Seita à espera do apocalipse

Um grupo de 29 integrantes – incluindo quatro crianças (entre elas, uma de 1 ano e meio) – de uma seita apocalítica está confinado em uma caverna artificial em Nikolskoye, na região gelada de Pensa, no Sul da Rússia, à espera do fim do mundo, que, acreditam eles, acontecerá no próximo mês de maio.

A seita, que se auto-denonima “Verdadeira Igreja Ortodoxa Russa”, montou uma barricada na entrada da gruta e se recusa a deixar o local. Caso a polícia force a entrada, os radicais disseram que vão explodir tubos de gasolina na caverna.

O grupo se dirigiu à caverna depois que o seu líder, Pyotr Kuznetsov, ordenou que eles se escondessem para esperar o apocalipse. Os ortodoxos levaram para a gruta alimento suficiente para resistir até a primavera no Hemisfério Norte (outono aqui).

A polícia apelou para a intervenção de Kuznetsov, mas os seus seguidores não querem dar ouvidos, pois acreditam que o seu líder está agindo sob pressão.

Kuznetsov foi indiciado por criar uma organização religiosa associada à violência.

O suicídio coletivo é uma marca registrada de seitas nas últimas décadas. Foi assim no fim dos anos 70 com Jim Jones, o “Pastor do Diabo”, e seus seguidores na Guiana, que protagonizaram um dos maiores suicídios coletivos da História. Foi assim em 1993 com aqueles que seguiam cegamente David Koresh, que se dizia a reencarnação de Cristo, em um rancho de Waco, nos EUA, que ficou semanas cercado pela polícia. O drama se repetiu em 1997, quando todos os membros de um grupo de 39 pessoas, entre homens e mulheres, foram encontrados mortos. O suicídio coletivo em uma mansão do luxuoso Rancho Santa Fé, na Califórnia, aconteceu porque os integrantes da seita acreditavam que, com a passagem do cometa Hale-Bopp pela Terra, haveria o apocalipse. O suicídio, acreditavam eles, abriria a porta da vida eterna.

Veja a reportagem da CNN aqui.

Anúncios

3 Respostas

  1. O que mais surpreende não é o fato de existirem oportunistas malucos dispostos a criar seitas e arrastar consigo uma legião de seguidores, mas justamente o fato desses malucos CONSEGUIREM seguidores!

  2. Nunca subestime a estupidez humana.

  3. Nunca subestime a estupidez humana.²

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: