Tudo que você queria saber sobre flatulências, mas não tinha pra quem perguntar

1. O que é o flato? Do que ele é feito?

Flato, do latim flatus, significa sopro e é uma composição de gases altamente variável, expelida pelo ânus. É formado por parte do ar que engolimos, que é quase só nitrogênio e dióxido de carbono, pois o organismo absorve o oxigênio, e gases resultantes das reações químicas entre ácido estomacal, fluidos intestinais e flora bacteriana. Ou seja, dióxido de carbono, hidrogênio e metano.

2. O que faz os peidos federem?

O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio (gás sulfídrico) e enxofre livre na mistura. Quanto mais rica em enxofre for sua dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no seu intestino e mais os seus peidos vão feder. Pratos como cebola, couve-flor e ovos são notórios por produzirem peidos fedidos. Feijão, por exemplo, produz grandes quantidades de peidos não necessariamente fedidos.

3. Por que peidos fazem barulho?

Os sons são produzidos pela vibração da abertura anal. O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quanto estreita for a abertura dos músculos do esfíncter anal.

4. Quanto gás uma pessoa normal produz por dia?

Em média, uma pessoa produz cerca de um litro de peido por dia, distribuído em cerca de 14 peidos diários. Pode ser difícil para você determinar o volume dos seus peidos diários, mas você pode estimar quantas vezes peida. Pense nisso como um pequeno experimento científico: anote tudo que você come e conte o número de vezes que você peida. Você pode inclusive anotar sobre o fedor deles. Você descobrirá uma relação entre o que você come,
quanto você peida e quanto seus peidos fedem.

5. Quanto tempo leva até que o peido chegue ao nariz de alguém?

Isso depende das condições atmosféricas, umidade e velocidade do vento, além da distância entre as pessoas também. Os peidos também se dispersam e sua potência nauseante diminui com a diluição. Condições excepcionais existem quando o peido é liberada numa área pequena e fechada, como um elevador, um quarto pequeno ou um carro, porque essas condições limitam a quantidade de diluente possível (ar) e o peido vai permanecer numa concentração perceptível por mais tempo, até que se condense nas paredes.

6. É verdade que algumas pessoas nunca peidam?

Não. Se elas estiverem vivas, peidam. Pessoas podem peidar até mesmo algumas horas depois de mortas.

7. Até estrelas de cinema peidam?
Sim. Assim como avós, padres, reis, príncipes, cantores de ópera, misses e freiras. Até o Yoda peida.

8. Homens peidam mais que mulheres?

Mulheres peidam tanto quanto homens. O caso é que os homens têm mais orgulho disso.

9. Em que parte do dia um “gentleman” está mais sujeito a peidar?

Durante a manhã, quando estiver no banheiro. Isso é conhecido como “trovoada matinal”. Se o gentleman conseguir uma boa ressonância, ele pode ser ouvido na casa inteira.

10. Por que feijão faz as pessoas peidarem tanto?

Feijão contém açúcares que seres humanos não conseguem digerir. Quando esses açúcares chegam em nossos intestinos, as bactérias fazem a festa e produzem um monte de gás. Outros produtores notórios de peidos são milho, pimenta, repolho e leite.

11. Um peido é mesmo só um arroto que saiu pelo lado errado?

Não, a frase “arroto é um pum maroto que subiu de elevador” é puro folclore. Arroto vem do estômago e tem composição química diferente de um peido. Peidos têm menos ar atmosférico e mais gases produzidos por bactérias.

12. Faz mal segurar peidos?

Existem opiniões diferentes sobre isso. As pessoas acreditaram por séculos que segurar peidos faz mal à saúde. O Imperador Claudius até aprovou uma lei legalizando peidar em banquetes, em sua preocupação com a saúde das pessoas. Havia uma crença popular de que uma pessoa poderia morrer envenenada ou pegar uma doença por ter segurado seus peidos. Os médicos hoje dizem que não existe mal nenhum em segurar os peidos; eles não podem te matar envenenado pois são um componente normal dos seus conteúdos intestinais. A pior coisa que poderia acontecer é ficar com dor de barriga por causa da pressão dos gases. Alguns médicos sugerem que uma distensão patológica dos intestinos e do reto podem ser resultado de uma pessoa segurar peidos demais.

13. Por quanto tempo seria possível não peidar?

Um peido pode escapar toda vez que uma pessoa relaxa. Isso quer dizer que muitas pessoas que assiduamente seguram seus peidos durante o dia devem peidar um monte quando dormem. Então a resposta seria: você pode segurar seus peidos pelo mesmo tempo que conseguir ficar acordado!

14. Para onde vão os peidos quando você segura eles?

Quantas vezes você segurou um flato, pretendendo soltá-lo na primeira oportunidade apropriada e depois descobriu que ele tinha “desaparecido” quando você estava pronto? Ele saiu lentamente sem a pessoa saber? Foi absorvido pela corrente sangüínea? O que aconteceu com ele? Os médicos concordam que o peido não é nem liberado nem absorvido. Ele simplesmente volta para os intestinos e sai depois. Isso reafirma o fato de que os peidos não são realmente perdidos, e sim adiados.

Anúncios

13 Respostas

  1. Minha vida mudou ao ler este artigo. Obrigado!

  2. HuahUahAUHAuhAuhauHauHAuAhUahUah PERFEITO! Esclareceu todas as minhas dúvidas!!! AHAUHAUHauhuaHUAHA. Excelente artigo!

  3. De nada Reign. Ainda mais aí na sua casa que é uma guerra de flatos. Vocês fazem o Mr. Methane se sentir um amador na arte de flatular, e o que mais me abomina é a sua incrível técnica de espirrar e flatular simultâneamente.

    Se essa mulher pousou um avião, imagina a capacidade de destruição do João.

    Abração. 😉

  4. Adorei este artigo. Além de muito educativo é super divertido.

    Nanci

  5. queria saber se soltar flatos em abundancia é prejudicial a saude ou tem algo errado no meu organismo pois solto sem modestia alguma mais de duzentos peidos por dia; muito mais pois tive a paciência de contar ate duzentos depois desisti comecei a contar por volta de 09:00hs da manhã e por volta das 19:00hs desisti de contar mas de peidar não e assim foi ate eu dormir e pegar no sono , minha esposa acha que eu tenho alguma defeciencia intestinal estoiu ate ficando preocupado agora mesmo para escrever essa mensagem para vocês soltei dois em menos de quatro minutos. obrigado e espero orientações a respeito . a sim em tempo? minha esposa não solta flatos muito dificil um ou dois por dia ate mesmo ao defecar é muito dificil disse a ela que acho o problema dela mais grave que o meu; ou nos dois estamos totalmente prejudicados nessa area. sem mais e agradecendo desde ja vsª atenção…. reinaldo

  6. quando dormimos peidamos?

  7. Quando eu namorado for dormir, pq vc não fica observando BEEEEEEEEEEEEEEEEM de perto? 😀

  8. Assim como o reinaldo luiz, eu gostaria de saber se uma pesso exala flatulencias em demasia, pode estar significando uma deficiencia ou um problema de saude !

  9. Olha, tem um profissional que pode ver isso pra vc.

    Creio que se chama “médico”.

  10. q saco…
    td maluco…
    kkk

  11. adoreiiii parabéns pelo artigoo

  12. Cara foi superultramegapower informativo esse post,muito muito tank you!

  13. Gostei do artigo… só não sei se ri mais do artigo ou com os comentários… principalmente do Reinaldo kkkkkkk

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: