Os Anjos: Para que servem?

angel.gifUma das coisas que sempre me chamou a atenção foi a necessidade que Deus teve para criar anjos. Para que um deus todo-poderoso iria querer anjos? – eu sempre me perguntei. Afinal, Deus é omnipotente, omnividente e outros “omni”, não é mesmo? Há algum sentido em um ser hiperpoderoso necessitar de anjos? E não é só na cultura judaico-cristã. Em várias culturas os anjos aparecem. Mas, quem ou o que são eles? Para que um deus (seja ele qual for) necessita de ter anjos? É o que analisaremos daqui em diante.

De princípio, vamos saber mais sobre o que são anjos.

Os anjos estão presentes na mitologia de muitas culturas. Eles seriam, segundo essas mitologias, entidades sobrenaturais a serviço de alguma divindade (tanto boas quanto más). Os mitos sobre estes seres acabam se assemelhando, dado que a tradição oral acabava por ser passada entre os povos. Ou seja, cada povo pegou um pedaço da mitologia do outro e daí construíram as suas próprias, mediante as adaptações inerentes às idiossincrasias de suas culturas.

Bom, a palavra “anjo” deriva do latim, angelu, e do grego, ángelos (αγγελωυ), com o significado de mensageiro. É muito comum usar-se a expressão “oh, fulano é um anjo”, significando que tal pessoa traz boas notícias. Entretanto, anjo mesmo (no sentido que empregamos atualmente) era chamado de “Daimon” (δαιμωυ) pelos gregos, que foi adequadamente corrompido para “demônios” pelos autores canônicos. Ôpa! Interessante, não é mesmo?

Segundo os gregos, eles eram o que se podia chamar de “espíritos da condição humana”, isto é, personificações de vários estados de existência, emoções, ações e moralidade. Os Daimones de moralidade foram divididos em Agathoi (o Bem, Virtudes) e Kakoi (o Ruim, Vícios). Foram classificados Daimones de ação humana e condição semelhantemente como Agathos (Bom, Favorável) ou Kakos (Ruim, Prejudicial).

Vitória de SamotráciaOs nomes deles (ou seria “delas”? Ah, tanto faz. Anjos não têm sexo mesmo) foram simplesmente extraídos de substantivos gregos: Por exemplo, Hypnos é justamente a palavra grega para “sono” (hypnos) determinado por uma letra maiúscula, o Eros é amor (eros), vitória de Niki (niki), e assim por diante. Os romanos traduziram os nomes/palavras para latim da seguinte forma: Hypnos se torna Somnus, da palavra latina para sono, Eros/Amor, Niki/Victoria, etc. À esquerda, a escultura da Vitoria de Samotrácia que representa a deusa Atena Niki (deusa Atena que traz a vitória).

A maioria do Daimones não passava de personificações com pequeno ou quase nenhuma mitologia. Alguns eram porém determinados por uma caracterização feita pelos poetas da época, como no caso de Eris (Senhora de Discussão) e Hypnos (Deus de Sono). Outros similares ao Deus do Amor Eros e Niki, personificando Vitória, ganharam cultos alcançando a dedicação das pessoas e a construção de altares e templos. Acabaram por se tornar deuses assim.

Anúncios

50 Respostas

  1. Parabéns!incrível como você defende o seu ponto de vista,adorei”o dilúvio desmascarado”.Gosto de ler sobre religiao e concordo que a maioria das religioes é uma forma de dominacao.E o que mim deixa triste é a maneira naqual o povo religioso “sacaneiam” a imagem de Deus.Nao tenho religiao,mas acredito em Deus:o que mim faz acreditar?o meu coracao e acontecimentos na minha vida.Nao preciso de bíblia para seguir regras,a lei de Deus estar gravada na conciência e a certeza da existência divina no meu coracao.

    um abraco!

  2. Comentario Patricia – Muitos usam a biblia como pontos de estudos para tentar se basear em algo que sustente suas indagações. a religiosidade acaba prejudicando mas do ponto de vista dos fatos ela confirma o que está acontecendo. Bom na biblia existe uma base firme para o sucesso que os homens sempre estão buscando que tal você ler Josue cap. 1 e seja feliz.
    A nossa luta não e contra carne e sangue (pessoas) mais sim contra as potestades.
    Ps.Todos que ultiliza-se da religião como forma de enganar as pessoas eles estão perdendo a essência maior de Deus.

    No amor em Cristo!

  3. Que tal ler como Deus é infinito amor, lendo Números cap 31? Ou quem sabe Oséias cap 13?

  4. Muito bom,
    ótimo texto haioshiuashiu

  5. “Muitos usam a biblia como pontos de estudos para tentar se basear em algo que sustente suas indagações”

    João e Patrícia, as indagações necessitam é de respostas, que são oferecidas aqui. O que procuram se sustentar, por outro lado, são os raciocínios que oferecem as respostas. E realmente estes se apóiam, em grande parte e na medida do possível, nas próprias Escrituras, o que evidencia as falhas delas. Em verdade questiona-se não as colocações éticas lá escritas, posto serem reprodução do que o homem desenvolveu ao longo dos milênios em benefício de si próprio, segundo suas necessidades, temores, habilidades etc. Diria que isso (a ética) é ótimo, mas não se restringe aos livros “sagrados”, em que se venha a atribuir-lhes exclusividade no assunto.A filosofia e Psicologia estão aí há muito. Aliás, vejo nelas mais poder humanizador. Ao menos não ameaçam com fogo!
    Que tem a ver com anjos isso que tenho dito?
    Pelo que se ouve acerca dos anjos, o mundo devia ser outro.
    Não bastassem as felizes colocações acima, sobre o tema, os dogmas do cristianismo católico asseguram que cada pessoa tem um (anjo da guarda)em sua proteção. Contudo, eles por certo estão muito desleixados no serviço, de outro modo as babaridades, pelo menos com inocentes, seriam evitadas. Não acham?
    João, sinceramente? O anjo, tal qual o espírito santo, está na mente das pessoas. Elas acham que os têm em proteção. E aí não estou seguro de que desse achar não provenha algum benefício! Uma vez que a mente é capaz tanto de matar como de dar vida. Mas, observem, essa figura imaginária é plenamente substituível pelo pensamento positivo. Que protegerá tão bem e ao mesmo tempo tão mal quanto!
    Digo isso, creiam, com a melhor das intenções.
    O homem carece se libertar dos seus “demônios”!

  6. Anjos podem ser entendidos como os Arquétipos da moderna psicologia, ou seja: “os traços da psique humana”.
    Tudo que se relaciona com o ser humano, e isto se extende ao Universo, prende-se a um Arquétipo.

  7. você é o anjo da descrença. a serviço do mal e não sabe. e mas tolos se perdem nos teus caminhos. você não é capaz de conceber nada pois não tem espírito da terra tem espírito dos livros pensa que é importante por contrariar a todos. mas você sente inveja dos bons corações que enxergam a magia da vida.

  8. BUAAAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA !!!!!!!!!!

  9. Para Patrícia…

    Depois de ler seu texto realmente penso que vc não preicisa no momento da Bíblia e sim de um excelente professor de Português, pq seus “mins” estão ecoando em minha cabeça.

    Depois procure ler e entender a Bíblia, garanto que vale a pena, visto dizer vc acreditar em Deus!

  10. E cuidado pq isto é contagiante…

    “Por isto para ‘mim’ deixar este vício é difícil de linguagem é difícil”

  11. Êta enlouqueci..

    Vou precisar deletar todas estas informações…

    hahahahahahahahahahhahahahha

  12. “garanto que vale a pena”

    Mas vocês, hen, Giovana? Se vê um agnóstico, é ateu. Se vê um ateu, é um herege. Se vê alguém que acredita em Deus, mas não tem religião, já querem logo ir arrebanhando pra igreja… Mais dízimo…
    Pára de pregação.

    Respeitaria eu qualquer religião se fosse feita por uma opinião só, e não uma psicopatia coletiva.

  13. Faltou o exú, que costumava ser o mensageiro nas religiões afro-brasileiras antes de ser sinônimo de criatura maligna na IURD

  14. E o que é a bíblia, além de um livro escrito por homens?

  15. Talvez se, somente viver já bastasse.
    Mas é uma característica humana perguntar se de fato, existe alguém ou algo acima de nós, as vezes o preconceito supera o entendimento, fé é algo cego, é ilógico.
    Nós nascemos, estudamos, trabalhamos, casamos, filhos, aposentadoria e morte, tudo já segue um padrão pré-estipulado, parece ser tão vazio.
    O meu pedido, se eu estiver no direito de fazer, é que, evitamos as discussões fúteis, como por exemplo, apontar os erros da mulher, eu entendi, mas pq a mensagem que ela quis passar fosse aquela que todos já estamos acostumados, a crítica já surge.
    Busquemos cada um o que procura, e aqueles que não procuram , que comecem a procurar. Obrigado e fiquem na paz!

  16. E sobre o artigo… ?

  17. Deus é pai?
    Não é mentira, pelo menos na vontade incontida do ser humano em ter alguém mais poderoso que o mesmo para zelar por ele.
    No MEIO DO PERCURSO, por volta de 60000 anos atrás onde o primeiro Homo Sapiens caminhou sobre a terra ele sentiu que o mundo era um lugar hostil e injusto, o lugar dos mais fortes ou mais adaptados. Nesta época ele criou seus primeiros deuses BASEADOs nos animais, que eram fortes e poderosos. Depois esses animais cederam o lugar para o vento, o sol, a chuva, a lua e assim por diante, até que na necessidade extrema de proteção e justiça, clamaram pela maior mentira e improbabilidade do mundo a omnipotência, no lardo estilo INFANTIL, MEU PAI É MAIS FORTE QUE O SEU, MAIS INTELIGENTE, MUITO MAIS MAIOR DE GRANDE e etc…
    O que os anjos tem a ver com isso? Mesma coisa, a necessidade de alguém que cuide de nós, POBRES SERES HUMANOS. Como diria o André, vou reclamar no procon pois o serviço prestado a mim pelo meu anjo da guarda ta uma grande merda.

  18. A biblia foi escrita por povos antigos, patriarcais, perdidos no conhecimento. Mas não estou falando especificamente do periodo anterior a Cristo, pois acho que a biblia tal qual a conhecemos hoje foi “moldada” aos olhos de quem estava no poder durante todo o processo que formou a religião catolica…O que quero mesmo dizer é q não confio no que diz a biblia, nao mais do que aprendi como certo e errado com a sociedade (que pelo menos me mantem vivo, tbm sou dterminista entao nao me importo em seguir regras)…

    Ah, sobre o artigo eu achei interessante, sera q voce sabe o nome dos vinte anjos? Eu gostaria de saber.

  19. Olha Bruno, creio que vc pode encontrar isso no Google facilmente.

    Sugiro este site: http://mrbtata.multiply.com/journal/item/213/NOMES_DOS_ANJOS

    Abraços.

  20. […] Os Anjos: Para que servem?, 2008/04/10 at 11:52 […]

  21. […] Os Anjos: Para que servem?, 2008/05/23 at 10:27 […]

  22. André, você é o cara rsrsrsrsrs

    Quanto aos outros, FOLLOW THE WHITE RABBIT

    Abraços

  23. [[André falando]]

    Meu caro Jansen Lima, isto é, ungido | jansenlima15@hotmail.com | 189.17.84.155

    Sua pregação copy/paste gigantesca não foi aprovada por não ter nada a ver com o texto. Toma vergonha e aprenda a defender suas idéias.

    Eu ainda acho que deva ter alguma na sua cabeça.

  24. I want an image of the Goddess of Victory “Nikki”

  25. Vai ficar querendo, cabeção. A imagem tá aí em cima. Duhhhh

  26. Amigo, infelizmente vc. esta cego…

    Nao deve olhar para textos biblicos com preconceitos, ate pq. muitas coisas sao 100% literais mesmo, e com preconceito e impossivel entender e/ou acreditar…

    Por exemplo, sua visao de DEUS e algo confuso em relacao ao MAL, entenda seu angulo de visao da coisa…

    Vc. acha que Deus e’ Egocentrico ??? Claro que nao, quem e’ Egocentrico, e’ mal…

    Por isso Deus criou anjos, pq. ele e Deus criador…

    Esse tipo de pergunta cai no ridiculo do pq. vc. tem pernas ??? Ora pq. precisa para andar !!!!

    Aprenda a ler os textos biblicos, sem preconceitos mediocres, e com visao de tempo,contexto e finalidade dos mesmos..

    Como dizem os Cristaos, abra seu coracao ou melhor MENTE, para entender as coisas espirituais, coisas que sao de outro mundo….

    Abracos…
    Marcos

  27. Por que deus existe? Pq precisaram criá-lo.

    Adorei seu modo de ver as coisas. Parabéns!

  28. A questão é..
    E se forem mais de um Deus?
    Como vc disse traficantes , varias facções de céus e infernos. Pq n..?
    Cada um lutando pelos seus ideais seguindo as ordens do manda chuva sem contestar.
    Agora se a guerra é dominar mundos , pq n esse aki ser + um campo d batalha?
    Pq n anjos serem extra terrestres muito mais evoluidos q nos..? Sao tao fodas q estao presentes em nossos dia a dia nos influenciando e nem se quer “vemos” eles.
    Ou quem sabe ja fomos dominados e estamos sobre conspiração vivendo nesse mundinho d merda q t faz crescer aprendendo somente o q deve aprender e sendo forçado a trabalhar pra se desgastar e ficar sem mto tempo pra refletir no mundo q cerca a sua volta..?
    Até pq vc ja cresce sendo influenciado a querer bens materiais q na verdade n passam d enfeites em nossas vidas. Não é atoa q boa parte das pessoas são egocentricas e futeis.
    Agora tenha uma visão de anjo e diga q essa especie não é facilmente dominada..?
    Geralmente as pessoas tendem a cair pro lado negativo e superficial das coisas , quem sabe Lucifer e seus amiguinhos ja não dominaram isso aki faz tempo ..
    Ou quem sabe tudo n passa de um teste pra ver as sementes q prestam e separar o bem do mau.
    Afinal .. somos criações de Deus! Então estamos frequentemente sendo vijiados por fiscais para no final n ter sobra d duvidas. Pq Deus vai olhar dentro da sua alma não pro q vc fala.
    Você quando mente só esta enganando a si mesmo.

  29. Vigiados? (com G). Para que? Esse deusinho não é onisciente?

  30. Vigiados? (com G). Para que? Esse deusinho não é onisciente? [2]

    Acho impressionante isso.
    E pra que ele ia querer vigiar?
    Se ele criou a gente com todos nossos defeitos e tudo e tal não deveria chamá-los de pecados.
    Se Deus existe e se ele existe desta maneira… Bem, então ele é a criatura mais tosca de que já ouvi falar. (Blasfêmia!)

    Ah, e sobre o artigo… É, também gostaria de saber pra que diabos (oops!) os anjos “existem” se Deus é bambambam.

    Agora, com licença, vou ligar pro PROCON.

  31. Eu to perdida sem saber o que é real e o que é mentira! Acho q qdo a gente precisa de um apoio precisa crer,mas não quero um alicerce de areia!Quero verdades!Onde posso ter as respostas dessa “farsa”?É farsa mesmo?Quero respostas!

  32. aUHuuAHUHAU achei tdo perfeito…tanto o artigo qnto o debate…por que os anjos foram criados???

    Bom! Eu sou uma pessoa normal…assim como todo mundo…eu por exemplo me interessei por estudar anjos duas noites atrás…pq? eu gosto de escrever…e as opiniões de vocês, assim como o artigo me ajudaram até certo ponto e eu agradeço…

    Eh assim: Deus não nos deu o livre arbítrio?? Então pq vcs teimam em descontar nele por ter criado os anjos para nos vigiar? então para que serviria o livre arbítrio? para usar nossos atos no juízo final? aHUahaUAhauAhuaH isso eh besteira… Leiam Exodo 23,20…lah conta por que Deus nos enviou os anjos…assim como na bíblia ( não um livro de leis que devamos obedecer e sim aprender com as histórias…a bíblia eh como se fosse um “manual de como viver com sabedoria” podem rir, mas eh isso que ela eh ) nela consta o índice analítico…no índice contém uma parte sobre anjos e nessa parte várias citações explicando desde o surgimento e envolvimento conosco.

    Os anjos são mensageiros…como nosso amigo falou…e qual é a função de um mensageiro?? ir “fofocar” pra Deus o que fazemos de errado?? Deus não é papai noel…se eh isso que vcs estaum pensando…Deus mandou os anjos para justamente interceder por intermédio deles nossas orações, preocupações, lamentações e pedidos para Deus…

    Os anjos saum como padres…
    Os padres intercedem o nosso perdão para Deus
    Os anjos, nossas aflições, nossos medos, nossas esperanças, nossa fé.

    Abraços a todos…
    E espero q realmente leia a bíblia…lá contem histórias fascinantes…

  33. Anjos não existem e seu deus muito menos.

  34. Você até pode naum acreditar nele…mas ele acredita em vc…e tenho certeza e de pés juntos q na hora da sua morte vc vai se lamentar ou ao menos dizer perdão e aceito a sua salvação…pq Deus eh taum bom que msm para akeles que o desacreditam, akeles que roubam, matam, pecam ele perdoa, msm no leito da morte…xD~

  35. enquanto isso, pessoas boas e decentes sofrem mortes dolorosas e padecem em hospitais com dores e sofrimentos intensos. Mas seu deusinho gosta de vagabundo. Deve ser por isso que vc o adora.

  36. não acreditava em nada! jamais pensei nisso, isso é tão poderoso a rebelião tinha q acontecer cedo ou mais tarde! para haver separação do trigo do jôio demônio já estão condenados é questão de tempo. André já fui como vc, senti presenças demoníacas, vi assombrações, quase faleci num acidente ajoelhei pedi para um DEUS poderoso me livrar do mal. se está nas trevas a tendência é só cair!

  37. Eu nunca senti presença demoníaca ou assombrações. Se vc sofre de esquizofrenia, não pense que os oiutros tb sofrem.

  38. “Há algum sentido em um ser hiperpoderoso necessitar de anjos?”

    Quem o enganou com a falsa idéia de que Deus “precisa” de anjos ? Deus os criou porque assim o quis.

    Nada de falácias e essa é bem fraquinha.

    ri ri ri

  39. Entendi. Seu deus fez algo fora de propósito porque estava entediado. Ok.

  40. Oi André, por merecimento suas polemicas tem base na sua inteligencia e cultura.Essa historia ou estoria de anjos parece descabida mesmo, afinal nos ensinam ou ensinaram que anjos seriam espiritos mensageiros e bla bla bla mas espiritos…enfim . Todavia em Genesis cap 18 e 19 é relatado que anjos comem bezerro, paes asmos, coalhada, bebem leite, lavam pes juntos de Abraao e depois na casa de Lot. rs .Bem, eu tambem fico perdido nessas estorias todas…..risos….Seriam tais anjos alienigenas? Ou seriam espiritos?Espiritos comem? Defecam? Tem gases? Sera que tem odores seus dejetos? Ai , Ai, sei la cara….Isso parece dar um nó mau cheiroso.kkkkkkkkkkk….abc…..fui

  41. todo criador de algo sempre deixa o manual,para que saibamos como usa-lo,com Deus não foi diferente ele criou a vida ,soprou em o espirito de vida e com isso nos deixou o manual de como vive-la
    esse manual se chama BÍBLIA SAGRADA.quer alguns acreditem outros não essa é verdade e lá podemos encontrar relatos como esse discutido
    a respeito de anjos eu creio que eles realmente existam e que está a serviço do criador,mas para aqueles que não acreditam porque vocês não fazem prova de Deus peça para que ele lhes abra o entendimento ou melhor peça para que ele lhes mostre.
    eu creio no poder de Deus quer você creia ou não.
    FICA NA PAZ!!!
    DEUS TE ABENÇOE!!!

  42. Senhor Deus. Peço encarecidamente que o Senhor acabe com a fome no mundo, faça as pessoas se entenderem, que não haja mais guerras,fome e miséria, pois o amigo aqui em cima disse, e o seu Livro concorda, que tudo o que eu lhe pedir, o Senhor fará. Por favor, Deus, faça com que o mundo não sofra mais, fazendo-o melhor pra se viver.

    Vamos aguardar.

  43. Nossa… mto show o artigo! Suas argumentações são realmente demais, e o mais tosco eh q vc q eh ateu entende mais da Bíblia do q 95% dos q creem nela Oo
    Realmente eu concordo plenamente: se Deus é perfeito pq ele fez anjos?
    Por isso q, baseado nesses e em outros fatos, segundo meu conceito de Deus, ele num eh perfeito e sim imperfeito, pq se fosse, ele nem precisava ter criado nada(pq se eu fosse perfeito, p/ q eu ia criar coisas q soh íam me dar dor de cabeça? Oo) E se imaginarmos q Deus eh imperfeito, fica mais fácil entender o resto!(mas esse eh soh o meu conceito de Deus)
    Mais uma vez parabéns ao artigo e td de bom ^.^
    Abraço

  44. Existem coisas que homem não entende. Independetemente do quê você acha, Deus permanece Deus.

  45. Pelo menos, na sua opinião, é claro.

  46. Bem vejamos,
    Este artigo, mais do que esclarecer sobre um determinado ponto ele transmite mais dúvidas do seu editor do que qualquer outra coisa. Vou tentar ajudar a esclarecer as duas dúvidas mais evidentes, usando figuras e comparações ao nível de entendimento do mesmo. Os anjos são espiritos perfeitos pois foram criados por Deus e para missoes dos mais diversos interesses e níveis dentro do mundo espiritual e material. É como você dentro de uma grande empresa que tem inúmeras tarefas e níveis de responsabilidade. Você sabe o tamanho do mundo visível? Não?? …ninguém sabe! como pode querer entender o mundo que parece que você não conhece? Você sabe para quê serve o sexo? Se souber não preciso explicar se anjo tem sexo. obg

  47. Só faltou vc provar que:

    1) Anjos existem
    2) Deus existe
    3) Deus criou os anjos
    4) Anjos são seres espirituais
    5) Existe um mundo invisível

    Pode começar.

  48. Talvez, os anjos dos meninos e meninas, vítimas do anjo decaído de Realengo, não estivessem cumprindo suas missões de guardar os inocentes, contra o mal.

  49. Olá André, gostei muito do texto e da forma que vc defende sua “crença” ou “descrença”.
    O importante é que vc não postou um texto vazio, fez pesquisas, leu e estudou para falar sobre esse assunto sempre tão polemico: Deus!
    As vezes vejo pessoas defendendo seus pontos de vista, mas sem argumentos concretos como eu vi aqui:
    – Você está sendo usado pelo Diabo!
    – Abra sua mente pra ler a bibila!
    – Blá, blá, blá.

    Hipocritas!
    São os proprios religiosos, principalmente evangelicos, que tendem em fechar a mente pra estudar sobre assuntos espirituais. Se fecham em suas redomas de vidros e se recusam em abrir o leque de pesquisa, se fecham apenas na bibila, e ignoram fatos historicos como por exemplo o imperio Romano ter modificado as escritas originais da Biblia, não sabiam disso? Claro que não! Em muitas igrejas é parte da “doutrina” não estudar demais, não abranger os conhecimentos, só a BIBLIA, BIBLIA, BIBLIA! Mas até onde podemos confiar no que esta escrito? O que é original e o que foi acresecentado? Infelizmente nunca saberemos. E até mesmo sobre os textos originais, foram escritos por homens, mesmo sendo por inspiração divina, o homem erra e sempre tende a “colocar um pouco da sua opnião pessoal”
    Mas voltando a Roma, quando o Cristianismo começou a criar raizes nessa sociedade, que a biblia foi confiscada e modificada, que periodo surgiu logo após? A idade média, mais conhecida como IDADE DAS TREVAS. Sabem por que? Só por uma semana, larguem um pouco a bilbia e estudem HISTÓRIA!

    Eu acho incrivel e eu constatei isso que 90% de quem vai a igreja, não é porque gosta (embora todos finjam que adoram) mas é porque tem medo do fim do mundo e do juizo final. Basta ir a um culto e olhar em volta, vai ver pernas se batendo, pessoas torcendo os dedos, olhando para fora e no relogio, só pensando “Será que meu time ganhou o jogo de hoje?”
    E basta estudar história pra saber que o medo do fim do mundo existe desde sempre, e que os sinas do Apocalipse são catalogados desde a idade antiga. Muitas vezes estes “sinais” são mais fortes do que os sinais de antigamente.
    > Gripe Suina é um sinal do Apocalipse. Tah, mas o que é a gripe Suina perto da Peste Bubonica ou a Gripe Espanhola?
    > Tsunami no Japão! Meu Deus! O mundo ta no fim!!! E o Vesuvio que exterminou uma sociedade inteira?
    Filho contra pai… pai contra filho… assassinatos… adulterios… etc. Acho engraçado falarem disso como se começaram a acontecer ha 10 anos atras. ESSAS COISAS SEMPRE EXISTIRAM DESDE ANTES DA “LINGUAGEM” SURGIR.

    Bem… eu passei mais de 20 anos na minha vida presa na religião Evangelica, serei sincera que ao ler e estudar a biblia me assustava com certas passagens, eu me perguntava (como diz no texto do André) se Deus sabe de tudo o que foi o que é e o que será? Por que ele não impediu? Ou será que já estava tudo planejado? Será que ele criiou Licofer e ja deu pra ele uma personalidade duvidosa? E criou o homem perfeito mas deu a ele a CURIOSIDADE! Pq pra mim, o que fez o homem cometer o primeiro pecado, foi o fato dele ser curioso. Então ja estava tudo planejado? O Diabo, o homem, o inferno… tudo foi criado por Deus! E então? Porem eu não ia fundo naquilo pq era mais simples pensar que era o capeta que estava colocando pensamentos negativos na minha cabeça. Apesar de leituras biblicas, orações e vigilias eu era uma pessoa deprimida. Até que ao abranger meus estudos, eu vi que o erro estava em seguir a uma RELIGIÃO.
    O que vemos em muitos casos, a pessoa adora mais a religião que segue do que ao proprio Deus!

    SIM, EU ACREDITO EM DEUS!
    Eu acho o mundo complexo demais pra ter sido formado por uma explosão!

    Mas eu não acredito no Deus tirano e egosita que é descrito por muitas religiões, que esta disposto a queimar eternamete milhões de almas no inferno!
    Eu me perguntava sobre isso também quando eu era evangélica, me lembro que é dito que quem estara no paraiso poderá assistir o sofrimento dos “não salvos” e eu me analizei na qualidade de “salva” ou “escolhida” e me perguntei: “Será que eu poderia ser eternamente feliz vendo amigos e parentes sendo eternamente torturados?” Se vc se acha capaz de ser plenamente feliz assim, parabéns, VOCÊ É UM RELIGIOSO!
    Outro termo que eu nunca gostei foi esse “Você é um escolhido de Deus” eu ouvi muito isso, no começo era emocionante, depois se tornou estranho. Deus tem seus escolhidos? Então tem aqueles que ja nascem destinados aos céus e outros fadados a ir para o inferno? Segundo algumas crenças, realmente é assim! E então?

    Hoje em dia eu não sigo mais religião, mas gosto de estudar sobre crenças e Teologia! Descobri coisas maravilhosas, como por exemplo a MEDITAÇÃO que é muito condenada por algumas religiões. E vi que não é nada daquilo que falavam, e sim algo que faz bem de verdade. Hoje eu sou realmente feliz, como eu não era tempos atras.

    Eu só penso o seguinte, ninguem pode julgar isso ou aquilo, nem se achar mais importante por ser da religião X ou religião Y. Ninguem é capaz de saber da verdade suprema, ninguem tem uma maquina do tempo pra voltar e saber o que realmente aconteceu ou não, talvez só descobriremos a verdade absoluta depois da nossa morte.

    Me desculpem pelo “Livro” senti vontade de colocar aqui minhas opniões também.
    Se houver erros de português, que eu não seja condenada, afinal, nem revi o texto.

    E ja estou pegando o telefone do PROCON na lista!

  50. conheci seu blog hoje andré, e faço coro a Miah Senti como se esta estivesse descrevendo minha ”jornada” tentarei ser mais como ela.
    Parabéns pelo blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: