Fiéis da Universal processam a Folha de S. Paulo

donkey_adauto.jpgDesde o início desta semana, 28 fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus entraram na Justiça com ações individuais contra a Empresa Folha da Manhã S.A., que edita o jornal Folha de S. Paulo, e contra a jornalista Elvira Lobato. Os processos são independentes — cada um tramita numa determinada cidade ou estado. A informação foi divulgada pelo próprio jornal neste sábado (19/1).

Nas ações, todos os fiéis se dizem ofendidos pela reportagem “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”, publicada pela Folha em de 15 de dezembro. No texto, a repórter Elvira Lobato relatou que, em 30 anos de existência, a Igreja Universal construiu um conglomerado empresarial em torno do grupo. Elvira Lobato informou que uma das empresas da Igreja, a Unimetro, está ligada à Cableinvest, registrada no paraíso fiscal da ilha de Jersey, no canal da Mancha. “O elo aparece nos registros da empresa na Junta Comercial de São Paulo. Uma hipótese é que os dízimos dos fiéis sejam esquentados em paraísos fiscais”, informou a repórter.

Acusação e defesa

Nos processos, os 28 fiéis sustentam que a reportagem “insinuou” que os membros da igreja são pessoas inidôneas e que o dízimo pago por eles é produto de crime. As petições são iguais, com parágrafos e citações bíblicas idênticas.

A ação ajuizada pelo pastor Nalcimar Estevam Araújo, de Jaguarão (RS), representado pela advogada Maristela Carvalho de Freitas, tem 23 parágrafos idênticos ao iniciado por Ailton Cantuário da Silva, de Catolé do Rocha (PB), que é defendido pela advogada Kaline Gomes Barreto. O dano narrado pelas partes é idêntico:

“O autor [da ação] passou a ser apontado por seus semelhantes com adjetivos desqualificantes e de baixo calão, além de ser abordado com dizeres do tipo: “Viu só! Você que é trouxa de dar dinheiro para essa igreja!” “Esse é o povo da sua igreja! Tudo safado!!” “Como é que você continua nessa igreja? Você não lê jornal, não?” “É. Crente é tudo tonto, mesmo.”

Em todos os demais processos, cada um dos fiéis também diz ter ouvido exatamente as mesmas frases provocativas. A maioria das ações foi ajuizada em cidades pequenas, como Santa Luzia (PB), Cajazeiras (PB), Bom Jesus da Lapa (BA), Canavieiras (BA), Bataguassu (MS), Alegre (ES) e Barra de São Francisco (ES).

“Nenhum dos autores foi mencionado na reportagem e não há referência negativa nem aos fiéis da religião nem à Igreja Universal. Não houve nenhum abuso do direito de informação. Sei que sairemos vencedores nessa discussão”, afirmou a advogada Taís Gasparian, que representa a Folha.

Revista Consultor Jurídico, 19 de janeiro de 2008

Anúncios

8 Respostas

  1. processos idênticos? auaehauheauehauhea

    Nossa, não gosto de tirar com a cara dos outros, mas que baita idéia de JEGUE. Com o devido respeito ao animal.

    Cuidado para alguém não passar pelo blog e resolver processá-lo também.

  2. Vinte e oito fiés não. São vinte e oito bestas quadradas que dentre outras milhares garantem a vida nababesca do cão sarnento Edir Macedo.

  3. .
    Crente é tudo tonto mesmo…!

    Nao resta duvidas de que esses crentes sao os laranjas da IURD para moverem processos contra o jornal, sob as justificativas mais estapafurdias.

    Em vez de tentar provar que a reportagem esta errada, da maneira mais civilizada possivel, eles resolvem processar a reporter. Mas nao conseguem provar que ela estava errada.

    Tbem nao restam duvidas sobre a “seriedade” da IURD.

  4. E, sem dúvida, se vencerem o processo ganhando direito à indenização, já devem ter prometido doar tudo a IURD!

  5. […] Fev 9, 2:10 PM — Fiéis da Universal processam a Folha de S. Paulo […]

  6. Eu sempre digo:

    Criar ovelhas é o negócio mais lucrativo no brasil!

    A lã é muito disputada pelos pastores…..

    É por estas e outra que tenho orgulho de ser ATEU…

  7. Lula diz não considerar ameaça à liberdade de expressão ações movidas pela Universal
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que não considera uma ameaça à liberdade de expressão as ações simultâneas promovidas pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) contra o jornal “Folha de São Paulo”.

    “Se escreve o que quer e se ouve o que não quer ”

    A liberdade de imprensa pressupõe isso. Se escreve o que quer e se ouve o que não quer – comentou o presidente, em visita ao gasoduto Cabiúnas-Vitória, na região metropolitana de Vitória (ES).

    Já a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) manifestou nesta segunda-feira “extremada preocupação” com o conjunto de ações judiciais movidas por fiéis e pastores da Igreja Universal para tentar intimidar jornais e repórteres. É o que mostra reportagem de ‘O Globo’ nesta terça-feira.

    Em ações em comarcas de 20 estados, mas com trechos idênticos em alguns deles, seguidores e pastores da Igreja Universal processam a “Folha de S.Paulo” e a repórter Elvira Lobato por causa de reportagem sobre o império empresarial montado por Edir Macedo, fundador da Iurd.

    Pessoas ligadas à Universal também estão processando o jornal “Extra” e seu diretor de redação, Bruno Thys, e a Agência A Tarde, da Bahia, por causa de reportagem sobre ataque de um pastor a uma imagem sacra.

    Fonte: Globo on line

  8. Bando de idiotas esses frequentadores da IURD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: