Cinzas da Inquisição – Igreja Católica queima símbolos de diversas crenças em Indiaporã

No dia 28 de outubro, quatro freis kerigmáticos, ligados à Igreja Católica da Diocese de São Paulo, chegavam à cidade de Indiaporã, que pertence à comarca de Fernandópolis. Durante 15 dias no município, de 3.880 habitantes, eles visitaram diversas famílias católicas em suas casas, pregando um ideal que diziam ser sua missão nessa viagem.

“Os freis kerigmáticos, que quer dizer ‘anunciação’, estavam anunciando Jesus Cristo Vivo aos católicos. E pregando uma postura mais firme da população católica, para que a pessoa, ao se dizer católica, realmente se assuma como tal, e não fique dividida entre diversas crenças”, disse o Padre Luciano Ramos, 29, responsável pela paróquia de Indiaporã.
Durante as visitas aos católicos, os freis recolhiam imagens de Buda, Pretos Velhos, livros, revistas, plantas dos tipos “comigo ninguém pode” e espada de São Jorge, e símbolos das mais variadas crenças, entre elas de ocultismo, Candomblé, Umbanda e das consideradas crenças da “Nova Era”.

FOGUEIRA

O professor Weslei Destro, 29, que mora em frente à praça onde se situa a igreja de N.S. Aparecida, em Indiaporã, testemunhou, atônito, a destinação dos objetos recolhidos: “No dia 11 de novembro, eles fizeram uma fogueira onde queimaram os objetos. Ficamos surpresos e indignados com essa atitude. Isso é lamentável, ver um ‘cara’ jovem (Padre Luciano) incentivando um retrocesso desses”, disse.

Weslei garantiu que “depois que o bicho começou a pegar para o lado deles (Igreja Católica) estão falando que não queimaram Budas nem Pretos Velhos, pois perceberam a ‘fria’ em que iriam entrar, apenas afirmam que queimaram objetos de superstição, mas nem isso poderia ter ocorrido, onde está a liberdade das pessoas?”, questiona. “Mesmo se não queimaram certas imagens, recolheram os objetos das casas e os deixaram expostos, o que já é constrangedor”, completa Weslei.

O padre Luciano retruca: “Não queimamos imagens de Budas nem de Pretos Velhos, foram recolhidas essas imagens sim, mas não foram queimadas. Nós sempre afirmamos que quem quiser seguir outras religiões, está livre para isso, mas quem disser que é católico, deve assumir sua postura e abdicar-se de todas as crenças que não estão dentro da doutrina da Igreja Católica”, afirmou.

A fogueira foi armada em frente da Igreja localiza na rua Domingos Simões Marques, no bairro Kennedy, em Indiaporã. Ainda é possível ver o solo calcinado e alguns restos de papéis, cerâmicas e objetos de metal.

A liberdade de credo é um princípio defendido pela Constituição Federal do Brasil.

Anúncios

19 Respostas

  1. Huummm. Quer dizer que se eu disser que sou católico, assino um contrato de crença? O que o tal padre está fazendo é cobrar dos cristãos que eles sejam cristãos, tirando a liberdade deles de terem a própria opinião sobre religião, mesmo que seja uma opinião diferente do que se considera “certo”, vulgo o oficial, o convencional, a Igreja de Roma, que se considera a única verdadeira igreja.

    Engraçado como o cristianismo é uma praga que consegue se adaptar a qualquer coisa. Qualquer nova onda do momento, já vem alguém tentando rotular uma dissidência de tal coisa de “cristã”. Existe até mesmo o anarquismo cristão! Anarquismo! Logo ele, que sempre foi tão anti-clérico!

    O padre querendo ou não que as pessoas cumpram o que prometam, não tem direito algum de obrigar alguém a ser fiel ao que diz nesse sentido – como eu disse, cadê a assinatura? O crente tem direito de crer no que ele quiser, e se ele quiser chamar Buda e a Umbanda de cristão, que chame. O padre e esses freis não tem que ficar se metendo.

    Se o padre quiser, que faça ameaças envolvendo Deus e o Diabo. Nada mais natural quando se trata de religião.

  2. Absolutamente lamentável. Essa história de recolhemos, mas não queimamos é realmente ridícula. O ato de queimar é, obviamente, mais agressivo e desrespeitosa, mas o ato mais grosseiro trata da falta de respeito com a crença alheia, independente do ato de queimar. Bem, isso talvez sirva para abrir os olhos dos fanáticos religiosos – de qualquer espécie – para o fato de que muitas igrejas desejam apenas controlar a vida dos fiéis e esquecem até de respeitá-los enquanto seres humanos.

  3. E desde quando fanaticos religiosos possuem alguma capacidade de abrir os seus proprios olhos ?

    Fanatico religioso é como a pupila do olho: quanto mais luz vc joga nos olhos, mais a pupila se retrai.

    Esta mais do que na hora de deixar as religioes para tras, porque sao parte da infancia da Humanidade. Vamos para o proximo passo evolucionario de nossa sociedade.

    Faca a sua parte: se tiver filhos, nao os doutrine em alguma religiao, nao enfie teologias, crencas, dogmas, supersticoes e fe nas cabecinhas deles, nunca leia em hipotese alguma trechos ou historias de livros religiosos para eles. Jamais as leve para igrejas, templos, mesquitas, sinagogas, etc. Nunca as deixe por perto de pastores, padres, mulas, rabinos. Matricule-as sempre que possivel em escolas que deem valor à laicidade, em vez das religiosas.

  4. Deplorável… Espero que não passem para o estágio dois.

  5. Inquisição em pleno século XXI? Isso não pode acontecer de novo! E os responsáveis devem ser punidos – se é que alguém irá punir tais ‘seres iluminados’!!!
    O debate sobre Laicismo deve sempre ser mantido – religião deve ser discutida sim!!! – e incentivado em todos os lugares.Ele, somente ele, irá nos isentar de novos banhos de sangue por ‘seres imaginários’ ,mitologias e invencionices supersticiosas!!!

  6. Pode ser notado que o atrevimento cristão não tem limites. Os pedófilos e rolas-bosta da “santa” igreja católica estão pondo as manguinhas de fora. Precisa reação da sociedade que pensa.

  7. Estão certíssimos os caras. Se o cidadão se diz católico, tem que obedecer as leis da sua igreja. E a lei diz que ele não pode adorar outros deuses nem acreditar em macumbas e quetais. Se o cara é católico, que se vire com seu Jesus para administrar sua vida. Se o tal Jesus falhar, vai ter que se virar sozinho. E isso é que é o impensável: se virar sozinho. Por isso o caboclo lança mão de sistemas redundantes. Se Jesuis falhou, manda aí uma astrologia, um reiki, uma terapia de regressão, um catso que o valha…

  8. Vocês aí de cima, discípulos da sabedoria, segundo o mundo, porém, ignorância segundo a palavra de Deus. Aposto que nenhum de vocês conhecem absolutamente nada sobre a Bíblia. Leiam-na e depois, dêem suas opiniões.

  9. Tudo bem. Eu li sua mensagem, me senti iluminado por sua perclaríssima e briosa explanação e resolvi estudar a bíblia.

    Minha opinião está AQUI.

    Próximo?

  10. Olá, André. Sinto muito, mas acho que você está indo pelo caminho fácil: o seu “achismo” está errado. Eu, por exemplo, conheço a bíblia muitíssimo bem, porque fui na igreja cristã por muitos anos. Conheço tão bem que me enjoei da hipocrisia dos ensinamentos cristãos. Do livre arbítrio que não é livre de jeito nenhum, e da igualdade que obriga as mulheres a se sujeitarem aos homens.
    Quer continuar sendo cristão? Problema seu, mas deixem as outras religiões em paz e seguindo o caminho que é certo para nós.

  11. São pessoas como estas que fazem da intolerância seu grito de guerra contra os “infiéis”. Se dependessem de agir por conta de suas próprias leis carregariam tochas em uma mão e a bíblia na outra gritando palavras de ordem em nome de seu deus. Por vezes facões e/ou enxadas numa mão enquanto vociferariam todas as maldições decoradas escritas neste livro sórdido chamado bíblia sagrada.

    Dizer que estes líderes religiosos são medievais é pleonasmo. Talvez nem os medievais agiriam de forma tão bárbara. Ao menos na idade média se tinham tribunais de santo ofício. Estas pessoas que não toleram os que não engolem suas correntes dogmáticas fazem de sua fúria a razão necessária para que tribunais sejam os seus próprios julgamentos covardes e cínicos.

    Estes pastores têm o espírito dos líderes acádios que habitavam a antiga babilônia. A concessão que fariam para não derramarem sangue, é enterrar vivos os inimigos que são os hereges, os apóstatas e todo impuro que considerassem como tal.
    Pedras seriam lançadas por várias mãos em conluio não só para matar aos poucos as mulheres adúlteras como os que não se ajoelham por seu deus ciumento e vingativo. Não entendo como conseguem formar infernos tão horrendos em suas mentes.

    Estes seres cujas mentes habitam um passado de barbárie não têm a minima idéia do que seja um estado laico.Eu acredito é numa pátria livre sem submeter seus cidadãos a dogmas religiosos e mandamentos bíblicos e quero continuar tendo meu direito de livre consciência sem julgamentos religiosos.

    Alguns conceitos de modernidade são incompreensíveis para pessoas que ainda hoje mandam queimar livros, símbolos de credos diferentes e não menos fantasiosos para estes líderes prosélitos e fanáticos que se aproximam dos loucos com os seus delírios de salvação. Querem salvar os que não se declinam de suas convicções filosóficas e ter estas convicções longe de crenças religiosas é uma afronta a estes líderes que exortam as massas acéfalas. Eles querem podar a liberdade que outros exercem e que eles não a possuem.
    Prefiro uma nação guiada pelas leis do que por um deus. Não gostaria de ver este país transformado em uma nação talibã.

  12. Sei a quantidade de lágrimas que estão em meus olhos … se fosse descrever cada covardia que vi e vivi .. e que tento afastar tais lembranças de mim para pelo menos conseguir sobreviver a cada dia … tenho duas palavras: nojo, nojeira … que pode sintetizar um coração destroçado, amargo, intenso por um desejo de Justiça …

  13. Haddammann Veron, só uma observação: nojo e nojeira são a mesma coisa….então você não tem duas palavras para “conseguir sobreviver a cada dia”. Sua capacidade pra sobreviver então, diminuiu.

  14. Pra cada interpretação uma limitação, pra cada intuito um coração, pra cada ação uma ponderação.
    Para uma palavra um sentimento, ou sensação; para outra palavra o constatado, o que se viu. Se o homem soubesse o que significa falar se conteria muito, assim do que está aí nesse site nem um milésimo é do acontecido … insignificante que seja a possibilidade de sobrevivência será utilizada, mas por uma vida livre, por uma Terra que sobreviva a tanta e tanta estupidez. Por mais que uns se importem outros têm a língua acelerada para opinar mas pouca ou nenhuma disposição para encarar o que é preciso encarar. A palavra homem não é fácil de ser concebida.

  15. Eu nasci e cresci dentro do catolicismo, chegado até a fazer convívio em seminário, para ser padre, fiz cursos dentro da igreja e até a 8 anos atrás ainda estava envolvido neste mundo de fantasias e seguia uma fé vazia e ainda achava que estava certo, mas felizmente tive a oportunidade de estudar mais a fundo a historias das religiões e do cristianismo, conheci filosofia e passei em sentir prazer em raciocinar, hoje vejo o mundo sobre outro aspecto, sem dogmas, sem falso moralismo, sem barreiras que me impeçam de pensar, analisar, de aprender constantemente.
    A cada dia vejo que ainda tenho muito que aprender, mas sinto que meus conhecimentos estão me transformando em um ser mais maduro, seguro, firme em seus atos, sincero, para falar a verdade, mais bondoso.
    Hoje não necessito da muleta de religião e não tenho medo do bicho papão. Busco meu bem estar, dos meus familiares e amigos e a sempre me esforço para fazer o bem não importando a quem.
    Concordo plena e absolutamente com o amigo Abaddon, que enviou msgm ai em cima, está chegando e tempo da humanidade dar o próximo passo evolucionário. Também concordo com ele quanto a forma da educação dos nossos filhos, e assim já estou agindo.

    Cordiais abraços a todos:
    Contato: Adilson_jribeiro@hotmail.com

  16. achei isso lamentavel, não apenas cm Budista, mais cm alguèm respeito e que deseja ser respeitado em sua maneira de pensar, mais isso vindo de cristões não è novidade, não poderiamos esperar algo diferente, ele pode atè exigir que os catòlicos sejam fieis a sua religião, mais ele não pode queimar simbolos que representam um povo, uma nação, uma religião (apesar do Budismo ser mais que uma religião) e etc…, esse pqdreco tinha que ser procesado junto com todos os que o apoiaram, senão ninguèm vai respeitar as leis, pq veram que não são punidos e o exemplo tem que vim na punisão desse padreco

  17. Você tem alguma coisa contra a língua portuguesa?

  18. EU ODEIO A IGREJA CATOLICA!
    ACHO QUE É A MAIS SUJA,INCOERENTE,NOGENTA,IPOCRITA,MESQUINHA E SEM VALOR. COM ESSES PADRES RIDICULOS E ORDINARIOS QUE ESTÃO POR TODA A PARTE E DOMINA OS POBRES “FIEIS”.

    QUE QUEIME ELES NO INFERNO PELO MAL QUE FIZERAM Á TODAS AS BRUXAS E INOCENTES.

    BELSSED BE

  19. Na minha poinião, não é culpa tanto dos fiéis, mas por outro lado todo o mundo sabe o que ocorre por traz da” maravilhosa IGREJA CATOLICA”.
    VOCE AI QUE TA LENDO ,SABE O QUE EU SINTO?
    eu sinto repugnação, nojo e muita ,mais muita dor no coraçaõ.
    Pra min a igreja tinha que morrer,isso ja deveria ter ocorrido á muito tempo. Pense bem ! tantos inocentes ja morreram ! i pra que?pra saciar os bens de ordinarios, que ganharam mt com o sofrimento dos outros.
    QUE DEUS É ESSE QUE ELES LOUVAM, EM VÃO?

    Não é culpa de DEUS,pq eu ACREDITO nele, mais é culpa do povo que alimenta essa MALDITA IGREJA !!!”!

    eu não tenho medo de me espressar, assumo quem sou
    sou uma jovem BRUXA que se uma tradição mt antiga, porém bem mais pura do muita gente!!!!!

    A IMAGEN DA BRUXA TEM QUE SER MUDADA.
    BRUXAS NÃO FAZEM MAL ´Á NINGUEM ,PELO AO CONTRARIO SOMOS BOAS E AMAVEIS. vemos o mundo d forma deferente, bem mai pacifico , humano , generoso,,e ABENÇOADO .

    EU SOFRO POR TUDO ISSO , MEU CORAÇÃO DÓI DE VER ESSAS COISAS. e o q me dá mais raiva é que o povo acha normal.

    ESSE É O SECULO DE DESTRUIÇÃO DA IGREJA , TÁ MAIS QUE NA HORA DESSES………
    PADRES, BISPOS, MONGES, e é claro “O VÉIO BABÃO DO PAPA ”

    MORRE………………………..

    PRA QUEM CONCORDA COMIGO : UM Abraço e me sigam.

    PRA QUEM NÃO CONCORDA: ENTREN NA FILA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: