Hondurenho acha ossada milenar no quintal de casa

ossada.jpgImaginem a situação: vocês estão calmamente cavando uns buracos no quintal de casa (não me olhem estranho, se tem maluco que fica o dia inteiro numa igreja, qual o problema de tansformar o quintal em queijo suíço?) e foi brindado com um…. ESQUELETO!!!

Não, não estou falando do inimigo do He-Man e muito certamente ele não invadirá o Castelo de Greyskull. Andrés García estava construindo um poço no quintal de sua casa e acabou encontrando um esqueleto de milhares de anos, além de utensílios de valor arqueológico.

O achado ocorreu no município de San Pedro Sula, no norte do país, em uma região conhecida por seus sítios arqueológicos. O diretor do Instituto Hondurenho de Antropologia e História, Aldo Zelaya, afirmou que o esqueleto pode ser de três ou quatro mil anos.

“É um esqueleto que está muito completo, é uma descoberta extraordinária, datada de três ou quatro mil anos atrás”, disse Zelaya ao jornal local La Prensa, de acordo com a BBC Brasil.

Zelaya afirmou que é possível que a ossada seja de um membro da tribo protolenca, que viveu na região no período anterior à chegada de Colombo à América. Os restos de cerâmica foram analisados pelo arqueólogo francês René Viel.

Em entrevista ao jornal hondurenho Diario Tiempo, Viel afirmou que os achados datam do período pré-hispânico. “A cerâmica é de um período formativo, de 1.200 ou 1.300 a.C.”, disse.

No entanto, o francês ainda não analisou o esqueleto encontrado no quintal de García para afirmar a idade correta da ossada. O processo de escavação durou uma semana e foi encerrado no sábado. Segundo Zelaya, o próximo passo será terminar a análise dos objetos e expor as novas descobertas em um museu da região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: