu… ou não entendeu)

    Não creio que alguém pense diferente disso. Mas porque o comentário? Eu não me lembro de haver mencionado que o ES era corpóreo.

    Se é uma pessoa, é corpóreo, Zé.

    Pois é… biblicamente falando, sim! Está lá na Bíblia.

    Ela tb fala de dragões e unicórnios, além da Terra ser chata feito pizza e estar apoiada em colunas. Até aí…

    Se você não crê no que está lá é outra história.

    Então vc acredita nos supracitados dragões, unic[órnios etc, certo?

    Mas já que você a está usando em seu artigo, então tem que se adequar a seus prórpios métodos. Outra coisa: onisciência não implica desumanidade.

    Deus é humano? E eu que pensei que ele estaria acima disso (levando em conta que ele exista, o que sabemos não ser o caso)

    Afinal, fomos criados à imagem e semelhança de Deus.

    Semelhança é igualdade desde quando? Ah, bem… então Deus é pérfido, mau caráter e canalha que nem os mais pérfidos seres humanos, certo?

    Agora, eu pergunto: sob o ponto de vista bíblico, o ES é ou não uma pessoa?

    Ele não existe na Bíblia como 3ª entidade, filho. Se vc não leu o artigo, leia de novo. Se leu e não entendeu, leia de novo até entender.

    Se você diz que não, então discutiremos isto!

    Não há o que discutir. Vc tem que refutar os pontos que eu apresentei. Simples assim. Mas, antes, leia as tentativas de seus amiguinhos, para eu não ter o trabalho de repetir tudo de novo.

  131. César,

    Três pessoas com natureza divina??? Bem que eu Li na Bíblia que Deus vagava em meio a sua própria solidão, você tb leu???… Ele deve ter feito Adão de suas costelas pra poder jogar “pedrinhas de gude” ou bafo com folhas de jabuticaba em meio ao paraíso também criado para sí….

    Decida-se, ou Deus é pessoa ou não é… Ou você tem tomado esses chás por aí?? Cuidado pra não matar ninguém…

    E quando fizer menções a Palavra, favor mencionar livro, capítulo e versículo e certifique-se se tratar da Bíblia e não de fábulas…

    Já já tem gente dizendo que o Corinthians não ganha a Libertadores porque tá escrito no Apocalipse, vc não leu??? Tá lá….

  132. André, eu estou discutindo o artigo. Mas, ao que parece, você não está muito consciente do que está tratando em seu artigo. Sua pergunta abaixo mostra muito bem isso:

    “Em qual parte da doutrina diz ESPECIFICAMENTE que o espírito é uma pessoa?”

    Difícil acreditar que você está tentando destruir uma doutrina que não conhece.

    “Se é uma pessoa, é corpóreo, Zé.”

    Zé, não na bíblia. Como a mesma apresenta em diversas passagens, Deus apresenta atitudes e sentimentos humanos. Só porque você não pode vê-lo ele não é uma pessoa, ou não possui personalidade?
    Primeiramente, Zé, é preciso você aceitar o fato de que a bíblia apresenta o Pai, o Filho e o ES com características humanas.
    Se não, então somente Cristo seria pessoa, por se haver encarnado. Assim, ele seria diferente do Pai e do ES. Isso é, teologicamente, incoerente.
    Mas, ao que parece, você não está discutindo teologicamente, mas versicularmente, o que é bem diferente, e obviamente, imprudente.
    Considerando que você quer, de fato, destruir a credibilidade do que há na bíblia, é compreensível que você faça uso de uma hermenêutica fundamentada em versos isolados. Isso é muito comum quando se parte de uma idéia pré-concebida e se usa a bíblia para prová-la.

    André, para informação:
    A bíblia não é livro de história ou geografia. Você, ao que parece, procura desmerecê-la por critérios nos quais ela não se enquadra. a criação, dilúvio e alguns outros relatos não estão ali para contribuir com a pesquisa científica, mas para passar uma mensagem.

    Veja suas afirmações:

    “Deus é humano? E eu que pensei que ele estaria acima disso (levando em conta que ele exista, o que sabemos não ser o caso)”

    “Semelhança é igualdade desde quando? Ah, bem… então Deus é pérfido, mau caráter e canalha que nem os mais pérfidos seres humanos, certo?”

    Sim, ele é tão humano que se fez carne. Mas você, novamente, confunde personalidade com humanidade/corporiedade.

    Não, semelhança não é igualdade, é apenas semelhança. Mas, se vc conhecesse um pouco de teologia, não faria a ingênua conclusão que fez ao dizer que Deus teria os defeitos humanos.

    André, por favor, apenas responda se as passagens que citei apresentam ou não o ES comm uma pessoa (ainda que invísivel), ou seja, com caraterísticas humanas. Admitir essa possibilidade, sob o ponto de vista bíblico, o qual você mesmo ousou utilizar, abala tanto assim sua teoria, ou seu artigo?
    Mas você também pode mostrar que o ES não possui personalidade, se conseguir.

  133. Difícil acreditar que você está tentando destruir uma doutrina que não conhece.

    Isso vc diz. Quero ver provar. :mrgreeen:

    Zé, não na bíblia.

    Ué? Então a chamada “Palavra de Deus”, textos inspirados e toda essa baboseira não menciona isso e vc tem um texto MELHOR? hohohoho, eu adoraria ver.

    Como a mesma apresenta em diversas passagens, Deus apresenta atitudes e sentimentos humanos. Só porque você não pode vê-lo ele não é uma pessoa, ou não possui personalidade?

    Deus possui sentimentos humanos? Isso tá cada vez melhor. Deus vai no banheiro também?

    Primeiramente, Zé, é preciso você aceitar o fato de que a bíblia apresenta o Pai, o Filho e o ES com características humanas.

    Claro que sim. Foi tudo inventado. Só que não fala em Espírito Santo, não.

    Se não, então somente Cristo seria pessoa, por se haver encarnado. Assim, ele seria diferente do Pai e do ES. Isso é, teologicamente, incoerente.

    Hehehehe Tá começando a entender. Que tudo isso é teologicamente um absurdo, é público e notório. Mas é interessante que vc não refutou UM ÚNICO versículo que coloquei. Tsc Tsc.

    Mas, ao que parece, você não está discutindo teologicamente, mas versicularmente, o que é bem diferente, e obviamente, imprudente.

    Ué? Então não possuo usar seu livro religioso? Por que não?

    Considerando que você quer, de fato, destruir a credibilidade do que há na bíblia, é compreensível que você faça uso de uma hermenêutica fundamentada em versos isolados. Isso é muito comum quando se parte de uma idéia pré-concebida e se usa a bíblia para prová-la.

    É uma análise baseada em crítica textual. Claro que eu posso pegar os versícvulos. Agora, se vc não quer que eu use a Bíblia porque ela se mostra frágil e o dogma não foi baseado nela, a culpa não é minha.

    A bíblia não é livro de história ou geografia. Você, ao que parece, procura desmerecê-la por critérios nos quais ela não se enquadra. a criação, dilúvio e alguns outros relatos não estão ali para contribuir com a pesquisa científica, mas para passar uma mensagem.

    Não é o que seus amiguinhos que vêm aqui dizem. Vc já ouviu falar do pessoal da Terra Nova? Eles defendemo período de 6000 anos de duração da Terra. O que o faz ter melhor conhecimento do que eles? Ademais, qual a mensagem que estes textos passam? Deus faz o mundo, ele comete erros, tudo degringola e ele mata a torto e a direito para tentar limpar a cagada que fez. O pior é que tá sempre tendo que fazer isso. Resumo da ópera: Esse deus é incompetente.

    “Deus é humano? E eu que pensei que ele estaria acima disso (levando em conta que ele exista, o que sabemos não ser o caso)”

    “Semelhança é igualdade desde quando? Ah, bem… então Deus é pérfido, mau caráter e canalha que nem os mais pérfidos seres humanos, certo?”

    Sim, ele é tão humano que se fez carne. Mas você, novamente, confunde personalidade com humanidade/corporiedade.

    Se ele se fez carne, quem falou com ele que ele era filho amado? Deus é filho de si mesmo? Tsc Tsc. Não vai por aí que não vai dar certo.

    Não, semelhança não é igualdade, é apenas semelhança. Mas, se vc conhecesse um pouco de teologia, não faria a ingênua conclusão que fez ao dizer que Deus teria os defeitos humanos.

    Não compreendo. Deus tem qualidades humanas. Defeitos é uma qualidade (negativa), logo Deus tem que ter defeitos. Ou não? Quer se decidir? Aliás, o que isso teria a ver? O texto é sobre a inexistência do Espírito Santo como 3ª figura. E mostrei isso biblicamente. Agora, se vc não quer se basear na Bíblia, vai se basear onde, hein? Alguém teve que “inventar” esta teologia. Pode me passar as provas que sustentem suas afirmações?

    André, por favor, apenas responda se as passagens que citei apresentam ou não o ES comm uma pessoa (ainda que invísivel), ou seja, com caraterísticas humanas.

    Não, não representam. Leia o texto de novo, cara. Detesto ter que ficar repetindo as coisas.

    Admitir essa possibilidade, sob o ponto de vista bíblico, o qual você mesmo ousou utilizar, abala tanto assim sua teoria, ou seu artigo?

    Admitir isso significaria mentir, pois estaria inventando um sentido que não está lá. Crente temo costume de ser desonesto e mudar as coisas só para que se encaixe na sua visão. Eu disse, persisto e provo, e ninguém sequer arranhou o meu postulado. Agora, se vc me apresentar PROVAS que o ES é uma TERCEIRA entidade…

    Mas você também pode mostrar que o ES não possui personalidade, se conseguir.

    Leia o texto de novo. Ele não é uma terceira entidade. Fim.

  134. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito Jo 14: 26

    1) Ensina

    Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? At 5,3

    2) Pode-se mentir para ele

    E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Rm 8,26

    3) intercede

    E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção Ef 4,30

    4) pode ser entristecido

    Se estas características não são humanas, são o quê?
    Ele ensina, intercede, pode ser entristecido e alvo de mentiras. Somente uma pessoa, ou seja, algo que tenha personalidade e entendimento pode agir assim. Uma força jamais poderia. Logo, o ES é de fato uma pessoa. Não diga que a doutrina da trindade não diz isso. Está no seu próprio artigo.

  135. O texto é claro: Jesus é o consolador. Qual é o problema com vcs, crentes? Custa ler o texto? E sim, são características humanas. Logo, não são divinas.

    BANG! Tiro no pé.

  136. Ops. Já chegamos a um consenso! Características humanas.
    Então, se o ES possui tais características, pode-se conclui que ele possui personalidade, assim como o Pai e o Filho. Os três apresentam características que os identificam como três pessoas, diferentes. Você aceita isto?

    Creio que sim, como você emsmo admitiu acima.
    Partindo disso, vou apresentar, agora, um texto bem interessante de apocalipse:

    “9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
    10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
    11 E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
    12 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.” Ap 5.9-12

    Quem, na bíblia, é identificado como cordeiro? Alguém mais além de Jesus? Não!
    E o mais interessante! O cordeiro é digno “de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças”.
    Se Jesus Cristo, o Cordeiro, não fosse Deus, não poderia receber …honra, glória….

  137. Ops. Já chegamos a um consenso! Características humanas.

    Deixa eu falar beeeeeeeeeeem devagar:

    NÃO EXISTE ESPÍRITO SANTO NA BÍBLIA COMO TERCEIRA ENTIDADE

    Ou vc prova que sim, ou caia fora.

    Partindo disso, vou apresentar, agora, um texto bem interessante de apocalipse:

    Quem, na bíblia, é identificado como cordeiro? Alguém mais além de Jesus? Não!

    A passagem não diz isso. Eisegese é tática vagabunda e desonesta. Não mude o significado das palavras.

    E o mais interessante! O cordeiro é digno “de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças”.
    Se Jesus Cristo, o Cordeiro, não fosse Deus, não poderia receber …honra, glória….

    Isso não significa que tivesse um TERCEIRA (repita comigo: TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA TERCEIRA) entidade. Simples assim., Vai ter que conviver com isso.

  138. César,

    “Se Jesus Cristo, o Cordeiro, não fosse Deus, não poderia receber …honra, glória….”

    De onde você tirou isso??? Não passe do limite do razoável, do real e da lucidez…

    Só pode ser glorificado se for Deus???

    Muito propício para você não colocar o versículo 13, que assim diz:

    5:13 – Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.

    Aquele que está sentado ao TRONO (Deus) e ao Cordeiro (Jesus)…

    Pessoas diferentes!!! Gããã…. Vai falar que você esqueceu de ler o 13????? Difícil explicar né?? Ai você achou melhor cortar ???

    Ou tava todo mundo muito louco e viram duas pessoas ??? Ahhhh… isso justifica até três pessoas… a do meio, a da esquerda e da direita, deve ter sido à partir disso que criaram a trindade…

    Tudo até que faz sentido.. hahahahah

    Depois nós aqui é que manipulamos pegando pequenos trechos… O contexto bíblico não faz referência NENHUMA ao que vocês chamam de trindade…

    Fraco! Tenta outra.

  139. Interessante que seu artigo não traz toda essa ênfase na TERCEIRA entidade. Isso é um sinal de que você está ficando espremido. Ao invés de argumentar sobre o texto de apocalipse apresentado, limitou-se a fazer acusações, e sem provas.

    Mas não se apresse. Trata-se da teoria do estripador: a coisa vai por partes.

    Já vimos que o ES é uma pessoa, e, assim, distinto do Filho e do Pai, que são pessoas diferentes.

    Já vimos também que Cristo é Deus, e, sendo pessoa distinta do Pai, há, pelo menos, duas pessoas de natureza igualmente divina. Obviamente, isto não implica dois deuses, como você afirmou antes, pois, do contrário, apocalipse e outros textos não trariam Cristo como Senhor, pois representaria uma contradição para os próprios autores bíblicos. Como se verifica, eles não tinham nenhuma dificuldade com o assunto.

    Assim, a quase totalidade de seu artigo foi derrubada, visto que você gastou muito tempo tentando provar que Cristo era menor que o pai.

    Vamos então para sua válvula de escape: “Não há terceira entidade”.
    Como dito acima, sendo o ES uma pessoa diferente das demais que compõe a trindade, a questão agora é se ele possui ou não natureza divina.

    Mas, antes de proseguir, gostaria de saber em que você fundamenta suas objeções e acusações às conclusões apresentadas acima.

  140. Interessante que seu artigo não traz toda essa ênfase na TERCEIRA entidade. Isso é um sinal de que você está ficando espremido. Ao invés de argumentar sobre o texto de apocalipse apresentado, limitou-se a fazer acusações, e sem provas.

    Trazer, traz. Se vc não sabe ler, a culpa não é minha.

    Já vimos que o ES é uma pessoa, e, assim, distinto do Filho e do Pai, que são pessoas diferentes.

    Na sua opinião. Em nenhum momento é dito isso taxativamente no texto bíblico e muito menos ao observarmos o texto em grego.

    Assim, a quase totalidade de seu artigo foi derrubada, visto que você gastou muito tempo tentando provar que Cristo era menor que o pai.

    Eu não precisei provar isso. O próprio Jesus falou. Mas será que nem mesmo seu livro vocês lêem?

    Vamos então para sua válvula de escape: “Não há terceira entidade”.
    Como dito acima, sendo o ES uma pessoa diferente das demais que compõe a trindade, a questão agora é se ele possui ou não natureza divina.

    Em nenhum momento vc provou isso. E essa BABOSEIRA que espírito é gente é a eisegese mais idiota que eu já vi. Vai falr isso pras tuas ovelhas que são ignorantes. Aqui tem gente que estuda e sabe ler muito bem textos. Diferente de você.

  141. “Interessante que seu artigo não traz toda essa ênfase na TERCEIRA entidade. Isso é um sinal de que você está ficando espremido. Ao invés de argumentar sobre o texto de apocalipse apresentado, limitou-se a fazer acusações, e sem provas.”

    Vocês (que defendem toda essa idiotice de Trindade) não tem prova de nada, vivem da ilusão de achar que podem mediante a uma fé cega, tomar essa ou aquela decisão e criar um dogma sem fundamento… Sobre os versiculos apresentados… Você é fraco… esqueceu do 13 que separam O Cordeiro e Deus…. FRACO! Colocam o peso da falta de fé ou da falta de inspiração espiritual em quem não concorda com uma loucura dessas.

    “Mas não se apresse. Trata-se da teoria do estripador: a coisa vai por partes.”

    Olha o Jason…. E limiti-se na sua incapacidade de provar seu dogma furado.

    “Já vimos que o ES é uma pessoa, e, assim, distinto do Filho e do Pai, que são pessoas diferentes.”

    Quem viu???? Nem você acredita de fato que conseguiu provar isso..

    “Já vimos também que Cristo é Deus, e, sendo pessoa distinta do Pai, há, pelo menos, duas pessoas de natureza igualmente divina. Obviamente, isto não implica dois deuses, como você afirmou antes, pois, do contrário, apocalipse e outros textos não trariam Cristo como Senhor, pois representaria uma contradição para os próprios autores bíblicos. Como se verifica, eles não tinham nenhuma dificuldade com o assunto.”

    Cristo é Deus ou não??? Natureza igualmente divina??? Para com o chá… isso faz mal…
    Quem cria dificuldades são vocês… Onde está escrito Trindade na bíblia?? Quem criou o termo??? Onde está escrito que Jesus é Deus… Mas sem manipulações??? E le o artigo inteiro pra não colocar coisas que já tentaram…

    “Assim, a quase totalidade de seu artigo foi derrubada, visto que você gastou muito tempo tentando provar que Cristo era menor que o pai. ”

    Olha … Então pela sua teoria…. Deus é tão egoísta que deixou Jesus, ele mesmo, sentado do lado dele mesmo… Ai quando alguem chama Deus, os dois olham ??? Pegadinha do Malandrooo… HUAhuAHUAHUHUAhuAhuA … E você realmente é muito fraco ao tentar provar algo…
    Tenta … conversa com alguém que entende melhor seu dogma e traz mais fundamentos… alguma passagem bíblica que não seja tão furada quanto a apresentada.. Já vi pessoas mais esforçadas…

    “Vamos então para sua válvula de escape: “Não há terceira entidade”.”

    Mas não há 3a pessoa.

    “Como dito acima, sendo o ES uma pessoa diferente das demais que compõe a trindade, a questão agora é se ele possui ou não natureza divina. ”

    Que trindade… To achando que o Chá é pouco já… Não viaja..

    E prosseguir com o que??? Você não le o artigo, não vê que a bíblia não fundamenta seu dogma, a não ser com o uso do chá, não expõe nada que prove e ai vc quer inverter o jogo ???

    Vai assistir novela da Globo, tem uma de espíritos lá…. Alias se voce fosse espírito vc queria encarnar na Juliana Paes ou na Vivi Fernadez??? Ou o espírito é a Juliana Paes??? Nossa a Ju Paes é Jesus, a Ju Paes é Deus??? Soh falta isso … Vai la ver a novela, que metade dos Cristãos acham que é realidade, afinal se até em Trindade acreditam, papai noel e coelinho fica fácil… Já tentou pintar quadros??? Pode ser útil pra passar o efeito do chá… Vai que sai algo bonito….

  142. Bem, já percebi que você nem rebate os argumentos que apresentei nem traz nada de novo. Talvez, da próxima, você não se atreva a falar de uma doutrina cristã sem conhecê-la bem. Dá nisso.

    Mas… vamos lá!

    “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” – Filip. 2.5-8”

    Quase todo os textos de João apresentados por você possuem explicação nesta passagem. As afirmações que Jesus fez foram em sua encarnação. Momento em que ele optou por renunciar ao que ele de fato é.

    Portanto, “maior” tem o sentido de Oficio, e não de qualidade ou natureza do ser. Quando, por exemplo, Faraó disse a José que em toda a terra do Egito, apenas ele seria MAIOR que José, não significa que ele era maior que o servo de Deus em sua natureza, mas apenas em sua posição. Faraó era mero homem, igual a José.

    Veja, André, que suas citações podem ser explicadas pela prórpia bíblia. Mas por que você não explica a passagem de Apocalipse que eu trouxe?

    mais um texto usado por você:

    “E. quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (I Cor. 15.28).

    O mesmo termo grego, “sujeitar-se”, é utilizado em Lucas 2.51, onde lemos que Cristo estava sujeito a Maria e a José. Ora, será que Jesus era inferior a eles?

  143. Ao sr. Murilo.

    “Só pode ser glorificado se for Deus??? ”

    Claro que sim! A bíblia nãoa admite outra possbilidade. Você já a leu?

    Muito propício para você não colocar o versículo 13, que assim diz:

    Então vamos fazer assim. Eu coloco é o capítulo inteiro, se você quiser, mas o André vai cortar. É só abrir a bíblia e ler. Então, você tras sua objeções ao tecto que apresentei. A gente vê se o Cordeiro é Cristo ou não.

    Só para lembrar:

    “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” Jo 1,29

    “Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” 1Pe 1,19

    E, na mesma citação que apresentei, a quem você acha que se refere a expressão “…Cordeiro, que foi morto…”? A um animal?

    “Aquele que está sentado ao TRONO (Deus) e ao Cordeiro (Jesus)…
    Pessoas diferentes!!! Gããã…. Vai falar que você esqueceu de ler o 13????? Difícil explicar né?? Ai você achou melhor cortar ???”

    Isso mesmo, Murilo! pessoa diferentes sendo glorificadas! Estou tentando mostrar isso para o André já faz um tempo.

    Murilo, nao sei se você é Cristão. O andré não é. Mas não creio que sejam estudiosos da bíblia. Estão metendo o nariz naquilo do que não entendem.

  144. Bem, já percebi que você nem rebate os argumentos que apresentei nem traz nada de novo. Talvez, da próxima, você não se atreva a falar de uma doutrina cristã sem conhecê-la bem. Dá nisso.

    Ou, com certeza, vc está escrevendo um monte de merda, como dizer que espíritos são pessoas, sendo que o texto é claro em demonstrar que não existe o Spritu Santo como terceira entidade. Simples. Não tenho culpa se vc não qeur aceitar isso e fica tergiversando.

    “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” – Filip. 2.5-8″

    Quase todo os textos de João apresentados por você possuem explicação nesta passagem.

    Não explica não, só cria mais um embaraço. Se ele foi “obediente” na cruz, pq ele blasfemou dizendo “Pai, Pai, pq me abandonaste”? Onde está o aparecimento do spritu santo como 3ª enidade que eu não vi?

    As afirmações que Jesus fez foram em sua encarnação.

    Opinião sua. E mesmo que tenha sido assim, não aparece o spritu santo como 3ª antidade.

    Portanto, “maior” tem o sentido de Oficio, e não de qualidade ou natureza do ser. Quando, por exemplo, Faraó disse a José que em toda a terra do Egito, apenas ele seria MAIOR que José, não significa que ele era maior que o servo de Deus em sua natureza, mas apenas em sua posição. Faraó era mero homem, igual a José.

    Se vc usa isso como analogia, acabou de cometer suicídio argumentativo. Tanto na dualidade Deus-Jesus, Faraó-José formam duas pernsonagens.

    Mas, cadê a 3ª, que seria o spritu santo?

    Veja, André, que suas citações podem ser explicadas pela prórpia bíblia. Mas por que você não explica a passagem de Apocalipse que eu trouxe?

    Pq é irrelevante e não mostra o spritu santo como 3ª entidade. Será que vc NUNCA vai entender isso? Não, claro que não vai querer entender.

    “E. quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (I Cor. 15.28).

    O mesmo termo grego, “sujeitar-se”, é utilizado em Lucas 2.51, onde lemos que Cristo estava sujeito a Maria e a José. Ora, será que Jesus era inferior a eles?

    Sim. 😀

  145. Murilo, nao sei se você é Cristão. O andré não é. Mas não creio que sejam estudiosos da bíblia. Estão metendo o nariz naquilo do que não entendem.

    Realmnte, eu não entendo nadinha. Tanto é que vc vai provar que o spritu santo é uma terceira entidade independente.

  146. Ao César:

    “Bem, já percebi que você nem rebate os argumentos que apresentei nem traz nada de novo. Talvez, da próxima, você não se atreva a falar de uma doutrina cristã sem conhecê-la bem. Dá nisso.”

    Você, fala, fala, fala e não fala nada.

    Se você conhecesse de fato não aceitaria uma imbecilidade dessas da Trindade.

    Não prova só acusa…

    ““De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” – Filip. 2.5-8″”

    Primeiro … Vamos a tradução Britânica…

    2 completai o meu gozo, de modo que tenhais o mesmo sentimento, tendo o mesmo amor, acordes no mesmo espírito, cuidando numa só coisa;
    3 nada fazendo por porfia ou por vanglória, mas com humildade considerando uns aos outros como superiores a si mesmos;
    4 não atendendo cada um para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
    5 Tende em vós este sentimento que houve também em Cristo Jesus,
    6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não julgou que o ser igual a Deus fosse coisa de que não devesse abrir mão,
    7 mas esvaziou-se, tomando a forma de servo, feito semelhante aos homens;
    8 e sendo reconhecido como homem, humilhou-se, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

    Tanto na sua tradução quanto na Britânica… Nao se fala em pessoa unica… E segundo:

    MEU DEUS… Novamente voce não coloca o versiculo seguinte que quebra seu argumento.. Depois eu q nao entendo de bíblia.. Ja ta cansando isso …

    9- Por isso também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu o nome que é sobre todo o nome

    Cade a unicidade de pessoas???? Acorda…

    “Quase todo os textos de João apresentados por você possuem explicação nesta passagem. As afirmações que Jesus fez foram em sua encarnação. Momento em que ele optou por renunciar ao que ele de fato é.”

    Jesus, segundo a bíblia eh claramente o Segundo Adão.. o Adão que deu certo… Ele não usou de seus poderes para resistir a tentação e as privações as quais passou…

    “Portanto, “maior” tem o sentido de Oficio, e não de qualidade ou natureza do ser. Quando, por exemplo, Faraó disse a José que em toda a terra do Egito, apenas ele seria MAIOR que José, não significa que ele era maior que o servo de Deus em sua natureza, mas apenas em sua posição. Faraó era mero homem, igual a José.”

    Para de tomar o chá… pq voce nao consegue ter um pensamento centrado.

    “E. quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (I Cor. 15.28).

    Pai e Filho.. Não Deus Pai e Deus filho, que vocês inventam…

    Acha Deus filho pra mim na bíblia… Sem beber o chá.

    “O mesmo termo grego, “sujeitar-se”, é utilizado em Lucas 2.51, onde lemos que Cristo estava sujeito a Maria e a José. Ora, será que Jesus era inferior a eles?”.

    O que isso prova a respeito do assunto do artigo???

    “Claro que sim! A bíblia nãoa admite outra possbilidade. Você já a leu? ”

    E voce já a leu sem o chá…. Trindade??? Que piada.

    Para de esconder versículos….

    “Então vamos fazer assim. Eu coloco é o capítulo inteiro, se você quiser, mas o André vai cortar. É só abrir a bíblia e ler. Então, você tras sua objeções ao tecto que apresentei. A gente vê se o Cordeiro é Cristo ou não.”

    Cara… Eu nao disse que Jesus não eh o Cordeiro… Acorda pra vida… não se perca em seus argumentos furados…

    ““No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” Jo 1,29”

    Cordeiro de Deus.. Nao significa que é Deus… Jesus é filho de Deus… é um com o Pai… Do mesmo modo que podemos ser um com o Pai, através de Jesus…. Não são pessoas iguais. Mas esse nao é o assunto do artigo, não desvie sobre o artigo…

    ““Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” 1Pe 1,19”

    Cordeiro não é Deus, é Cristo é o filho…. Vou ter q repetir até quando??

    “E, na mesma citação que apresentei, a quem você acha que se refere a expressão “…Cordeiro, que foi morto…”? A um animal?”

    Sim um animal… Do mesmo jeito que eu sou e que todos somos, dotados de Inteligência.. nem vou entrar no mérito do que seria isso, pq vc ja viaja na trindade, imagina discutindo pneuma… Logicamente existem uns com menos inteligencia, haja visto seu caso…

    “Isso mesmo, Murilo! pessoas diferentes sendo glorificadas! Estou tentando mostrar isso para o André já faz um tempo.”

    Mas voce acabou de dizer, no comeco do seu post, que não pode glorificar se nao for Deus… Agora vc diz que pessoas diferentes sendo glorificadas… Se mata, as drogas estão acabando com você…

    “Murilo, nao sei se você é Cristão. O andré não é. Mas não creio que sejam estudiosos da bíblia. Estão metendo o nariz naquilo do que não entendem”

    O pernóstico e prolixo aqui é VOCÊ…. Que não consegue manter a linha do pensamento e começa a atacar… Voce é muito fraco.. ja vi defensores da Trindade bem melhores que voce…

    E o fato do André ser ou não Cristão não o desqualifica para conhecer ou não a bíblia.. Sendo que conhece mais que você.. Haja visto você acreditar no que você acredita, mané…

    Limite-se a provar sobre o que o Artigo trata… Ou será, com certeza, bloqueado …

    Prove algo baseado na bíblia…

    Cada louco que aparece por aqui…

  147. De fato a trindade não está na Bíblia.

    Nem com uma interpretação forçada das escrituras vc encontra a trindade.

    Só os burros, ignorantes e desqualificados que passaram por lavagem cerebral, que não tem capacidade de pensar, que aceita, engole e acredita nestas mentiras deslavadas.

    A trindade é uma mentira!

    Em João 17:3 o PRÓPRIO JESUS, que estes religiosos dizem seguir, DECLAROU QUE O PAI DELE É O ÚNICO E EXCLUSIVO DEUS VERDADEIRO, e se auto excluiu do conceito de divindade, citando a si mesmo em separado, para diferenciar que Deus é Deus, e ele era ele, o enviado do Pai.

    Nos evangelhos Jesus sempre dizia que o Pai era maior do que ele, que quem ouve as palavras de Jesus e pratica são são os que o amam.
    E só são verdadeiramente seus discípulos aqueles que seguem seus ensinamentos.

    Então as igrejas, todas elas, estão no erro, e ninguém segue a Jesus.
    Pois o homem que é líder espiritual da Igreja e serve a Deus como Sumo Sacerdote a maneira Melquisedeque lá nos céus, intercedendo em favor das ovelhas perante o Pai, sendo Pastor das ovelhas declarou em João 17:3 que O PAI É O ÚNICO DEUS VERDADEIRO.

    E no Apocalipse, Jesus chama Deus de MEU DEUS E PAI.

    Se Jesus tem um Deus, como pode ele ser Deus, em triunidade divina com mais duas pessoas?

    Jamais!

    Ainda mais que temos a declaração de Paulo, que disse em 1ª Coríntios capítulo 8 o seguinte:

    1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.
    2 Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.
    3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.
    4 Quanto, pois, ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
    5 Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
    6 todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.
    7 Entretanto, nem em todos há esse conhecimento;

    ESPECIALMENTE O VERSÍCULO 6, QUE É O MAIS IMPORTANTE AQUI, REFERENTE AO TEMA TRINDADE, REPARE MAIS DETIDAMENTE NO QUE ELE DISSE:

    6 todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.

    ELE DISSE QUE HÁ UM SÓ DEUS, E QUE ESTE DEUS É SOMENTE E ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE O PAI.

    E não só isso, em Efésios 1:17 ele disse:
    “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele;”

    Deus é o Pai de Jesus.

    E em Efésios 3:14,15 disse:
    “Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai,
    do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,”

    E de novo em Efésios e afirma:
    Cap. 4, vers. de 4 a 6.

    4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
    5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
    6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.

    Destaque para o verso 6 que reza:

    UM SÓ DEUS E PAI DE TODOS!

    O Apóstolo Paulo não era trinitarista.
    Pois um trinitário JAMAIS DECLARARIA O PAI COMO SENDO O ÚNICO DEUS.

    Se ele fosse trinitarista, diria em Coríntios e em Efésios que o Deus dele Era o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

    Sem contar que em cada início das suas cartas, ele sempre mensiona apenas o Pai e o Filho, dizendo:

    DA PARTE DE DEUS, NOSSO PAI, E DA PARTE DE JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR.

    A expressão DA PARTE DE, denota pessoa, um ser.
    Ele nunca fala do tal espírito santo como pessoa da divindade.

    NUNCA ELE DISSE:
    “DA PARTE DE DEUS, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO”

    OU:
    “DA PARTE DE DEUS, NOSSO PAI, E DA PARTE DE JESUS CRISTO NOSSO SENHOR E DA PARTE DO ESPÍRITO SANTO NOSSO CONSOLADOR”

    ELE NUNCA DECLAROU ISSO!

    Sem contar que no Apocalipse Cap.1 Vers. 1 diz que Deus revelou as coisas para Jesus, e que Jesus repasssou a um anjo, e este por sua vez transmitiu a revelação a João!

    Se Jesus é Deus, então porque ele não é Onisciente?
    Porque o Pai precisa revelar ao Filho se o Filho é Deus e igual ao Pai em poder, gloria, etc?

    Veja a mentira desmentida aí!

    Isso sem mencionar que Jesus disse que o dia e a hora do julgamento divino ninguém sabe, NEM ELE PRÓPRIO, NEM OS ANJOS DO CÉU, MAS SOMENTE O PAI DELE QUE SABE!

    Daí os teologos inventaram a teoria que Jesus era Deus feito homem, e que ficou totalmente homem no corpo de homem e abidicou-se de sua onisciencia nos momentos em que esteve na terra glorificando o Pai.

    Mas se esqueceram de Apocalipse 1:1 onde ele já estava em sua glória celeste ao lado de Deus e não era Onisciente!

    E os mesmos teologos que afirmam que Jesus estava limitado num corpo humano pelo tempo e pelo espaço, são os mesmos que afirmam que nas passagem em que Jesus sabia do que se passava nos corações dos fariseus e sabia da moeda na boca do peixe que Pedro pescou, eles falam que Jesus é Deus porque o texto prova a Onisciencia.

    Ora ora…
    E o texto que mostrei onde ele declara que não sabe dia e hora, mas só o Pai sabe?
    Este prova que ELE NÃO É onisciente!
    E ainda mais o Apocalipse 1:1!

    Sem contar que em 1ª Corintios 11:3 Paulo disse:

    “Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.”

    Se Deus é cabeça de Cristo, como que Jesus é igual a Deus?
    Como é Onisciente?
    JAMAIS!

    Em 1ª Coríntios 15:24 disse assim:

    “Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder.”

    Paulo fala aqui que DEUS é o PAI, e que Jesus entregará o reino para seu Deus e Pai.

    Como pode uma pessoa da “santíssima” trindade não ter o mesmo pode e direitos que as outras?
    No dogma da trindade, declaração de Atanásio, diz que os três são iguais em tudo.
    E que não há submissão de ninguém nem hierarquia na divindade.

    E pelo que lemos na Bíblia, não é isso que Jesus e Paulo ensinam!

    Principalmente João 17:3, é o maior de todos os textos, pois FOI O PRÓPRIO JESUS CRISTO QUEM AFIRMOU, mas que os religiosos teimam em CONTRARIAR O PRÓPRIO CRISTO!

  148. André, eu apenas necessito de que você aceite o fato de que o ES possui personalidade. Se não possue, então, por favor, explique as passgens que trazem características pessoais referentes a ele.

  149. E eu estou esperando vc provar que a Bahia o Espírito Santo é uma terceira entidade.

  150. “”André, eu apenas necessito de que você aceite o fato de que o ES possui personalidade. Se não possue, então, por favor, explique as passgens que trazem características pessoais referentes a ele.”

    Necessita porquê??? Se não eh uma pessoa você quer que o André prove que ele tem personalidade, ou melhor, que ele é uma pessoa???

    Você quer que ele prove o que você não conseguiu??

    Ai Ai viu …

    Pára com o chá…

  151. O Pai não precisou materializar-se na bíblia para ser reconhecido como uma entidade autônoma, que possui personaldade. O mesmo vale para o ES.

    “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” Ef 4,30

    O ES pode ser entristecido.

    “As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” 1Co 2,13

    O ES ensina

    “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” At 13,2

    O ES fala.

  152. O Pai não precisou materializar-se na bíblia para ser reconhecido como uma entidade autônoma, que possui personaldade. O mesmo vale para o ES.

    Opinião sua, não embasada pelo texto bíblico. Seu livro disse para não alterar o sentido, sob pena de vc ser amaldiçoado. Cuidado, hein?

    O ES pode ser entristecido.
    O ES ensina
    O ES fala.

    Isso não o faz ser uma terceira entidade. Tempo esgotado. Vc não provou nada. Banido!

  153. Eu avisei …

  154. O incrível de tudo isso… É que Isaac Newton, não acreditava na Trindade.. Provou q ela nao existia.. Quase foi morto pela igreja católica, por isso..

    E tem evangelico que ainda acredita nisso.. Os católicos inventaram isso assim como outros dogmas absurdos e tem gente q diz que entende da bíblia e acredita numa imbecilidade dessas.

  155. E sobre Nexton… dos 2min e 20s em diante.

    Ateh

  156. A sorte de Newton é que ele era inglês, e a Igreja Anglicana sempre se opôs ao catolicismo.

  157. E antes que apareça outro louco igual, tentando provar, sem provar…

    Vai os fundamentos BÍBLICOS de que a TRINDADE, NÃO existe.

    Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria. (Números 23:19).

    Então, Deus não é homem nem filho do homem. Logo, Jesus que foi homem não pode ser Deus.
    Deus define-se no tempo e no espaço:”Eu sou o primeiro e eu sou o ْúltimo. Fora de mim não há Deus.” (Isaías 44:6).

    O Criador define-se como único:”Não terás outros deuses diante de Mim” (Exodo 20:3).

    Só o Senhor é Deus e não há nenhum outro além dEle. (Deuteronômio 4:35).

    “O SENHOR vosso Deus é o único.” (Deuteronômio 6:4).

    Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o SENHOR é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há. (Deuteronômio 4:39).
    (…) que todas as pessoas da terra saibam que o Senhor é Deus e não há nenhum outro. (I Reis 8:60).

    Acaso há outro Deus fora de Mim? Não conheço. (Isaías 40:8).

    E, quando tudo lhe estiver sujeito, então também o próprio Filho renderá homenagem àquele que lhe sujeitou todas as coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos. (Coríntios 15:28).

    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (João 17:3).

    Enquanto ensinava no templo, Jesus exclamou: Ah! Vós me conheceis e sabeis de onde eu sou!… Entretanto, não vim de mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou, e vós não conheceis. (João 7:28).

    E o Pai que me enviou deu testemunho a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram a sua face. (João 5:37).

    Quem quiser refutar os argumentos acima, ou melhor tentar, será bem vindo!.

  158. Apocalipse 22:12 a 18 , Deus disse que é o Alfa e o Ômega e Jesus tbm disse …

  159. Ihhhhhh comecou novamente..

    Nego cita parte de uma passagem e fala sem citar a outra….

    E além de tudo foge do artigo.

    Se o César Cielo diz que é o melhor e eu digo que sou o melhor, eu sou César Cielo??? huahuahuahua Isso sem considerar o contexto que nunca tem importância para quem quer provar o que não se tem como provar….

    ZzZzZzZzZzZzZzZzZzZzZ

  160. Ahhh Detalhe…

    Apocalipse Cap 22 de 1 a 3

    1 ¶ E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
    2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
    3 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.

    Uns não colocam o fim e outros colocam o começo… Mas cortam justo a parte que separar as pessoas..

    Que coisa…

    Ta escrito Deus e o Cordeiro… Duas pessoas… Tenta outro argumento… Fraco.

  161. com base no que li e eu uso do termo da hermenêutica. EM MATEUS 28:19 RELATA TRÊS PESSOAS O PAI O FILHO EO ESPÍRITO SANTO E EM JOÃO: 14: 16,26 O PRÓRPIO JESUS RELATA ESSA A TERC. PESSOA COMO PROMESSA DE ENSINAR LEMBRAR EM FIM, COMO FORMA DE PROFUSÃO. PODEMOS NOTAR QUE A CAPICIDADE DE DESENVOLVER TAIS AÇÕES TEM QUE SER VINDO DE DEUS E TEM QUE SER ELE PRÓPRIO EM PESSOA.(SANTISSÍMA TRINDADE) A COORTATIVA ELA POR SI SÓ DECLARA ISTO( QUANDO MANIFESTA A VONTADE DE UM SÓ (ÚNICO) Deus ñ (deus). APELA PARA O AUXILIO DE OUTRA PESSOA COM QUEM ELA SE IDENTIFICA. (O ERRO É DE VCS Ñ? OU VCS VÃO COLOCAR A CULPA AGORA NA REGRA DA LÍNGUA PORTUGUESA?)

  162. Mateus 28:19 – πορευθεντες ουν μαθητευσατε παντα τα εθνη βαπτιζοντες αυτους εις το ονομα του πατρος και του υιου και του αγιου πνευματος

    πνευματος significa “Espírito Santo” onde? Mas se lermos o versículo anterior, temos:

    Mateus 29:18 – E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

    Dado APENAS a Jesus o poder. Onde está mencionado o Espírito Santo?

    No versículo posterior temos:

    Mateus 28:20 – Ensinando-os a guardar todas as coisas que EU vos tenho mandado; e eis que EU estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

    Se retirarmos o versículo 19 do texto, temos o que se segue:

    E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

    O texto flui normal, o que demonstra que o versículo 19 NÃO ESTAVA ali antes.

    Sobre João 14:16, que alega o “outro” Consolador (em grego αλλον) é o Espírito Santo., O que é embaraçoso, pois o próprio texto b[ilbico traz as palavras anteriores de Jesus em, João 10:29-30: Aquilo que meu Pai ME deu é MAIOR do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um.

    Por que não mencionou o outro Consolador?

    Em João 15:26 é dito: Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim. [em grego: οταν δε ελθη ο παρακλητος ον εγω πεμψω υμιν παρα του πατρος το πνευμα της αληθειας ο παρα του πατρος εκπορευεται εκεινος μαρτυρησει περι εμου]

    Proceder, em grego (vc sabe que temos que analisar em GREGO e não em português, né?) é escrito εκπορευεται, que significa “sair de” (Mateus 4:4 usa a mesma palavra εκπορευεται para falar da palavra que sai de Deus . Logo, o “Espírito Santo” continua sendo o que sempre foi demonstrado aqui: a força, sopro, vontade, espírito DE DEUS e não uma terceira entidade.

    APELA PARA O AUXILIO DE OUTRA PESSOA COM QUEM ELA SE IDENTIFICA. (O ERRO É DE VCS Ñ? OU VCS VÃO COLOCAR A CULPA AGORA NA REGRA DA LÍNGUA PORTUGUESA?)

    Só que o texto diz que o “auxílio” não veio de OUTRA pessoa e sim DE DENTRO do próprio Deus. Vai estudar grego, vai. :mrgreen:

  163. André: PERFEITO!!!

    Elson:

    Não está escrito Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo em lugar nenhum da Bíblia… Como prega a trindade.

    Lembrando sempre que segundo a bíblia podemos ser um com Deus, da mesma forma que Jesus é um com o Pai, através dele. Por isso ele morreu por nós.

    O Espírito Santo é o Espírito de Deus agindo, simples assim.

    O Espírito de Santo pode agir em você… Isso não significa que Deus age em você, porque Deus lhe
    dá a livre escolha.

    Mas enfim, vai tentando uma hora você percebe a verdade.

    Deus é Deus e pronto. Jesus é filho e o Espírito Santo é o Espírito de Deus.

    Abraços.

  164. Estes crentes levam tudo por traz…

    Este artigo não fala “DEUS NÃO EXISTE” contesta simplesmente a santissima trindade pois afirmar esta coisa n faz sentido.

    Vcs tem a bibíblia como base, acredite em DEUS, sim!.

    Porem, admita q a santissima trindade é uma invensão, caso contrario haveira citações na biblia.

  165. Esta muito claro so fica em duvida ou alienado com atrindade quem quer ficar com essa ideia fixa.

  166. Eliseu, e a sua posição quanto à Trindade?

  167. Bem, complementando um pouco. Na Bíblia, a expressão original em grego referente ao Espirito Santo é “Pneuma Divino”. Pq os escritores usariam esse termo? Acho que tem uma correlação com o Logus, utilizado pelo evangelista São João em: ” No princípio era o verbo (logos). A relação está no fato que na Época em que os evangelhos foram escrito, a corrente ou escola filosófica mais popular e mais difundida era o Estoicismo. Ou seja, os escritores bíblicos queriam dar um tom de racionalidade aos seus textos. Na concepção estóica o Logos era Deus, a inteligência divina que comandava o Cosmo, não era personificação, era apenas a razão que há por trás das coisas existentes. E o Logos atuava no mundo material como um pneuma (vento, ar) perpassando todas as coisas e sustentando-as.
    Moral da história: Pq que os inspirados pelo Altíssimo em sua Santa Inspiração recorreram a terminologia de uma corrente filosófica totalmente materialista e que já existia a mais de 400 anos na época dos escritos. Acho que eles nem sabiam o que estavam dizendo e resolveram enfiar esses termos na bíblia. Simples, pegaram algo já consolidado no mundo grego para explicar algo não consolidado, Cristo, Espírito Santo (Pneuma divino) e outros. Ou seja, plagiaram os Estóicos e nem tiveram vergonha de que se tratava de uma conceituação materialista. O deusinho incompetente.

  168. Toda esta confusão sobre a trindade tem um simples ponto chave: “o novo testamento”. Não existe trindade, Espirito santo não é terceira pessoa , tem varios comentarios de pessoas que andam com a biblia nas mãos mas caminham em trevas, defendem acirradamente a trindade, amigos, considerai que o livro sagrado , as escrituras sagradas são somente a TORAH e o TANAH a lei e os profetas. A salvação é á LEI e os Profetas, se não falarem segundo essa palavra jamais vereis a Alva. o Novo testamento é composto de apenas relatos, cartas, e documentos dos fatos que aconteceram, as viagens e experiencias de Paulo,nada mais e alam disso foi adulterado e falsificado por Irineu Bispo de Roma, que ficou incumbido de montar e formar o “novo testamento”. Na brit Hadashá os escritos originais do novo testamento não constam nenhuma palavra que apoiam tres deuses ou trindade. Espirito Santo é a presença do Pai , não é um terceiro elemento celeste ou divino, tríades divinas existem em todas as civilizações antigas e o cristianismo ocidental criado por Roma, jesus nunca fundou cristianismo nenhum, incluiu no rol de besteiras santas a santissima trindae, doutrina que os protestantes herdaram da igreja mãe – a católica. Por isso todos defendem a tríade divina, estão vestidos de religião cristã mas não vivem a fé verdadeira, por isso Jesus disse: muitos virão em meu nome mas naquele dia eu direi : apartai-vos de mim que não vos conheço..simples assim.

  169. Só acho um ou vários idiotas pessoas como os muitos citados ai acima que passam grande parte de suas vidas se matando de estudar em busca de argumentos que comprovem que algo em que eles não acreditam simplesmente não existe. Estudam mais a bíblia do que qualquer pastor ou padre, etc. acho até que sabem mais a biblia do que muitos judeus que pra eles só valem o novo testamento. São ou não são um bando de idiotas?
    Seja honesto e democratico deixando meu argumento ok.

  170. Pois, é. Quanto mais estudamos, mais temos certeza que tudo aquilo é uma coleção de boçalidades, enquanto que os que não estudam, não leem, não entendem, não sabem apenas acreditam em historinhas de faz-de-conta. Resumindo: idiotas são aqueles que acreditam em qq merda que lhe contem, sem uma única prova.

  171. Incrível como os pregadores Cristãos estão perdidos….

    Muito triste ouvir de pastores batistas, tais como Ed Rene Kivitz, um pregador nato, que o homem é uma obra inacabada de Deus, que Adão está para Jesus, como um boneco de pano está para o Ser Humano… Nos chamou de boneco de pano grotesco…

    Acho que ele se esquece que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança…

    E antes que apareça algum fanático dizendo que é mentira, está o vídeo https://vimeo.com/36362971 ….//(não sei se vc permite links André, se sim ta aí, senão pode tirar…)//

    Fora que é outro que defende essa baboseira de Deus-Pai, Deus Filho…..

    Lamentável….

  172. Olá amigo! Seu texto está cheio de equívoco e faz contradições a ele mesmo. Ore ao Senhor, em nome de Jesus e tenha fé que você vai conseguir entender o suficiente para não ser como as virgens tolas.

    Eu o abençoo em nome de Jesus para que Deus tenha misericórdia de ti.

    “No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e ‘O VERBO ERA DEUS’ ” (Jo. 1:1)

    “ ’NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE ESTE’; de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (Jo. 15:13)

    “Vós não estais na carne, mas no Espírito, se é que o ‘ESPÍRITO DE DEUS’ habita em vós. Mas se alguém não tem o ‘ESPÍRITO DE CRISTO’, esse tal não é dEle” (Rm. 8:9)

    “Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido Felipe? QUEM ME VÊ QUE MIM VÊ O PAI.” (Jo. 14:8-9)

    “Se vós me ‘CONHECESSEIS A MIM, TAMBÉM CONHECERÍEIS A MEU PAI’ ; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.” (Jo. 14:7)

    “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém “VEM” ao Pai senão por mim.” (Jo. 14:6)

  173. OK, mas isso só mostra que temos Jesus e seu pai. O Espírito de Porco Santo não é uma terceira entidade, GÊNIO.

  174. QUEM ESTE ATEU PENSA QUE É PARA COMBATER OS ENSINAMENTOS BIBLICOS HERDADO DOS APÓSTOLOS QUE CONVIVERAM COM JESUS E PASSADO ATRAVÉS DOS SÉCULOS A RESPEITO DA SANTÍSSIMA TRINDADE, E NÃO INVENTADO POR TERTULIANO COMO ESTE APÓSTATA AFIRMA. VAI ESTUDAR A BIBLIA MELHOR, BEM COMO A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO PRIMITIVO ANTES DE FALAR COISAS SEM FUNDAMENTO. rssssssssssssssssssssssss…

  175. Ainda assim, a Bíblia não fala em santíssima trindade. Pode espernear o quanto quiser.

  176. Incrível. Você detonou a trindade de forma brilhante e 5 anos depois, ainda tem gente que vem aqui falar abobrinhas.

  177. há muito tempo ja sabia que trindade não existe.as primeiras igrejas que frequentei como presbiteriana e assembléias de deus acreditam na trindade,isso me confundia e muitos ainda aceitam.mas cristo atraves do consolador me revelou a verdade pois ele é a verdade,não ensinos ensinados pelo homem terreno(teologos).que todos procurem encontrar a verdade mas somente em cristo jesus.amém.

  178. uma palavra : Parabéns

    além de não provarem suas crenças

    são agressivos em não demonstram interrese em ajudar a outros que era o que jesus faziaa.

  179. …E se esses crentes chegarem ao poder? Ja vi que vai faltar estaca para assar ceticos…Lenha não:todo conhecimento cientifico dos ultimos 300 anos vai alimentar as fogueiras restauradoras da Fé….
    Duro nessa gente,Companheiro!

  180. Parabéns Alexandre eles mesmos não conhecem os seus próprios livros de fé, e postão coisas sem noção quando postar algo sobre o meu comentário entre em contato comigo quero ser seu discípulo.

  181. Apenas passando por aqui, para reforçar….

    SANTISSIMA TRINDADE NÃO EXISTE….

    Ou você já leu na Bíblia a palavra Deus encarnado, ou Deus-Filho?

    São invenções de séculos atrás.

    Abraços ao André, parabéns pelos tópicos.

  182. Gostei pois me considero unicista. Creio num unico e discordo da trindade. Ah respeito de genesis. Facamos… Deus estava falando a seus anjos pois os anjos ja tinham sido criados.

  183. A santissima ”trindade” foi um termo inventado pela igreja católica para força os textos Bíblico para fazer com as pessoas aceitassem seus dogmas mas infelizmente muitas pessoas seguindo essas teoria e até mesmo os cara que se dizem teologos ou estudiosos das escrituras sagrada estão adotando esse termo para darem lógicas as teorias sobre sobre Deus

  184. André, você é ótimo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: