Telescópio vê nascimento de futura “Terra”

futuraterra.jpgÉ bem provável que um planeta rochoso parecido com a Terra esteja se formando a 424 anos-luz de distância de nós. É o que revelam imagens obtidas pelo Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa. As imagens trazem um enorme disco de poeira cósmica, com “matéria-prima” suficiente para construir um planeta do tamanho de Marte ou até maior. Ele está girando em torno da estrela HD 113866, que tem 10 milhões de anos — idade considerada ideal para a formação de planetas do tipo terrestre.

futuraterra.jpg
Concepção artística mostra disco de poeira (marrom, no centro) que pode dar origem a futura `Terra´. O sistema estelar é binário, ou seja, contém duas estrelas, uma no centro do disco e a outra fora. O disco acinzentado parece conter material gelado (Foto: Nasa/JPL-Caltech/JHUAPL)

O mais importante é que o disco de poeira parece estar bem no meio da chamada zona habitável — a região em torno da estrela onde a água deve estar no estado líquido e, portanto, onde a vida é possível. Estima-se que a gravidade vá juntar os pedaços de poeira do disco num único planeta no futuro.


Fonte: G1

Anúncios

2 Respostas

  1. Maravilloso concepto artistico de la posible formacion de un planeta igual a la Tierra.

  2. cara me emocionei em saber que está para ser criado um planeta igual ao nosso, mas me pergunto será que a raça humana está chegando ao fim?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: