Que diabos significa E=mc²?

einsteinemc2.jpgE=mc² é uma versão da famosa equação da Relatividade de Einstein. Ela significa, especificamente, que a energia é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz. Apesar de parecer muito simples, esta equação têm muitas implicações profundas como a determinação de que nenhum objeto pode ir mais rápido do que a velocidade da luz.

Isso ocorre porque a energia total de um objeto aumenta na mesma medida da velocidade. Quando um objeto alcança a velocidade da luz sua massa se aproxima do infinito. Isso significa que seria necessária uma infinita quantidade de energia para que o objeto acelerasse à velocidade da luz.

emc2poster.jpg


Fonte: LiveScience

About these ads

30 Respostas

  1. coooooool !!!!!!!!!
    xD

  2. se todos tivessemos o apego aos nossos talentos
    e a coragem de ir ao encontro de nossas idéias
    ebotarmos em pratica nossos sonhos por mais absurdos que pareçam teriamos um mundo com
    mais inventos que sem duvida serviriamos melhor ao proposito do Criador.

  3. Quando arendi essa fórmula,nunca mais esqueci!
    Física é chato quando é difícil…mas quando a entedemos quremos praticá-la toda hora.

  4. msm n tendo essa materia na escola ainda axo super interesante, faz tempo q eu sei msm n estudando realmente n eskessi tb, fisica eh mto show

  5. Lingua portuguesa é melhor ainda. Estudá-la não lhe fará mal.

  6. quando se diz que um objeto não pode ultrrapassar a velocidade da luz, isto é verddade, se estivermos falando a respeito das condições de que seja realisada no vacuo, mas depemdedo do meio que nos referimos certas partículas aceleradas podem ultrapassar a luz, a exemplo: nos detectores de partículas dos respectivos aceleradores.

  7. A formula mais perfeita ja inventada por um ser extremamente inteligente o qual deixou grande conhecimento para a humanidade, tomará que exista outros iguais a ele.

  8. É irrevogável a geniosidade de Einstein, porém, creio que ele culminaria com a definição de Deus como um ser e não como uma força. Mas deixo a frase de um dos mais famosos e melhores contribuintes da ciência, “Pouca ciência nos afasta de Deus, muita, nos aproxima”, Louis Pasteur. Não estou afirmando aqui, que Einstein era insipiente, mas que deveria ter conversado um pouco com Louis Pasteur…rs

  9. eu sei tudo sobre o Einsten ele
    ganhou o premio nobéu do seculo
    XX tenho só 11 anos e aki me chamam de pia mais esperto
    do mundo voltando no assunto:

    Nesta fórmula, da autoria de Albert Einstein, c, o valor da velocidade da luz no vazio, realiza a conversão de quilogramas para joules (já que as grandezas de massa e energia são diferentes).

  10. Muitas definições de massa na relatividade especial podem ser validadas usando-se esta fórmula, mas se a energia na fórmula é a energia de repouso, então a massa será a massa de repouso.

  11. Apesar de Einstein não ter sido o primeiro a propor a relação entre massa e energia, e várias fórmulas similares aparecerem antes da teoria de Einstein, ele foi o primeiro a propor que a equivalência da massa e energia é um princípio geral que é uma consequência das simetrias do espaço e tempo.

  12. Em termos simples, E (Joules) = M (quilogramas)

  13. Não é nobéu, é Nobel (pronuncia-se nóbel). Einstein não ganhou o prêmio do século XX. Ganhou o Nobel de Física (e nem foi por causa da relatividade). “Aqui” não leva K.

    Muitas definições de massa na relatividade especial podem ser validadas usando-se esta fórmula, mas se a energia na fórmula é a energia de repouso, então a massa será a massa de repouso.

    Energia em repouso? Massa em repouso? Que salada que vc fez, rapaz.

    ele foi o primeiro a propor que a equivalência da massa e energia é um princípio geral que é uma consequência das simetrias do espaço e tempo.

    Essa equação não tem nada a ver com espaço-tempo.

    Em termos simples, E (Joules) = M (quilogramas)

    Nah Nah Nah. A massa é expressa em gramas. E mesmo assim, são duas grandezas diferentes. Não seja tão afoito. Espere chegar no Ensino Médio primeiro.

    Ah, e dê uma revisada no português.

  14. O pior de tudo meu amigo André, é que a grande maioria das palavras do nosso amigo acima (Michael Thiago Barroso), foram retiradas do wikipedia.com…

    Creio que Ctrl+C/Ctrl+V jamais substituirá o verdadeiro estudo…

    Robert Zero

  15. e=mc² energia é igual a materia. o dois não tem valor de potencia e sim de transmutação!
    quer dizer que qualquer matéria pode ser transmutada em energia e vice versa.
    não existe gravidade, existe geometria.

  16. Einstein foi um grande homem… q gênio!!!
    A luz eh uma coisa q está tão presente em nossas vidas q nem nos damos conta do quanto ela eh estranha. A velocidade da luz, por exemplo, é uma propriedade que não muda (no vácuo), não importa a fonte nem quão veloz ela é, a velocidade da luz não muda. Ao menos que ela passe por algum corpo q diminua sua velocidade, como o vidro. Se não fosse por isso nossa visão não seria possível.
    Por isso tbm a nossa visão do espaço eh tão limitada.
    O Big Bang aconteceu há13,7 bilhões de anos e o universo está em expansão e a Terra tem + ou – 4 bilhões de anos, então não deu tempo da luz chegar até aqui ainda.
    Mas, se nada pode ir mair rápido q a velocidade da luz, como poderíamos explorar exoplanetas e outras coisas no universo? Isso eh uma grande barreira jah que Alfa centauri, o sitema estelar mais proximo do sistema solar, está ha 4,2 anos luz de distância. Nós teríamos de viajar na velocidade da luz p/ chegar lá há 4,2 anos. Imagina os corpos celestes que estão há 100 anos luz…até aí ou a humanidade jah morreu ou descobrimos como se viaja através de buracos de minhoca!!!

    Desculpa a biblia q eu escrevi, eh que eu me empolguei!!!

  17. o tio Albert era foda :/
    quando ele faleceu
    chorei muito mas ele ja estava meio desanimado
    na nossa ultima conversa…

  18. A Thais Durynek, como eu, parece que tem a curiosidade das coisas da ciência. … Mas, se entendi bem, ela disse que a imagem do Big Bang ainda não chegou até nós! … Mas veja bem, quando houve o Big Bang a matéria que depois viria a ser a terra (e nós) estava lá e viajou no espaço em velocidade menor que a luz do Big Bang, então a imagem do big bang Já passou por aqui: não veremos nunca o big Bang. ……………. outra coisa, a viagem para Vega, se chegássemos próximos da velocidade da luz, duraria para os viajantes uma semana ou um pouco mais dependendo do quão próximos da velocidade da luz viajássemos. …. Mas 4,2 anos para os que ficassem. Se tivermos energia suficiente, (p.ex da ante matéria) poderemos ir até para outras galáxias. Fora o exagero!!! Voltar que não poderíamos.

  19. Olá, eu tenho 14 anos, e estou estudando fisíca, gostaria de tentar enterder de formas mais simples, vocês poderiam me esplicar atravéz do Blog?
    Obrigada pela atenção,

  20. Não. Para isso existem os livros.

  21. A ignorância chega ao cúmulo das pessoas hoje em dia, tem gente aí que acha que é gênio, mas na hora que o sapato aperta o calo eles fecham o rabo saem pela porta de trás.

    Karla, procure algo como, Colegioweb.com.br ou curiofosica.com.br

  22. caramba vcs são dificeis, o que custa dizer que “é mais facil pesquisar no google do que ficar esperando ser postado aqui” seria mais racional da parte de vcs “os verdadeiros cientistas são aqueles que compartilhão suas descobertas, eu sei que a intenção aqui é trocar ideias, porém educação não é crime, nem parece que vcs já ouviram falar no Einstein.

  23. eu não sou um dos grandes da Fisica, muito meno da lingua portuguesa, apenas tento ser educado sem me importar com o que os outros pensam.talvez depos da resposta de algus de vcs a karla nem tenha mais nem uma curiosidade a respeito do assunto ou de qual quer outro que tenha relação com a grande Fisica.

  24. Se não gostou, monte um blog pra vc, ora.

  25. E seria preciso também de uma infinita verba rsrsrrss

  26. Caro pseudo-intelectual André,

    “Muitas definições de massa na relatividade especial podem ser validadas usando-se esta fórmula, mas se a energia na fórmula é a energia de repouso, então a massa será a massa de repouso.”

    – Energia em repouso? Massa em repouso? Que salada que vc fez, rapaz.

    Salada? É correto dizer sim que se a energia utilizada na formula for a energia de repouso a massa também será a massa de repouso. Se você não sabe a massa de um corpo varia, não é algo fixo. Digamos que você tenha um carro e este está parado, ele terá uma massa X. Mas se este carro estiver com uma velocidade qualquer, o carro tera uma massa Y, sendo Y > X.

    “ele foi o primeiro a propor que a equivalência da massa e energia é um princípio geral que é uma consequência das simetrias do espaço e tempo.”

    -Essa equação não tem nada a ver com espaço-tempo.

    Se você não entende do assunto, por favor não venha postar como se entendesse alguma coisa. A equação de Einstein só se deu depois que este descobriu que o tempo não é uma grandeza de ritmo fixo, podendo ser retardado. Exemplo: Imagine 2 partículas identicas. Uma parada na terra e outra andando em uma velocidade próxima a da luz. O tempo não passará igualmente para ambas, pois este será retardado em relação a particula que anda na velocidade próxima a da luz.

  27. Salada? É correto dizer sim que se a energia utilizada na formula for a energia de repouso a massa também será a massa de repouso.

    Não é, não.

    Se você não sabe a massa de um corpo varia, não é algo fixo.

    A massa não varia, só mediante reações químicas. A energia? Num há como ela não variar. Vai estudar, molequinho. Para de usar computador do papai.

    . Digamos que você tenha um carro e este está parado, ele terá uma massa X. Mas se este carro estiver com uma velocidade qualquer, o carro tera uma massa Y, sendo Y > X.

    Irrelevante. Vc pode medir esta variação? O quanto ela vai variar? Pode mensurar? Ademais, leia o comentário, onde a salada é misturar as coisas.

    Se você não entende do assunto, por favor não venha postar como se entendesse alguma coisa. A equação de Einstein só se deu depois que este descobriu que o tempo não é uma grandeza de ritmo fixo, podendo ser retardado.

    Irrelevante. Esta equação NÃO TRATA de espaço-tempo. Fim. Como foi obtida a equação não importa. É o mesmo que dizer que a Lei de Nernst é derivada de fluxos de elétrons, quando ela expressa a relação de uma pilha com reagentes de concetrações diferentes. Frequente um colégio e pare de comentar algo que vc não sabe.

    O tempo não passará igualmente para ambas, pois este será retardado em relação a particula que anda na velocidade próxima a da luz.

    O que não tem nada a ver com energia se transformando em massa e vice-versa, rapazinho.

  28. Olha, é a 1a vez que vejo o post. Me interessei bastante pela resposta, foi bem sucinta. Mas acredito que voce poderia dar uma resposta mais educada a moça de nome Karla. Não acredito que alguém que posta algo sobre conhecimento seja capaz de dar ajuda a alguém que está disposta a aprender. Não posso negar que achei o que procurava(em relação ao meu trabalho). Mas me decepcionou muito o tipo de resposta dada.
    Fica a dica. Abraço.

  29. energia e igual a massa vezes o calor ao quadrado essa foi uma teoria de einstein que ele resolveu em 1905

  30. Não é “calor”, gênio. c é a velocidade da luz no vácuo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 81 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: