A maior farsa de todos os tempos: A maior invenção da indústria da fé

jesus_300.jpgQuando confrontados com um defensor do cristianismo, imediatamente aponte que a existência de Jesus não foi provada. Quando os defensores cristãos argumentam, usualmente apelam mais para as emoções do que para a razão, e tentarão te deixar embaraçado ao negar a historicidade de Jesus. A resposta habitual é qualquer coisa do gênero de “Negar a existência de Jesus não é tão tolo como negar a existência de Júlio César ou da Rainha Isabel?”. Uma variação popular desta resposta, usada especialmente contra os Judeus é “Negar a existência de Jesus não é como negar o Holocausto?”. Então aponte que há amplas fontes históricas que confirmam a existência de Júlio César, da Rainha Isabel ou de qualquer outro que for nomeado, enquanto que não existe evidência correspondente para Jesus.

Para se ser perfeitamente direto, arranje um tempo para fazer alguma investigação sobre as personagens históricas mencionadas pelos defensores do cristianismo e apresente fortes evidências da sua existência. Ao mesmo tempo desafie os defensores cristãos a mostrar evidência similar da existência de Jesus. Aponte que embora a existência de Júlio César ou da Rainha Isabel, etc. seja universalmente aceita, o mesmo já não acontece com Jesus.

No Extremo Oriente, onde as maiores religiões são o Budismo, o Xintoísmo, o Taoísmo e o Confucionismo, Jesus é considerado como mais uma personagem da mitologia religiosa ocidental, a par com Thor, Zeus e Osíris. A maioria dos Hindus não acredita em Jesus, mas os que acreditam consideram que ele é uma das muitas encarnações do deus hindu Vishnu. Os muçulmanos certamente acreditam em Jesus, mas rejeitam a história do Novo Testamento e consideram que ele foi um profeta que anunciou a vinda de Maomé. Eles negam explicitamente que ele tenha sido crucificado.

Em resumo, não há uma história de Jesus que seja uniformemente aceite pelo mundo inteiro. É este fato que põe Jesus num nível diferente para personalidades históricas estabelecidas. Se os defensores do cristianismo usarem o “argumento do Holocausto”, aponte que o Holocausto está bem documentado e que existem numerosos relatos de testemunhas oculares. Aponte que a maior parte das pessoas que negam o Holocausto eram semeadores de ódio anti-semítico com credênciais fraudulentas.

Por outro lado, milhões de pessoas honestas na Ásia, que fazem a maioria da população mundial, não conseguiram ser convencidos pela história cristã de Jesus na medida que não há nenhuma evidência constrangedora da sua autenticidade. Os defensores do cristianismo insistirão que a história de Jesus é um fato bem estabelecido e irão argumentar que existe “muitas evidências que comprovam isso”. Insista em ver essas evidências e se recuse a ouvir enquanto eles não apresentarem.

Se Jesus não foi uma personagem histórica, de onde veio toda a história do Novo Testamento em primeiro lugar? O nome Hebreu para os Cristãos sempre foi Notzrim. Este nome é derivado da palavra hebraica neitzer, que significa broto ou rebento – um claro símbolo Messiânico. Já havia pessoas chamadas Notzrim no tempo do Rabbi Yehoshua ben Perachyah (100 A.E.C.).

Apesar de os modernos Cristãos afirmarem que o Cristianismo só começou no primeiro século depois de Cristo, é claro que os Cristãos do primeiro século em Israel se consideravam como sendo a continuação do movimento Notzri, que existia à cerca de 150 anos. Um dos mais notáveis Notzrim foi Yeishu ben Pandeira, também conhecido como Yeishu ha-Notzri. Os estudiosos do Talmude sempre mantiveram que a história de Jesus começou com Yeishu. O nome Hebreu para Jesus sempre foi Yeishu, e o Hebreu para “Jesus de Nazaré” sempre foi “Yeishu ha-Notzri” (o nome Yeishu é um diminutivo do nome Yeishua, e não de Yehoshua.) É importante notar que Yeishu ha-Notzri não é um Jesus histórico, uma vez que o Cristianismo moderno nega alguma conexão entre Jesus e Yeishu e, além do mais, partes do mito de Jesus são baseadas em outras personagens históricas além de Yeishu.

Sabemos pouco sobre Yeishu ha-Notzri. Todos os trabalhos modernos que o mencionam são baseados em informação retirada do Tosefta e do Baraitas – escritos feitos ao mesmo tempo do Mishna mas não contidos neste. Porque a informação histórica respeitante a Yeishu é tão danosa para o Cristianismo, muitos autores Cristãos (e também muitos Judeus) tentaram desacreditar esta informação e inventaram muitos argumentos engenhosos para a explicarem. Muitos dos seus argumentos são baseados em mal entendidos e citações erróneas do Baraitas, e para se ter uma imagem exata de Yeishu devem-se ignorar os autores cristãos e examinar o Baraitas diretamente.

A insuficiente informação contida no Baraitas é a seguinte: o Rabi Yehoshua ben Perachyah, num dado momento, repeliu Yeishu. As pessoas pensavam que Yeishu era um feiticeiro, considerando que ele tinha levado os Judeus a desencaminharem-se. Como resultado de acusações feitas contra ele (os detalhes das quais não são conhecidos, mas provavelmente envolveriam alta traição), Yeishu foi apedrejado e o seu corpo foi pendurado na véspera da Passagem. Antes disto, ele foi exibido durante 40 dias com um arauto que ia à sua frente anunciando que ele iria ser apedrejado e chamando por gente para avançar e o defenderem. Todavia, nada foi trazido em seu favor. Yeishu tinha cinco discípulos: Mattai, Naqai, Neitzer, Buni e Todah.

No Tosefta e no Baraitas, o nome do pai de Yeishu é Pandeira ou Panteiri. Estes são formas Hebreu-Aramaicas de um nome Grego. Em Hebreu, a terceira consoante do nome é escrito com um dalet ou com um tet. Comparando com outras palavras Gregas transliteradas para Hebreu mostra que o original Grego devia ter tido um delta como sua terceira consoante, e assim a única possibilidade para o nome Grego do pai é Panderos. Como os nomes Gregos eram comuns entre os Judeus durante a época dos Macabeus, não é necessário assumir que ele era Grego, como alguns autores fizeram.

About these ads

146 Respostas

  1. eita,você vai ser condenado a fogueira,seu herége!

  2. Pqp, amanhã eu volto e leio tudo isso, cara vc podia arrumar algo + interessante pra fazer…
    Algo como criar artigos na Desciclopedia…

  3. Astrogildo, se não acha interessante, não leia.

  4. Eu nunca levei muito a sério aqueles que negam a existência do Jesus histórico porque nunca me fora apresentada uma argumentação decente. Parece que o quadro se reverteu, agora :)

    Seu texto é muito denso, então terei de analisar com calma. O único defeito foi a falta de referências aos textos que você cita, mas sei que isto não é uma monografia :) então não serei o único chato pertubando-o.

    Parabéns, seu texto é ótimo e um motivador de pesquisas, ainda mais para pessoas que, como eu, naõ sabiam nem por onde começar…

  5. é facil adaptar a historia de um profeta qquer a uma profecia anteriormente escrita. principalmente numa epoca onde os meios de comunicação eram quase nenhum, e a estrita era feita por poucos e para poucos. O novo testamento foi escrito dezenas de anos apos a morte de Jesus, portanto um relato floreado de invensoes para causar o efeito que causou. ex. onde é possivel que um cara depois de levar porrada o dia todo, apos ser cruxificado, em meio a uma tormenta que escureceu o céu, vá proferir em tom quase que de gemido a frase “…. a Ti entrego minha alma…” e alguem no meio do burburinho todo que causava o espetaculo das cruxificações tenha prestado atenção e anotado isso para depois de 70 anos ser escrito no evangelho. conversa para boi durmir. eEsse é só um dos muitos erros horriveis que a biblia tem.

  6. PARA TODOS OS CRISTAO: DEUS NÃO É UM PATETA QUE FICA DE LÁ OLHANDO A GENTE SE F… AQUI E NAO FAZ NADA. DEUS É ONI…TUDO
    NAO ESSE DEUS OTÁRIO QUE ESTA NA BIBLIA. COMO SE FOSSE UMA CRIANÇA BRINCADO DE PLAYMOBIL (AQUELES BONEQUINHOS IDIOTAS)

    NAO SOU ATEU. APENAS CREIO QUE SE DEUS FOSSE DEIXAR ALGO ESCRITO DEIXARIA ESCRITO NO CÉU E NAO EM PAPEL.
    PAPEL ACEITA TUDO, SE NAO FOSSE ASSIM NAO EXISTIRIA PAPEL HIGIENICO.

  7. Respeito suas definições e seu objetivos de vida, suas motivações.
    No entanto, quero lembrar-lhe de que a ciência e nenhuma evolução tecnológica, que foi e é importante para o desenvolvimento da humanidade, trouxe significação para o ser humano como tras a fé, a religiosidade, a espiritualidade.

    Você gasta boa parte de sua energia vital para mostrar e difundir o ceticismo, mas então vem um questionamento:

    Se você esta correto, que bem está fazendo para o resto da humanidade? tirando a significação das outras pessoas sem dar-lhes outras substitutivas?

    E se você estiver errado? já pensou sobre isto?

    Muita paz

  8. A pior escravidão é aquela em que você mesmo se acorrenta.

    Se quer aceitar qualquer coisa que lhe empurrem pela goela abaixo é problema seu.

    Se o autor estiver errado… Bem, vc tem como provar se ele está errado? Tem argumentos que derrubem o estudo? Posta aí pra gente ver, ué.

  9. O maior motivo de uma pessoa negar algo e nao precisar prestar contas.
    Geralmente uma pessoa assim nao e um super Heroi mas tem dupla identidade e um medo apavorante de ter a vida “medida” e ser achado em falta.
    Defendo a existencia de jesus por ser axatamente o oposto de tais.
    Quanto aos evangelhos considero autenticos pela humildade da narrativa na qual os escritores admitem as suas falhas nao escondendo nada nem contando vantagens pessoais

  10. Quer dizer que só se acredita num deus qualquer por medinho sde se ferrar depois que morrer? entendiiiiiiiiii.

    E vc pode aceitar qualquer coisa como válida. Até mesmo a historinha de João e o Pé de feijão. Não fará dele mais verdadeiro nem menos falso que os Evangelhos.

    Em comparações com estorias de pessoas com poderes misteriosos, sendo humilhados e perseguidos, eu ainda prefiro os X-Men.

  11. Denis,
    “…tirando a significação das outras pessoas sem dar-lhes outras substitutivas”?

    Muito pelo contrário, meu caro. A significação que uma pessoa realmente precisa para viver é, bem, VIVER! Meu amigo, o significado da vida é que não há mesmo um sentido lógico, ou pelo menos, ainda não foi descoberto nenhum. Por isso mesmo, devemos nos curvar ante à grandiosidade do universo e nossa insignificância. Devemos ser humildes e solidarizarmos uns com os outros, pois não há deus que nos ajude, temos somente o resto da humanidade!

  12. Se temos apenas o resto da humanidade e toda ela e assim,nao temos ninguem!

  13. Amigos como e facil ser cetico:E so jogar o coraçao no lixo!

  14. Como é fácil ser crédulo. Basta engolir o lixo e dizer que é tudo normal pq, simplesmente, “Deus quis”.

  15. Essas bravatas sentimentalóides devem ser ótimas para reafirmar a crença de crentes.

  16. Elizeu, não descarregue suas frustações em cima de mim. Realmente, nesse mundo só podemos contar uns com os outros. Se você é fundamentalista o suficiente para, assim como a bíblia, dizer que a humanidade TODA não presta, então aconselho a procurar um psicólogo…

  17. Apesar do fato de tornar-se cético normalmente seja um processo difícil, acredito que ser cético é até fácil, sim. Basta pensar. O problema é que o raciocínio, para muitos, é deveras penoso…

  18. O Daniel escreveu bonito!

  19. Realmente nunca foi fácil para mim, engolir essa história do cristianismo. Desde criança ouço dos mais velhos, que isso é pecado, que aquilo não pode senão vai para o inferno. Hoje sou um homem formado, tenho minha família e minha opinião. Para mim o cristianismo, foi o golpe político-religioso mais perfeito de todos os tempos, atravéz do medo e imposição, conseguiram doutrinar uma grande parte da humanidade por 2000 anos. Mas a verdade vem a tona, hoje a ciência e meio de comunicação instantânea, interliga o mundo e os fatos comprovam a farça. Não se consegue provas de que Jesus foi o que dizem. Pura maldade e invenção. E se fosse verdade pior ainda, pois pregam o amor ao próximo, desde que o próximo aceite sua idéia, senão, fogo nele. Se esse Deus é um Deus de amor, porque temê-lo?
    Adorei o tópico, e tb acho que isso foi a maior farsa da humanidade.

  20. Denis,

    você disse: [...] tirando a significação das outras pessoas sem dar-lhes outras substitutivas? Discordo do subentendido de sua interrogação, o subentendido de que a ausência de crença em mitos (ausência de fantasia) provoque um fim da vontade de viver. Todos nós queremos viver, independente de crermos em um deus criador, em um deus punidor, em um deus milagroso ou em um tipo de morte em que não se morre. Crer ou não crer que virgens fiquem grávidas dos deuses, dos botos-rosas ou dos extra-terrestres não diminui a nossa vontade de viver. Portanto, essa significação, esses signos estimados pelo nosso povo não são necessários para a manutenção de nossa gana, de nossa busca por uma vida melhor.

  21. O Nazismo dizimou a raça judaica e milhares de outras minorias por conta de suas teorias racistas, baseadas no darwinismo e no filósofo ateu Friederich Nietzsche.Mas não podemos negar a existência de Marx, Darwin e Nietzsche pelo fato de seus escritos terem sido utilizados de forma perversa.

    Na verdade, as guerras e os massacres ocorrem motivados pelo desejo de poder e pela ambição por riquezas. A religião apenas serve de justificativa para tais atos, assim como o ateísmo serviu de motivo para que milhares de cristãos fossem massacrados em países comunistas. Assim, se a religião, por motivos históricos, pode ser classificada como nociva, o ateísmo também pode. Se, porém, separarmos os frutos bons dos ruins, veremos que a fé em Deus produziu os melhores.

    Vemos então que vocês estão na mesma condição dos religiosos, perniciosos a vida alheia e fundamentalistas incrédulos. Não há muita diferença entre vocês e o islamismo. Têm a mesma célula mater que mata os verdadeiros valores da vida…

  22. Primeiro de tudo, não foi Jesus que escreveu a Bíblia, então não faz muito sentido essa sua comparação com escritores.

    Segundo que se os escritos bíblicos tivessem inspiração divina, não estariam abertos a interpretações e distorções, seriam perfeitamente compreendidos em sua essência por qualquer leitor.

    Terceiro que a maldade bíblica não é um problema de interpretação. Ela está lá para quem quiser ler e não há como discordar da perversidade de suas mensagens.

    Tente novamente.

  23. Provas a respeito?

  24. Bem, pelo que eu entendi, não havia comprovação histórica da existencia do Jesus hstórico. Então, eu agora serei questionado sobre a tumba encontrada com diversas caixas e inscrições de nomes, dentre eles, jesus. Como resolvo isso?

  25. IMPRESSIONANTE!!!!

    1.Muito bom saber que as coisas que ja estao sendo ditas ha um seculo nas faculdades de teologia, ja estoa disponiveis ao conhecimento dos leigos.

    2.Se Jesus existiu ou nao, faz alguma diferenca? POrtanto, se el nao existiu: otimo! Voce pode ser o sacana escroto que quiser, sacanear quem quiser, fuder com amulher do vizinho a vontade, enganar os “trouxas”, afinal, Jesus nao existiu mesmo, portanto, estou finalmente livre para ser o escroto de merda que quero ser sem medo da condenacao e sem peso na conciencia…. REALMENTE EH UM OTIMO NEGOCIO NAO CRER NOS ENSINOS DE AMOR AO PROXIMO ESCRITOS PELOS SEGUIDORES DE JESUS.

    3.O mais incrivel eh que ninguem perde horas e mais horas para tentar provar que Brahma nao existiu, rpovar que Buda nao existiu, provar que Maome nao existiu… O NEGOCIO EH POVAR QUE JESUS NAO EXSITIU E QUE ELE NAO FOI O CRISTO DE DEUS. Ataquemos o cristianismo e deixemos as demais religioes tranquilas com seus mitos (muitas vezes muito mais escrotos e dificeis de crer – mas que como “filosofia oriental” sao engracadinhas…. deixemo-los em paz. Hahahahahah!)

    4.Para mim, uma das maiores provas da existencia de Jesus, eh o desespero que muitos tem de provar que ele nao existiu. Se nao existiu, camarada, va dormir em paz. Nao precisa provar que nao existiu apenas para liberar a sua conciencia das suas culpas.

    5.Tente falar mal de Maome num pais muculmano…. tente falar mal de BUda num pais budusta…. (Claro que nao, afinal, seria falta de respeito coma religiao alheia). Mas avacalhar os cristaos e sua crenca… Ah! Isso pode fazer a vontade! Cristianismo eh liberdade de expressao. Se tudo o que foi dito aqui estivesse sido dito sobre Maome num blog iraquiano, vc ja estaria dependurado num mastro de cabeca para baixo. Parem de meter o pau numa filosofia de vida que da liberdade de expressao. MUDE-SE PARA UM PAIS ISLAMICO, BUDISTA, XINTOISAT OU PARA UMA TRIBO INDIGENA – PARA FALAR MAL DO DEUS TUPAH – E VA SER FELIZ!

    6. Quem nao deve,nao teme! Para que querer provar que Jesus nao existe se todos voces ja estao salvos mesmo??????

  26. Mala,

    Não estou atacando nenhuma religião, apenas um mito dos muitos que existem nas religiões.

    Sobre os outros supostos mitos ou supostas figuras históricas, se ainda não foram discutidas aqui (você procurou?), tenha certeza que serão, em seu devido tempo.

    Sobre o seu quinto ponto, você está falando que esses assuntos não devem ser discutidos apenas por medo de repressão? Abomino esse seu modo de pensar. E abomino essa sua generalização de que pessoas são intolerantes baseado apenas na descendência delas ou do seu credo. Se eu tiver algo para falar sobre Maomé ou sobre Buda, alguma pesquisa ou opinião sobre tais figuras, com certeza as publicarei, pois vivo em meio ao um ambiente onde a liberdade de expressão é respeitada e a ânsia pelo conhecimento é cultuada.

    Sobre suas situações hipotéticas, acho que são o que são, argumentos falaciosos que não provam nada nem demonstram nada.

    Sobre salvação, isso não significa nada para mim, e acho patético se referir a tais coisas a um ateu.

    Abraço.

  27. Acho engraçadop o segundo ponto a que ele se referiu: Amor ao próximo, proposto pelos seguidores de JC.

    Muito engraçado mesmo, levanto em conta a história da humanidade. Ainda mais certas passagens como as Cruzadas, Inquisições (católica e protestante), a Noite de S. Bartolomeu e tantas outras perseguições.

  28. Conheço muitos cristãos que sendo temente a Deus e Jesus Cristo cometem um monte de bobagens. Imagine então se eles não acreditassem no ‘mito’, o que será que aprontariam?
    Nós ateus cometemos um monte de bobagens, os seres humanos em geral cometem um monte de bobagens, afinal somos todos ‘humanos’.

    Jesus é uma bengala para não aceitarmos as nossas falhas e as nossas desgraças cometidas aos outros e a nós mesmos, enquanto não mudarmos a nossa mentalidade quanto a nossa maneira de vivermos e ajirmos estaremos sempre precisando de uma bengala para nos apoiarmos, seja ela Buda, Maomé, Cristo ou o cambau.

    As leis que regem a natureza não se apóiam em bengalas e estão vivendo durante milhares de anos em uma certa perfeita harmonia, mais quando nós seres humanos surgimos na face do planeta, começamos a quebrar esta harmonia.

    O ser humano é a única criatura vivente que acredita em um Deus, e que por este suposto Deus pode fazer as maiores atrocidades do mundo.

    Em qual religião está o verdadeiro Deus, isto é se ele realmente existir.

    Estará dentro de cada um de nós? Se está como faremos dele um ser único para todos nós, pois cada um de nós pensa de uma maneira totalmente diferente de outro.

    Deus ao invés de criar uma certa unidade, mais separou do que uniu.

  29. Se Deus existe (como agnóstico não posso afirmar isso com certeza), não separou nem uniu nada. Quem faz as diferenças é o próprio ser humano que tem o péssimo hábito de odiar qualquer um que tenha uma opinião diferente da sua.

  30. “Se Deus existe (como agnóstico não posso afirmar isso com certeza), não separou nem uniu nada. Quem faz as diferenças é o próprio ser humano que tem o péssimo hábito de odiar qualquer um que tenha uma opinião diferente da sua.”

    Isso aí André! Falou bonito! Já disse nalgum posto que o problema do mundo não saõ os ateus, gnósticos, espíritas ou os místicos cristãos, o grande problema da humanidade é ela mesmo.

    Quanta intolerância religiosa!

    Coisa feia, em pleno século XXI!

  31. Boa Noite à Todos.

    Meu nome é jean Marcel Capuzzi,Tenho 39 anos, casado, três filhos. Sou Físico, formado na Universidade de São Paulo e sou católico praticante a apenas 9 anos. Antes disso fui um cético acirrado e sempre odiei a Igreja católica (hoje eu a amo).
    Primeiramente, eu não tenho medo de me esconder atrás de nomes como “Reign of Erebus”. Por acaso este cara, senhor, ou seja lá o que for é historiador ou somente um curioso papagaio que repete uma ladainha que já foi desfeita a séculos pelos maiores historiadores que já existiram. A moderna crítica dos evangelhos chegou à sua modalidade mais recente na chamada “Escola da História das Formas” (Formgeschichtliche Methode ou Schule). Nessa linha, nomes famosos como Rudolf Bultmann (arauto da demitização dos Evangelhos), Martin Heidegger(famoso existencialista)e do sociólogo racionalista E. Durkheim foi totalmente desacreditada por TODA a historiografia que afirma CIENTIFICAMENTE a existência do Jesus HISTÓRICO.

    Apenas para citar 1 entre tantos não cristãos que falaram de jesus (existem crônicas romanas e até germânicas sobre o profeta cruxificado que diziam ter ressucitado)cito Flavio Josepho, JUDEU, cidadão romano, que citou Jesus e seus discípulos em suas obras: “As Guerras Judaicas”, “Antiguidades Judaicas” e “Contra Apião”. A neutralidade de Josepho é tipica de um historiador acima de sua própria crença religiosa, tratando Jesus como realmente a maioria dos judeus o viram naquela época, ou seja, mais um doido que se dizia o Messias.

    Bem, o desafio foi aceito e as provas estão ai, basta o senhor “Erebus” ir estudar um pouco de história e sociologia. Que tal fazer um vestibularzinho e entrar para uma Universidade de renome para depois poder falar suas asneiras tendo REALMENTE um nome para zelar e não ficar falando o que os exotéricos balbuciam e babam todos os dias, que é esta baboseira de “mitologia copiada” para os que não tem formação, ou são gente simples e de boa fé que não têm como rechaça-lo.

    Boa Noite e fiquem todos com DEUS ( Sim , eu acredito)

  32. Gostaria de entender a penúltima postagem de Maia.

    “Voce pode ser o sacana escroto que quiser, sacanear quem quiser, fuder com amulher do vizinho a vontade, enganar os “trouxas”, afinal, Jesus nao existiu mesmo, portanto, estou finalmente livre para ser o escroto de merda que quero ser sem medo da condenacao e sem peso na conciencia…. REALMENTE EH UM OTIMO NEGOCIO NAO CRER NOS ENSINOS DE AMOR AO PROXIMO ESCRITOS PELOS SEGUIDORES DE JESUS.”

    Dizer que a crença em Jesus ou algo que o valha é o único recurso capaz de dignificar a conduta de um ser humano é admitir a própria fraqueza moral, ou pior, presumir a fraqueza de alguém a que nem se conhece.

    “Tente falar mal de Maome num pais muculmano…. tente falar mal de BUda num pais budusta…. (Claro que nao, afinal, seria falta de respeito coma religiao alheia). Mas avacalhar os cristaos e sua crenca… Ah! Isso pode fazer a vontade! Cristianismo eh liberdade de expressao. Se tudo o que foi dito aqui estivesse sido dito sobre Maome num blog iraquiano, vc ja estaria dependurado num mastro de cabeca para baixo. Parem de meter o pau numa filosofia de vida que da liberdade de expressao.”

    Quanto a esta, gostaria de lembrar que a citada liberdade de expressão não é um direito garantido pelo cristianismo e sim pela legislação de um estado laico, so concretizado pela luta daqueles que ousaram questionar a então absoluta autoridade religiosa.

    Pessoalmente, creio que a incapacidade de se ter respeito pelo semelhante ou pelas convenções sociais é um problema a ser tratado não na igreja mas no divã!

    Com todo respeito, você poderia ponderar mais sobre o que diz!

    Grande abraço!

  33. # Jean Marcel Capuzzi Disse:

    Primeiramente, eu não tenho medo de me esconder atrás de nomes como “Reign of Erebus”.

    Senhor Jean Marcel, utilizo um pseudônimo apenas para proteger a minha integridade física contra possíveis fanáticos religiosos e não por quê eu me sinta desconfortável com o que digo. Não irei responder a mais nenhum comentário sobre o meu apelido, pois isso de modo algum contribui para qualquer discussão sobre o artigo publicado.

    Por acaso este cara, senhor, ou seja lá o que for é historiador ou somente um curioso papagaio que repete uma ladainha que já foi desfeita a séculos pelos maiores historiadores que já existiram.

    No que importa para esta série de artigos sou tradutor e pesquisador da história do cristianismo. A maior parte destes textos não é minha, apenas os traduzi e reuni em uma única obra em acordo com o tema. Se os argumentos propostos neste artigo foram desfeitos “a séculos” por historiadores, por favor, me poste as fontes dos contra-argumentos para que eu posso avaliá-las.

    A moderna crítica dos evangelhos chegou à sua modalidade mais recente na chamada “Escola da História das Formas” (Formgeschichtliche Methode ou Schule). Nessa linha, nomes famosos como Rudolf Bultmann (arauto da demitização dos Evangelhos), Martin Heidegger(famoso existencialista)e do sociólogo racionalista E. Durkheim foi totalmente desacreditada por TODA a historiografia que afirma CIENTIFICAMENTE a existência do Jesus HISTÓRICO.

    Então o senhor deve ter conhecimento suficiente para rebater o que eu escrevi. Porque não o faz?

    Apenas para citar 1 entre tantos não cristãos que falaram de jesus (existem crônicas romanas e até germânicas sobre o profeta cruxificado que diziam ter ressucitado)cito Flavio Josepho, JUDEU, cidadão romano, que citou Jesus e seus discípulos em suas obras: “As Guerras Judaicas”, “Antiguidades Judaicas” e “Contra Apião”. A neutralidade de Josepho é tipica de um historiador acima de sua própria crença religiosa, tratando Jesus como realmente a maioria dos judeus o viram naquela época, ou seja, mais um doido que se dizia o Messias.

    Estes pontos já foram discutidos em outros artigos. Por favor acompanhe a série: http://ceticismo.wordpress.com/a-maior-farsa-de-todos-os-tempos/

    Bem, o desafio foi aceito e as provas estão ai, basta o senhor “Erebus” ir estudar um pouco de história e sociologia.

    Não vi nenhuma prova nem argumento que me motivasse a estudar mais sobre o que escrevo, apesar de estar sempre aberto a novos conhecimentos. Atacar o meu conhecimento ao invés dos meus argumentos demonstra despreparo em comentar o artigo, acho que o senhor também deveria estudar um pouco antes de criticar.

    O resto do seu comentário consiste em ataques pessoais que eu apenas ignoro. Se quer tratar sobre qualquer assunto com autoridade, antes aja como tal.

    Sem mais.

  34. Boa noite ,

    Estou de acordo com alguns relatos e outros não , afinal quem sou eu para julgar esta ou aquela crença ou modo de viver de um povo . O mundo está cheio de falhas a milhares de anos , o povo se mata se destroi sempre pelo poder religioso e por interesses comerciais .Hoje está um pouco melhor antes não tinhamos tecnologia e as inquisiçoes religiosas mataram milhoes durantes séculos e hoje lideres religiosos e politicos tremem de medo so de pensar num povo descrente do fim do dominio religioso sobre as naçoes …é um caso para se pensar !A guerra entre a ciencia e religioes sempre vai dar estes comentarios e muitos religiosos ou se curvam e muitos já estão se curvando por falta de argumentos ou arrumando versiculos que não foram bem explicados em seus livros para definir o que se passa hoje .O pensamento é :” Podemos perder para tecnologia só não podemos perder os fiéis ” seria a desgraça total ! Coitados …………..

  35. Vendo toda esta discursção não cheguei a nenhuma concluzão.
    Afinal se cristo existiu otimo, se cristo não existiu, foi um mal nescessario, porque talvez estariamos jugando gente para os leoões comer ate hoje.

  36. Que besteira marites, várias tribos indígenas e vários outros povos do mundo nunca conheceram ou acreditaram em Jesus e nem por isso jogavam pessoas aos leões…

  37. Em Fim…..Tds debateram…
    todos deram sua opiniao mas no fim mesmo ninguem muda oque pensa porque isso mexe muito ams com os sentimentos do que com conhecimento.. é opçao de cada um seguir oque quizer….a final cada um tem o livre arbitrio de ir e vir….

  38. Não sei exatamente como vim parar aqui, mas estou impressionado pela qualidade dos textos, parabéns à vcs.
    Estive lendo vários, e confesso que nada me escandalizou e dei muita risada no tópíco “justificativas” – embora tenha sido um trabalho sério e bem exato sobre o comportamento dos carolas nos debates.
    Questões:(lendo a pg 9 de industria da fé):
    Se levarmos em conta somente os evangelhos para analisar o julgamento de Jesus por Pilatos, poderíamos supor que segundo o que vc traduz por Bar Abbas, que Jesus teria sido libertado e outro morreu no lugar dele?
    Eu nunca engoli essa imagem de Pilatos bonzinho, sempre achei que devia ser sarcastico e cruel, talvez daqueles dispostos a mostrar “como o povo é idiota e se engana fácil”: apesar do episodio de Jesus levado à Herodes ser narrado apenas um dos evangelhos, eu sempre achei segundas intenções naquele ato do rei pegando seu lindo manto real(com o qual seria frequentemente visto de longe pelo povo que o odiava) e cobrir Jesus e envia-lo a Pilatos. Como eu já fui à aglomerações, tipo comicios, shows de rock – e só reconheci a celebridade de longe pela roupa que vestia… Bom vcs já entenderam: aí Pilatos diz: – quem vcs escolhem esse aqui ou aquele ali, o rei dos judeus? O povo odiava Herodes, reconhecendo-o pelo manto, achou que estavam condenando ao tal rei corrupto e paranoico, quando ele na verdade estava em seu palácio em massada.
    Outra coisa, ao ler os textos de vcs: Não se sabe quem é esse “Apolo” citado na carta de Paulo, mas vcs em certo lugar dizem que “Lucas”, vem de Lycos, que é outro nome para Apolo. Não seria de se supor que Apolo e Lucas são a mesma pessoa? E que mesmo sendo tudo uma falsificação mitica, essa seria mais uma confusão dos escribas que fizeram o documento?

  39. Quantas conjecturas… a única certeza que tenho, é a de que as piores inguas que conheço são cristãs, vivem feito parazitas esperando que Deus os abençõe com isso ou aquilo, sem nem ao menos se darem ao trabalho de fazer sua parte. Mas é preciso admitir de que toda esta indústria da fé, no fim acaba trazendo um pouco de ordem na casa. Senão vira terra de Malboro.
    Odeio religião…. porem creio na imortalidade da alma.

  40. sou cristao ortodoxo….e nunca li a biblia porem sei qeu muitas coisas que estao escritas la sao verdades e inverdades ….
    o que as pessoas tem que entender ê que a biblia foi passada e traduzida por muitas pessoas diferentes, ê como se fosse uma historia qualquer….so vai depender da boa vontade de quem a traduz….
    O tradutor pode muito bem acressentar e ou omitir fatos…..

  41. Logo, com tantas incorreções, o que me faz crer que determinada passagem é verídica? Mais lógico duvidar daquilo tudo.

  42. Na minha opinião o autor perdeu o foco e se preocupou mais com os contemporâneos de Jesus do q com ele mesmo.
    Para provar q Jesus naum existiu bastava dar apenas uma prova!

  43. JESUS COMEÇOU A EXISTIR NO DIA QUE UM ESPERTO ENCONTROU UM IDIOTA

    é triste que algumas pessoas precisem usa-lo como motivo para viver, sem saber que ele foi apenas mais um no meio de uma multidão de sabios e agitadores… e escolhido [de má fé] como ponte para uma total alienação da mente humana, passada de geração a geração. Sorte deles terem a grande idéia de santifica-lo rapidamente e rapidamente fazer uma lavagem cerebral nas pessoas, pq se fosse hoje em dia ngm acreditaria nisso.
    ;~

  44. Biaca,

    Vc tem razão mesmo, hj em dia ninguém ia acreditar mais em tolices né! Só não entendi pq a taxa de suicídio entre os soldados dos EUA destacados para o Iraque é superior à média do Exército!! Agente não vive numa sociedade tão desenvolvida!!!

  45. A história do cristianismo é cercada de fatos reais e lendas, então fica difícil depois de praticamente 2000 anos, querermos buscar uma verdade absoluta. Se haviam algumas verdades no passado em não conhecemos hoje, esta foi apagada para atender a interesses escusos de alguns aproveitadores.
    È fascinante são as mensagens deixadas, que não fogem das filosofias orientais, isso que é importante.
    Gostaria que lessem o livro”Jesus viveu na India”, é intrigante!
    O autor me fugiu da memória no momento.

  46. Biaca;
    Agente não vive numa sociedade desenvolvida. Infelizmente, 2000 anos de cristianismo criaram um atraso científico e filosófico tremendo.
    E outra, o que tem o Iraque a ver? Se você acredita que o Bush é um demônio, eu tô do mesmo lado que você ;) de uma maneira BEM menos religiosa…

  47. O cristianismo é o responsável pelo nosso atraso? E o responsável dos 2/3 do resto do planeta q não é cristão, Buda? Lao-Tsé? Confúcio? Krishna?
    A bíblia (NT) prega o comunismo, q só foi inventada muito tempo depois, e é o ultimo patamar do desenvolvimento social!

  48. O mais estranho de tudo é que muitos preferiram morrer a negar uma mentira, morreram por alguém que nunca existiu!! Bem por certo essas pessoas nunca existiram também, logo não poderiam ter sido mortas. Poxa mas a arqueologia tem comprovado tantos fatos históricos narrados na Bíblia, por último temos o achado da sepultura de Herodes, mas será que ele existiu?

    Paz e Graca!

  49. Paz e graca Arnaldo, vc diz que é um Cristão Ortodoxo que não leu a Bíblia?
    De qual cristianismo está falando, se a fonte Cristã é a Bíblia!!

  50. Rogéria vc me parece inclinada ao Budismo!
    De fato existe uma grande confusão ao tratarmos a resperito de Deus dentro das religioes, assim culpamos o próprio Deus por nossas mazelas e erros, mas isto é inerente a nossa humanidade que dentro de qualquer filosofia, comete injusticas, assim o que devemos buscar é aprender sempre com nossos erros e melhor do que isso aprender com os erros dos outros, nessa esteira a Bíblia serve tremendamente a um nobre propósito, nosso ensino!
    Analise de forma fria e independente de visão religiosa mas antropologica, a evolucao da humanidade em seus variados aspectos, não se espante se chegar a um conceito de involucao apesar do crescimento do conhecimento cientifico!!
    Deus te abencoe!

  51. O mais estranho de tudo é que muitos preferiram morrer a negar uma mentira, morreram por alguém que nunca existiu!

    Grandes coisas! O ser humano sempre foi capaz de atos estúpidos.As pessoas morrem e matam por suas convicções. Em abril de 1993, 80 seguidores da seita Ramo Davidiano, incluindo seu líder, morreram em um confronto contra as autoridades de Dallas. Eles tinham alguma prova da veracidade de suas crenças? Vc acredita que eles estavam certos? Jim Jones e seus seguidores cometeram suicídio coletivo. Eles estavam repletos da graça de Deus? Os adeptos da Heaven’s Gate tinham razão para fazer o que fizeram? Os soldados do Islã têm? Tinham os primeiros cristãos?

    Bem por certo essas pessoas nunca existiram também, logo não poderiam ter sido mortas.

    Tu o dizes.

    Poxa mas a arqueologia tem comprovado tantos fatos históricos narrados na Bíblia

    Quais, por exemplo? Que Um peixão engoliu um camarada? Me mostre as provas.

    por último temos o achado da sepultura de Herodes, mas será que ele existiu?

    O fato dele ter existido não significa nada. Sabe pq? Pq o tal “massacre dos inocentes” é uma farsa e isso já foi arrematado há muito tempo. Vai estudar, vai.

    Ou então, mostre os milhares de documentos mostrando que um cara de vestido entrou em Jerusalém cavalgando bravamente em cima de um burro.

  52. Paz e graca Arnaldo, vc diz que é um Cristão Ortodoxo que não leu a Bíblia?
    De qual cristianismo está falando, se a fonte Cristã é a Bíblia!!

    O coitadinho não sabe que para cada vertente cristã, existe uma versão da Bíblia diferente. hehehehehe

    Falta de conhecimento aliado à soberba é algo triste de se ver.

  53. Analise de forma fria e independente de visão religiosa mas antropologica, a evolucao da humanidade em seus variados aspectos, não se espante se chegar a um conceito de involucao apesar do crescimento do conhecimento cientifico!

    Pois é. Se não fosse a religião, o conhecimento humano não teria este atraso em mais de 500 anos.

    Em muitas cidades do Brasil não existem escolas. Mas, sempre tem uma igrejinha. Vemos a vida das pessoas melhorarem por causa disso? Não! Vemos padres e pastores convencendo as pessoas que tudo o que acontece é vpontade de deus e que elas devem aceitar sem desejar o mínimo de condições de vida.

    Mas, quando os religiosos estão com uma pequena dor de cabeça, ninguém fica rezando. Correm todos para a primeira farmácia que encontram. Curioso, não é mesmo?

  54. Caro amigo Andre acompanho seus comentarios e concordo em muitos topicos,mas eu queria saber de voçe sua opiniao sobre a chamada “NOVA HORDEM MUNDIAL”Que esta aparecendo por ai. Obrigado.

  55. Mais uma bobagem que vem com nomezinho bonitinho.

    Alegam que isso é coisa da Maçonaria em sua tentativa de dominar o mundo. Ohhhhhhh

    Os conspiracionistas de plantão vêem todos os indícios desde que Ronald Reagan usou parase referir ao processo de ruína do bloco soviético. Acham que as modernas tecnologias estão levando a um caos pseudo-apocalíptico, semelhante ao que se lê em Admirável Mundo Novo ou 1984, e que o instrumento final é a globalização para a tomada de controle definitivo das massas.

    Não é algo que me preocupe. As religiões usam este processo desde que o primeiro espertalhão encvontrou o primeiro otário (paráfrase ao Millôr Fernandes).

  56. Estou deixando uma denominação evangélica.

    Para mim é um exercício muito difícil, conheci pessoas que morreram (suicídio, eletrochoque, aids)em decorrência à crença cega que serviam a um Deus bondoso e estavam em uma nova família cristã(que era a igreja). Tais pessoas perderam a esperança de vida quando abandonaram suas crenças pois o medo do inferno e o desprezo de seus irmãos(da igreja) deixaram a pessoa sem chão(a igreja te tira o chão quando você se filia e cria um chão ilusório).

    Comecei a buscar respostas para minhas perguntas e acabei encontrando este site.

    Ele tem sido de grande valia.Parabéns pelo trabalho!

  57. Concordo plenamente.
    Engraçado que os teístas é que decidem quem vai pro “inferno”. Fiquem com seu amiguinho imaginário.
    Odeio protestante, nem percebem que o que os patores fazem com eles é o mesmo que estes criticavam quando a ICAR fazia na Idade Média e nem sabem a história da religião deles e, nunca ninguém provou a existência deste tal Jesus…
    Estar escrito num livro de contos da carochinha não prova absolutamente nada.

  58. Tire o significado da vida de uma criança provando que o papai noel não existe, porque se Deus existe, papai noel também e o coelho da páscoa…

  59. Estudo história e, não existe nenhum documento oficial de nenhum império e/ou país que se refira a jesus. Apenas os produzidos pela ICAR…
    Quando eu falei que odeio protestante, me referia aos fanáticos idiotas que querem impor sua “Fé” que nem sabem pra onde vai os 10%…. aos outros e condenam no lugar do “Deus” deles.
    Se deus existe, azar o meu, tô pouco me lixando pra isso, se ele sabe o caminho que vou escolher, então não pode me condenar, foi ele quem escreveu… e, onde está o livre arbítrio? ou você acredita em mim e talvez seja salvo (porque os homicidas acreditam…) ou você não acredita e vai pro inferno…
    engraçado que se alguém faz algo de errado “foi deus quem quis”, ao mesmo tempo “foi culpa do Diabo” (coitado do Diabo, tava tão quieto lá no inferno…). Então, posso dizer que deus é o diabo….

  60. Realmente seu texto é perfeito e até mesmo pode comvencer alguns, mais você esqueceu de citar que o jesus histórico existiu sim, e está citado em textos não canonicos como Flavius Josefus( históriador judeu do sec I) e Tito Lívio ( históriador romano também do sec I),além disso personagens citados no novo testamento tiveram sua existêcia comprovada, como por exemplo Herodes o grande, que teve sua tumba achada este ano. A é claro ia me esquecendo, por mais que uma mentira seja bem contada nimguém iria morrer de forma violenta, como todos os apóstolos e promeiros cristãos , para torná-la verdade. Por isso cuidado quando for fazer uma afirmação pois você pode também está cometendo um erro histórico. Mesmo assim parabéns pelo seu texto ele é meuito bem elaborado e pode convencer até alguns mais a mim não. Valeu!

  61. Desculpe o erro, o históriador ramano é Tácito não Tito Lívio.

  62. Realmente seu texto é perfeito e até mesmo pode comvencer alguns, mais você esqueceu de citar que o jesus histórico existiu sim, e está citado em textos não canonicos como Flavius Josefus( históriador judeu do sec I) e Tito Lívio

    Leia aqui e vc verá que são apenas falsificações grosseiras. Sugiro estudar mais.

    http://ceticismo.wordpress.com/2007/02/09/a-maior-farsa-de-todos-os-tempos-as-falsificacoes/

    personagens citados no novo testamento tiveram sua existêcia comprovada, como por exemplo Herodes o grande, que teve sua tumba achada este ano.

    Como eu já disse, o Empire State Building existe e tá lá em New York, Isso significa que um macacão subiu nele?

    A é claro ia me esquecendo, por mais que uma mentira seja bem contada nimguém iria morrer de forma violenta, como todos os apóstolos e promeiros cristãos , para torná-la verdade.

    Isso significa que os homens-bomba realmente ewstão certos e estão a serviço de Deus? Puxa! E Aquelçes fanáticos, digo, servos do reverendo Jim, Jones? Eles tb eram mostras de pessoas tementes a Deus mostrando que o fim do mundo está (ou estava) próximo, não é mesmo?

    Mesmo assim parabéns pelo seu texto ele é meuito bem elaborado e pode convencer até alguns mais a mim não.

    Isso acontece com pessoas alienadas e de baixo conhecimento (para não dizer nulo).

  63. A VERDADE É QUE TUDO QUE ESTA AÍ, NASCEU DO DESEJO DO HOMEM, O
    PRÉ-HISTÓRICO DE NÃO MORRER OU SEJA TER A VIDA ETERNA – DAÍ TODAS ESTAS FANTASIAS QUE AO LONGO DOS TEMPOS, ADAPTAM-SE E ENGANAM GREGOS E TROIANOS MUNDO AFORA. PARABENS PELO SITE. PROCURANDO PELO HISTORIADOR JOSEPHO PARA TIRAR DUVIDAS OU MELHOR ESCLARECER ALGUMAS ESTÓRIAS QUE SE APRESENTAM, FOI QUE DESCOBRÍ ESTE SITE INTERESSANTÍSSIMO QUE DE REPENTE PODE ABRIR A MENTE E COMO DIZ A BÍBLIA ” CONHECEREIS A VERDADE E A VERDDE VOS LIBERTARÁ ” PARABENS VOU DIVULGA-LO TODAS AS VEZES QUE TIVER OPORTUNIDADE.

  64. queridos irmãos… rs…
    parece até o início de uma epístola bíblica, mas começo assim porque é o que realmente acredito que somos, independentes de nossas opiniões.
    primeiro gostaria de parabenizar o nível de muitos posts aqui e dizer para o resto que: se se interessam pelo assunto apresentem algo que edifique os leitores!
    Estou fazendo uma pesquisa sobre hebraico antigo e achei esse link enquanto procurava no google “anjo da morte” – mal’ach ha-mavet – que ta perdido aí acima num post desses.
    A questão da existência ou não de uma pessoa que se chamava Yeshua ou Jesus ou como queiram chamá-lo vou deixar para os pesquisadores do assunto. Nunca li Flávio Josefo, apesar de ter tido contato com muitos textos dele espalhados mundo afora e usados para justificar essa ou outra teoria. Assim também de alguns outros autores aqui citados. Por isso pulo essa questão: Jesus existiu ou não? Acreditem os crédulos, duvidem os céticos.
    Minha contribuição aqui é em outra área. A bibliografia cristã-judaica é muito vasta e cheia de conhecimentos. Vindos de tradições orais, a maioria das histórias eram contadas por anos antes de serem escritas. Porém elas não eram escritas pelo povo, mas em sua maioria pelos líderes. Muitos diriam isso de tendencioso, e claro que é. A escrita compreende a interpretação do autor e sua escola, ou linhagem de raciocínio. E nesse raciocínio, das escolas judaicas, os autores da bíblis conseguiram o que queriam. Muito além de contar fatos históricos, o que nunca foi a intenção dos autores, eles conseguiram reunir em seus escritos histórias, mitos e conhecimentos. Só o fato de fazer com que pessoas como nós estudemos e tentemos compreender a formação e a natureza humana já seria um mérito para esses escritos. Mas desses três grupos só os dois primeiros continuam se debatendo. Ateus, céticos, cristãos, judeus, muçulmanos… no mundo inteiro pessoas se reunem para encontrar respostas através dos ensinamentos passados de uma distante época que nos faz questionar se realmente sabemos alguma coisa. Conhecimentos que só chegaram até nós por serem considerados meros mitos! Por trás de um mito existe uma verdade, e não necessariamente uma realidade. “A verdade vos fará livres!” – e não a história ou a estória.
    Isso não justifica as atrocidades cometidas pelo homem em nome do que eles acreditam ser verdade! Pensem nisso.

  65. Finalmente alguém lúcido (Vinces). Me cansa ler tantos comentários vazios de tantos que não leêm nada além disto aqui mesmo… Balançam a cabeça concordando com o que tão poucos concordam, pelo bel prazer de ser o “exceto”.

    Outra coisa, quem não conhece Flávio Josefo não tem o mínimo direito de discutir a veracidade da história bíblica, pois sua pesquisa terá sido débil e insuficiente.

  66. Outra coisa, quem não conhece Flávio Josefo não tem o mínimo direito de discutir a veracidade da história bíblica, pois sua pesquisa terá sido débil e insuficiente.

    Concordo plenamente. Qualquer um que tenha lido as obras de Flavio Josefo direito poderá ver a incongruência entre os relatos dele e o que foi relatado sobre Jesus.

  67. Não sou praticante de nenhuma religião, a não ser cultuar a vida. O mais incrível que achei de toda essa discursão foi saber que há gente que só não comete todos os tipos de barbáries por acreditar e temer a Deus ou a Jessus. Que mente doentia!
    Mesmo indiferente a essas crenças,nunca pensei em fazer o mal a ninguém, Sempre promovi a paz independente de Deus e Jessus. existirem.

  68. andre e Reign of Erebus:
    vc ja leram algo de um teologo chamado rudolf bulltman? se nao, recomendo. vai nessa linha ai de vcs. ele era cristao!

  69. E daí?

  70. procure saber! vcs nao estao abalando nenhum pouqinho a fe de muitos cristaos, visto q essa perpectiva de leitura q vcs apresentam nao eh privilegio dos ceticos.

  71. E quem disse que escrevemos para destruir fé de cristãos? Por mim, vcs podem acreditar em qualquer besteira. Não sei nem pq se sentem tão ofendidinhos e vêm aqui postar bobagens do tipo “Jesus existe e é lindo. Vocês vão sofrer no inferno”.

    Mas, que vcs não conseguem derrubar um único argumento, isso é fato público e notório. :-D

  72. Parece que tem gente que tem medo de perder a referência da ética, moral e virtudes se não tiver ligação com um ser supranormal, divino. Palavras como amor, caridade, solidariedade, amizade, compaixão, etc, não tem força só porque alguém não existiu?
    Para mim, elas são importantes por si mesmas, pelo que elas representam.

  73. Acho que não é mais necessário tentar provár não existência de Cristo, basta dar tempo, porque a ci~encia está trabalhando muito neste assunto. porem a igreja estpa impedindo que sejam divulgados resultados sobre tal. nada que se tem sobre Cristo é provado ou verdadeiro. basta ler a Bíblia e pesquisar sobre ela e verás que nada é verdadeiro. abraços…

  74. Assino embaixo Luiz

  75. SERÁ QUE DEUS ESTÁ DE FÉRIAS NO CARIBE? POXAAAAA, ELE DEVERIA ESTÁ EM SÃO PAULO(CONGONHAS ) PARA FREIAR O AVIÃO DA TAM VOO 3054 ANTES DE BATER , VCS NÃO ACHAM?
    PESQUISA FEITA PELO INPR EM 2005.
    65% DOS CRISTÃOS JÁ USARAM DROGAS.
    57% DOS CRISTÃOS JÁ COMETERAM CRIMES.
    36% DOS CRISTÃOS JÁ CUMPRIRAM PENAS.
    85% ESTÃO OU ESTAVAM FALIDOS FINACEIRAMENTE.
    APENAS 10% VÃO POR DESCONHECIMENTO OU ANALFABETISMO.
    PORQUE SERÁ QUE O POVO SÓ PROCURA IGREJA DE CRISTÃO QUANDO TEM PROBLEMAS?
    ISSO CHAMA-SE CORPORATIVISMO OU SEJA, TODO MUNDO LÁ É OU FOI PARTE DA ESTATÍSTICA ACIMA CITADA.
    UM ABRAÇO….

  76. Uma coisa sabemos. è que o conteudo dos livros foram e são escritos dos homens e pelos homens que relatam as suas ideias, pensamentos, palavras e obras. Cada um analisa e conclui mediante o seu raciocínio. Tão simples quanto isso.

  77. Em primeiro lugar quero deixar claro que sou cristão fervoroso.

    Aos que dizem não acreditar em Jesus ou mesmo em Deus eu gostaria de dizer: ótimo!!! ninguém é obrigado a acreditar!!! a única coisa realmente necessária e que eu gostaria de pedir é que amemos mais ao nosso próximo pois é disso que o mundo precisa nos dias de hoje.

    Aos meus colegas cristãos eu gostaria de dizer: vamos parar de só ficar rezando porque isso não leva a nada!!! a gente precisa colocar nossa fé em prática e ajudar aos outros!!! pois foi o próprio Jesus Cristo que disse que aquele que só reza, reza e reza não vai a lugar nenhum e que seus verdadeiros seguidores são aqueles que ajudam os outros.

    Portanto se você não acredita em Cristo mas ajuda os outros, parabéns!!! você é discípulo dele do mesmo jeito.

    Fiquem com Deus.

  78. Em primeiro lugar quero deixar claro que sou thorete fervoroso.

    Aos que dizem não acreditar em Thor ou mesmo em Odin eu gostaria de dizer: ótimo!!! Ninguém é obrigado a acreditar!!! A única coisa realmente necessária e que eu gostaria de pedir é que amemos mais ao nosso próximo pois é disso que o mundo precisa nos dias de hoje.

    Aos meus colegas thoretes eu gostaria de dizer: vamos parar de só ficar rezando porque isso não leva a nada!!! a gente precisa colocar nossa fé em prática e ajudar aos outros!!! Pois foi o próprio Thor que disse que aquele que só reza, reza e reza não vai a lugar nenhum e que seus verdadeiros seguidores são aqueles que ajudam os outros.

    Pedro Luis, se você não acredita em Thor mas ajuda os outros, parabéns!!! Você é discípulo dele do mesmo jeito.

    Fique com Odin.

  79. [...] Set 4, 10:04 PM — A maior farsa de todos os tempos: A maior invenção da indústria da fé [...]

  80. Achar que tudo que o mundo veio de um átomo ou que estamos aqui por estar sem nenhuma razão, a simetria ritmica da natureza, a reprodução humana e animal, tudo em perfeita sintonia que só o homem consegue destruir. Negar que Deus criou tudo isso é negar a sua própria origem e se entregar à propria ignorância.

  81. De qual Deus vc está falando, Eunice?

    Ademais, vá estudar. O Universo não veio de UM átomo. E se vc precisa de uma religião pra dar sentido à sua vida, bem… Tem gente que prefere cocaína, bebidas alcoólicas ou outros entorpecentes.

    No final, é tudo a mesma coisa.

  82. Não entendo como céticos perdem tanto tempo para discorrer sobre algo em que eles não acreditam! Se não acreditam qual o motivo de tanta ênfase? O cristianismo verdadeiro nunca foi uma religião de atrasados, ignorantes ou pessoas que esperam as coisas acontecerem de forma conformada. Os países com maior índice de desenvolvimento (Inglaterra, EUA, Suécia, Suiça, Holanda e outros) são países de origem cristã. Relacionar à miseria humana ao cristianismo é uma das maiores ignorâncias das quais já tive conhecimento. Outra coisa: os benefícios que os cristãos promovem à naçao são incontestáveis. Recuperação de pessoas marginalizadas pela sociedade, e foi isto que Cristo pregou, valor da estrutura familiar, respeito ao próximo e etc. O que os céticos precisam entender é que muitos dos que se dizem cristãos nunca o foram de verdade, pois se tivessem sido não teriam matado pessoas de ideologias diferentes, Cristo não ensinou o ódio às diferenças. O crente que conhece a fundo as Escriuturas e não de forma superficial é uma pessoa que tem objetivo na vida, busca o conhecimento, procura crescimento profissional, tem ambições corretas, não é um “coitadinho” que espera as coisas acontecerem. Para seu conhecimento, meu caro cético, muitos dos grandes empresários do mundo são cristãos, muitos dos intelectuais, artistas, políticos, escritores e até cientistas. O cristianismo não é uma religião de ignorantes. Se exestem manipuladores usando o nome de Jesus de forma errada eles sofrerão as consequencias dos seus atos. A grande prova da veracidade dos Evangelhos são as milhares de pessoas transformadas por ele, isto pode parecer muito abstrato para vcs por causa do ceticismo que não permite que vcs compreendam o verdadeiro valor do nome de JESUS!

  83. Não entendo como céticos perdem tanto tempo para discorrer sobre algo em que eles não acreditam!

    E eu não entendo a ânsia de vcs ao defender algo que, pela sua própria concepção, não necessitaria de defesa.

    De repente, os céticos estão certos.

    Se não acreditam qual o motivo de tanta ênfase?

    Se vc acredita, pq veio aqui pregar?

    O cristianismo verdadeiro nunca foi uma religião de atrasados, ignorantes ou pessoas que esperam as coisas acontecerem de forma conformada.

    Claro que não. Além disso tb são pessoas chatas, aborrecidas e que adoram encher o saco dos outros.

    Os países com maior índice de desenvolvimento (Inglaterra, EUA, Suécia, Suiça, Holanda e outros) são países de origem cristã.

    Vejamos, países da América Latina, leste europeu etc. enquanto isso, na China, Japão, Arábia Saudita, Dubai, Abu Dabi, Israel etc. São países cristãos? São favelados?

    Relacionar à miseria humana ao cristianismo é uma das maiores ignorâncias das quais já tive conhecimento.

    Acreditar em algo que ninguém prova que existe é mais ignorância ainda.

    Outra coisa: os benefícios que os cristãos promovem à naçao são incontestáveis.

    Como as Cruzadas e a Inquisição?

    Recuperação de pessoas marginalizadas pela sociedade, e foi isto que Cristo pregou, valor da estrutura familiar, respeito ao próximo e etc.

    Como no caso que ele mandou odiar os pais, espanmcar os camelôs do templo e executar quem não acredita nele?

    O que os céticos precisam entender é que muitos dos que se dizem cristãos nunca o foram de verdade, pois se tivessem sido não teriam matado pessoas de ideologias diferentes, Cristo não ensinou o ódio às diferenças.

    Vc nunca leu a Bíblia, né?

    O crente que conhece a fundo as Escriuturas e não de forma superficial é uma pessoa que tem objetivo na vida, busca o conhecimento, procura crescimento profissional, tem ambições corretas, não é um “coitadinho” que espera as coisas acontecerem.

    Falácia do Escocês. http://ceticismo.wordpress.com/ceticismo/logica-falacias/#falacia-nenhum-escoces-de-verdade

    Para seu conhecimento, meu caro cético, muitos dos grandes empresários do mundo são cristãos, muitos dos intelectuais, artistas, políticos, escritores e até cientistas.

    Deve ser por isso que os salários são altíssimos e os preços tão baratos. Afinal, eles não teriam usura, né? :-D

    O detalhe é que nada disso prova que seu jesuzinho existiu. Lamento.

    O cristianismo não é uma religião de ignorantes.

    Se vc continuar afirmando isso, vai acabar convencendo…

    A si próprio. Pq a mim não. Sabe pq? Pelo fato de ignorarem a absurda falta de evidências sobre o Jíoquei de Jegue. Vc tem alguma? Imaginei que não…

    Se exestem manipuladores usando o nome de Jesus de forma errada eles sofrerão as consequencias dos seus atos.

    Ahan. Se não são como vc gostaria que fosse não são cristãos de verdade, né? Seu deus escolhe muito mal. Pq não os pune AGORA????

    A grande prova da veracidade dos Evangelhos são as milhares de pessoas transformadas por ele,

    Com as perseguições, torturas, ameaças e morticínios, isso é muito fácil de entender.

    isto pode parecer muito abstrato para vcs por causa do ceticismo que não permite que vcs compreendam o verdadeiro valor do nome de JESUS!

    O valor dele é igual ao número de provas que vc apresentou até agora.

  84. > Não entendo como céticos perdem tanto tempo para discorrer sobre algo em que eles não acreditam!

    E porque os crentes perdem tempo elaborando teologias sobre coisas que nao existem e nem nunca conseguiram provar a existencia de qualquer um de seus amigos imaginarios ?

    > Se não acreditam qual o motivo de tanta ênfase?

    Porque nos combatemos a ignorancia, a supersticao, obscurantismo, fanatismo. Estamos trabalhando para dar a nossa parte em melhorar o mundo. Algo contra ? Vcs tiveram 2000 anos para melhorar o mundo e nada ate agora

    > O cristianismo verdadeiro nunca foi uma religião de atrasados, ignorantes ou pessoas que esperam as coisas acontecerem de forma conformada.

    Aqueles que se intitulam cristaos (juntamente com as suas sub-religioes e inumeras seitas derivadas – mais de 20 mil) sao em sua maioria – cerca de 90% – pessoas que se conformam com o estado das coisas e nada fazem para mudar. Sao as pessoas que dizem “deus quis assim”, “foi a vontade de deus”, “gracas a deus”, “se deus quiser”, etc

    > Os países com maior índice de desenvolvimento (Inglaterra, EUA, Suécia, Suiça, Holanda e outros) são países de origem cristã.

    De acordo com a ONU, Bureau os Statistics, Adherents, nao é o que se verifica na pratica. Os paises que vc citou, nao possuem origem crista, possuem é origem a partir do Imperio Romano (Europa), Imperio Britanico (no caso dos EUA), povos barbaros (godos, visigodos, hunos, etc) que se fixaram em alguns paises europeus, na cultura helenica (a partir de Alexandre Magno). Ou seja, as origens desses paises estao na Historia, nao num reles cristianismo que so apareceu a partir do seculo III EC, imposto por Roma. E o cristianismo nao tem absolutamente nada a ver com o IDH. A imensa maioria dos paises “cristaos” estao situados como paises de medio a baixo IDH, ou seja, mais de 80% da populacao crista no mundo.

    > Relacionar à miseria humana ao cristianismo é uma das maiores ignorâncias das quais já tive conhecimento.

    Ve-se que vc anda muitissimo mal-informado. Vc por acaso estudou economia, demografia, historia, antropologia, etc ? A Europa foi um lugar MUITO miseravel para se viver, ate que veio a Revolucao Cientifica a partir de 1750. E a America Latina, com o seu cristianismo IMPOSTO pelos colonizadores ? Continua miseravel em sua maioria. E a Africa, com o cristianismo IMPOSTO pelos colonizadores e mercadores de escravos “cristaos” ? Continua miseravel, e hoje é o “cu do mundo”. Estamos falando de um terco da populacao mundial aqui.

    > Outra coisa: os benefícios que os cristãos promovem à naçao são incontestáveis.

    Qual nacao vc esta falando, cara-palida ? Foi benefico o massacre dos amerindios pelos cristaos europeus ? A escravizacao da Africa negra ? As cruzadas foram beneficas ? O atraso de mais de mil anos do progresso humano ? As tentativas cristas de bloquear todo e qualquer progresso que possa beneficiar a Humanidade ? A cruzada anti-camisinha ? O acobertamento dos crimes pelos cristaos ? Realmente, sao “beneficios incontestaveis”….

    > Recuperação de pessoas marginalizadas pela sociedade, e foi isto que Cristo pregou, valor da estrutura familiar, respeito ao próximo e etc.

    Nao foi o que vimos nos ultimos 2000 anos.

    > O que os céticos precisam entender é que muitos dos que se dizem cristãos nunca o foram de verdade, pois se tivessem sido não teriam matado pessoas de ideologias diferentes, Cristo não ensinou o ódio às diferenças.

    Claro, a culpa é sempre dos outros. Muito conveniente, nao e ? Aparece um cristao, comete um crime, e depois vcs falam que o fulano nao e cristao, nao tem fe suficiente, etc… para se livrarem do peso morto e fazer pose de santos… e na Biblia, temos o Cristo pregando o odio…

    O nascimento de Jesus foi anunciado com “Paz na Terra”, contudo, Jesus disse “Não penseis que vim trazer paz à Terra: não vim trazer paz, mas uma espada.” (Mateus 10:34) “Aquele que não tem espada, que venda sua capa e compre uma.” (Lucas 22:36) “Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença.” (Lucas 19:27. Em uma parábola, mas dito com aprovação.)

    A queima de incrédulos durante a Inquisição foi baseada nas palavras de Jesus: “Se alguém não permanecer em mim, será jogado fora como um ramo de árvore, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.” (João 15:6)

    Jesus encarou suas críticas “com raiva” (Marcos 3:5), e atacou mercadores com um chicote (João 2:15). Ele mostrou seu respeito pela vida afogando animais inocentes (Mateus 8:32). Ele recusou-se a curar uma criança doente até ter sido pressionado pela mãe da mesma (Mateus 15:22-28).

    O aspecto mais revelador de seu caráter foi sua promoção do tormento eterno.”Mandará o Filho do homem (o próprio Jesus) os seus anjos que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade; e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mateus 13:41-42) “E se a tua mão te ofende, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível.” (Marcos 9:43)

    Isto é amável? É exemplar argumentar com ameaças de violência? O inferno é uma idéia bondosa e pacífica?
    “Se alguém vem a mim, e não odeia seu pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs e ainda sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:26)

    “Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. E assim os piores inimigos de um homem serão os seus próprios parentes.” (Mateus 10:35-36)
    Os ultimos 2000 anos nos mostraram inumeros exemplos do odio cristao pelas diferentes. E isso ainda continua ate hoje.

    > O crente que conhece a fundo as Escriuturas e não de forma superficial é uma pessoa que tem objetivo na vida, busca o conhecimento, procura crescimento profissional, tem ambições corretas, não é um “coitadinho” que espera as coisas acontecerem.

    E conheco inumeros crentes que nunca leram a Biblia, so sabem recitar versinhos decorados. A esmagadora maioria dos crentes nao possuem nenhum objetivo na vida. Nao ha nenhum crente que busque o conhecimento intelectual, a imensa maioria nao cresce profissionalmente e permanece na miseria (http://ceticismo.wordpress.com/2007/08/29/ibge-confirma-os-evangelicos-sao-os-que-possuem-menor-renda-per-capita-no-brasil/), nao possui ambicoes (somente esperar a vida acabar para morrer, na esperanca de ganhar uma vaguinha no condominio do paraiso imaginario), e se vc frequenta igrejas da periferia, vc vera multidoes de coitadinhos que esperam as coisas acontecerem (como aquele versiculo idiota do “deposita teu caminho nas maos de deus, confia nele, e ele tudo fara”).

    > Para seu conhecimento, meu caro cético, muitos dos grandes empresários do mundo são cristãos, muitos dos intelectuais, artistas, políticos, escritores e até cientistas.

    Para seu conhecimento, caro crente, os empresarios, intelectuais, artistas, politicos, escritores e cientistas nao fazem nem 0,1% da populacao crista. Os outros 99,90% sao apenas massa comum. E para sua informacao, os maiores empresarios sao de origem judaica. A maioria dos cientistas sao ateus e agnosticos. Os artistas trocam de religiao como quem troca de roupa. Politicos… (ja viu a qualidade dos politicos no Brasil ?) e os escritores e intelectuais sao de diversas religioes (e nao ha nenhum que se vanglorie do cristianismo ou saia por ai exibindo as suas credencias). Lembra-se de Vidal Gore, Salman Rushman, Jose Saramago, etc ? Nao sao cristaos.. e sao uns dos maiores intelectuais e escritores.

    > O cristianismo não é uma religião de ignorantes.

    A Historia prova o contrario. E a demografia demonstra isso de forma cabal e irrefutavel, de que o cristianismo é e sempre foi uma religiao de ignorantes. Basta ver o que acontece nos EUA, onde querem impor o Design Idiota, sob o serio risco de causar um retrocesso na P&D americana.

    > Se exestem manipuladores usando o nome de Jesus de forma errada eles sofrerão as consequencias dos seus atos.

    E vcs deixam tudo na maozinha de um deus imaginario, fazem pose de coitadinhos, e nao fazem nada contra isso. Apenas esperam acontecer.

    > A grande prova da veracidade dos Evangelhos são as milhares de pessoas transformadas por ele, isto pode parecer muito abstrato para vcs por causa do ceticismo que não permite que vcs compreendam o verdadeiro valor do nome de JESUS!

    Sim, milhoes de pessoas mortas em nome da fe crista. Bilhoes na pobreza. Bilhoes de ignorantes. Bilhoes de enganados e ludibriados. Um verdadeiro atraso à Humanidade. Estariamos muito melhor sem o cristianismo. A Humanidade seria bem mais evoluida.

    O nome de Jesus nao significa nada para mim. Nem vale nada.

  85. [...] Out 31, 2:25 PM — A maior farsa de todos os tempos: A maior invenção da indústria da fé [...]

  86. Se aconteceu a 2000 anos ( sem provas) e tem gente que venera até hoje, imagina se david copperfield tivesse vivido nessa época?

    Seus seguidores criariam o Davidvismo, que seria dividido no futuro em mais de mil divisões e facções e se odiariam entre si por não acreditarem do mesmo homogênea.

    As citações que Abbadon sobre Jesus relacionadas à familiares foram muito bem colocadas e mostram ainda uma cópia discarada do bhagavad gita , nos diálogos entre Crishna a Ajurna. À Biblia falta muita originalidade.

    Quanto ao fisico católico que ama a igreja, citado ai pra cima, tenho uma colocação:

    Sou Engenheiro Eletricista, formado pela UFMG, tenho mestrado também pela UFMG em Elétrica e vou defender meu doutorado em pouco tempo, também pela elétrica. Logo acho que não é necessário a formação por uma universidade de renome para ter timbre científico. Um dos lugares mais ignorantes do planeta é o próprio meio acadêmico e seus vícios. O conhecimento não tem dono, nem tão pouco a metodologia para atingí-lo. Portanto tenho amigos que só possuem o segundo grau e possuem muito mais cultura que conhecidos do doutorado. Portanto não jugue uma pessoa pela sua formação mas sim pelo que sai da sua boca e ações.

    No mais, O texto foi muito bom, um pouco denso demais, no qual eu fiquei meio perdido, mas incrivelmente motivante para os amantes da derdade e sua procura.

    Jogem fora suas muletas e cadeiras de roda, e sejam felizes por pensar e nada mais.

    Bom Dia.

  87. Outra coisa, o cara desfila “provas” de todos os tipos sobre tempos e povos que se perderem. Tem de ser muito burro pra acreditar nisso. Nos dias de hoje não temos condições nem de entender o significado que povos recentes davam para palavras que usamos hoje, que dirá interpretar corretamente fragmentos. Então,mais uma vez ele age como os que critica, e cria uma versão igualmente fantasiosa que tenta imputar aos outros, para salvá-los de sua cegueira. Primeiro, meu chapa, tira a tua própria viseira.

  88. “Sim, milhoes de pessoas mortas em nome da fe crista. Bilhoes na pobreza. Bilhoes de ignorantes. Bilhoes de enganados e ludibriados. Um verdadeiro atraso à Humanidade.”

    Ou seja, antes do cristianismo era uma fartura e um esclarecimento que só vendo. Menos mal que agora voce chegou para nos trazer a verdade. Tem que rir dum negócio desses.

  89. Outra coisa, o cara desfila “provas” de todos os tipos sobre tempos e povos que se perderem.

    Pois é, provamos. O fato de vc aceitá-las ou não, será irrelevante.

    Tem de ser muito burro pra acreditar nisso.

    Assim como é estúpido acreditar em algo só porque está escrito num único livro, cujos autores ninguém conheceu.

    Nos dias de hoje não temos condições nem de entender o significado que povos recentes davam para palavras que usamos hoje, que dirá interpretar corretamente fragmentos.

    Isso significa que todos os rligiosos que insistem em analisar a Bíblia estão errados? Então pq acreditar nela? Não pode ser diferenciada de um livro ficional como outro qualquer.

    Então,mais uma vez ele age como os que critica, e cria uma versão igualmente fantasiosa que tenta imputar aos outros, para salvá-los de sua cegueira.

    Todos juntos: AMÉM, IRMÃO!!!!!!!!!

    Primeiro, meu chapa, tira a tua própria viseira.

    E nada de demonstrar que o Mendigo Palestino existiu…

  90. Ou seja, antes do cristianismo era uma fartura e um esclarecimento que só vendo.

    Para vc ver o que as religiões fazem. Sai uma e entra outra pior. Ainda bem que existem cientistas trabalhando em prol da melhoria de vida das pessoas, enquanto as Ovelhinhas dizem “deus quis”, “deus é que sabe”, “deus proverá” e outras bobagens.

    Menos mal que agora voce chegou para nos trazer a verdade. Tem que rir dum negócio desses.

    Aos alienados, só cabe o riso mesmo.

    “A maioria dos homens prefere morrer a ter de pensar. E muitos morrem.”,

    Bertrand Russell

    No mais, pouco importa se outras religiões faziam isso ou aquilo. Se levarmos isso em conta, teremos que ver que os emissários cristãos acabaram exterminando vários povos.

    Entre um mundo de assassinos, sobreviveu o mais violento.

  91. “Para vc ver o que as religiões fazem. Sai uma e entra outra pior. Ainda bem que existem cientistas trabalhando em prol da melhoria de vida das pessoas, enquanto as Ovelhinhas dizem “deus quis”, “deus é que sabe”, “deus proverá” e outras bobagens.”

    A diferença é que voce é uma ovelhinha que não tem consciência disso. Vai dormir tranquilo depois de rezar para teus “cientistas trabalhando em prol da melhoria da vida das pessoas”. Santa ignorância.

    “A maioria dos homens prefere morrer a ter de pensar. E muitos morrem”

    Se voce precisa citar Russel, que diga-se de passagem era um bocó em que ninguém mais dá um centavo de importância, a não ser uns bobocas que só conhecem as coisas superficulamente, então é a prova que não consegue pensar por sua própria cabeça. Neste caso, ao menos escolha alguém com maior consistência, se é que vc vai entender..

  92. Última postagem sua que será aceita, dado o monte de besteiras.

    Bertrand Russel não é mais tido como importante? Claro que não! Ainda mais por pessoas que sequer leram uma só linha dele (pelo menos, te fiz o imenso favor de citá-lo. Amém, Irmão!).

    Da próxima vez que vc estiver com dor de cabeça, pense: Foi Deus que me deus esta aspirina ou a Ciência?

    Aliás, não faça isso não. Vá pra uma igreja e fique rezando bastante. Avise seus amigos religiosos para tb procederem assim. Farmácias e hospitais são para ateus que não acreditam em nada.

    Assim, vc só estará esvaziando os hospitais, melhorando o atendimento e deixando os pobres médicos trabalharem com mais recursos. ;-)

  93. Ia me esquecendo:

    AMÉM, IRMÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Vamos passar a sacolinha agora. :-D

  94. “A diferença é que voce é uma ovelhinha que não tem consciência disso. Vai dormir tranquilo depois de rezar para teus “cientistas trabalhando em prol da melhoria da vida das pessoas”. Santa ignorância.”
    Eu entendo seu medo. Realmente é assustador quando descobrimos que simplesmente não há resposta para nossas indagações mais profundas. Assim, prefiro acreditar em evidências (mesmo que futuramente desmentidas) do que acreditar em qualquer lenda largamente aceita, só porque isso me conforta.

  95. “Eu entendo seu medo. Realmente é assustador quando descobrimos que simplesmente não há resposta para nossas indagações mais profundas. Assim, prefiro acreditar em evidências (mesmo que futuramente desmentidas) do que acreditar em qualquer lenda largamente aceita, só porque isso me conforta”

    Continuando o debate, algumas coisinhas mais:
    1 – É claro qure voce entende o que voce diz ser meu medo, pois ele é o seu medo.
    2- Se voce prefere acreditar em evidencias é problema seu. Mas isso mostra que voce é um crente, não um agnóstico, como professam os caras do site. pois o agnóstico “não acredita nem duvida”. Por isso ele tem respeito a tudo e não professa esse desprezo que voces demonstram pela crença alheia.
    3- Se voces fossem realmente humanistas, deveriam respeitar o ser humano, seja oque for o que ele acredite, e não se colocar como perfeitos e carimbar os outros de ignorantes.

  96. Ainda:
    1- sobre Jesus Cristo, um verdadeiro agnóstico encara a questão como tudo o mais: não acredita nem duvida. Admite que possa ter acontecido e se espanta diante desta possibilidade.

    2 – Como disso o próprio Russel, que voces veneram, o ser humano não busca de fato o conhecimento, mas certezas. Voces buscam provar que Jesus Cristo não existiu, mas isso não é possível, assim como não é possível provar que ele existiu.

    3 – Eu disse que Russel era limitado pois ele parecia não entender que, à rigor, não é possível provar nada e a própria ciência é uma crença. Se tivesse percebido isso, desceria de seu pedestal, de sua pretensa superioridade acadêmica, e respeitaria mais o que fazem as pessoas comuns, pois não difere do que ele mesmo fazia. Neste caso teria sido realmente um humanista.

    4- Por fim, o que semeia a violencia e a guerra é justamente esta postura de achar que o padrão ocidental é o único certo. No momento presente, por exemplo, não é a Igreja que está no Oriente Médio matando, mas o modelo ocidental, com suas certezas vazias, que o pessoal do site reproduz muito bem.

  97. 1 – É claro qure voce entende o que voce diz ser meu medo, pois ele é o seu medo.

    Medos… ah, os medos. Ainda bem que não sofro deste mal.

    2- Se voce prefere acreditar em evidencias é problema seu. Mas isso mostra que voce é um crente, não um agnóstico

    E quem acredita sem evidências é um alienado.

    como professam os caras do site.

    b>Mais um erro. Só tem um agnóstico. Os outros dois são ateus. E daí? Daí que vc é um pobre coitado com necessidade de acreditar em qq coisa, mesmo sem provas.

    pois o agnóstico “não acredita nem duvida”.

    Eu não duvido que vc não tenha a menor noção do que é agnosticismo.

    Por isso ele tem respeito a tudo e não professa esse desprezo que voces demonstram pela crença alheia.

    Tenho desprezo por idiotas que falam besteiras e acreditam em qq idiotice.

    3- Se voces fossem realmente humanistas, deveriam respeitar o ser humano

    Religiões não são pessoas. E se fosse? Religiosos não estão em condições de dar lição de moral a ninguém depois desses 2000 anos de morte, chacinas, perseguições etc etc.

    seja oque for o que ele acredite, e não se colocar como perfeitos e carimbar os outros de ignorantes.

    Ignorante é aquele que ignora. Vc ignora evidências e prefere acreditar cegamente em qq infantilidade. Isso faz de vc o que?

    1- sobre Jesus Cristo, um verdadeiro agnóstico encara a questão como tudo o mais: não acredita nem duvida. Admite que possa ter acontecido e se espanta diante desta possibilidade.

    Se for assim, então teremos que acreditar que existe um pterodáctilo com 3 cabeças no Palácio do Planalto. Vc além de ignorante, é tosco.

    2 – Como disso o próprio Russel, que voces veneram, o ser humano não busca de fato o conhecimento, mas certezas. Voces buscam provar que Jesus Cristo não existiu, mas isso não é possível, assim como não é possível provar que ele existiu.

    Jesus não tem nenhum registro histórico. Ponto. Não há provas que ele existiu. Ponto. Vc tá falando bobagens, ponto final.

    3 – Eu disse que Russel era limitado pois ele parecia não entender que, à rigor, não é possível provar nada e a própria ciência é uma crença.

    E o que me faria ver em vc alguém mais inteligente que Russel? Vc provou que JC existiu? Não? então fica quietinho e pare de falar sandices. Ciência se baseia em provas e evidências. Se não acredite, pule do 50º andar e fique acreditando que vc criará asas. Que tal?

    Se tivesse percebido isso, desceria de seu pedestal, de sua pretensa superioridade acadêmica, e respeitaria mais o que fazem as pessoas comuns, pois não difere do que ele mesmo fazia. Neste caso teria sido realmente um humanista.

    Pena que estou me lixando pro que vc pensa. Ainda não provou que seu amado Jóquei de Jegue existiu e nem conseguirá. hehehe

    4- Por fim, o que semeia a violencia e a guerra é justamente esta postura de achar que o padrão ocidental é o único certo. No momento presente, por exemplo, não é a Igreja que está no Oriente Médio matando, mas o modelo ocidental, com suas certezas vazias, que o pessoal do site reproduz muito bem.

    Algo que as religiões têm feito nos últimos milênios.

  98. [...] Nov 21, 3:47 PM — A maior farsa de todos os tempos: A maior invenção da indústria da fé [...]

  99. [...] Nov 23, 9:18 AM — A maior farsa de todos os tempos: A maior invenção da indústria da fé [...]

  100. Depois que o pessoalzinho aí cortou o que eu escrevi, ficou claro que tipo de esclarecimento eles pretendem propiciar aos leitores do site. Se eles imaginam servir de modelo de vida para “os ignorantes” que eles querem salvar, imagina que mundo teríamos se todos fossem como tais imbecis.

  101. Ué. Eu postei no lugar certo:

    http://perolasreligiosas.wordpress.com/2007/11/22/chiliques-religiosos/

    imagina que mundo teríamos se todos fossem como tais imbecis.

    Um mundo repleto de imbecis? O mundo seria mais religioso.

    Um mundo com mais céticos?

    Mais pérolas religiosas sendo colocadas à disposição da galera pra rir das postagens toscas e falaciosas. :-D

    Que tal provar que seu Jesuzinho existiu agora?

  102. OLHA QUEM OS CARAS ENDEUSAM:

    “Russel não tinha qualquer senso prático. No ensaio Bertrand Russel: um caso de tolices lógicas, o historiador inglês Paul Johnson lembra que “ninguém se mostrou mais distante da realidade física quanto Russel”. Segundo Johnson, o filósofo não conseguia cumprir nenhuma tarefa do dia-a-dia, sequer preparar o chá que tanto adorava. Essa inabilidade não era somente no aspecto físico. O mundo humano também o desconcertava constantemente, escreveu o autor de Tempos modernos. Era profunda sua falta de auto-conhecimento.

    Russell nasceu em Wales, Inglaterra, em 1872. Talentoso expositor de idéias, parece ter escrito sobre tudo, da geometria passando pela filosofia, justiça, átomos e até, ora!, ora!, casamento. Sua obra-prima, segundo a crítica, é o Principia mathematica, em parceria com Alfred North Whitehead. “Nenhum intelectual na história jamais deu conselhos à humanidade durante um período tão longo”, observou Paul Johnson, para quem Russell era o típico intelectual aristocrata, que, embora tenha se assumido comunista (e, curiosamente, mantido um espírito liberal), desprezava o povo e às vezes tinha pena dele.

  103. Diretamente copiado de:

    http://www.brunogarschagen.com/2007/08/31/o-problema-de-bertrand-russel/

    Apenas um blog com opinião pessoal, não fundamentada em nada. Se vc critica que fazemos isso (apesar de nossas provas, links e referências) também não poderá aceitar o dos outros.

    Mas isso fez seu Jesus Jóquei de Jegue existir?

    Não, claro que não. ;-)

    MElhor sorte na próxima vez e traga estudos sérios.

  104. Nem tive intenção de esconder a fonte, tanto que abri aspas. Mas obrigado por informar os leitores. O estudo é sério e Russel, não vou negar que tenha valor, não pode ser encarado como o supra-sumo, pois era limitadíssimo. Além de ser verdadeiramente “pancada”. Se formos bondosos diremos que era um bom matemático. Mas para uma certa linha “empirista”, que acha que só existe o que vemos e tocamos, pode ser. Coisa de inglês e americano que, com todo o respeito, são muito burros. O que acontece, meu chapa, é que nós nem podemos dizer com certeza que existe o que vemos e tocamos. Podemos dizer no máximo que acreditamos que o que vemos e tocamos é real. Mas acredito que isso é demais para sua pequena compreensão, assim como para a pequena compreensão de Russel. Então, deixa pra lá.

  105. TRADUÇÃO: Desculpem-me, ó céticos. Mas sou impossibilitado de provar que Jesus existiu. Ele só existe pq eu quero acreditar que ele existe, a despeito das evidências que apontam na direção contrária.

    Desculpem-me, ó céticos

  106. Desculpe-me, ó cético. Mas, ou tu te faz de burro ou é mesmo. Vou tentar te explicar de novo: Ninguém pode provar que Jesus existiu, nem que não existiu. Ser cristão é acreditar que tenha existido. Mas isso é uma crença, como tantas outras. Se voce demonstra agressividade com esta crença, deve ser por um problema seu. Pois ela, racionalmente, não é melhor nem pior que nenhuma outra. Atribuir a violência e a ignorância a ela é não olhar a realidade: o ser humano é e sempre foi extremamente violento ignorante e destrutivo. Na medida que voce procura provar que Jesus não existiu, mostra que nem Russel voce entendeu, pois ele condena no ser humano a busca pela certeza, quando deveria buscar o conhecimento.

  107. Desculpe-me, ó cético.

    Vou tentar.

    Mas, ou tu te faz de burro ou é mesmo.

    As palavras do André são loucuras para as pobres Ovelhinhas do Senhor. Béééééé

    Vou tentar te explicar de novo:

    Algum dia vc explicou alguma coisa?

    Ninguém pode provar que Jesus existiu, nem que não existiu.

    Infelizmente, para você, não é bem assim. Se não há evidência histórica, documental e nem arqueológica de um fato, é porque tal fato nunca ocorreu. Senão, direi que a ausência de provas, documentos e artefatos arqueológicos sobre qualquer deus não significa que ele não existe. Assim, o que tem de deus aí pelo mundo…

    Ser cristão é acreditar que tenha existido. Mas isso é uma crença, como tantas outras.

    Então, pare de encher o saco, dizendo que é verdade.

    Se voce demonstra agressividade com esta crença, deve ser por um problema seu.

    Meu problema chama-se: “Religiosos idiotas que insistem em dizer que algo existe sem nenhuma prova que ateste tal coisa”.

    Pois ela, racionalmente, não é melhor nem pior que nenhuma outra.

    Por isso, temos FATOS embasados com EVIDÊNCIAS. Vc tem alguma? Não? Foi o que pensei. Mas, ainda insiste nessa ladainha.

    Atribuir a violência e a ignorância a ela é não olhar a realidade: o ser humano é e sempre foi extremamente violento ignorante e destrutivo.

    Pois é, né? Se houvesse um deus, ele teria criado algo que prestasse.

    Na medida que voce procura provar que Jesus não existiu, mostra que nem Russel voce entendeu

    falácia do “Olhe o Avião”. Como não consegue argumentar sobre a existência do Jóquei de Jegue, fica atacando Russel. Não importa. Russel continua sendo uma figura histórica e Jesus é apenas uma lenda. Só isso e nada mais.

    pois ele condena no ser humano a busca pela certeza, quando deveria buscar o conhecimento.

    Já as religiões pregam a obediência canina, sem pensar ou buscar certezas de nada.

  108. 1 – “Infelizmente, para você, não é bem assim.”

    Voce procura desesperadamente colocar crenças em minha cabeça. Sinto desapontá-lo, mas eu penso por mim mesmo. Não preciso ir buscar ajuda em outros, ainda mais em sujeitos limitados, como esse tal Russel.

    2 – “Se não há evidência histórica, documental e nem arqueológica de um fato, é porque tal fato nunca ocorreu.”

    Isto significa, segundo o asno que escreveu, que o passado se resume àquilo que conseguimos colher provas documentais. O que não faz o desconhecimento e a burrice na cabeça de certos retardadados.

    3 – “Como não consegue argumentar sobre a existência do Jóquei de Jegue, fica atacando Russel.”

    Ao contrário de voce, coió, eu não divido o mundo em bem e mal e consigo ver qualidades e defeitos em todas as coisas. Não acho Russel o supra-sumo, nem acho que não tenha nada a nos dizer. Ao contrário, você o transorma em quase um deus, infalível. Isso mostra o seu desespero e sua procura por certezas. Mais uma vez, está imitando a Igreja, que critica.

    4 – “Se houvesse um deus, ele teria criado algo que prestasse.”

    Isso depende do olhar. Se voce acha que não tem nada que presta, o que eu posso fazer. Aquilo que mais conhecemos é nós mesmos, já disse Henri Bergson.

    5 – “Meu problema chama-se: “Religiosos idiotas que insistem em dizer que algo existe sem nenhuma prova que ateste tal coisa”.”

    Isso é o que você diz, mas não sei se alguém acredita. Se eles são tão idiotas não deveriam merecer teu “stress”.

  109. Voce procura desesperadamente colocar crenças em minha cabeça. Sinto desapontá-lo, mas eu penso por mim mesmo. Não preciso ir buscar ajuda em outros, ainda mais em sujeitos limitados, como esse tal Russel.

    Claro que não. Apenas tem amigos imaginários. :-D

    Isto significa, segundo o asno que escreveu, que o passado se resume àquilo que conseguimos colher provas documentais.

    Exato. Se a princesinha aí acredita em qualquer coisa que te contam, é problema sexual seu. A História tem parâmetros rígidos para aceitação. É assim que funciona bebezinho.

    O que não faz o desconhecimento e a burrice na cabeça de certos retardadados.

    É exatamente isso que estou pensando sobre idiotas que acreditam em qq coisa sem provas.

    Ao contrário de voce, coió, eu não divido o mundo em bem e mal e consigo ver qualidades e defeitos em todas as coisas.

    Seu deus faz isso. Vc tá dizendo que seu deus tá errado?

    Não acho Russel o supra-sumo, nem acho que não tenha nada a nos dizer.

    Mesmo pq, vc nunca leu nada dele. Anyway, ele continua sendo quem foi, e vc tem apenas uma crença sobre algo que nem mesmo vc sabe se aconteceu, mas torce com todas as forças para que tenha acontecido. patético.

    Ao contrário, você o transorma em quase um deus, infalível. Isso mostra o seu desespero e sua procura por certezas. Mais uma vez, está imitando a Igreja, que critica.

    Eu nunca disse que ele andou sobre as águas ou mandou rasgar barrigas de mulheres grávidas.

    Isso depende do olhar. Se voce acha que não tem nada que presta, o que eu posso fazer. Aquilo que mais conhecemos é nós mesmos, já disse Henri Bergson.

    Observei que vc não argumentou contra, logo minha proposição continua rígida como uma rocha.

    Isso é o que você diz, mas não sei se alguém acredita. Se eles são tão idiotas não deveriam merecer teu “stress”.

    E do jeito que vc fica doidinho com minhas postagens, é pq tem necessidade delas. Liga não. É assim mesmo. Tome esta pílula vermelha e aguarde ali no canto.

  110. Adotar ou não o Conceito de Deus é foro íntimo de cada um; se alguém quer um “protetor” como amparo para se suster psicologicamente, diante de tão inesperados momentos da vida (anseios sentidos desde nossos ancestrais), isso é direito; apenas o que aconteceu com a Humanidade é que fomos enganados por ‘espertos” que aprenderam a parasitar a própria espécie, e, de uma espectativa genuína que qualquer um pode ter diante da vida, fizeram a invenção da nababesca mordomia de vagabundos: a Religião. Para ficar claro ainda: Nos pisos de igrejas ficou retratado o pacto do “esperto” que dizimou muitos no mundo; quando dizimaram o acervo de Alexandria, que com muito esforço conseguimos para trazer melhores condições de vida para a espécie humana, lá estava a motivação: Submissão de outros povos que não “seguiam a Deus”. Quando pastores batistas arrancaram um homem de sua casa espancando família e expulsando-o de seu lugar porque ele descobriu uma vacina que todos hoje usamos, usaram o mesmo terror: Ele é do diabo. Desde que foi instituído que canalhas teriam “autoridade” para ditar o que quer que fosse sobre nossas vidas, tirando-nos escolhas, vocações, etc; e ainda ganhando mordomias para isso, desde aí, desgraçamo-nos. Em são consciência nenhum político quer Guerra, mas insuflados, e armadas as pantomimas entre os sugadores dos povos, aí … Se conseguirmos superar esse nosso tremendo fracasso social, talvez possamos fazer ainda alguma coisa pelo Planeta.

  111. Aconselho ao caro colega que reveja mais tuas analogias, pois existem comprovações ciêntiicas da existencia de um certo YAOSHUA – Messias,

    (”A verdade sobre o Sudário” Stevenson, K. e Habermas G.)

  112. Ô, bestão. O artigo do sudário não é aqui, seu Nóia doido.

    De qualquer forma, seu post estúpido (que eu editei, vem deste site: http://www.busquejesus.com/2007/07/24/santo-sudario/ )

    E é baseado num livro escroto e apologético de 1983.

    E vai estudar! Yahoshua é equivalente a Josué e não Jesus (Yeshu). O nome em hebraico seria escrito: יש”ו e se origina da raiz יש (significando “ter”, “possuir”)

    Não entendeu? Então, qdo vc aprender hebraico, volta aqui (o que eu duvido)

    Sobre o sudário: http://ceticismoeciencia.com/religiao/a-falsificacao-do-sudario-de-turim/

    Próximo?

  113. Passei por aqui hoje quase sem saber bem porquê, mas achei muitíssimo interessante, afinal de contas existem mais pessoas como eu.
    Porque sempre que digo que não acredito em deus, alguém me olha como se fosse um extra-terrestre ou algo assim.
    Dizem que devemos ter fé em alguma coisa e que só deus poderá ajudar. Pois bem, eu tenho fé nas pessoas, na capacidade de cada um, na humildade, nos sentimentos e naquilo que cada um pode fazer para melhorar o mundo.
    Se estivermos à espera de deus…
    Eu quando preciso de ajuda, peço ao meu pai que morreu quando eu era criança e até hoje sempre me correu bem.
    Jamais pediria algo a um deus que nunca vi em lado nenhum, que se existisse como tantos dizem, nada faria em relação às crianças que sofrem no mundo, às guerras estúpidas feitas tantas vezes em nome de religiões, à fome, miséria…
    Eu acredito mesmo é em mim, porque se eu não fizer nada por mim nem trabalhar, ninguém me dará nada.

  114. meu caro inimigo do evangelho,suas afirmaçoes falaciosas preconceituosas nada tem de novo vc é um contemporaneo de diversos homens que foram perseguidores e ferrenhos inimigos dos cristaos há época dos apostolos
    paulo fala muito bem sobre esses escarnecedores seguidores da falsamente chamada ciencia:
    paulo diz assim:-se Cristo nao ressuscitou entao nós somos de todos os mais miseráveis.
    vc é o continuador da pregaçao dos inimigos da cruz de cristo:e precisa se tratar ignora evidencias históricas por puro preconceito e discriminaçao que cega seu julgamento racional.
    poste um livro ridicularizando, desmentindo e chamando os cristaos de mentirosos num site iraniano ou vá pra esses paises desrespeitar a fé deles posando de pseudo-intelctualoide vc será caçado como um animal e terá sua cabeça oca colocada a premio,respeite a fé das pessoas pare de postar besteiras sem nexo ou sentido.

  115. Engraçado qeu vc não está respeitando o direito de postarmos as nossas opiniões. Liberdade só quando te interessa, não é? Mostre as provas históricas que o Jóquei de Jegue existiu, sim?

  116. um dia a indagação de todos terá resposta, se é que já não chegou pra alguém, pois se após a morte algum de vocês for surpreendido por algum ser com olhos como chamas de fogo, pedindo conta do que você fez durante a vida terrena,confirmar-se-á a fé dos cristãos; porém se após a morte você simplesmente deixar de existir, como qualquer animal desprovido de entendimento confirmar-se-á a descrença dos “sábios” deste mundo.

  117. E quando vc morrer ver um cara barbudo, com capacete viking e um martelo imenso, não ligue. Significa que Thor vai acertar as contas com vc, por ter rezado pro deus errado.

  118. Caro andre como diria paul feyerabend se referindo aos bosquimanos povo supostamente pré-civilizado e ignorante da africa cátolica ” Eles são bons uns para os outros não se destroem. eles tem todo direito de rejeitar a ciência se assim o desejarem”
    Se estes pagadores de dizimo querem rejeitar descobertas cientificas e historicas nada mais justo que permaneçam na ignorancia, a insistência dos mesmos em lutar contra os mostram a verdade dos fatos só mostra o quanto se incomodam com a inconsistência de suas crenças.
    Crer em papai noel, smurfs ou cristo é um direito garantido por quase todas as constituições do mundo e não por qualquer força divina.

  119. Se eles ficassem só na sua crença ridícula, por mim, que se dane. Mas, qdo vemos o tanto de morte e sofrimento causado por essas crenças, qdo vemos a guerra que eles travam contra a ciência médica, por causa de seu obscurantismo medieval, quando vemos a discriminação e preconceito por parte dessa raça, não devemos ficar calados. Usando as palavras de um dos poucos religiosos sensatos que existiu: “O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons” (Martin Luther King).

  120. rev. jesse jackson companheiro histórico de martin luther king foi relegado a um segundo plano da politica americana e assim como Martin viu seus objetivos e sonhos serem mortos por crentes como este maniaco que atende pela alcunha de João. talvez eles fossem tão perseguidos por compreenderem o limite aceitável de qualquer crença ou por terem certeza que nem tudo que é professado é verdade, afinal os cristãos de capuzes brancos seguiam os ensinamentos da biblia. Este Deus professado jamais fez algo de bom para qualquer ser na terra mas o que as pessoas com o minimo de limite, consciência e conhecimento já fizeram pelo ser humano em nome do simbolo Deus(e seus profetas) já o torna se não bom, toleravel. Não desejo de forma alguma que os bons se calem mas peço que ponderemos, lutar contra aqueles que sequer tem consciência do que falam ou do que ao certo defendem e como combater um adversário vendado armado com uma metralhadora, ele vai atirar para todos os lados impossibilitando assim que se retire a venda. Espere que a munição termina. Ou siga citando grandes mestres e propiciando a estes lambedores de templos motivos para persistirem na sua ignorância, pois todo jegue como estes que postaram pregações fervorosas quando mais empurrado mais empaca. Ria destes idiotas os ridicularize e talvez eles percebam o quanto evoluiriam se simplesmente percebessem que o simbolo Deus nada tem a ver com a Biblia ou com profetas mas simplesmente com o sentido maior da vida em sociedade demonstrado tão claramente por diversos povos tidos como ignorantes, a defesa da vida, amor e respeito entre todos.

  121. Flavio Josefo era historiador na Galiléia, de origem judaica e cidadão romano, amplamente aceito pelos historiadores. Josefo era contemporâneo de Jesus e deixou alguns textos que falam da existência dele. Em um deles ele comenta sobre as três horas de escuridão posteriores à crucificação de Jesus.
    Outro é uma carta escrita por um pai a um filho preso, comentando que injustiças acontecem ” como a que foi feita àquele Jesus que foi crucificado”. Agora, se quer saber mesmo se ele existe, procure um lugar bem silencioso e chame por ele. Vale a pena esperar.

  122. A carta de Josefo é fake. E a carta de Mara Bar Serapiopn não serve de porra nenhuma, já que crucificação era castigo comum digno de vagabundos. É, de repente foi pra pessoa certa mesmo. ;)

  123. ” … a internet é uma faca de dois legumes…”

    aahahahahahaah

  124. o que acontece é que as as pessoas tem medo de aceitar a verdade, e isso perturba essas pessoas que aceitam cegamente nesse episodio!!!!!

  125. Bem primeiramente fodam-se os cristao BOBOS.
    vamos ao que interessa.:

    1) DEUS NO EXISTE.
    2) ELE NAO PODE SER O COMEÇO E O FIM.
    3)CASO ELE EXISTA DE ONE ELE VEIO QUE O FEZ? E PORQUE ELE FOI O PRIMEIRO?
    4)COMO PODE DEUS DEIXAR ALGO IMPORTANTE NAS MAOS DE UM SER HMAO QUE KAGA, FRACO DE CANE.
    5)CMO PODE TER LIVRE ARBITRIO, DAS ESCOLHAS 1-DEUS 2-INFERNO, TODAS CRIADAS E PERMITIDAS POR ELE. LIVRE ARBITRIO DE 2 ESCOLHAS KKK.
    6) ELE DEIXARÁ O FOLHO DELE QUERIMAR NO MAR DE FOGO POR TODA ETERNIDADE? oHHH PAIZAO.
    7)VARIOS BOBOS ACREDITAM SEM QUESTIONAR NADA, OU POR SOFREREM UM ACIDENTE OU DESGRAÇA E FICAREM BOM DAI DIZ Q FOI DEUS POIS NAO TINHA ONDE SE SEGURAR SO ESPERAR E CONTAR COM “DEUS” AI ADESGRAÇA PASSSA, AI DIZ Q FOI DEUS. oHH CARALHO.
    8)ABRIR MAR, CURAR CEGOS E OUTROS MILAGRES NADACONTECE HOJE, TAMBÉM NÉ ESTA CHEIO DE CAMERAS.. ANTIGAMENTE QUALQUER ESTORIA CONTATA ERA FATO. AGORA É DIFERENTE TEM QTER FTO E VIDEO.
    9) DEUS CRIA LUCIFER E PERmITE ELE ACABAR COM AGENTE?
    10) E SOBR O TEXTO DE UM AMIGO LÁ EM CIMA DIZ:
    SOBRE AMOR.. SOBRE O CIDADO COM OS PROXIMOS, NAO PRECISA LER BIBLIA E LIVRO NEHUM, NOS AMAMOS CUIDAMOS UM DOS OUTROS SEM CNHECER , SEM SABER NEM LER E NEM OUVIR FALA DE DEUS É NATURAL SEU FILHO DA PUTA.
    11)VAO TOMAR NO CU.

  126. Até ver não consegui encontrar nenhuma divindade pagã egípcia Petra com as características de Deus das chaves como Jano, esse sim correlativo de Oanes. Poderia dar indicações sobre a fonte da sua informação?

  127. será uma confusão com Petosiris?

  128. Osirian ankh [of Ancient Egypt], called Key of the Nile and also a heavenly key to the Nile in the Sky (the Milky Way)

  129. Concordo com tudo que está no texto. Excelente! Agora, estes babacas que ficam o tempo todo defendendo esta farsa, deveriam raciocinar com uma coisa: Se este “deus” é onisciente, onipresente e onipotente, poderia muito bem evitar tantas tragédias como esta que aconteceu no Haiti. PARABÉNS!!!

  130. mensagens ,aos (manés céticos)
    se vcz são seres humanos q vivem, e ñ sabem r oq é a vida vcz são manés mesmo em,,se vcz respiram,,e ñ sabem quem permitem vcz respirarem,,vcz são manés++,se vz dormem, e nem sabem quem q permiteentão vcz são vcz levantarem de manhã,,então oq vcz conhecem de religião,,vcz num saben nem oq é religiaõ oq quer dizer religião,,kkkk entao cmo vcz querem ainda falar sobre fé,,crença ,ser soberano ou céu?haa vão planta batatas,,seus ignorantes de uma fik,,cala a boca ,e crie vergonha na cara,,


  131. Mateus 5:21-22 – Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena.

    vers. 43-44 – Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem.

    Nos vemos no Inferno.

  132. Olá amigos/Irmãos de fé.

    Já fui tão cético quanto muitos nessa site. Lhes digo; Orem, Jejuem, e peçam para DEUS lhes dar o esclarecimento. Peçam pra ele bater na sua porta e fiquem atentos ao chamado. Pode ter certeza, ele irá lhes chamar.

  133. Jejuar? Eu? Pq eu faria isso para seu deus? Pq ele me veria melhor? Eu peço coisa melhor tipo: DEUS, SE VC EXISTE MESMO, ME MOSTRE A SUA GRAÇA E ESPLENDOR RESSUSCITANDO TODAS AS PESSOAS MORTAS O HAITI, NO RIO DE JANEIRO E EM TODOS OS LUGARES ONDE HOUVE DESTRUIÇÃO POR CAUSAS NATURAIS!

    Vamos ver se ele atende. Mateus disse que o que se pedisse, deus atenderia.

  134. Estava fazendo uma pesquisa sobre Flavio Josepho e por acaso encontrei este blog. Como bacharel em teologia me interessei pela discussão. Que fique bem claro, leio como profissional, portanto não gostaria de receber comentarios grosseiros ou de baixo calão.
    Observando toda a intensidade da argumentação dos que se apresentam aqui como céticos, gostaria de saber, claro se alguém se interessar em me responder, qual é a motivação de vocês para dedicarem-se a tão calorosa discussão? Mais ainda, por que os incomoda tanto a crença das pessoas, neste caso em Jesus Cristo?
    Gostaria muito de obter respostas. Desde já, quero deixar claro que não me sinto incomodada com os argumentos apresentados e não tenho intenção alguma de fazer pregação ou tentar a conversão de vocês, interesso-me apenas pelo desejo de afirmar ou de negar algo e pela inquietação do ser humano frente a sua existência.

  135. qual é a motivação de vocês para dedicarem-se a tão calorosa discussão?

    Saber mais. Conhecimento.

    Mais ainda, por que os incomoda tanto a crença das pessoas, neste caso em Jesus Cristo?

    Não incomoda. Mas as outras religiões devem incomodar muito os cristãos, principalmente as religiões afro, as quais são demonizads por várias correwntes religiosas.

  136. André, desculpe chegar assim, mas sua motivação nessa discussão não é para saber mais, para adquirir conhecimento. Só está aprendendo quem está mudando, quem não muda, como no seu caso, é um fanático, que só refuta com base no pouco que aprendeu.

    E quando digo mudança não me refiro a concordância, mas abertura para novas ideias. Sua mente é fechada, seu argumento é falacioso.

  137. Pois é. Eu consigo refutar com o “pouco” que aprendi. Isso significa que vcs não aprenderam nada pois não refutaram uma linha sequer. :mrgreen:

    Lembre-se: Não é pra haver discussão, é um blog. Lê quem quer, comenta quem pode. Comentar sem base só vai servir pra passar vergonha. Eu mudarei de ideia o dia que apresentarem PROVAS de suas alegações. Simples assim. Vc tem alguma aí?

  138. Esse é o problema do cético, ele quer provas. Alguém já lhe informou que o papel da ciência não é provar? Sabe o que significa a palavra prova para a ciência? Vai lá descobrir e pare de passar vergonha, essa conversa de “apresente provas”, é típica de quem não sabe o que é ciência.

    Mas fora isso, tem um problema maior ainda. Mesmo qu’eu indique alguma evidência da existência de Jesus, sua mente está predisposta a não aceitar. TUDO que for colocado aqui, você vai soltar um “sugiro que estude mais”, mostrando que já sabe o suficiente sobre o assunto e não precisa aprender mais nada. E como eu disse, quem não muda, quem não evolui, está parado no tempo.

    Sabe qual a diferença entre você e um crente fanático? Nenhuma, os dois não mudam de ideia por nada. Quer uma prova? Seu texto é de 2007, três anos depois você continua o mesmo com relação ao tema, nem sequer expandiu o conceito que apresentou…

    Não vou cair no seu jogo, já passei por inúmeros debates com céticos e posso afirmar: quando não são arrogantes, são irônicos, não conseguem firmar um diálogo sério. É o que você tem demonstrado nesse artigo. Exatamente como os crentes que garantem que estão com a verdade e todo o mundo está errado.

    Sabe qual o sentido de um debate caro André? Eu apresento minhas “verdades” e você as suas. E juntos, formamos uma Verdade maior. Quando as partes discordam completamente, significa que ninguém está aprendendo nada…

    Se estou errado, me responda sem ironia e arrogância: o que você aprendeu com as respostas de todos neste artigo?

  139. Esse é o problema do cético, ele quer provas. Alguém já lhe informou que o papel da ciência não é provar? Sabe o que significa a palavra prova para a ciência? Vai lá descobrir e pare de passar vergonha, essa conversa de “apresente provas”, é típica de quem não sabe o que é ciência.

    Então, eu não posso provar as leis do movimento planetário de Kepler ou que existe campos magnéticos ou ainda uma força gravitacional?

    Mas fora isso, tem um problema maior ainda. Mesmo qu’eu indique alguma evidência da existência de Jesus, sua mente está predisposta a não aceitar. TUDO que for colocado aqui, você vai soltar um “sugiro que estude mais”, mostrando que já sabe o suficiente sobre o assunto e não precisa aprender mais nada. E como eu disse, quem não muda, quem não evolui, está parado no tempo.

    Deixe-me ver: Historiadores como Bart Erman, Geza Vermes, Dominic Crossan e J.P. Meier concordam que não há NENHUMA evidência de um certo milagreiro palestino. No máximo, sugerem que poderia ter existid oum pregador itinerante, mas que não era filho de Deus ou algo como a Bíblia mostra. Note: eu falei HISTORIADORES e não APOLOGISTAS, como o idiota do Lane Craig, que vive passando vergonha perto desse pessoal. Enquanto isso, vc alega ter estas evidências. Sei. No máximo vai citar os já batidos Testemunho Flaviano, citar erroneamente Tácito ou outra deturpação qualquer. Bem, estou esperando, pode postar. Não esquece de demonstrar se havia legionários romanos na Galileia no século I e a tradição judaica de libertar prisioneiros na Pessach.

    Sabe qual a diferença entre você e um crente fanático? Nenhuma, os dois não mudam de ideia por nada. Quer uma prova? Seu texto é de 2007, três anos depois você continua o mesmo com relação ao tema, nem sequer expandiu o conceito que apresentou…

    <bYTalvez pq ninguém conseguiu refutar ou apresentar uma falha sequer. Ah, bem, a Bíblia é muito mais velha e não expandiu seu conceito. :mrgreen:

    Não vou cair no seu jogo, já passei por inúmeros debates com céticos e posso afirmar: quando não são arrogantes, são irônicos, não conseguem firmar um diálogo sério.

    Deixe-me ver: vc foi sempre pego com as calças na mão, usou de falácias e acabou ridicularizado, certo? Ah, bem, é sempre assim, mesmo.

    Sabe qual o sentido de um debate caro André? Eu apresento minhas “verdades” e você as suas. E juntos, formamos uma Verdade maior. Quando as partes discordam completamente, significa que ninguém está aprendendo nada…

    Vejamos: vc aprendeu que não existe nenhuma evidência do milagreiro palestino e que tudo o que vcs têm são um livro cheio de erros históricos e geográficos, além de contradições absurdas? Que tirando isso, a tênue linha de argumentação apologética não se sustenta quando alguém como eu pede uma única prova ou evidência? Pois é.

    Se estou errado, me responda sem ironia e arrogância: o que você aprendeu com as respostas de todos neste artigo?

    Que vocês, cristãos, nunca leram completamente seu livro religiosos. Que vcs não sabem nada além de uma simples tradução (e mal feita), sendo que outras traduções dizem coisas diferentes. Que vcs não sabem história para afirmar que algo existiu sem que seja corroborada por testemunhas oculares independentes. Que vcs não sabem ler nos idiomas originais. Que vcs precisam acreditar em seu livro religiosos. Que vcs têm medo da verdade e de quem as fala, ameaçando, xingando e tentando parecer intelectuais,mas que não têm profundidade no assunto nem nunca fizeram um exame crítico de si mesmos.

    Tudo isso, note, demonstrado pelas falas de seus amiguinhos aqui em cima. Quem falou comigo na boa teve resposta na boa. Idiotas eu trato com sarcasmo mesmo, pois não levo pessoas assim a sério e se o Cristianismo primitivo dependesse de vcs nos primeiros anos da Era Comum, o Cristianismo nunca seria mais que uma seita local e estaríamos ainda hoje venerando Júpiter (além de estarmos avançados científica e socialmente, já que não teria existido a Idade das Trevas).

    Mais alguma pergunta?

  140. André, o importante não é provar que Jesus existiu como personagem histórico. O importante é que, mesmoque não tenha sido ele, alguém teve o insight dos ensinamentos preciosos atribuidos a Jesus – que transformam vidas há 2000 anos. E entre esses ensinamentos, um dos mais valiosos é a mansidão – não a que deixa uma pessoa amorfa, mas a que permite que ela conviva com opiniões diferentes e não se exalte, não saia por aí falando palavrões, diminuindo o outro, só porque não pensam do mesmo modo.

    Se você acha “mansidão” pouco, ele também ensinou a perdoar, a amar, a ter compaixão – sentir com o outro a dor que ele está sentindo, a ser fiel… e muito mais. Será que ainda é preciso provar que ele existiu?

    Um abraço, André!

  141. André, o importante não é provar que Jesus existiu como personagem histórico.

    Então, não importa se for mentira? Ah, bem, se levarmos Filipenses em conta…

    alguém teve o insight dos ensinamentos preciosos atribuidos a Jesus – que transformam vidas há 2000 anos.

    E provocaram guerras, morte e destruição…

    E entre esses ensinamentos, um dos mais valiosos é a mansidão

    Como quando ele manda odiar os pais e executar quem não concordava com ele? É, eu tenho visto a mansidão cristã nos longos séculos de guerras, e perseguição intolerante e assassina.

    Se você acha “mansidão” pouco, ele também ensinou a perdoar, a amar, a ter compaixão – sentir com o outro a dor que ele está sentindo, a ser fiel… e muito mais. Será que ainda é preciso provar que ele existiu?

    Sim, é. A parte “boazinha” não é nada mais do que outras filosofias pregam. Com a diferença que filosofias estas não foram responsáveis pelas Cruzadas, A Noite de São Bartolomeu etc. Ah, sim, vc vai falar que não foi Jesus e sim os homens. Homens que seguem um livro onde o deusão manda rasgar barriga de mulheres grávidas e atirar recém nascidos contra penhascos. Mas vc, como toda religiosa, só vê o que seu pastorzinho mostra, que são as poucas linhas lindinhas e ignora (no sentido de não saber, mesmo) as partes cruéis. Aliás, sabe aquela parte linda onde Jesus encontra um cego e se compadece da situação dele? Bem, filhota, nos mais antigos manuscritos (como no Códice Beza), o termo usado é ὀργισθείς (irritou-se) e não σπλαγχνισθείς (compadeceu-se). Use sua mansidão e conhecimento bíblico para me explicar isso, sim? Pq os mais antigos (e por definição, os mais acurados) manuscritos dizem que seu Jesus Paz e Amor se irritou com o cego?

  142. Como podemos ver, há varios argumentos que realmente nos fazem refletir sobre a existencia ou não de Cristo. Mas vamos analisar, se Cristo é realmente uma farsa tudo o que le falou também nunca existiu, é tudo uma invenção. Então vamos pensar: se tudo é uma invenção, como explicar o acontecimento descrito no link abaixo, que foi algo deixado pelo que se diz “imaginário Jesus Cristo”

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_Eucar%C3%ADstico_de_Lanciano

    Vejam, e tirem suas próprias conclusões.

  143. A qualidade da discussão seria muito mais alta se os participantes se focassem em seus argumentos/lógica e evitassem utilizar ofensas e classificações jocosas sobre outros.

    Chamar alguém de babaca, mané, idiota, imbecil, tonto, trouxa, esperto etc. e repetir clichês não convence ninguém de nada.

    Só indica o despreparo e radicalismo de quem opina (ou pensa que opina).

    Minha opinião sobre este assunto:

    A figura de Jesus é amplamente utilizada e deturpada pelas religiões organizadas (todas) visando obediência mental, poder, status e lucros.

    Ao se colocarem como representantes de Deus e seguidores de Jesus e se auto-intitularem ‘verdadeiros cristãos’ na realidade promovem disputas, inimizades e interminável radicalismo.

    As religiões são um mal à livre expressão e à nossa mais íntima identidade.

    Concordo que outras civilizações viveram muito bem sem igrejas ou pastores, apenas possuíam intenso senso de comunidade. Coisa que as religiões não promovem pois colocam irmãos e conterrâneos em pé de desigualdade.

    Ou seja, para mim não importa se Jesus existiu ou não, mas me preocupo com as consequências perversas do uso deturpado e egoísta de sua imagem.

    A solução está no livre pensar, na liberdade de idéias e de atos, baseados em uma consciência de que somos membros de uma mesma aldeia e necessitamos um do outro.

    Sem julgamentos, sem chantagens, sem rivalidades. Somos livres.

  144. A biblia faz deus parecer um otário, não sei como tem gente que acredita em tanta besteira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 81 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: