Homeopatia desmascarada

homeopathy_bottle.jpgQuase todo mundo já deve ter tomado remédios homeopáticos. Eles são considerados seguros e não causam efeitos colaterais como os remédios da alopatia (medicina tradicional), sendo freqüentemente usados por pais zelosos no tratamente de doenças infantis. No entanto, a maioria das pessoas que utiliza a homeopatia tem apenas uma vaga idéia de como estes remédios são preparados.

Apesar de largamente difundida, a prática da homeopatia tem inúmeros críticos. Sua forma de preparação faz com que os remédios homeopáticos não contenham um princípio ativo químico em quantidades mensuráveis, sendo sua ação baseada em uma suposta transmissão de energia capaz de curar a doença em questão. Este conceito é largamente contestado por não estar de acordo com o conhecimento científico atual e a eficácia deste tipo de remédio ainda não foi claramente determinada por estudos experimentais independentes.

No Brasil, a homeopatia é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, o que faz com que as críticas a esta prática partam, geralmente, de profissionais de outras áreas, como a química e a biologia. Profissionais da área médica que não concordam com a homeopatia são impedidos de criticá-la abertamente devido a seu código de ética.

5 Respostas

  1. 1. Excelente artigo. A explicação mais adequada a “ação” da homeopatia é que ela está ligada a algo que o ser humano traz desde as cavernas: o pensamento mágico.O homeopata é apenas um crente.

  2. Muitas universidades hoje perdeu a noção do seja ciencia. A ciencia tradicional, tem pela frente um grande problema que é a presença muito forte das peseudciências, mantidas por grupos economicos. Acredito ser necessário se dar um passo maior ao combate dessa infermidade, que hoje se alojou nas escolas de todo o mundo. Hoje temos formação acadêmica em artes florais e por ai vai.

  3. Recentemente o consagrado desmistificador James Randi participou de um ensaio extremamente interessante, produzido pela BBC, pesquisando o valor terapêutico da Homeopatia. Conclusão: infelizmente não funciona.

  4. Não estou nem aí se alguém toma pílulas de açúcar porque isso não tem contra-indicação e o efeito-placebo pode acabar fazendo algum efeito mínimo (e médicos sérios são proibidos de usar o efeito placebo, enquanto homeopatas podem, argh).

    O que mais me irrita é homeopatia ser considerado uma prática médica e ainda consumir dinheiros dos impostos que eu pago. Isso é roubo e sou totalmente contra.

  5. Ótima discussão.
    Vejam este artigo:
    http://www.skeptic.com/eskeptic/09-01-14/
    “When they realized that no molecules of the original substance were left in most homeopathic dilutions, homeopaths rationalized that the water must “remember” what it had come into contact with — as in clusters of water molecules somehow holding the memory of their encounters with the allegedly curative substances. Unfortunately, homeopaths have failed to explain how water can remember what it’s supposed to remember, and forget all the other memories of coming into contact with various trace contaminants, elements, bacteria, and whatever else happened to float by at the time.”
    Perfeito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: