Sistema permite transmitir dados através do corpo humano

O provedor de comunicação KDDI está trabalhando em um inovador sistema de transmissão de dados chamado de Intra-Body Communications. A novidade permite que grandes volumes de dados sejam transferidos através do corpo humano. O sistema pode tornar possível, no futuro, transferir, por exemplo, filmes e músicas diretamente para tocadores portáteis bastando, para isso, que o usuário toque um pôster. Segundo o site CScoutJapan.com, que testou a novidade, a tecnologia utiliza uma freqüência inferior ou igual a 40 MHz, que diminui as perdas de transmissão. A tecnologia foi demonstrada com a transmissão de um trecho de um filme, utilizando um par de óculos especial e um coração de metal.

Os óculos têm peças de cobre que encostam nas têmporas do usuário. Quando o coração de metal sobre a mesa é tocado, o vídeo é transmitido através do corpo para os óculos e dali para o monitor externo.

A alternativa à transmissão via ondas poderia, ainda, ser instalada em estabelecimentos comerciais, oferecer cupons de desconto ao usuário que senta em um restaurante, ou ainda para transmissão de cartões de visita digitais, que seriam transferidos a partir de um simples aperto de mão.

A Intra-Body Communications foi desenvolvida em um projeto conjunto com o Centro Avançado de Pesquisas em Comunicação Wireless da Universidade de Comunicação Eletrônica do Japão (UEC Japan) e atualmente é apresentada no estúdio da KDDI, em Tóquio.

Anúncios

4 Respostas

  1. Caramba! Isso aí é MUITO legal!
    Impressionante. Uma coisa que me veio a mente foi uma das cenas finais do filme A.I. – Inteligência Artificial, onde aquelas espécies “evoluídas”, que pareciam algum tipo de gosma azul com forma humana alongada, passavam informações através do toque dos corpos. Muito massa mesmo.
    Parabéns aos japoneses.

  2. Realmente fantástico! Essa tecnologia pode abri portas para inúmeras funcionalidades. Basta saber se será comercialmente viável.

  3. e posivel trocar o geneses de um animal para um humano??

  4. O plural de gene é “genes”.

    A resposta é sim. Pode. Mas, isso não significa que vc virará um Wolverine.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: