Homens “emburrecem” diante de loiras, diz estudo

Um estudo publicado na revista especializada Journal of Experimental Social Psychology sugere que os homens mudam de comportamento e “emburrecem” para se adequar ao estereótipo da “loira burra”.

No estudo liderado pelo psicólogo social Thierry Meyer, da Universidade Paris-X Naterre, o desempenho intelectual dos homens cai quando eles são expostos a fotográficas de mulheres loiras.

Os cientistas fizeram testes de conhecimento geral em homens em duas ocasiões, depois de mostrar a eles diferentes fotos de mulheres. Nas experiências, os homens que viram fotos de loiras tiveram resultados inferiores.

Os cientistas acreditam que os resultados não foram causados por simples distração causada pelas loiras, mas sim porque, inconscientemente, eles teriam sido contaminados pelo estereótipo da “loira burra”.

“Isso prova que as pessoas confrontadas com estereótipos geralmente se comportam de acordo com eles”, disse Meyer. “Neste caso, as loiras têm potencial para fazer homens agirem de forma mais burra, porque eles ‘imitam’ inconscientemente o estereótipo da loira burra.”

Pesquisas anteriores já mostraram que o comportamento do ser humano é fortemente influenciado por estereótipos. Alguns trabalhos apontaram que as pessoas tendem a andar e a falar mais devagar diante de idosos.

Segundo os pesquisadores, o esterótipo da “loira burra” se intensificou, particularmente, no último século. Nos Estados Unidos, a imagem ganhou peso com a publicação do livro Os homens preferem as loiras, de Anita Loos, em 1925, que trata loiras como desfavorecidas intelectualmente, apesar da atenção privilegiada que elas despertam no mundo masculino.

O romance virou filme estrelado por Marilyn Monroe e contribuiu para fortalecer o estereótipo.

Anúncios

Uma resposta

  1. Particularmente tenho aversão a estereótipos, pois geralmente tudo que é pré-concebido mostra-se demasiado superficial.

    Infelizmente somos constantemente bombardeados por estereótipos de todos os tipos (‘homens de terno e gravata são confiáveis’; ‘carros da cor preta associados à idéia de poder’; ‘todo gay é afeminado’, ‘todo pobre é bandido’, ‘moradores de rua são vagabundos’, ‘mulheres loiras são burras’, etc).

    Todavia, nunca imaginei que alguém pudesse fazer um estudo sobre os efeitos de estereótipos no comportamento das pessoas.

    Parabéns pela informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: