Blogueiro assassinado após filmar manifestação

filmadora_morte.jpgUm blogueiro foi espancado até a morte por um grupo de inspetores municipais por tê-los filmado agredindo manifestantes durante um protesto na China, informou o site Tech Crunch.

No último domingo (13/01), o blogueiro Wei Wenhua, gerente de uma companhia de construção na cidade chinesa de Tianmen, passou por um tumulto entre guardas municipais e moradores do local.

Wei usou seu celular para filmar o protesto, mas foi visto e cercado por um grupo de cerca de 50 fiscais, conhecidos como `Chengguan´, que exigiram que ele apagasse a filmagem. Quando Wei se recusou a fazer isso, foi espancado por cerca de cinco minutos, mesmo tendo entregado o telefone.
“Wei é o primeiro `jornalista comunitário´ a morrer na China pelo que ele estava tentando filmar. Ele foi espancado até a morte por fazer algo que está se tornando cada vez mais comum e que era uma forma de expor oficiais da lei que continuam a passar dos limites”, manifestou-se a organização Repórteres Sem Fronteiras, segundo o site vnunet.com.

O confronto também deixou quatro pessoas feridas. Após o crime, o governo chinês agiu rapidamente para deter os envolvidos, prendendo 24 guardas municipais, enquanto mais de 100 estão sob investigação. Além disso, o chefe do departamento municipal de administração urbana foi demitido, de acordo com comunicado divulgado pelo órgão oficial de imprensa do país.

O celular de Wei foi recuperado, mas a filmagem já havia sido apagada.


Fonte: Geek

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: