Pesquisadores criam sistema que lê lábios e converte vídeos em texto

boca_tela.jpgSoftware para rastreamento de movimentos labiais e faciais já está pronto. Protótipo da plataforma deve ser lançado em dois anos.

Um sistema de leitura de lábios que converte vídeos de conversas em scripts de texto está sendo desenvolvido por pesquisadores da Surrey University e da Escola de Ciências da Computação na University of East Anglia (UEA), ambas do Reino Unido. A pesquisa deve ser utilizada para a criação de um sistema voltado aos surdos, que irão ditar comandos aos computadores em ambientes barulhentos.
“Para ser eficiente, o sistema deve rastrear precisamente diversos movimentos, extrair números ou características que descrevam os lábios e então aprender o que corresponde ao texto”, explica um professor da UEA, Richard Harvey.

O software para rastreamento de movimentos da face e dos lábios já foi desenvolvido. O grupo agora trabalha em uma biblioteca de vídeos para criar uma base de dados de expressões faciais e movimentos labiais usados na combinação de cada letra.

Um protótipo da plataforma deve ser lançado em dois anos. O projeto é patrocinado pelo Engineering and Physical Sciences Research Council, da Inglaterra.


Fonte: IDG Now!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: