Atlas contra teoria da evolução causa polêmica na Turquia

darwinape.jpgUm “Atlas da Criação” ilustrado está causando polêmica na Turquia, ao afirmar que a teoria da evolução de Charles Darwin é a verdadeira causa do terrorismo. O curioso é que o livro chega por correio, sem ser solicitado, a escolas e bibliotecas.

A edição tem 768 páginas com fotografias e um texto simples que tenta provar que Deus criou o mundo com todas as suas espécies. À primeira vista, parece ser obra de criacionistas americanos – cristãos fundamentalistas que acreditam que o mundo foi criado em seis dias como é narrado pela Bíblia.

Mas o nome do autor, Harun Yahya, revela a surpresa dentro do livro. Trata-se de criacionismo islâmico, um movimento baseado na Turquia predominantemente muçulmana, que tem uma influência com a qual os criacionistas americanos apenas poderiam sonhar.

O “Atlas da Criação” traz imagens que comparam fósseis com animais de hoje para argumentar que Alá criou toda a vida como ela é e que a evolução nunca aconteceu.

Há ainda um artigo que afirma que o darwinismo, ao ressaltar “a sobrevivência dos mais adaptados”, inspirou o racismo, o nazismo, o comunismo e o terrorismo.

“A raiz do terrorismo que atormenta nosso planeta não é nenhuma das religiões divinas, mas o ateísmo, e a expressão do ateísmo em nossos tempos (é) o darwinismo e o materialismo”, diz o texto.

Recentemente, uma escola de Istambul recebeu três cópias sem esperar.

- É muito bem feito, com fotos magníficas. Uma ferramenta estilosa da propaganda criacionista – opinou o diretor da instituição, que pediu para não ser identificado.

O pseudônimo Harun Yahya é provavelmente usado por um grupo de escritores e mais 200 livros já foram publicados sob esta identidade.

O criacionismo é tão amplamente aceito no país que a Turquia ficou em último lugar numa recente pesquisa realizada em 34 nações sobre a aceitação da evolução entre a população.

- O darwinismo está morto – afirmou Kerim Balci, do Fethullah Gulen, um movimento islâmico moderado sem ligação com os criacionistas que produziram o atlas.

Cientistas afirmam que muçulmanos fervorosos no governo estão tentando pressionar o sistema educacional turco, que tem tradicionalmente uma abordagem secular.

O professor de biologia Aykut Kence, da Universidade Técnica do Oriente Médio em Ancara, disse que neste ano foi eliminado da programação de aulas da oitava série o tempo para discutir a evolução.

- Os estudantes vão apenas aprender que existe uma teoria chamada evolução, defendida por Darwin no século XIX – contou ele. – No entanto, foram incluídas visões de pensadores islâmicos da Idade Média sobre evolução e criação.

Uma dose de religião

Como a Bíblia, o Alcorão afirma que Deus fez o mundo em seis dias e criou o primeiro homem, Adão, do pó. Alguns detalhes são diferentes, mas a idéia é essencialmente a mesma. Mas, ao contrário do que ocorreu no Ocidente, a teoria da evolução não enfraqueceu a tradicional história da criação para muitos muçulmanos.

- A ciência dificilmente é um assunto na Turquia, então a evolução praticamente não pôde ser um assunto – afirmou o professor de geologia Celal Sengor, da Universidade Técnica de Istambul.

Entretanto, o darwinismo se tornou uma questão durante uma crise política no país entre esquerda e direita em 1980, antes de um golpe militar. O trabalho de Darwin foi acusado de ser um complemento ao de Karl Marx.

- Parecia que Marx e Darwin estavam juntos, dois caras de barba longa espalhando idéias que faziam as pessoas perder sua fé – lembrou o jornalista Mustafa Akyol, de Instambul.

Após o golpe, o governo conservador imaginou que uma dose de religião poderia reforçar a luta contra a esquerda extremista.

Em 1985, um parágrafo sobre o criacionismo como uma alternativa à evolução foi acrescentado a textos científicos para o ensino médio e o livro americano “Criacionismo científico” foi traduzido para o turco.

No início da década de 90, líderes do movimento criacionista nos EUA foram à Turquia para realizar várias conferências contra a evolução.

Desde então, foram produzidos vários livros contra o darwinismo, seguindo uma linha desenvolvida no país, com uma clara mensagem política.


Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2006/11/22/286751218.asp

About these ads

13 Respostas

  1. Oras, finalmente alguém comenta sobre o criacionismo islâmico! Eu já estava achando que os fundamentalistas islâmicos eram mais espertos que os fundamentalistas cristãos…

  2. Juntar as palavras “criacionismo” e “esperteza” numa mesma frase é um paradoxo sem limites. ;-)

  3. A evolução está certa. Nos animais.

    O criacionismo está meio certo.
    Nos seres humanos,

    Pois somos seres híbridos.

  4. Alexsr, para sua informação, o homem é um animal tb.

    E mais um segredinho: é mamífero e primata. Mas shhhhhhhhhh, não conta pra ninguém.

  5. Sr. André: gostei muito deste site!

    Respondendo

    O Homem é um animal também.
    Mas sendo mamífero e primata também. Concordo!!!
    Mas hibrido também!!!
    Por que.

    Está nas chaves de construção corporal, do genoma humano.
    Pesquise . (Conhecimento velado).

  6. Híbrido?

    Vc já ouviu falar em taxonomia?

  7. Taxonomia é a classificação de objetos animados e inanimados etc…

    Mas os seres humanos são híbridos, porque, vou ter que explicar?

    Pesquisar é a resposta.(Conhecimento velado.)

  8. Estou me referindo à Taxonomia de Lineu. Dãããããã

    Pesquisar é a resposta. E aprender é obrigação. Pseudociência é idiotice.

    E híbrido é…

    Bem , deixa pra lá.

  9. Taxonomia de Lineu é que ela pode ser usada para desenvolver um sistema simples e prático para organizar dos diferentes tipos de organismos vivos.

    OK!!!

    Esse conhecimento que refiro-me, é científico e ñ está na internet.

  10. Se é científico, estará disponível no site de alguma entidade de pesquisa ou Universidade.

    Ou vc começa a explicar, ou este monte de post nada-a-ver será apagado.

    (Sim, sou arrogante, prepotente e ditador)

  11. Parabéns ao este site, peço licença para registar um parecer:

    A busca do conhecimento científico é mais que a retenção das informações coordenadas relativamente a um ou mais objetos, que um estudo sistematizado. Buscar o conhecimento científico é ter fascínio pela descoberta. É compreender como as coisas funcionam e como vieram a funcionar. Entender e desentender o sentido da vida. De modo que, quando pesquisamos, entendemos que tudo é relativo, e que as coisas são provenientes uma das outras, mas que tudo é muito perfeito para ser criado do nada, sem nenhuma cooperação de uma força Superior. Daí vem o conflito entre ciência e religião.
    O conhecimento científico é infinito, e na medida em que os estudos e descobertas são realizados, encontramos algumas respostas; outros vêm e provam o contrário, utilizam de argumentos mais convincentes a respeito daquele determinado assunto, mas as pesquisas nunca param. A descoberta científica não tem limites. Assim como a força Divina para os mais crédulos, ou força estelar/cósmica para os mais céticos, ou porque não científicos.
    Darwin não é Deus, mas a teoria da evolução parece ser uma coisa muito interessante como uma visão de mundo… e por ai vai.

    Tales Renato Ferreira Carvalho
    Farmacêutico e Bioquímico

  12. Rsrsrsrs, esse André é fanatico materialista!

    Ciência Vs. Religião?

    Não meus amigos, é Religião Vs. Religião mesmo!

    A Teoria da evolução é um tipo de religião alternativa que tem como objetivo enfraquecer as outras religiões rivais e tirar o Deus criador da “jogada”, para assim a retorica materialista imperar, aquela retorica que diz:

    “Esse mundo é tudo o que existe, e nada há além”

    Fora fanaticos! Deixe a ciência em paz, parem de usa-la para fortalecer as suas crenças estupidas.

    A Teoria da evolução se provou falsa, conformencem com isso.

  13. Rsrsrsrs, esse André é fanatico materialista!

    O que tem a Evolução com materialismo? A própria Igreja Católica já publicou reconhecimento de tal. Deixza de ser idiota.

    A Teoria da evolução é um tipo de religião alternativa que tem como objetivo enfraquecer as outras religiões rivais e tirar o Deus criador da “jogada”

    Vamos dizer uma coisa de outra forma: E por causa de que seu deus vagabundo não poderia usar a Evolução como mecanismo para o surgimento das espécies, hein? Ele deve ser bem limitado.

    “Esse mundo é tudo o que existe, e nada há além”

    Ô, analfabeto: Teoria da Evolução cuida do surgimento das ESPÉCIES, animalzinho.

    Deixe a ciência em paz, parem de usa-la para fortalecer as suas crenças estupidas.

    E vc pode ir se danar.

    A Teoria da evolução se provou falsa, conformencem com isso.

    Eu adoraria ver as imensas provas que inviabilizam a Evolução. :-D

    Já sei, já sei… Vc vai citar a 2ª lei da Termodinâmica… Não se pode esperar muito de um analfabeto que escreve “conformencem” ao invés de “conformem-se”. Vai se matricular num colégio, vai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 81 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: