Novo recorde de estupidez online

stupidamericans.jpgUm pesquisador de segurança online fez uma experiência. Criou um anúncio através do Google AdWords com o texto: “Seu computador está livre de vírus? Contamine-se aqui!”. Deixou no ar por seis meses. Resultado? 0,16% dos usuários clicaram. 259.723 exibições, 409 cliques e um custo final de US$0,06 por usuário “contaminado”. Antigamente era preciso uma engenharia social mais elaborada para convencer alguém a clicar em um link maligno. Hoje basta confiar na boa e velha estupidez humana, e na escala. O lado ruim é que isso torna o hacker fuçador uma espécie em extinção. Quer roubar senhas de orkut, msn, etc? Não perca seu tempo com esquemas elaborados. Monte uma página com um formulário online pedindo a senha do sujeito, dizendo que é necessária para… vejamos… dizer quem o bloqueou. Pronto.

Acho que o que impede muita gente de virar golpista não é nem a honestidade, é a falta de desafio.

Fonte: Meiobit / Slashdot

Anúncios

34 Respostas

  1. Faltou alguém morrer pra merecer entrar pro Darwin Awards…

  2. e viva a inclusão digital!
    criamos analfabetos em todos os sentidos.

  3. “Só há duas coisas realmente infinitas: O Universo e a estupidez humana. Mas, eu só tenho certeza sobre a segunda”

    – Albert Einstein

  4. Hehehe, muito boa. É realmente impressionante na quantidade de bobagens que as pessoas acreditam. Hoaxes, spams, fishing, corrente… é um pior que o outro. Esses dias mesmo eu recebi outro email falando da Amazônia internacionalizada nos livros yankees. Triste, né?

  5. Em tempo, ótimo blog. Parabéns.

  6. Vocês não acharam o número de cliques meio baixo?
    Talvez esperassem nenhum clique, mas mesmo assim foram poucos…

  7. Em meu computador pessoal, eu nunca q iria clicar. Mas se tivesse numa lan house… hehe

  8. […] Copiado NA CARA DE PAU de: Ceticismo […]

  9. hmmm… Vai ver que aqueles que clicaram no anúncio eram portadores do Mal de Parkinson. Vai saber?! =P

  10. Eu tenho medo, muito medo. Mas já desisti. A humanidade não tem jeito mesmo.

  11. 0.16% pra mim é um número bem baixo pra mim.

    Já pensaram que muitos dos que clicaram, o fizeram justamente por querer saber se seriam realmente capazes de contaminar seu computador? Digamos, por exemplo, usuários de GNU/Linux que clicaram sem medo algum de serem contaminados.

    Se tivessem sido 100.000 cliques ai eu acreditaria que são todos idiotas nesse mundo. Agora 409 é muito pouco pra dar algum resultado.

  12. Depois que eu vi um camelô anunciando: “Bananada! Bananada! Um é 20, dois é 50, três é UM REAL!!!!!”… – e vi que tinha gente comprando (e nao era só uma) – eu resolvi que a humanidade é caso perdido mesmo.

  13. eu poderia clicar para testar se meu antivirus é eficaz!!!! Isso n é estupidez. estupidos são qm acham que fazer isso é estupidez shuhuasuhsauh

  14. Wow
    será que 20 e 50 num eram centavos?
    Bom, pensando melhor…
    Acho que não mesmo…

  15. Claro que eram centavos. Mas, preste a atenção na quantidade em relação aos preços sugeridos.

  16. […] Novo recorde de estupidez online [image]Um pesquisador de segurança online fez uma experiência. Criou um anúncio através do Google AdWords com o […] […]

  17. A maioria dos users do windows sao realmente estupidos 🙂
    mas como o Felipe alí mesmo disse, eu acho que o cara deveria ter extendido por mais tempo para ver até onde iria…para dar um numero significativo alem de verificar se os pcs que clicaram usavam windows.

  18. O ser humano é idiota mesmo neh?
    É claro que eram centavos..
    1é 20..
    Duas deveriam ser 30 (com desconto)

    E em relação ao teste, eu acho que os 0,16% que clicaram queriam mesmo testar os seus antivirus.
    Porquê nao?
    A mídia tem feito muita propaganda contra vírus, não creio que alguém clicaria naquele link achando que virus era uma coisa boa!

  19. eu clicaria para ver quais viros apareceriam !!
    na faculdade é claro !!
    dai o pessoal do lab se fode consertando esses porcarias de viross hahahah!!

  20. É.. Pessoal.. Mesmo q sejam *nix users, é um número.. Acredito tbm q só tenha a crescer – inclusão digital, e viva a farofada..

  21. Depois disso aí, e dos comentários 13 e 14, eu realmente desisto da humanidade….

    Parabéns pras baratas que realmente serão as herdeiras desse planeta, seja via hecatombe nuclear ou cliques de mouse mesmo.

    Abraço, Jota A.

  22. O pior é que o número baixo de clicks pode ter ocorrido devido ao elevado número de analfabetos que não sabiam o que estavam lendo e portanto não clicaram.

    Vai saber ….

  23. o comentario 13 (meu) foi apenas um comentario… tanto que nem antivirus eu uso.
    Antivirus sim é uma estupidez !! aposto que este “Jota A ” usa antivirus uhsausauhas

  24. Já vi coisa muito pior.

    Tem muita gente que vota em politico comprovadamente corrupto.

    Este tipo de clic afeta muito mais que o proprio vacilão.

  25. 0.16% de cliques é um número alto para quem usa e entende o funcionamento do Google AdSense. A maioria dos anúncios (que são um lixo) nem atingem 0.02% e ainda dão lucro para seus publicadores.

  26. é o preço da curiosidade: a curiosidade matou o gato!
    foi simplesmente isso que levaram as pessoas a clicarem nos links!
    talvez não seria nem estupidez, talvez seria msm inocência!

  27. Impossível ser tão Inocente a Ponto de Clicar em uma cagada dessas…

  28. Eu fui o único que entendeu a ironia do anúncio?

  29. Acho que mt gente clicou pra sacanear ou smiplesmente pra testar o poder do anti-vírus do amigo. Tem muita gente que fica sem trabalhar quando o pc da pau e pra essa gente um link desses é uma benção. rs.

    Já ouvi falar de casos onde os usuários iam no google e digitavam coisas como “vírus fodão”, a máquina chegava toda infectada na manutenção, quando iam ver o histórico, ou estava limpo ou tinha alguma coisa desse tipo.

    Mas também não duvido em nada da burrice humana, muita gente pode ter se confundido ao ler o anúncio ou clicando apenas por curiosidade. Eu clicaria com certeza, mas é claro que se isso infectasse meu ubuntu linux seria com toda certeza uma coisa no mínimo MUITO interessante.

    http://almadonegocio.wordpress.com/

  30. Eu, como tenho um blog de humor, sempre procuro coisas novas, e ontem eu vi algo que se encaixaria perfeitamente com este artigo.
    Com a inclusão Digital, o PC está cada dia mais servindo para apenas duas coisas, MSN e ORKUT, hà 8 anos, vc entrava em batepapos, e só via papo cabeça (as vezes papo nerd), aquele papo com os amigos que num deu pra terminar na festa de ontem etc… Hj vc vai pede o msn da mina, ela te dá, mas antes, tem que dar uma olhada no seu Orkut, Orkut tá mais importante que carteira de indentidade…

    E dá uma passada:
    http://www.nadanormais.wordpress.com

  31. Ahhh e só pra completar, concordo com o cara do comentário 23, antivírus é algo só para o povo pensar que estão seguros, eu não tenho antivirus também, se o cara sabe usar a internet, já é um pouco experiente com questão de arquivos sabe do que eu to falando…
    Os caras falam que pra usar Kazaa, Emule e talz precisa de um bom antivirus, nunca catei vírus lá…
    Vírus utilizam falhas do windows (a maioria, praticamente não existem virus pra outros SO), e 100% dos vírus caseiros entram na máquina através da ingenuidade humana…

  32. Canedof! Isso aí é que é esperteza! Vírus é tudo questão de imaginação mesmo, he he. É por isso que a industria de antivírus e segurança em geral fatura milhões todos os anos. Pra começar se tu num tem antivírus não tem como você saber se ta com vírus ou não. Vírus não precisam utilizar falhas do windows, mas geralmente usam pra poderem se propagar SEM INTERAÇÃO DO USUÁRIO.

    Se você usa o windows e não usa antivírus meu amigo, ta correndo um sério risco, ou voce acha que as atualizações de segurança que tão sempre saíndo são a toa? Elas vem pra corrigir falhas que já estavam no sistema antes delas serem lançadas, ou seja, todo sistema windows conectado na internet ou em alguma rede tá em risco.

    Sem antivírus, é questão de tempo até ser infectado… se cuida.

  33. Há cinco anos que não tenho anti-virus instalado no meu computador e nem por isso tive problemas.

    O verdadeiro inimigo está entre a cadeira e o teclado. Ficar acessando sites pornôs ou em busca de cracks só causa problemas. Como não acesso isso, não tenho problemas.

  34. Romulo, é como o André disse, o verdadeiro inimigo está entre a cadeira e o teclado…

    Os vírus exploram as falhas do sistema, mas como ele vai chegar no sistema?

    Quando eu estava no meio primeiro ano no COTUCA, a Escola Técnica de Unicamp, eu estava aprendendo várias linguagens de programação (NÃO LINGUAGENS DA WEB), e comecei a analisar os vírus para um trabalho lá do COTUCA, entrava em sites pornos e hackers só para pegar vírus, e os deixava salvo em uma pasta.

    A questão é.
    Não peguei nenhum vírus por entrar em sites que eu sabia que tinha vírus
    Peguei 30 arquivos que continham vírus (mas não era o vírus em si)
    Desses 30 arquivos, somente 1 auto instalou o vírus.
    Ou seja, 29 precisaram que eu clicasse no arquivo para serem instalados (algo em torno de 97%). E em 100% eu precisei salvar eles no meu PC…

    Acho que este trabalho meu mostrou tudo…
    Claro, existem excessões, mas é muito raro, e vc nota a perda de desempenho do PC (na maioria dos casos).
    E um cara não ia ficar 2, 3 anos analisando um sistema e criando um vírus, e disponibizalo na web, pois logo se criaria uma vacina… O cara ia segurar o vírus até surgir a oportunidade de lançar em alguma empresa grande, algo do tipo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: