Teoria da Reencarnação

Por José Moreira da Silva

Eu tenho um cão e um gato. Eles aprenderam a fazer coco e pipi no local certo. Sabe porque? Porque eu os pego no ato e levo para o local adequado e ao mesmo tempo fico gritando, “Não pode!”

Esse método funciona porque o cão ou gato percebe o que está fazendo e associa a desaprovação com o ato que esta praticando. E com o tempo eles aprendem a não fazer suas necessidades em nenhum outro local a não ser o indicado. Leia mais AQUI.

Anúncios

11 Respostas

  1. Alan Kardec ensina nos livros dos espíritos que os espíritos evoluem sempre, nunca regridem. Em outras palavras, a encarnação atual é sempre superior a anterior e por conseguinte, a anterior é sempre inferior.Analisemos a existência de Hitler, responsável direto pela morte de 6 milhões de judeus e pelo assassinato de milhares de adversários políticos.Terá ele sido pior na encarnação anterior e matado mais gente?Impossível. Não há registro na história da existência de um tal homem.

  2. Tem como provar?

  3. Talvez não tenha me feito entender.Se a história não registra uma personalidade pior do que a de Hitler, antes da existência do mesmo, é sinal claro de que Hitler nunca teve encarnação anterior.Se isto tivesse ocorrido, essa encarnação anterior teria matado muito mais gente. Isto derruba a tese de que as encarnações atuais são sempre melhores do que as antecedentes. Por conseguinte,o que Alan Kardec diz é furado.

  4. Eu entendi sim. Mas mesmo assim, dependendo do valor que damos a definição de “melhor”, podería-se provar o contrário com o mesmo argumento.

  5. (Obs.: Desconsidere o texto postado anteriomente.)

    “Data venia”, seu texto não possui fundamento, uma vez que se baseia em uma opinião pessoal.

    Primeiramente, o “carma” (”karma”) não é encarado como você diz. Todos têm o direito de acreditar ou não naquilo que desejam, desde que baseiem suas convicções. A Doutrina espírita é fruto de longos anos de estudos acerca da espiritualidade, utilizando-se, para tanto, de métodos científicos. Denizard Rivaill, o vulgo “Allan Kardec” era pedagogo e físico. Na época em que desenvolveu suas obras fez várias experimentações, estudando inclusive várias outras teorias.

    Não se trata, deste modo,de uma doutrina infudada. Além dele, diversas organizações de cunho místico e filosófico, sem qualquer fim religioso, como a Roza-Cruz, a Maçonaria e outras franternidades já comprovaram a “reencarnação” por meio de estudos científicos.

    Aconselho você a ler sobre as doutrinas espiritualistas milenares e também sobre o tema do ponto de vista científico, mesmo que advindo da Ciência ortodoxa. Do modo com que se encontra posto seu texto, baseia-se unicamente em uma idéia advinda do pequeno mundo de informações ao qual você foi submetido. Sendo você brasileiro, suas idéias estão contidas de fundamentos católicos cristãos impregnados em nossa cultura.

    Você tem todo o direito de ser cético, mas se pretende atacar as ideologias alheias, necessita estudar bastante e basear suas idéias em uma linha de pesquisa séria.

  6. Carlos, não me leve a mal mas o autor está totalmente baseados em achados científicos. Ee sustenta seu ponto de vista em ocorrências antropológicas, sociológicas, psicológicas e culturais. além disso, fundamenta suas afirmações com exemplos pautados não em argumantação lógica, mas em fatos verificáveis. Isso, na verdade é o que garante a cientificidade de um método; seu embasamento nos fatos enquanto ocorrências. Falo isso como cientista de família espírita. Em qual conjunto de fatos e ocorrências o espiritismo ou a teoria reencarnacionista está sustentado ? O próprio nome Doutrina já pressupõe um conjunto de concepções acerca da realidade, da espiritualidade e de fonômenos humanos. A questão é, a reencarnação é um fato? É uma ocorrência objetiva? Senão, como verificá-la? Crendo nela, talvez ?!! Qual método Kardec utilizou para formular a Doutrina,? Como ele chegou na relação e conclusão de que deteminados fenômenos tinham sua causa em fatores espirituais?
    A ciência se caracteriza pelo método. A teoria é formulada a partir dos dados que são obtidos e não ao contrário. É engraçado observar que sempre o termo “científico’ é utilizado para demonstrar a seriedade e a veracidade de informações. “Áh, isso é científico. Ao mesmo tempo, metem o pau na ciência afirmando ser ela materialista. Até o momento, não vi nem li nenhum artigo científico ou publicação que de fato desse indicações objetivas da ocorrência da reencarnação. Nada. Quando encontro é sempre pautado na existência do espírito como um fato a priori. Realmente, o espiritismo, a teoria do karma ou concepções espiritualistas são lindas, mas não se sustentam diante de uma análise sócio – histórica.

  7. Relativamente aos postulados de tal teoria, s.m.j, não há um único meio (confiável) capaz de comprovar que determinada pessoa já teria vivido anteriormente/reencarnado.

    Bom texto, meus parabéns ao autor (José Moreira).

  8. Quer dizer que não houve homens piores do Hitler antes dele? A humanidade era composta apenas de santos? Santos como Tibério, Calígula, Nero, Átila, entre outros. Qualquer um deles poderia ser o Hitler. E, creia-me, qualquer um deles poderia ser você, autor dessas balelas.

  9. Poderia? Isso se existisse reencarnação.

    Como não parece ser o caso…

  10. […] Out 14, 9:38 PM — Teoria da Reencarnação […]

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: