A assimetria está nos olhos de quem vê …

Atenção aos criaBURRIcionistas! Abandonar o navio! Abandonar o navio! Lá vem mais um torpedo evolutivo: Um trio de peixes fossilizados resolveu finalmente um mistério evolutivo que em tempos deu que pensar a Charles Darwin. Corre, Sabino! Corre!

Os peixes achatados sempre foram considerados algo um tanto quanto bizarro da natureza, pois ainda que os peixes imaturos tenham os olhos em lados opostos da cabeça, um deles acaba por migrar à volta do crânio antes de o animal atingir a maioridade. No entanto, não tinha sido encontrada qualquer evidência deste processo de desenvolvimento no registo fóssil.

Alguns biólogos evolutivos, incluindo Darwin, já tinham defendido que a característica tinha evoluído gradualmente ao longo de muitas gerações de peixes. Se verdadeira, teriam em tempos vivido peixes achatados intermédios, com os olhos parcialmente deslocados, mas nunca se tinha identificado fósseis desse tipo, o que servia de apoio tanto aos criacionistas como aos que defendem súbitos saltos evolutivos.

Read more »

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: