Dragões de Komodo fêmeas não precisam de macho para se reproduzir

Cientistas britânicos descobriram que dragões de Komodo fêmeas são capazes de se reproduzir sem que sejam fecundadas por um macho. Os dragões de Komodo são os maiores lagartos do mundo e estão ameaçados de extinção.

Os especialistas, que publicaram a pesquisa na edição desta semana da publicação científica “Nature”, detectaram o processo de reprodução assexuada, conhecido como partenogêneses, em duas fêmeas desta espécie que vivem em cativeiro em zoológicos britânicos, onde não havia machos.

Flora, que mora no zoológico de Chester, pôs em maio 25 ovos, dos quais 11 pareciam ser viáveis. Ela nunca tinha cruzado com um macho da espécie antes. Na idade adulta eles podem medir três metros e pesar 90 quilos. Sungai, do Zôo de Londres, colocou ovos dois anos e meio depois de seu último contato com um macho. As crias nasceram, saudáveis, sete meses e meio depois.

Os cientistas, coordenados por Phill Watt, da Universidade de Liverpool, fizeram “testes de paternidade” e chegaram a conclusão que Flora e Sungai eram, ao mesmo tempo, pai e mãe das crias.

– Pelo que se sabe, outras espécies de lagarto são capazes de se reproduzir sozinhas, mas esta é a primeira vez que se tem notícia deste processo com um dragão de Komodo – disse Kevin Buley, co-autor do estudo, em um comunicado divulgado pelo Zôo de Chester.

Na opinião dele, os zoológicos com exemplares de dragão de Komodo não deveriam separar os machos e as fêmeas, para evitar processos de partenogêneses e, assim, conseqüentemente, a reduzir a diversidade genética. Buley disse que a descoberta é muito importante para compreender como os répteis são capazes de colonizar novas áreas.

- Teoricamente, uma fêmea de dragão de Komodo em seu habitat natural poderia chegar nadando a uma nova ilha e fundar uma população de dragões completamente nova – explicou.

No mundo, deve haver menos de quatro mil dragões de Komodo. A maioria deles em ilhas da Indonésia como Komodo, Flores e Rinca.

Eles são excelentes nadadores e potenciais predadores, inclusive de grandes presas. A técnica usada por eles consiste em morder a presa e deixá-la ir embora. Sua saliva tem uma flora bacteriana com organismos que provocam a morte três dias depois do ataque. Depois deste tempo, os dragões têm apenas que seguir o rastro para chegar até a presa morta.

Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2006/12/20/287139527.asp

About these ads

14 Respostas

  1. eu quria seber se os dragao de komodo existe algum ritual de acasalmento(corte)nessa especie de ser vivo dragao de komodo
    espero respostas de vçs obrigada xau

  2. sim existe..
    No ritual de acasalamento, o macho analisa a receptividade sexual da fêmea, analisando o odor e exercendo pressão com o focinho sobre determinadas partes do corpo desta: as zonas laterais do focinho, as zonas temporais e as zonas de inserção das patas; geralmente, o macho começa por analisar as zonas de inserção das patas com a língua e por passar em torno e por cima da parte posterior do corpo da fêmea; de seguida, coloca-se lateralmente a esta e coça-lhe as costas; finalmente, explora as zonas laterais do focinho e as zonas temporais da fêmea, ao que se poderá seguir a cópula.

  3. eu queria saber em caso de reprodução assexuada como ocorre a a formação de um novo indivíduo ??

    e existe algum ritual de acasalamento (corte) nessa espécie de ser vivo ??
    e eu também queria saber como se diferencia o macho da fêmea ??

  4. Eu tbm quira sabir isso que o clifford falou?..

    Eu nao encontrei no texto???

  5. Obrigada eu fiz meu trabalho sobre esse texto
    Xau

  6. com ocorre a formação de um novo idividuo do dragão d komodo?

  7. Papai dragão leva mamãe dragão pra passear, depois um jantarzinho e em seguida vão terminar a noite num motel. O restante vc já sabe.

  8. E muito bom este site adorei
    ele me ajudou a fazer as minhas pesquisas OBRIGADO

  9. adorei este site!!!
    consegui fazer meu trabalho que bom

  10. é André vc é bem pratico nisso né

  11. Minha mulher é ciumenta.

  12. adorei fiz meu trabalho nesse site………..

  13. bom eu gostei muito desse texto pq ele é muito interessante e da pra saber muita coisa!!!!!!!!!!!!

    muito obrigado por me ouvir(escrever)
    bjsssssss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 81 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: