Bispo da Universal leva sermão ao vivo de professora

briga.gifUma telespectadora ligou para o “Fala Que Eu Te Escuto” e passou um sermão público no bispo Clodomir Santos, no programa exibido pela Record na madrugada deste domingo (28). Identificada como uma professora de São Paulo, ela acusou, durante cerca de 30 minutos, o apresentador de promover discriminação religiosa na TV ao retratar rituais do candomblé. Irritado com a intervenção, o bispo chegou a sugerir à telespectadora que mudasse de canal, já que estava tão incomodada com a atração.

O programa evangélico discutia o caso da atriz Suzana Vieira, cujo marido foi preso após agredir uma garota de programa e depredar um motel. O bispo convocou a participação do público por telefone, perguntando se uma “macumba” teria provocado a crise no casamento da atriz da emissora da família Marinho.

Ao chamar a ligação da telespectadora, o bispo aparentou surpresa com os questionamentos da professora, que tentou manter o tom de respeito e um discurso articulado. Ela disse ser uma estudiosa dos temas ligados ao candomblé e que se sentia muito “ofendida” com a forma “negativa” como a Igreja Universal do Reino de Deus descrevia o ritual afro.

Segundo ela, o intuito era “satanizar” e “perseguir” os seguidores do candomblé, confundindo o culto dos orixás com magia negra. O apresentador rebateu dizendo que livros sobre o assunto também abordam aspectos negativos da crença como “encostos” e “trabalhos” feitos para o mal.

“Foi a Globo que publicou”

Sobre o caso de Suzana Vieira, o bispo disse que o “Fala Que Eu Te Escuto” estava apenas repercutindo uma notícia publicada por um site da própria Globo. O programa evangélico exibiu a imagem de uma tela de micro com a notícia intitulada “Mãe de Marcelo Silva, marido de Suzana Vieira, revela que fizeram macumba contra o filho”, publicada pelo site “Ego”, que cobre o mundo das celebridades, principalmente do elenco contratado da Globo.

“Foi um site da Globo que publicou a notícia”, retrucou o bispo da Record, tentando justificar a relevância do tema “macumba” e do drama pessoal de uma figura pública.

A telespectadora sugeriu que a Record parasse de depreciar outras religiões, pois uma emissora de TV é uma concessão pública. O bispo Clodomir respondeu que seu programa não censura temas –apenas aborda assuntos da atualidade, como o caso da prisão do marido da atriz.

Ele também citou o “direito constitucional” de discutir assuntos ligados a outras religiões, como qualquer outro canal. A Globo, por exemplo, exibe o programa “Santa Missa”, nas manhãs (6h) de domingo, e abriga orações e cantorias de padre Marcelo Rossi. Clodomir disse ainda que só mudaria seu programa por ordem do bispo Edir Macedo, fundador da Universal.

Negros e bispa Sônia

Durante sua ligação, a professora lembrou ao bispo o caso dos fundadores da Igreja Renascer em Cristo –Estevam Hernandes Filho e Sônia Haddad Moraes Hernandes. O casal foi preso em Miami (EUA) sob acusação de portar dólares não-declarados, inclusive dentro de uma Bíblia. O apresentador rebateu dizendo que o assunto já foi abordado pelo “Fala Que Eu Te Escuto”.

Ele disse também à professora que a Igreja Universal não discrimina negros, como se acusa, pois o contingente de fiéis “afrodescendentes” é relevante. O bispo também argumentou que os evangélicos sofrem bastante preconceito na mídia e na sociedade, principalmente as crianças nas escolas.

A telespectadora elevou o tom da crítica, citando que o programa tinha exibido imagens falsas e montadas sobre o culto do candomblé. O bispo negou manipulação das imagens. Disse ser responsável pela direção do “Fala Que Eu Te Escuto” e que a deixaria falar no ar, sem cortes na transmissão. No final do programa, o bispo tentou contemporizar o mal-estar criado com o bate-boca, deu sorrisos e convidou a professora a conhecê-lo pessoalmente e a receber a fita original das imagens.

Fonte: SÉRGIO RIPARDO – Editor de Ilustrada da Folha Online

Anúncios

3 Respostas

  1. Duas coisas que prefiro ficar na minha: religião e política. Infelizmente não sei qual destas é pior. Sempre haverá contrversias, discussões sem fundamentos, etc… Mas eu sou obrigado a concordar plenamente com essa professora quando deu um “chega prá lá” neste bispo!

    Abraço.

  2. A Palavra de Deus diz: Que nada podemos contra a Verdade, senao pela Verdade.
    O amor e a missericordia de Deus alcança quem acredita nas escrituras Sagradas.

  3. A palavra de Deus tb falou que morcegos são aves e insetos possuem 4 patas.

    Isso admitindo que são palavras dele e não um monte de histórinhas ridículas escritas por pastores de cabras iletrados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: