Câncer: Otimismo de pacientes não melhora doença

pacientecancer.jpgO estado emocional positivo ou negativo de um paciente com câncer não afeta, nem direta nem indiretamente, sua sobrevivência ou a evolução da doença, segundo um estudo que publica a revista “Cancer”, da Sociedade Americana de Câncer.

O estudo de 1.093 casos de pacientes com câncer na cabeça e no pescoço foi dirigido pelo psicólogo James Coyne, da Universidade da Pensilvânia.

“Chegamos à conclusão de que não há efeito do bem-estar emocional no tratamento do câncer”, disse Coyne. “A sobrevivência ao câncer é, basicamente, um assunto biológico”.

“Os pacientes com câncer não deveriam se culpar se em alguns momentos se sentem pessimistas”, acrescentou. “Ele não pode controlar seu câncer. Para alguns pacientes essa notícia pode trazer algum tipo de aceitação”.

A pesquisa sobre a saúde humana continua analisando se a mente, por meio de um estado psicológico ou emocional, tem a capacidade de curar doenças.

O artigo afirma que diversas provas apontam que, no caso de doenças graves, como câncer avançado, a mente não influencia no resultado, mesmo assim, o debate continua aberto não só em meios científicos, mas também entre o público.

O assunto tem importância particular porque se fosse possível provar que as emoções afetam o curso e o resultado de um câncer, então a psicoterapia poderia ser empregada como complemento ao tratamento da doença.

A equipe de Coyne analisou os dados de dois estudos de grupos de pacientes com câncer na cabeça e no pescoço “para determinar se o bem-estar emocional no começo do estudo poderia contribuir para a recuperação”.

Dos 1.093 pacientes que completaram o questionário sobre a qualidade de suas vidas durante o tratamento, 646 morreram ao longo do estudo.


Fonte: G1

Anúncios

11 Respostas

  1. Hehehe…

    O Segredo mesmo é uma boa equipe médica 😉

  2. E nenhum Jecasus ira aparecer para cura-los… nem anjos.. nem deus… nada de nada !

    Curas divinas nao existem. Existem é crentes mal-informados sobre as suas doencas e baixissima compreensao do tratamento que recebem, que ja dao o credito a seres imaginarios pelas suas “curas”, esquecendo-se do valor dos medicos.

    Os medicos deveriam ser remunerados em dobro pelos crentes mal-agradecidos, a titulo de compensacao.

  3. Antes morrer feliz e otimista do que morrer triste ^^
    A vida é boa de mais para ficarmos tristes…

  4. Não conheço ninguém que morreu feliz e otimista.

    Isso é enganação: Vender a possibilidade de uma cura milagrosa qdo não é possível.

  5. Bom… pode ateh ser q o otimismo n faça milagres e vcs tem todo o direito d n acreditar neles…. e sim na mínima probabilidade d cura q alguns sortudos conseguem a seu favor. Bom… mas eu ainda acho q eh melhor alguem com otimismo ow pelo menos procurando ter esperanças do que jogar tudo para o alto, entrar em um quadro de depressão e talvez piorar ateh mais o seu estado de saúde. Assim como reações químicas trazem sensação de prazer, alegria, etc… tb acho q pode ocorrer o inverso mesmo n sendo algo realmente significante para a medicina. E sobre pessoas q n morreram tristes eu conheço sim. É claro q ninguem fica feliz em morrer >.>
    Mas como o canedof disse, melhor morrer feliz do que triste… difícil e até raro sim… mas se eh possível, que seja dessa forma.

  6. Concordo com Rev.Peterson,nada como uma boa equipe médica e mesmo assim,não é certeza de algo.Se pensamento positivo fizesse algo,ninguém perderia um ente querido ou teria doente no mundo.

  7. otimismo n faz milagres mas pode ajudar sim… uma boa equipe médica faz grande diferença tb ( uma q n esqueça toalhas dentro das pessoas como jah ocorreu aki no BR =P ).

  8. Eu acredito q Deus cura, sim.. mais na Biblia ta escrito faça sua parte q eu lhe ajudarei.. nao adianta fika em ksa esperando Deus vim lá de cima para cura-lo. Deus deixou a medicina e a abençoou. Por isso devemos procurar ajuda terrena e celestial. Agora se alguem morreu feliz ninguem sabe, pq ninguem veio do plano espiritual para dizer. Quem sabe no plano superior estaum melhores q nós. Obrigada.

  9. Assim, temos a seguinte experiência com uma pessoa com dor de cabeça:

    1) Aspirina + Oração ==> Deus cura a dor, mediante a oração.

    2) Aspirina SEM Oração ==> Deus é tão maneiro que nem precisou rezar pra ele e ele me curou.

    3) Oração SEM Aspirina ==>: Ahhhh, deus usa a dor para me fazer uma pessoa melhor…

    Já que alguém pode não ter entendido, mando incluso o desenhinho 😀

    http://cectic.com/comics/138.png

  10. Affff…Sem comentarios a respeito da pesquisa….
    A questão do portador não e ser otimista, primeiro que é impossivel ser otimista frente às diversas situações que enfrentemos em relação ao câncer. ninguem é otimista enquanto você toma NO MINIMO 5 injeções de morfina p parar a dor terrivel que se esta sentindo no cranio, sem contar que sua cabeça está 5cm maior, devido a evolução do tumorr.. Acho que a questão é o quanto que o psicologico da pessoa influencia na evolução do câncer, seja ele qual for. Ah e eu não sei qual a profissão de vocês, mais posso garantir que médico não faz milagre..

  11. Não me diga? Agora conta algo que não sei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: