A Incrível Engenharia Hebraica

Nossos amigos hebreus nunca foram bons de matemática, como observado pelas diversas histórias e disparates cronológicos (aos quais nos aprofundaremos em artigo específico). Mas, a melhor delas com certeza remete à construção de um templo. Não um templo qualquer, mas um templo construído sob as ordens do grande e sábio Rei Salomão. Sim, aquele mesmo que era expert em resolver brigas de lavadeiras, ameaçando cortar bebês ao meio. Muito sábio da parte dele (eu só queria saber se as duas topassem a divisão, mas isso é outra história).

O glorioso Salomão era “o cara”! Considerado o mais sábio de todos os reis. E devia ser mesmo, pois mandou construir um templo em homenagem ao Senhor dos Anéis Bíblico de uma forma… digamos, peculiar. 😉

Vamos examinar atentamente o que diz o 1º livro de Reis, capítulo 6

1. No ano quatrocentos e oitenta depois da saída dos filhos de Israel do Egito, Salomão, no quarto ano do seu reinado, no mês de Ziv, que é o segundo mês, empreendeu a construção do templo do Senhor.
2. O templo que o rei Salomão edificou ao Senhor tinha sessenta côvados de comprimento, vinte de largura e trinta de altura.
3. O pórtico, à entrada do templo, tinha vinte côvados de comprimento, o que igualava a largura do templo, e dez côvados de largura na frente do edifício.
4. O rei fez no templo janelas com grades de madeira.
5. Construiu, encostados às paredes do edifício, andares que rodeavam o templo e o santuário. Cercou assim o edifício de quartos laterais.
6. O andar inferior tinha cinco côvados de largura, o do meio seis e o terceiro sete, porque se tinham posto encostas nos muros exteriores do templo para evitar que as vigas entrassem nas paredes do edifício.
7. Na construção do templo só se empregaram pedras lavradas na pedreira, de sorte que não se ouvia durante os trabalhos da construção barulho algum de martelo, de cinzel ou de outro qualquer instrumento de ferro.
8. A entrada do andar inferior encontrava-se do lado direito do edifício. Subia-se por uma escada em espiral ao andar do meio, e deste ao terceiro.

Conforme dito no artigo “O Dilúvio desmascarado”, um côvado era uma medida de distância usada antigamente, que equivalia a 45,72cm. Isto posto, temos que o Templo de Javé construído por Salomão tinha as seguintes medidas:

Comprimento: 27,342m
Largura: 9,144m
Altura = 13,716m (equivalente a mais ou menos a 4 andares)

Para um grandioso templo, ele até que é pequeno. Ué? Não acredita? Vamos usar medidas mais redondas, certo? Vamos considerar que o distinto templo tivesse 30m de comprimento por 10m de largura, apenas para efeito de contas.

Bom, com essas dimensões, a área do distinto templo seria de 300m², e nele caberiam (não muito confortáveis, mas sem atropelo) umas 900 pessoas em pé. Qualquer elevador de um prédio residencial propõe este mesmo tipo de “conforto”. Sentadas, o número de pessoas não ultrapassaria a 400. O mais interessante é que este Magnífico Templo era menor que uma quadra de basquete. Veja AQUI. 🙂

Vamos examinar como era o lindíssimo templo de Salomão, ainda neste mesmo capítulo:

20. O santuário tinha por dentro vinte côvados de comprimento, vinte de largura e vinte de altura. Salomão revestiu-o de ouro fino, e cobriu o altar de cedro.
21. Revestiu de ouro fino o interior do edifício e fechou com cadeias de ouro a frente do santuário, que era também revestido de ouro.
22. A casa ficou assim inteiramente coberta de ouro, como também toda a superfície do altar que estava diante do santuário.
23. Fez no santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura.
24. Cada uma das asas dos querubins tinha cinco côvados, o que fazia dez côvados da extremidade de uma asa à extremidade da outra.
25. O segundo querubim tinha também dez côvados; os dois tinham a mesma forma e as mesmas dimensões.
26. Um e outro tinham dez côvados de altura.
27. Salomão pô-los no fundo do templo, no santuário. Tinham as asas estendidas, de sorte que uma asa do primeiro tocava uma das paredes e uma asa do segundo tocava a outra parede, enquanto as outras duas asas se encontravam no meio do santuário.
28. Revestiu também de ouro os querubins.
29. Mandou esculpir em relevo em todas as paredes da casa, ao redor, no santuário como no templo, querubins, palmas e flores abertas.
30. Cobriu de ouro o pavimento do edifício, tanto o do santuário como o do templo.
31. Pôs à porta do santuário vigas de pau de oliveira; o seu enquadramento com as ombreiras ocupava a quinta parte da parede.
32. Nos dois batentes de pau de oliveira mandou esculpir querubins, palmas e flores desabrochadas, e cobriu-as de ouro; cobriu de ouro tanto os querubins como as palmas.
38. e no ano undécimo, no mês de Bul, que é o oitavo mês, foi o templo acabado em todas as suas partes e em todos os seus pormenores. O templo foi construído em sete anos.

Impressionante, não é mesmo?

O Poderoso Aparta-Lavadeira… hã, quero dizer, Rei Salomão gastou sete anos (!) para construir um templo e tanto. Tinha revestido tudo de cedro: 1 Reis 6: 9 – Terminado o edifício, Salomão recobriu-o de tábuas e de forros de cedro.

E depois o reveste todo de ouro. Que cara indeciso! 😀

Os ciprestes e os cedros foram ofertados por Hirão, rei de Tiro, após saber que Salomão fora ungido Rei e, em troca, Salomão deu 20 mil coros de trigo e 20 coros de óleo bruto, conforme 1 Reis 5:10-11 – Hirão deu, pois, a Salomão, tanta madeira de cedro e de cipreste quanta ele quis. E Salomão deu-lhe vinte mil coros de trigo para o sustento de sua casa, bem como vinte coros de óleo bruto. Isso fornecia Salomão a Hirão cada ano.

“Coro” era uma antiga unidade de medida que servia tanto para sólidos como para líquidos. Ele equivalia a 370 litros (lembremos que muitas vezes, encontra-se “litro” como sinônimo de “quilograma”). Veja a fonte.

Desse modo, nosso querido Salomão deu a cada ano os seguintes presentinhos:

20 mil coros de trigo = 20.000 x 370 = 7.400.000kg de trigo. (caramba!!!)
20 coros de óleo = 20 x 370 = 7.400 litros de óleo.

Eu gostaria de saber o porque dessa disparidade. Vai ver, o pessoal gostava do escurinho. E isso levando em conta uma doação anual. Como se sabe, hoje o trigo ocupa o primeiro lugar em volume de produção mundial. No Brasil, a produção anual oscila entre 5 e 6 milhões de toneladas. É cultivado nas regiões Sul (RS, SC e PR), Sudeste (MG e SP) e Centro-oeste (MS, GO e DF). Fonte: EMBRAPA. Ou seja, naquela época ele produziu 1/1000 da produção do Brasil HOJE. Eita, tecnologia, hein? E isso num lugar árido pra danar, sem sistema de irrigação, tratores, pesticidas nem nada. 😉

Não era só na engenharia que o pessoal era bom não… E não fique tão pasmo assim.

No 1º livro de Crônicas, capítulo 22, podemos ver outros nos versículos a seguir:

9. Eis: Nascer-te-á um filho que há de ser um homem pacífico; assegurar-lhe-ei a tranqüilidade com todos os seus inimigos ao redor. Seu nome será Salomão. E, durante seu tempo, darei paz e calma a Israel.
10. Ele me edificará um templo; será para mim um filho; eu serei para ele um pai, e firmarei para sempre o trono de sua realeza sobre Israel.
14. Eis que, por meus esforços, preparei para a casa do Senhor cem mil talentos de ouro, um milhão de talentos de prata, bronze e ferro em tal quantidade que se não poderia pesar: preparei também madeira e pedras; e tu ainda acrescentarás mais.
15. Tens a teu dispor uma multidão de operários: talhadores, pedreiros, carpinteiros e artífices hábeis em todas as espécies de ofícios. (tradução = um número de escravos sem fim)
16. O ouro, a prata, o bronze e o ferro existem em número incalculável. Vamos ao trabalho, e que o Senhor esteja contigo!

Se confundiu com a unidade monetária da época, o “talento”? Não precisa ter medo. O talento de ouro ou prata era a unidade de moeda romana para grandes quantidades de dinheiro, que fora introduzido na Grécia Antiga e depois adaptado para o sistema monetário romano.

Bom, e quanto valia um talento mesmo? Bem, é um pouco confuso (como tudo antigamente, e hoje em dia a economia não melhorou em nada). Um talento era igual a 60 minas, que, por sua vez eram equivalentes a 100 drachmas. Ora, sabe-se que um drachma valia cerca 4,5 a 6 gramas de ouro ou prata; portanto, um talento significava entre 27 a 36 quilogramas de metal!!

Vamos considerar como se o valor do talento fosse de 30kg para fins de facilitar as contas?

Bom, com isso, temos que foram gastos cerca de 3.000.000kg de ouro, cerca de 30.000.000kg de prata, bronze e ferro que não se conseguiria pesar (isto infere que seria superior às 30 toneladas de prata). Uaaaaaaau!!!!!!!!!! Como devia ser bom viver naquela época!! 😀

E é de se admirar que com tantos talentos (sim, o trocadilho foi intencional) existentes naquela época, nenhuma tivesse se perdido. Mas, deixemos isso de lado e vejamos quantas pessoas foram responsáveis por essa magnífica construção, conforme relata o 1º livro de Reis, capítulo 5:

13. O rei Salomão escolheu trinta mil operários em todo o Israel.
14. Ele os mandava por seu turno ao Líbano, dez mil cada mês; passavam assim um mês no Líbano e dois meses em sua casa. Adonirão dirigia os trabalhos.
15. Salomão tinha ainda setenta mil carregadores e oitenta mil cortadores de pedras na montanha,
16. sem contar três mil e trezentos contramestres que presidiam os vários trabalhos, os quais davam ordens ao povo e aos operários.

Hora de fazer as continhas.

30.000 para cortar madeira no Líbano
70.000 para levar as cargas
80.000 para talhar pedras
3.300 chefes de oficiais
Somando… 183.300 homens!

Uma galera e tanto! Não duvido que era tudo escravo, mas mesmo a contra gosto de seus donos, escravos têm que comer e beber água. E se não foram escravos, ainda tinham que receber pelo trabalho. 😉

Em 1 Crônicas 23:4-5 , Davi, pai do Aparta-Lavadeira… er, quero dizer… o pai de Salomão, estipula os serviçais do distinto templo: Davi disse: 24.000 dentre eles serão colocados ao serviço do templo do Senhor, 6.000 serão escribas e juízes, 4.000 porteiros e 4.000 para celebrarem o Senhor com os instrumentos que fiz para louvá-lo.

Vamos relembrar que as dimensões deste templo eram equivalentes aos de uma quadra de basquete?

Ora, quanta bobagem!

Um galpão do mesmo tamanho poderia ser construído por apenas 30 profissionais diferentes. Somando alguns prováveis torneiros, escultores, oleiros, talhadores etc., e mesmo assim, estaria muito longe dos 183 mil homens.Sem falar que algumas igrejas pelo mundo afora levaram muito mais tempo para serem construídas. Como exemplo, podemos citar a igreja de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, que precisou de 90 anos para ser construída (lembram da expressão “obra de igreja”? Pois é…). Mas, 7 anos, conforme relatado em I Reis 06:38 – E no ano undécimo, no mês de Bul, que é o oitavo mês, foi o templo acabado em todas as suas partes e em todos os seus pormenores. O templo foi construído em SETE ANOS ??? Devem estar de brincadeira…

Atrasos em obras públicas são comuns, sendo devidos mais às questões políticas ou econômicas, ocasionando várias gestões na sua construção. Desse modo, esses operários do Salomão deviam ser incríveis, mesmo. 😉

E quanto ao ouro e a prata envolvidos? Quanta tolice! Apenas 3,4 toneladas de ouro folheariam (com 1 mm de espessura, o que é muito) toda a parede do altar, internamente, sobrando ainda ouro para uma coroa. 34 toneladas de prata revestiriam a 1 mm todas as outras paredes e uma laje – se já existisse – interna e externamente, além de sobrar para o piso e para fazer a estátua de um rei (para pôr a coroa). Mas 30 mil TONELADAS???? :-O

Esse livro é mesmo surpreendente, não é mesmo?

Concluindo, o que nós temos aqui é mais uma história sem o menor cabimento, escrita por alguém que não sabia fazer contas, sem a menor noção de ordem de grandeza, totalmente ignorante em unidades de massa, mentiroso, mas com uma imaginação… ridícula! 🙂

Anúncios

63 Respostas

  1. Não sei porque tanto espanto, por parte do sr. A capela sistina, em Roma levou 11 anos para ser contruida, foi baseada na dimensões do templo em Jerusalem, empregou milhares de trabalhadores (escravos?), foram usados milhares de kgs em materiais nobres (ouro, prata, pedras preciosas, pinturas etc), trabalharam também em sua construção dezenas de homens renomados como Perugino, Botticelli, Raphael, michelangelo etc.)
    Acredito que vc poderia apresentar seu artigo usando um tom menos satirico além do que educação e respeito não faz mal a ninguem…

  2. Sua falta de conhecimento é ridículo. Desde quando a Capela Sistina tem as dimensões de uma quadra de bsquete? Vc já esteve lá? Porque eu sim.

    E eu não tenho obrigação de ser educado com algo que não existiu.

  3. Caraca, muito maneiro este texto. Legal mesmo. Sou engenheiro e ri a beça com ele. Os dados estão certos e o planejamento faz qualquer um rir pra danar. Será que Salomão batia uma bolinha com seus súditos? hahahahaha Quadra de basquete foi ótima.

    Valeu, André. Nunca me diverti tanto, assim como aprendi um bocado de coisas. Posta mais textos assim, cara. Informativos, engraçados e divertidos. Aprende-se muito assim. Didática é 10. Falou!

  4. Só lembrando que o “côvado” não é preciso. Vc pode usar também 66cm. O que aumentaria um pouco a quadra de basquete.

  5. Ah, tá. Ficará com cerca de 40m de comprimento. Uhhhhhhhhh que grandão que ficou.

    Até o estádio do Maracanã caberia dentro dele. Ohhhhhhhhhhhh

  6. Primeiro o Dilúvio, agora o templo de Salomão! Logo logo vai dar pra vc escrever um livro!!

  7. Meu caro, vejo que o milagre da construção do templo é maior do que eu pensava, pq o mesmo, ainda desperta comentários em pleno século XXI!!! Acreditando, criticando ele ainda vai ser reconstruído!!

  8. O maior milagre será reconstruir um templo gigantesco que é menor que uma quadra de basquete.

    E pior: Um templo que não existiu.

    O mais interessante é que o Messias será quem reconstruirá o tal templo (mesmo sem ter existido). Como Jesus Jóquei de Jegue não fez isso…

  9. trata-se de uma obra superfaturada é isso, dinheiro público sendo esbanjado… rsrsrrs salomão deu um golpe ele não esperava que depois de tanto tempo alguém fosse contabilizar o investimento!!

  10. O autor do texto não deve ser cristão. Mas se não é por que se importa tanto com um livro oriental e porisso mesmo metafórico?

  11. O autor do texto não deve ser cristão.

    Pode apostar que não sou. Mas, o que isso tem a ver? Salomão é do Velho Testamento.

    Mas se não é por que se importa tanto com um livro oriental e porisso mesmo metafórico?

    Se este livro é metafórico, então nada ali é de verdade, não é mesmo?

    Então pq muitos tolos, digo, crentes atestam por A + B que é a prova definitiva da verdade? Hein? Hein? Hein?

  12. Há muito tempo já havia feito essas contas, claro sem querer desmascarar ninguém, tbem acho que a matemática daquela época não bate com a nossa. O contingente de pessoas utilizados para a construção é absurdamente equivocado. Vale a pena pesquisar o número de operários utilizados nas construções de grandes hidroelétricas, (bem maiores que o Templo). Acredito que a narrativa da construção do Templo foi para dar enfase do devotamento dos Hebreus ao seu Deus. Devemos entender o Templo como uma simbologia e não como uma realização. Tal qual a Arca de Noé e outros elefantes brancos da história. Mas que é divertido, isso é…

  13. André, o que é uma metáfora para você?

  14. Uma metáfora é uma figura de linguagem.

    Esta figura de linguagem não é empregada dizendo quanto de material se gasta numa obra, não diz o número exato (??) de trabalhadores, não relata eventos com detalhes (absurdos ou não, é irrelevante) e coisa assim.

    Respondido?

  15. Construindo seus alicerces em terreno arenoso, hein??? Tudo que está escrito aí, sobre o Templo, OU está baseado em informações ou historicamente distorcidas OU em informações mal interpretadas. Logo, jogue no lixo seu texto. Adeus.

  16. Construindo seus alicerces em terreno arenoso, hein?

    Destrua com sua poderosíssima argumentação!

    Tudo que está escrito aí, sobre o Templo, OU está baseado em informações ou historicamente distorcidas OU em informações mal interpretadas.

    Nah Nah Nah

    Foi tudo baseado no que está escrito no seu lixo, digo livro religioso. 😀

    Logo, jogue no lixo seu texto. Adeus.

    O texto foi baseado na Bíblia. Logo, realmente o livrinho mágico deve ser jogado no lixo mesmo.

    Caipora te ama. 😉

  17. levar a Bíblia ao pé da letra é sandice tanto de quem crê nela cegamente quando de quem quer desacreditá-la.

    Não não sou cristão, e nem judeu.

    Mas a pergunta é: O que leva você a essa cruzada contra a fé?

  18. Quando perguntaram a Edmund Hillary pq ele quis subir o Everest, ele respondeu simplesmente:

    Porque ele está lá!

  19. Mas você não é Edmund Hillary.

    E volto a afirmar levar um livro que foi alterado ao pé da letra é sandice tanto para um lado como para o outro.

    Já parou para pensar que a única conclusão que podemos chegar levando em consideração que se tal templo existisse mesmo é que a prática de superfaturamento é mais antiga que a democracia.

    E que se não existiu, descrição do templo serve apenas para exaltar o suposto poder de Rei.

  20. Mas você não é Edmund Hillary.

    Uau! Demorou muito pra chegar a essa briosa conclusão? 😀

    E volto a afirmar levar um livro que foi alterado ao pé da letra é sandice tanto para um lado como para o outro.

    E eu volto a dizer que o mal das pessoas é não entender os artigos. Diz uma coisa, filhão, se não é pra ser levado a sério, pq possui tantos detalhes?

    Já parou para pensar que a única conclusão que podemos chegar levando em consideração que se tal templo existisse mesmo é que a prática de superfaturamento é mais antiga que a democracia.

    Duuuuuuuuhhhh

    Num diiiiiiiiiiiga!!!!!!!

    E que se não existiu, descrição do templo serve apenas para exaltar o suposto poder de Rei.

    Que não existiu, é ÓBVIO! E eu provei isso analisando cada uma das passagens.

    Conclusão? O povo era ignorante e os escritores desses contos de fadas queriam impressionar. Simples.

    Ou quer que eu chame um engenheiro civil pra fazer uma planta baixa no AutoCAD? 😉

  21. Sobre o Edmund, o que quis dizer que para um alpinista, é óbvio que queira enfrentar o maior desafio de seu esporte, e que dizer que ela estava lá era um desafio para ele.
    Para tudo é necessário um estímulo.
    Mas voc está tão preucupado em fazer tiradas com os que comentam seus artigos que não enxerga o que está a sua frente.
    A minha pergunda foi “o que te leva a essa cruzada contra a fé?”

    E o motivo de ter tantos detalhes, você achará a resposta se tentar compreender a mente desse povo, sugiro que pesquise um pouco sobre a cabala (seriamente).

    Mas provar que Salomão não existiu apenas analisando a Bíblia é um pouco demais.

    O máximo que você pode dizer é que não há evidências de sua existência (realmente não há).

    Cito um exemplo, em escrituras budistas, é citado um príncipe chamado Asoka, ou Ashoka, até o começo dos anos 90 não haviam evidências de sua existência, até serem encontrados documentos de sua suposta autoria.

    até então não se podia afirmar que ele ele tenha existido, e a partir desse achado, pode-se afirmar que ele possa ter existido.

    Ou seja, provar não é argumentar.

    Como disse anteriormente, não sou cristão nem judeu. mas respeito profundamente que é.

  22. Os caras lêem o artigo ,e ao invés de se tocarem(pra quem ainda não tinha notado) q não tem o menor fundamento ,sobrando apenas o tal papo do “simbólicco” ,ficam com raiva de quem escreveu o artigo. Meu ,é que nem a tal arca do Mané ,ops ,Noé ,as medidas tão lá pra quem quiser conferir. É como a piada do cara q encontra a mulher com outro na cama e põe fogo na cama .

  23. Paulo

    Sobre o Edmund, o que quis dizer que para um alpinista, é óbvio que queira enfrentar o maior desafio de seu esporte, e que dizer que ela estava lá era um desafio para ele.

    Duuuuuuuuhhhh

    Num diiiiiiiiiiiga!!!!!!! [2]

    Para tudo é necessário um estímulo.

    Como suas postagens irrelevantes.

    Mas voc está tão preucupado em fazer tiradas com os que comentam seus artigos que não enxerga o que está a sua frente.

    Solo de Violinos.

    A minha pergunda foi “o que te leva a essa cruzada contra a fé?”

    Deixa de ser mané. Não estou em cruzada (ops) contra fé nenhuma. Apenas aponto as besteiras neste livro idiota. Satisfeito?

    E o motivo de ter tantos detalhes, você achará a resposta se tentar compreender a mente desse povo, sugiro que pesquise um pouco sobre a cabala (seriamente).

    E o que isso tem a ver com um suposto templo do tamanho de uma quadra de basquete?

    Mas provar que Salomão não existiu apenas analisando a Bíblia é um pouco demais.

    Isso significa que ele existiu? Tem alguma prova aí em seu bolso?

    O máximo que você pode dizer é que não há evidências de sua existência (realmente não há).

    Então, até que provem o contrário, ele não existiu e pronto!

    Cito um exemplo, em escrituras budistas, é citado um príncipe chamado Asoka, ou Ashoka, até o começo dos anos 90 não haviam evidências de sua existência, até serem encontrados documentos de sua suposta autoria.

    Suposição? Olha, vc é mais cômico que o trecho sobre o Templo do Aparta-Lavadeira. 😛

    até então não se podia afirmar que ele ele tenha existido, e a partir desse achado, pode-se afirmar que ele possa ter existido.

    Eu encontrei alguns ovos de páscoa. Logo, é capaz do Coelhinho da Páscoa existir…

    Ou seja, provar não é argumentar.

    Mas, dá credibilidade a uma argumentação, bebezinho.

    Como disse anteriormente, não sou cristão nem judeu. mas respeito profundamente que é.

    Não sou cristão, nem judeu e não dou a mínima pra quem é ou deixa de ser.

    As besteiras ainda estão lá no livrinho mágico. Queira vc ou não.

  24. Mas, me responda, o que te incomada tanto no “livrinho mágico”?

    O que te move?

    Gostaria de entender.

    Por que o ranço?

    Você não é obrigado a ter uma religião, mas pode respeitar quem tem.

    Mas uma pergunta, para você tudo o que está na Bíblia é besteira ou apenas algumas partes?

    Por exemplo, essa:

    “Por que vês tu o argueiro no olho do teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?

    É besteira?

  25. Tô viciado nesse blog! É muito mais divertido q o caceta e planeta. Não pelo conteúdo ,mas pelos competentes comediantes com seus satiricos comentarios! Esse Paulo Moura é gente fina! Respeita o cristianismo e o judaismo apesar de não sê-lo . Mas o q tem isso a ver com as medidas absurdas do alegorico templo? Continuam imprecisas ,apesar dele ser respeitador.

  26. Mas, me responda, o que te incomada tanto no “livrinho mágico”?

    Não me incomoda. Mas, me incomoda pessoas atestando a realidade daquilo. Vai ficar chorando até quando, hein?

    Mais uma Típica Justificativa Religiosa.

    TJR-25 – Pq Cristo (ou a religião) te incomoda?

    O que te move?

    Minhas pernas.

    Gostaria de entender.

    Oh! Eu poderia perguntar pq lhe incomodo, mas não dou a mínima pra vc ou pro que vc pensa. 😉

    TJR-18 Pieguice.

    Por que o ranço?

    Apelo à misericórdia.

    TJR-23 – Você deve ter problemas.

    Você não é obrigado a ter uma religião, mas pode respeitar quem tem.

    Não dou a mínima pra ambos. Mas, pelo visto, eu incomodo bastante. 😀

    TJR-64 – Vamos respeitar a lenda dos outros.

    Mas uma pergunta, para você tudo o que está na Bíblia é besteira ou apenas algumas partes?

    Você acreditaria numa publicação médica que atesta que fadas existem? Vc aceitaria as reportagens de alguma publicação que defende mortes, assassinatos e violência extrema?

    TJR-3 – Tentativa de alegar um conhecimento superior sobre a bíblia.

    Por que vês tu o argueiro no olho do teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?

    TJR-10 – Frases Prontas.
    TJR-34 – Metáfora.
    TJR-38 – Foco no menos relevante.
    TJR-44 – Sem palavra feia e Deus juntos..
    TJR-53 – Não elaborar o que disse.
    TJR-55 – Ofender nossa inteligência.
    TJR-67 – OLHA A TRAVE NO SEU OLHO.
    TJR-78 – A ignorância vence o conhecimento.

    É besteira?

    Samaria será punida. Seus habitantes cairão sob os golpes da espada, seus filhinhos serão esmagados, e rasgados os ventres de suas mulheres grávidas.

  27. Interessante a comparação com uma quadra de basquete, em termos de tamanho do templo.
    Mas a comparação do elevador é equivocada.
    Isto porque o templo judaico não deve ser entendido como os templos cristãos, muçulmanos ou budistas, onde o fiel entra dentro do templo para prestar culto.
    No tabernáculo e no templo judaico a o povo podia entrar no máximo até o pátio, ou átrio, cujas medidas não são mencionadas e certamente eram imensas para comportar todo o povo que se reunia anualmente em ocasião da festa da páscoa.
    Além disto, pela tradição hebraica, certamente o pátio era dividido em 2: um mais externo para mulheres e crianças e o interno onde os homens prestavam seu culto.
    O templo, com as medidas descritas acima e convertidas para nossos padrões era utilizado apenas pelos sacerdotes, não sendo necessário mais do q alguns para prestar os rituais internos. Por isto a dimensão de uma quadra de basquete era realmente enorme. E o santo dos santos era adentrado apenas uma vez por ano!
    A glória e a grandeza do templo não residiam apenas nas dimensões (como eu já disse, a dimensão total do templo, considerando o pátio, q era o local de culto para a população certamente era enorme), mas no modo q foi feito, com pedras encaixadas, revestidas com cedro e posteriormente com ouro.
    Lembre-se q naquele tempo os judeus tinham um amplo relacionamento comercial e político com os egípcios (q dominavam bastante a ciência da engenharia e arquitetura) e com outros países vizinhos, com os quais (se entende pelo livro de 1 Reis) trocaram informações técnicas.
    É isto aí! 🙂

  28. Tudo muito lindo, só que vc tá esquecendo que a “tradição” hebraica que vc citou não existia na referida época. Tb esqueceu dos “detalhes” do templo. Assim como esqueceu que não é mencionado nenhum lugar pros judeus, pátio nem separação para as mulheres.

    Não há nenhuma menção a israelitas em documentos egípcios, o que invalida o livro de Reis. Sem falar que vc não levou em conta duas coisas: Davi e Salomão, como descritos na bíblia, não existiram e não há NENHUMA evidência arqueológica que tal templo sequer tenha existido e, por alguma estranha razão misteriosa, os judeus não permitem que uma equipe de arqueólogos estudem e escavem o lugar onde eles alegam que tal templo fora construído.

    Do que será que eles têm medo?

  29. Afirmar q esta tradição não existia é desconhecimento da cultura hebraica. Não entendi o q quis dizer qdo diz q eu esqueci os detalhes do templo, a não ser q ñ mencionei o fato dele possuir tb várias câmaras externas, q ñ fazem parte da medida apresentada acima.

    A medida do átrio não tem seu tamanho mencionado em Reis, mas é evidente q ele existia (tendo a separação mulher/homem ou não) pq ele era necessário já desde os tempos do tabernáculo.
    Inclusive os holocaustos eram feitos neste espaço.
    Mas o pátio ou átrio tem sua existência mencionada tanto no livro de Reis quanto Crônicas e em diversas citações do templo, pois era parte integrante do conjunto arquitetônico.

    Aliás, conjunto arquitetônico este q tb podia compreender o palácio real, o q garantiria ainda +grandeza à obra.

    Qto à validade ou não da bíblia e de seus livros e registros antigos não computa discutir, visto q ñ há acordo algum em nossos pontos de vista sobre isto.

    Minhas colocações somente dizem respeito quanto à validade de alguns pontos de seu argumento, tendo em vista que entendi q partiste de um pressuposto errado, ou seja: de q a população em geral deveria entrar no templo (cuja medição foi registrada).

  30. Afirmar q esta tradição não existia é desconhecimento da cultura hebraica.

    Prove que estou errado.

    Não entendi o q quis dizer qdo diz q eu esqueci os detalhes do templo, a não ser q ñ mencionei o fato dele possuir tb várias câmaras externas, q ñ fazem parte da medida apresentada acima.

    Falar é fácil, provar é que são elas. Onde estão as suas?

    A medida do átrio não tem seu tamanho mencionado em Reis, mas é evidente q ele existia (tendo a separação mulher/homem ou não) pq ele era necessário já desde os tempos do tabernáculo.

    Provas?

    Inclusive os holocaustos eram feitos neste espaço.

    Engraçado que esqueceram de mencionar isso, não é mesmo? Pq será?

    Mas o pátio ou átrio tem sua existência mencionada tanto no livro de Reis quanto Crônicas e em diversas citações do templo, pois era parte integrante do conjunto arquitetônico.

    Ahan. Claro, claro…

    Aliás, conjunto arquitetônico este q tb podia compreender o palácio real, o q garantiria ainda +grandeza à obra.

    OS redatores da Bíblia eram meio esquecidos…

    Qto à validade ou não da bíblia e de seus livros e registros antigos não computa discutir, visto q ñ há acordo algum em nossos pontos de vista sobre isto.

    Computa e sem puta também, nenezinho! Eu mostrei a impossibilidade de se gastar uma grana daquelas, dizimando uma floresta inteira e uma quantidade de ouro e prata para… Para que mesmo? Ah, sim! Para um templo que ninguém iria entrar? Só alguém muito idiota acredita nisso. A bíblia mentiu, não há NENHUMA evidência arqueológica disso, e vc é outro mentiroso que alegou que os toscos hebreus aprenderam com os egípcios, sendo que estes nem souberam de existência deles até o século VII AEC.

    Minhas colocações somente dizem respeito quanto à validade de alguns pontos de seu argumento

    O que se chama de mau-caratismo intelectual, posto que virou as costas para as demais argumentações.

    tendo em vista que entendi q partiste de um pressuposto errado, ou seja: de q a população em geral deveria entrar no templo (cuja medição foi registrada).

    Eu disse isso? Bem, não importa. O livrinho mágico não fala nada das construções adjacentes. talvez pq o idealizador desta fábula pensou que ia enganar todos os otários que encontrasse pela frente.

    O pior que ele realmente os enganou. Que coisa, não?

  31. Já esperava q respondesses com sarcasmo e ironia, pois escreveste seu texto da mesma forma. Bom, não importa.
    Apesar da sua argumentação ser bem elaborada, ela é falha.

    Veja bem:
    1. Disseste q o templo daria para 900 pessoas em pé. Tamanho enorme para um lugar onde talvez 5 pessoas ministrassem.
    2. Não aceitas a estrutura funcional do templo com o altar do holocausto e com o pátio, nem mesmo a tradição judaica. Quer provas. Bem, pergunte a qualquer judeu. Leia o contexto de 1Reis, ou mesmo pesquise a medida do Tabernáculo e seus utensílios.
    3. Não aceitas as câmaras externas. Bem, releia o texto bíblico.
    4. Não entendes as contas do porquê de tanto gasto. Bem, em primeiro lugar, partes do pressuposto errado. Não foi apenas a “quadra de basquete” a ser construída, mas adicionalmente 2 ou 3 palácios e pelo menos 2 cidades, todas devidamente mencionadas em Reis e Crônicas.
    5. Não levaste em conta o custo do transporte dos materiais (do Líbano até Tiro e posteriormente pelo mar até Israel, possivelmente passando por território Filisteu tb) e o encargo dos oficiais estrangeiros, pagos através dos coros de trigo e outros produtos.
    6. Não fizeste as contas de salário corretamente, uma vez que dos 30.000 trabalhadores (e certamente seus oficiais israelitas) apenas 10.000 subiam ao Líbano por turno, voltando por alguns meses enquanto outros assumiam seus lugares. E isto tb está registrado no texto de Reis e Crônicas.
    7. Não levaste em conta que Salomão tb recebia tributos de outras nações dominadas por Israel.
    8. É bom q releia seu texto antes de responder outros comentários, e principalmente o texto base q está questionando na bíblia, pois além de tirar conclusões de textos fora do contexto original, tb repitiste nas suas respostas a mim q os escritores bíblicos esqueceram de mencionar algo que de fato está lá, mas creio q não viste.

    Bom, vc tem o direito de não crer, duvidar, argumentar e até de zombar da bíblia. E tb de apontar possíveis erros.
    Mas eu tb tenho o direito de apontar os erros de sua argumentação e ñ viro totalmente as costas para ela não, apenas acredito q, uma vez q partiste dos pressupostos errados, suas conclusões são tb equivocadas.

    Em todo este “debate” mostrar as bases equivocadas da sua argumentação é o q me basta. Não pretendo provar a veracidade da bíblia nem nada. Se vc ñ acredita nela o prob é seu. Mas da próx vez monte melhor seus argumentos ou sua ironia e sarcasmo soarão patéticos.

    É içæ.

  32. Não é engraçado que isso só exista no relato bíblico? Ninguém mais viu. Que curioso! Perguntar a um judeu? Quer que eu pergunte se houve um dilúvio, se Moisés existiu e se o mundo foi feito em 6 dias tb?

    Vc pode apontar qq falha na argumentação. Provar é o problema. 😀

    Fato: Davi bíblico não existiu.
    Fato: Salomão bíblico não existiu
    Fato: Tal templo não existiu.

    Quer que eu pergunte a um judeu? Que tal Israel Finkelstein, professor de arqueologia da Universidade de Tel Aviv? Ele mesmo afirma categoricamente isso em seu livro “A Bíblia não tinha razão”.

    Nota: Ele é judeu 😀

    Ler dá trabalho? Não tem problema! Veja o vídeo.

    Vc não provou nada, não rebateu nada, só ficou sapateando pq o templo teria sido como vc quer que seja. Pena que não é bem assim. O relato é tão estúpido quanto estúpidas são suas tentativas (e de seus colegas) de defender tal coisa.

    Hasta la vista, baby!

  33. Cara, você definitivamente não vale a pena. Se acha o cara mais esperto e espetacular do mundo, mas não entende nada.
    Leia um pouco a mais e pare de querer chamar a atenção e promover a sí próprio utilizando-se de argumentos tão pobres quanto o seu caráter e o seu conhecimento. Já ouviu falar do retângulo de ouro? da proporção divina?
    Cara você é um burro… patético, vai estudar.
    Nem mesmo os ocultistas menosprezam os detalhes que são passados pela Bíblia através das medidas do Templo, que foi destruído e depois reconstruído para ser mais uma vez destruído.
    Sua ignorancia me dá pena, mas é bom, o conhecimento esta ao alcance de todos, mas só os que tem olhos pode enchergar.
    Desculpa aí …. Ahhh , e quanto a provas arqueológicas …. errou de novo …

  34. Significa, crentinho, que houve um templo, mas não que seja como a estupidez desrita na Bíblia.

    A menos que vc prove que sim.

  35. Um lixo maçônico. Grandes merdas. Lê lá o que diz a sua bíblia estúpida e veja se é condizente com este texto. Ah, claro que v vai achar que é. Contra fatos, não há argumentos. Pode postar qq merda maçônica. Tente um livro de história, como o do arqueólogo Israel Finklelstein. Ele disse que nada daquilo existiu.

    Óbvio que vc nunca lerá. Lidar com ignorante é assim mesmo.

  36. Um lixo maçônico. Grandes merdas. Lê lá o que diz a sua bíblia estúpida e veja se é condizente com este texto. Ah, claro que v vai achar que é. Contra fatos, não há argumentos. Pode postar qq merda maçônica. Tente um livro de história, como o do arqueólogo Israel Finklelstein. Ele disse que nada daquilo existiu.

    Óbvio que vc nunca lerá. Lidar com ignorante é assim mesmo.

  37. Muito inteligente você se acha, engraçado então, nem se fala!

    Envio a você um alerta! Cuidado com sua sabedoria e principalmente com o seu ego pobre, acha-se tão inteligente e esquece-se de que os homens mais inteligentes do século em que você nasceu descobriram que somente através da leitura da bíblia e o respeito à palavra de DEus é que se pode adentrar à verdadeira sabedoria!
    Não ache que não precisa de DEUS e da sua palavra!
    Não menospreze aquilo que você não conhece, afinal seus comentários são fracos e desprovidos de fundamentos, no mínimo escolheu arquivos na internete e juntou-os de forma que satisfizesse as suas idéias.
    Espero que você procure com humildade aprender com pessoas que em primeiro lugar temem à DEUs e procuram entender as escrituras e não debochar, homens que sejam humildes .
    Suas brincadeiras custarão caro!
    Procure a verdade e a verdade te libertará!
    A bíblia não pode ser lida como um livro qualquer, ler sem fé e inteligência gera matérias pobres e dementes como a sua.
    Mas não esquenta, ainda assim Deus te ama! Ele sempre soube que você nasceria e seria um estúpido debochado e mesmo assim entregou seu filho por amor e acreditar que você tem solução, na~despreze esse amor, respeite-o pelo ao menos isso!

  38. adeilsonmontes@yahoo.com.br
    189.79.132.114

    Pegue seu deus e enfie no rabo.

  39. recentemente foi descoberto pela arqueologia um muro que circundava o templo de salomão. A pesquisadora Eilat Mazar descobriu proximo a essa muralha, pedaços de peças com incrição que fazem referência à monarquia Israelita. Inclusive estes achados reanimaram aos judeus para a reconstrução do templo. Sou biólogo e tenho pós graduação nesta área. Ora se o templo nunca existiu logo a arqueologia também não existe.A bíblia é a inerrante e infalível Palavra de Deus.

  40. Não só houve um templo, como o muro ocidental ainda está lá. A pesquisadora achou vestídios de uma monarquia israelita. Ok. De qual reinado, Zé? Prova aí pra mim que foi de Salomão. Israel Finkelstein, do Dep. de Arqueologia da Universidade de Tel-Aviv diz que não. E aí?

    Se a Bíblia é a palavra inerrante de deus, responda: Jesus nasceu no tempo de Herodes ou no censo de Quirino? :mrgreen:

  41. Meu amigo, esses achados arqueológicos tem datação do final do décimo século AC tempo do rei salomão, Inclusive cerâmicas que presupõe partes de jarros ou outros utensílios do palácio.A pesquisadora citada é da universidade hebraica de jerusalém. Qualquer pesquisador de qualquer instituto utiliza o mesmo método para a datação que é o carbono 14, a arqueologia não pode contrapor à ela mesma. Quirino era um lider romano que foi destacado para ser regente na síria, durante este tempo o rei herodes realizou o censo. A bíblia é a inerrante e infalível Palavrade Deus.

  42. Deixa de ser burro, Zé. Carbono 14 não serve para análises onde NÃO TEM CARBONO. E para sua informação, a rocha em questão não é feita de carbono. Agora, se vc postar as inúmeras pesquisas publicadas em periódicos INDEXADOS (site de crente não serve, só da Nature, Science, PLos One etc), aí é outra história.

    Boa sorte na sua procura, pois eu DUVIDO que vc encontre. 😉

    Outra coisa: Quirino morreu ANTES de Herodes Magno (que é o que a Bíblia menciona e não o Herodes pai dele). Vai estudar. Sugiro os livos de Geza Vermes, Bart Ehrman e J.P. Meier. Eles concordam comigo.

    Mais uma: Me mostre ONDE os judeus libertam prisioneiros na Pessach.

    Outra ainda: Me mostre ONDE haviam legionários romanos na Galil´[eia no século I

    Again e again: Me PROVE que houve um rei chamado Salomão.

    Fontes isentas, é claro.

  43. O carbono é o quarto elemento mais abundante na terra. Os tijolos antigos tinham uma mistura de barro e elmentos vegetais sendo assim possíveis a sua datação. Não existe fonte mesmo que científica que totalmente seja isenta.A autora do livro Planeta Simbiôntico por exemplo considera céticos como vc mais fanáticos do que um crente pentencostal. abraços.

  44. quanto ao número de operários na construção do templo é preciso observar que os materiais eram trazidos de outros países e nem salomão em toda a sua glória possuia nem um fusquinha para este transporte. tudo era no lombo de animais e no lombo de homens. não havia transportes nem tecnologia como se tem hoje.não podemos ignorar este fato.O sonho dos céticos é que Deus fosse um ser simples a ponto de ser testada a sua divindade em um laboratório. se isto fosse possível acontecer ele não seria Deus, seria outra coisa qualquer. li o livro planeta simbiôntico e notei que a autora qualifica os evolucionistas e céticos como fanaticos e é verdade.responda-me uma pergunta por favor: já que vc não cre na existencia do templo e nem de salomão qual será o seu estado espiitual 5 minutos depois da sua morte. vc consegue me conceituar inexistencia?

  45. o que quero dizer é que para toda academia cientifica seja ela a universidade de telaviv ou a hebraica no mínimo utilizam duas palavrinhas chamadas: MÉTODO CIENTÍFICO, não há como discordar se os achados são exatamente no lugar do antigo templo e se datam do mesmo período.

  46. A autora do livro Planeta Simbiôntico por exemplo considera céticos como vc mais fanáticos do que um crente pentencostal. abraços.

    É pra eu me preocupar com isso?
    quanto ao número de operários na construção do templo é preciso observar que os materiais eram trazidos de outros países e nem salomão em toda a sua glória possuia nem um fusquinha para este transporte.

    Não é interessante que não há UM ÚNICO vestígio disso?

    O sonho dos céticos é que Deus fosse um ser simples a ponto de ser testada a sua divindade em um laboratório. se isto fosse possível acontecer ele não seria Deus, seria outra coisa qualquer. li o livro planeta simbiôntico e notei que a autora qualifica os evolucionistas e céticos como fanaticos e é verdade.responda-me uma pergunta por favor: já que vc não cre na existencia do templo e nem de salomão qual será o seu estado espiitual 5 minutos depois da sua morte. vc consegue me conceituar inexistencia?

    Simples: Espíritos não existem. Pede pra sua autora do Planeta Simbiótico provar essa existência, sim?

    o que quero dizer é que para toda academia cientifica seja ela a universidade de telaviv ou a hebraica no mínimo utilizam duas palavrinhas chamadas: MÉTODO CIENTÍFICO, não há como discordar se os achados são exatamente no lugar do antigo templo e se datam do mesmo período.

    Pois é. O Método Científico usado por VÁRIOS pesquisadores não encontrou um único vestígio do tal templo. Curioso, hein?

  47. André sugiro que vc dê uma olhadinha em http//www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u699363.shtml. Lá tem uma matéria bem legal sobre o que estamos falando. Você não me respondeu as duas perguntas que eu te fiz.: Como será o seu estado espiritual apos a morte? Me conceitue inexistencia.E vou fazer mais uma pergunta. EM QUE VC CRÊ ? Agradeço por ter sido gentil com a minha falta de sabedoria. abraços


  48. Ela cita o Primeiro Livro de Reis (3:1), no qual “Salomão se tornou parente do então Faraó do Egito, pois se casou com sua filha Anelise e a trouxe à cidade de David, quando terminava de construir sua casa, a casa de Jeová e os muros de Jerusalém ao redor”.

    Engraçado que não há corroboração em fontes egípcias.

    A arqueóloga cita a perfeita relação entre a Bíblia e o achado, mas ela cometeu um serio erro. Primeiro achou o muro e foi adaptando-o à narrativa bíblica. Datação das peças? O artigo não menciona. Encontraram uima citação sobre um rei? Pouco conclusivo.

    Como toda notícia jornalesca, vemos uma majnipulação de palavras aqui:

    Mazar pertence à corrente que reconhece a validade do relato bíblico, enquanto arqueólogos da Universidade de Tel Aviv acham que o Pentateuco não está isento de interesses políticos de seus autores e que as monarquias de ambos os reis não eram uma potência regional como descreve o livro sagrado.

    Um único parágrafo, descontextualizado, à guiza de “imparcialidade”. O que Finkelstein disse é que Jerusalém fazia parte do governo de Judá e não de Israel (uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa). As datações diferem, ainda mais que Mazar ainda não fez os testes radioquímicos. Mas, vamos supor que seja do século 10 AEC. Resta uns detalhes:

    1) Provar que pertencia ao reino de Israel e não de Judá
    2) Provar que existiu um rei Salomão
    3) Provar que o rei Salomão é o mesmo da Bíblia

    Em História, algo só pode ser levado em conta quando temos referências isentas, ou seja, teremos que ver citações extra-bíblicas que comprovem as histórias. Como um relato egípcio no qual fica demonstrado que uma princesa egípcia casou com um rei semita. Achoque os egípcios, formadores de um estado absolutamente organizado, teriam registrado. Para quem esculpia receitas de plantio, creio que isso seria moleza.

    Precisamos de evidências que havia a quantidade absurda de cedro, ouro e prata, e tudo o que foi dito em Reis. Achar um muro e dar validade a tudo que está na Bíblia não é trabalho sério.

    A propósito, pq os sites de crentes sempre se referem a Finkelstein como sendo ateu, se ele já falou várias vezes que é judeu? Ah, sim… as desculpas crentais para tentar fazer o oponente cair em descrédito. Nunca esperei honestidade dessa gente, mesmo.

  49. Na realidade esse negócio de judá e jerusalém é melhor entender da seguinte maneira: REINO DO NORTE, CAPITAL SAMARIA E REINO DO SUL CAPITAL JERUZALÉM , porém ambos os reinos são ISRAEL. O detalhe é que o reino do norte era costumeiramente chamado de israel e o reino do sul Judá.Infelizmente desde a mais remota antiguidade, quando o conhecimento humano dava os seus primeiros passos,a verdade bíblica tem sido alvo de inúmeras tentativas de contestação, silenciosa ou abertamente. Aristóteles disse: NADA É NADA. e assim endossou a opnião de muitos contemporâneos. Antoine Laurent Lavoisier ampliou este conceito para: DO NADA NÃO SE TIRA NADA.Estaria a bíblia errada quando diz que o universo foi feito do nada? É sempre bom lembrar que Lei na linguagem científica, quer dizer aquilo sobre o que não existe mais dúvidas. Neste caso cai por terra a evolução porque não é lei e sim teoria.A bíblia afirma que o universo foi feito do nada hebreus 11.3é um exemplo.Neste caso a bíblia estaria errada pq a ciencia ensinava até então a eternidade da matéria. Só que a ciencia foi obrigada a se curvar diante de uma grande verdade. Quando? quando os EUA explodiaram a primeira bomba atômica em 16 de junho de 1945, no deserto de Alamo-gordo, Novo México.Não houve ali nada de transformação e sim desintegração. A matéria foi desintegrada e sendo assim deixou de ser matéria, é força.A desintegração atômica dos núcleos implica na formação de outro núcleo mais simples, ocasionando assim o desprendimento de particulas elementares.Esse fenômeno é acompanhado da perda de massa, porém esta pela descoberta de Einstein (E=mc2) é transformada em energia. E a energia não é eterna podendo durar alguns minutos, horas ou até anos mais por fim deixa de ser energia. É NADA. CAEM OS SÁBIOS E CÉTICOS E A PALAVRA DE DEUS PREVALECEU E PREVALECERÁ.

  50. Na realidade esse negócio de judá e jerusalém é melhor entender da seguinte maneira: REINO DO NORTE, CAPITAL SAMARIA E REINO DO SUL CAPITAL JERUZALÉM , porém ambos os reinos são ISRAEL.

    Provas? Eu nunca ouvi falar de um reino com duas capitais.

    O detalhe é que o reino do norte era costumeiramente chamado de israel e o reino do sul Judá.

    Deve ser pq eram reinos diferentes. 😀

    Infelizmente desde a mais remota antiguidade, quando o conhecimento humano dava os seus primeiros passos,a verdade bíblica tem sido alvo de inúmeras tentativas de contestação, silenciosa ou abertamente. Aristóteles disse: NADA É NADA. e assim endossou a opnião de muitos contemporâneos. Antoine Laurent Lavoisier ampliou este conceito para: DO NADA NÃO SE TIRA NADA.

    Verdade. Então não pode ter aparecido um deus do nada e nem ele pode ter criado algo do nada. :mrgreen:

    Estaria a bíblia errada quando diz que o universo foi feito do nada? É sempre bom lembrar que Lei na linguagem científica, quer dizer aquilo sobre o que não existe mais dúvidas. Neste caso cai por terra a evolução porque não é lei e sim teoria.

    A Gravidade tb é uma teoria. Pule do 20º andar, sim?

    A matéria foi desintegrada e sendo assim deixou de ser matéria, é força

    Mas nada é nada. Se havia energia, havia alguma coisa. Então quem usou a energia para criar Deus?

    E a energia não é eterna podendo durar alguns minutos, horas ou até anos mais por fim deixa de ser energia.

    Você acabou de violar a primeira lei da termodinâmica.

    Agorq, vejamos: A Bíblia diz que existem dragões, unicórnios, serpentes voadoras, monstros marinhos e sátiros. Diz que morcegos são aves e insetos possuem 4 patas. Diz que a Terra é chata feito pizza e o Sol gira ao redor delas.

    Pode provar que tudo isso é verdade?

  51. Provas? Eu nunca ouvi falar de um reino com duas capitais.

    A prova é a própria existência do povo hebreu de hoje. Houve uma divisão das 12 tribos. 10 tribos ficou no reino do sul onde a capital era jeruzalém. 2 tribos ficou no reino do norte onde a capital era samaria. é só pesquisar a bíblia.

    Verdade. Então não pode ter aparecido um deus do nada e nem ele pode ter criado algo do nada.

    DEUS É A CAUSA INCAUSADA QUE TUDO CAUSA

    Gravidade tb é uma teoria. Pule do 20º andar, sim?

    Procurando em meus achados percebo que vc me chamou de burro uma vez . então se prepare: LARGA DE SER BURRO ANDRÉ ! qualquer criancinha do primário já ouviu falar da LEI DA GRAVIDADE e vc vem me dizer que é teoria? kkk….

    Agorq, vejamos: A Bíblia diz que existem dragões, unicórnios, serpentes voadoras, monstros marinhos e sátiros. Diz que morcegos são aves e insetos possuem 4 patas. Diz que a Terra é chata feito pizza e o Sol gira ao redor delas.Pode provar que tudo isso é verdade

    UM grande percentual da bíblia é linguagem profética, sem contar as figuras de linguagem. Não quer dizer com isso que não seja a verdade. Sabemos que um ser considerado como inseto precisa possuir 6 patas, o corpo dividido em cabeça tórax e abdome e possuir duas asas. Entretanto o objetivo da bíblia não foi classificar ou nomenclaturar seres assim como fez lineau.Inclusive a bíblia relata a terra como globo ou redondeza se vecê encontrou chata cite a fonte.Quando engordamos dizemos que é a calça ou a camisa que está apertada. naquele tempo os homens não equipamentos telescópicos científicos e precsamos observar que muitas palavras da bíblia relatam o conhecimento em pírico e não científico.Todavia Deus contou com este conhecimento humano para um dia chegar ao grande ó concur da humanidade- Cristo que disse amai ao próximo como a ti mesmo. tial

  52. pq vc tirou meu comentário? perdeu?

  53. A prova é a própria existência do povo hebreu de hoje. Houve uma divisão das 12 tribos. 10 tribos ficou no reino do sul onde a capital era jeruzalém. 2 tribos ficou no reino do norte onde a capital era samaria. é só pesquisar a bíblia.

    Como existem seguidores do ba-hai, Jeová não é o Deus único. Como existem hiduístas (religião mais velha que o judaísmo e muito mais velha que o cristianismo), então toda a miríade de deuses delees existem.

    Como existe o Empire State, o King Kong existiu. :mrgreen:

    DEUS É A CAUSA INCAUSADA QUE TUDO CAUSA

    Alegação sem provas. Mude Deus para: Zeus, Plutão, Qetzalcoatl, Isis, Hindra, Shiva etc que dá no mesmo.

    Procurando em meus achados percebo que vc me chamou de burro uma vez . então se prepare: LARGA DE SER BURRO ANDRÉ ! qualquer criancinha do primário já ouviu falar da LEI DA GRAVIDADE e vc vem me dizer que é teoria? kkk….

    A Lei da Gravidade diz apenas que os corpos atraem-se mutuamente através de uma interação diretamente proporcional à massa de ambos e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separam. a Teoria da gravidade não é de Newtn e sim Einstein: http://www.on.br/site_edu_dist_2006/pdf/modulo3/teoria_da_gravitacao_de_einstein.pdf

    Viu como se colocam provas? E de fonte confiável: Observatório Nacional. Um dia, idiotinhas como vc aprenderão a fazer isso. Se tem alguém burro é você, crentinho. Aprenda a diferença entre teoria (fato não comprovado) com Teoria Científica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria#Teoria_Cient.C3.ADfica

    Chega de passar vergonha? Ah, não! Ainda tem mais coisas a responder. 😉

    UM grande percentual da bíblia é linguagem profética, sem contar as figuras de linguagem.

    Entendo. Deus é apenas uma figura de linguagem e não existe realmente. Concordo plenamente.

    Não quer dizer com isso que não seja a verdade.

    Ou é figura de linguagem ou existe. Uma coisa exclui outra.

    Sabemos que um ser considerado como inseto precisa possuir 6 patas, o corpo dividido em cabeça tórax e abdome e possuir duas asas. Entretanto o objetivo da bíblia não foi classificar ou nomenclaturar seres assim como fez lineau.

    A Bíblia errou. Fato!

    Inclusive a bíblia relata a terra como globo ou redondeza se vecê encontrou chata cite a fonte.

    A Bíblia não fala Globo. Fala em círculo, em Isaías 40:22, cuja versão King James traz: [It is] he that sitteth upon the circle of the earth, and the inhabitants6 thereof [are] as grasshoppers; that stretcheth out the heavens as a curtain, and spreadeth them out4 as a tent to dwell in

    Clicando na palavra “circle” (círculo), temos a strong em hebraico: chuwg –> from ‘chuwg’ (2328); a circle:–circle, circuit, compass.

    Círculos são figuras BIdimensionais e não TRIdimensionais. 😉

    O mais curioso é que o que diz I Samuel 02:08, afirmando que a Terra está sustentada sobre colunas. Aceite o fato: a Bíblia errou, e cotinua errando. Quantos erros científicos vc quer que eu coloque aqui? Alegar que são figuras de linguagem é fugir do assunto e mostrar ignorância.

    Se bem que isso vc já demonstrou faz tempo.

    Quando engordamos dizemos que é a calça ou a camisa que está apertada. naquele tempo os homens não equipamentos telescópicos científicos e precsamos observar que muitas palavras da bíblia relatam o conhecimento em pírico e não científico.

    Pois é. Antigamente atribuía-se as doenças como sendo obra de espíritos malignos. Hoje sabemos que não é a verdade. Logo, podemos discernir que a atribuição das causas naturais a um deus qualquer tb está errado, mediante as evidências que a Cência apresenta, desmentindo a Bíblia.

    Todavia Deus contou com este conhecimento humano para um dia chegar ao grande ó concur da humanidade- Cristo que disse amai ao próximo como a ti mesmo. tial

    Não é bem assim. A Bíblia disse que foi assim, mas sem provas. Lamento.

    pq vc tirou meu comentário? perdeu?

    Não, idiota. Eu não tirei. Eu apenas não vivo na frente do computador, pois não sou um vagabundo desocupado que nem certos crentes que não fazem nada na vida.

    Arrume um trabalho, sim? Ou uma mulher. Ou um homem. Sei lá, sua vidinha ridícula, vazia e insossa a não me interessa.

  54. ola…. tudo bem andre?? eu acompanhei o debate entre você e o rapaz …parece que ele entende mesmo heim??? ele conseguiu deixar vc meio nervoso ???
    saiu da sua etica cientifica e partiu pra baixaria!! realmente a biblia é verdadeira !!! e nao adianta querer provar o contrario !!! E etIca e respeito independente se acredita em DEUS OU NAO !!!!
    TODO MUNDO DEVE TER …BEIJINHOS !!!! JESUS TE AMA …

  55. Quando eu digo que crente é desonesto:

    erika stefane
    erika_soudejesus@hotmail.com
    201.76.53.103 <——–

    nazareno josé
    nazarenws@hotmail.com
    201.76.53.103 <——–

    Êxodo 20:16 – Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
    Êxodo 23:1 – Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa.
    Êxodo 23:7 – De palavras de falsidade te afastarás, e não matarás o inocente e o justo; porque não justificarei o ímpio.

    Romanos 2:1-3 – Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?

    Sinto cheiro de crente indo pro inferno… Sorte sua que inferno não existe. Mas, supondo que exista, vc vai bem pras profundezas, crente mentiroso.

  56. Olá André. Quero parabenizá-lo pelo seu interesse em analizar narrativas Bíblicas. Sugiro meditar também nos evangelhos, nas palavras de Jesus. Você é uma pessoa extremamente inteligente e essa capacidade pode ser um instrumento nas mãos de Deus para fazer de você um bom expositor das Escrituras. Sou Pastor da Assembléia de Deus em Belém do Pará e desde já oro em seu favor. Você vale diante de Deus o tanto quanto eu e qualquer dos que com você debateram. O Deus todo poderoso abençoe você e sua familia. Um abraço e fique na paz.

  57. Seu deus é uma farsa.

  58. Você usou tantas comparações com a época da construção do templo de Salomão e com a época atual, e mesmo assim esqueceu de notar o principal:
    1- A tecnologia e condição dos construtores daquela época eram bem inferiores das atuais.
    2- Os escritores desses livros escreveram bitolados as suas informações e limitações conforme a época, mesmo assim, isso não tira a autoridade das Escrituras.

    Deus sem você continua sendo Deus, mas você sem Deus é apenas mais um no caminho para o inferno, acredite ou não esse lugar está aguardando por você, a não ser que receba Jesus Cristo na tua vida como crena e fé.

  59. Eu sem deus sou eu mesmo. Deus sem ter quem acredite nele é apenas fábula.

  60. ANDRÉ VC USOU ARGUMENTOS PARA QUESTIONAR BASEADOS NA BÍBLIA, MAS QUANDO SEU ARGUMENTO, FOI DERRUBADO, AÍ VC FALOU QUE NÃO FALE USAR A BÍBLIA, NÃO ESTAMOS FALANDO DE RELIGIÃO, MAS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, CARA VC É MUITO RUIM, VC TEM TODO O DIREITO DE NÃO ACREDITAR, MAS ESTAVA TRATANDO DE INTERPRETAÇÃO LÓGICA DE UM LIVRO, O MINIMO É QUE VOCÊ SAIBA DO QUE ESTÁ CRITICANDO. MESMO QUE FOSSE SOBRE CHAPEUZINHO VERMELHO, POSSO NÃO ACREDITAR EM LOBO MAU, MAS NÃO POSSO DIZER QUE NA HISTÓRIA DO LOBO MAU (LIVRO) NÃO EXISTE UM LOBO MAU. SE VC QUE PROVAR ALGUMA COISA, E NÃO ACREDITA NA FONTE. NÃO USE ESSA FONTE, SEU ARGUMENTE SERIA MELHOR FUNDAMENTADO SE VC FOSSE VERDADEIRO EM SUA SUPOSIÇÕES E COLOCA-SE FONTES ARQUEOLÓGICAS, PLANTA DO TEMPLO, MELHOR SE VC SOUBESSE DO QUE ESTÁ FALANDO, PARA EVITAR PASSAR VERGONHA
    André, em 11/02/2008 às 15:37:02 disse:
    Não é engraçado que isso só exista no relato bíblico? Ninguém mais viu. Que curioso! Perguntar a um judeu? Quer que eu pergunte se houve um dilúvio, se Moisés existiu e se o mundo foi feito em 6 dias tb?
    Vc pode apontar qq falha na argumentação. Provar é o problema.
    Fato: Davi bíblico não existiu.
    Fato: Salomão bíblico não existiu
    Fato: Tal templo não existiu.
    Quer que eu pergunte a um judeu? Que tal Israel Finkelstein, professor de arqueologia da Universidade de Tel Aviv? Ele mesmo afirma categoricamente isso em seu livro “A Bíblia não tinha razão”.
    Nota: Ele é judeu
    Ler dá trabalho? Não tem problema! Veja o vídeo.
    Vc não provou nada, não rebateu nada, só ficou sapateando pq o templo teria sido como vc quer que seja. Pena que não é bem assim. O relato é tão estúpido quanto estúpidas são suas tentativas (e de seus colegas) de defender tal coisa.
    Hasta la vista, baby!

    RESPOSTA
    Ulisses, em 11/02/2008 às 15:12:02 disse:
    Já esperava q respondesses com sarcasmo e ironia, pois escreveste seu texto da mesma forma. Bom, não importa.
    Apesar da sua argumentação ser bem elaborada, ela é falha.
    Veja bem:
    1. Disseste q o templo daria para 900 pessoas em pé. Tamanho enorme para um lugar onde talvez 5 pessoas ministrassem.
    2. Não aceitas a estrutura funcional do templo com o altar do holocausto e com o pátio, nem mesmo a tradição judaica. Quer provas. Bem, pergunte a qualquer judeu. Leia o contexto de 1Reis, ou mesmo pesquise a medida do Tabernáculo e seus utensílios.
    3. Não aceitas as câmaras externas. Bem, releia o texto bíblico.
    4. Não entendes as contas do porquê de tanto gasto. Bem, em primeiro lugar, partes do pressuposto errado. Não foi apenas a “quadra de basquete” a ser construída, mas adicionalmente 2 ou 3 palácios e pelo menos 2 cidades, todas devidamente mencionadas em Reis e Crônicas.
    5. Não levaste em conta o custo do transporte dos materiais (do Líbano até Tiro e posteriormente pelo mar até Israel, possivelmente passando por território Filisteu tb) e o encargo dos oficiais estrangeiros, pagos através dos coros de trigo e outros produtos.
    6. Não fizeste as contas de salário corretamente, uma vez que dos 30.000 trabalhadores (e certamente seus oficiais israelitas) apenas 10.000 subiam ao Líbano por turno, voltando por alguns meses enquanto outros assumiam seus lugares. E isto tb está registrado no texto de Reis e Crônicas.
    7. Não levaste em conta que Salomão tb recebia tributos de outras nações dominadas por Israel.
    8. É bom q releia seu texto antes de responder outros comentários, e principalmente o texto base q está questionando na bíblia, pois além de tirar conclusões de textos fora do contexto original, tb repitiste nas suas respostas a mim q os escritores bíblicos esqueceram de mencionar algo que de fato está lá, mas creio q não viste.
    Bom, vc tem o direito de não crer, duvidar, argumentar e até de zombar da bíblia. E tb de apontar possíveis erros.
    Mas eu tb tenho o direito de apontar os erros de sua argumentação e ñ viro totalmente as costas para ela não, apenas acredito q, uma vez q partiste dos pressupostos errados, suas conclusões são tb equivocadas.
    Em todo este “debate” mostrar as bases equivocadas da sua argumentação é o q me basta. Não pretendo provar a veracidade da bíblia nem nada. Se vc ñ acredita nela o prob é seu. Mas da próx vez monte melhor seus argumentos ou sua ironia e sarcasmo soarão patéticos.
    É içæ.

  61. O texto bíblico é claro e é desmentido pelas evidências arqueológicas. Nunca houve um reiuno de Israel como descrito. Fato. Salomão não existiu. Fato. O reino de Judá era absurdamente insignificante e levou porrada de todo mundo. Fato. A Babilônia tomou aquilo tudo na mão grande e os judeus foram levados embora, só sendo libertados pelo imperador Persa Ciro I. Fato. Quando Josias deu uma de macho com Necho, ele foi morto, o Egito tomou aquilo tudo e chutou a bunda de todos os moradores. Fato.

    Pode dizer que minha ironia e sarcasmo são patéticos, mas a História e a Arqueologia mostra apenas uma coisa: o relato bíblico é mitológico e não será aquelas páginas que provará algo, já que não há N-E-N-H-U-M relato paralelo que comprove aquilo.

    Por que, no final das contas, não é porque na história da Chapeuzinho existem lobos falantes que vc tenha visto algum, não é verdade?

    Os erros mostram que o relato bíblico é insustentável e ficar de mimimi pseudointelectualóide não o fará ser mais verdadeiro que… bem, que a própria história da Chapéuzinho. Durma bem.

  62. Espinoza, de família judaica dizia: “Pare de crer em mim, crer é supor, adivinhar”. Portanto, o saber supera, o melhor desmente o crer, parabéns André.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: