Propriedades Coligativas

É comum vermos colocarem sal para ajudar a derreter neve (e impedir que se forme novamente) em estradas, a fim de que se evitem acidentes. Colocando um punhado de açúcar em água fervendo, ela pára de ferver e precisa ser mais aquecida para que volte à fervura. Por que isso acontece? O que faz com que tais fenômenos ocorram? Resposta: Tudo se deve às propriedades coligativas. Mas, de princípio, convém definir o que são elas, certo? Read more »

63 Respostas

  1. Gostei muito do modo que este site explica o assundo, desta maneira meus filhos acharam facil entender o materia que , em aula, não haviam entendido.

  2. gostei muito da forma que vc explicou
    as propriedade coligativas…
    assim é bem melhor para estuda tanto
    como na prova quanto nos trabalhos

  3. muito bom. gostei da maneira como explicou. isso fez toda a diferença pra que eu conseguisse entender a matéria. parabéns!!

  4. oi.
    meu nome e wesley, gostei do site pra pesquisar mais acho que deveria ter um pouco mais de conteudo, e deveria ser mais complexo tambem. mas e um site muito bom.

  5. Para isso existem os livros. A função do Blog não é essa. É informar os princípios apenas.

  6. È um site muito bom, mas na questao de Propriedades Coligativas, faltou o tópico ” Mudanças no comportamento de um liquido pela adiçao de um soluto nao volatil”, faltou isso para mim, mas sera que poderiam publicar esse tópico, para que outros alunos nao passem dificuldades.

  7. Como eu disse anteriormente, para aulas completas é que existem umas coisinhas chamadas “Livros”.

  8. Muito boa a forma como foi colocada o assunto!
    Tenho curiosidade em saber aplicações mais práticas de como funcionam essas propriedades.

  9. oi gostei muito dessa aula, mais gostaria de saber as resposta das perguntas do inicio da pagina.
    obg.

  10. Você não prestou atenção na aula, então.

    Ao se colocar açúcar em água fervendo, ela pára de ferver pq seu ponto de ebulição aumentou (Ebulioscopia).

    Colocando sal na neve, ela derrete, pois o ponto de fusão da água diminuiu (Crioscopia).

  11. Gostei mto do site!!!
    Mas… gostaria de saber qual é a analogia do ônibus lotado.

    obg.

  12. nossaaa… eu procurei essa matéria em vários sites, mas só consegui entender com a sua explicação! Gostei mto dos exemplos!
    beijinhooo

  13. falta exercicios resolvidos pra entender as questões que aparecem, mas o trabalho é bom parabens…

  14. Rammielke, para isso existem os livros didáticos. A função do artigo é dar uma explicação básica e rápida.

    Abraços.

  15. Muito bom o artigo!
    Aproveitando, uma breve pergunta: em termos teóricos e experimentais, qual é mais preciso entre crioscopia ou ebuliometria?
    Obrigada.
    =]

  16. Precisos em termos de quê?

  17. Olá galerinha do mal….
    Adorei esse site, estou aqui na minha escolinha, este site me ajudou muito!
    Um grande abraçãoooooo….que sejam todos felizes para sempre..

  18. Olá, Gostei d+ desse site, pois me ajudou muito na sala de aula!!!!!!!!!!!!

  19. ou,parabens
    foi dificil mas achei
    materia complicada de achar,mas aqui…foi facil
    brigaduuu!!!!!

  20. está muito bom esse trabalho

  21. eu adorei esse site pois me ajudou muito e intender a materia com vcs foi mais facio que na sala de aula obrigada beijossss ate mais

  22. Olá…
    Esse site me ajudou bastante em um trabalho que eu realizei, e que pude obter varias informações para melhor desempenho!

  23. Cara, a explicação está razoavelmente boa…
    Só precisa de algumas correções…
    Você não explicou o fator de van’t hoff que está presente não apenas em soluções iônicas…
    abraço

  24. Para isso existem livros didáticos e colégios.

    Vc não esperava encontrar TUDO aqui, esperava?: Não é este o objetivo do blog.

  25. E ai…
    valeu por terem me ajudado..
    esse site me ajudou muito para realizar meus trabalhos..
    agora q ja fis meu trabalho nao preciso + d vcs..
    entao vao tudo pras trevas…( pros quintos dos infernos)…
    shuuhshushuhushusuhshushuhusuhsd

    |

  26. Obrigado, é de lá mesmo que escrevemos nossos artigos.

    Agora, vai estudar Língua Portuguesa, para aprender a acentuar palavras e saber que os derivativos do verbo FAZER são escritos com Z, cabeção, e não S.

    Próximo?

  27. Essa matéria é específica p/ o 2º ano do ensino médio.Ou serve p/ todos os anos???????Obrigado pela explicação.

  28. Esse conteúdo não faz parte do programa do 1º ano do Ensino Médio, e nem do 3º.

  29. Nossa, parabéns, uma ótima explicação.
    Resumida, e fácil de entender.
    Se a minha professora soubesse explicar desse jeito, tudo seria mais fácil :x
    Abraços.

  30. qria saber se a sacarose é volátil ou ñ ?

  31. Não, não é. Quer experimentar? Observe açúcar comum. Basicamente ele é sacarose. ;-)

  32. Olá…
    Estou fazendo um trabalho sobre propriedades coligativas!
    Mas é muita coisa e muito complicado de achar!
    Fiz pesquisas em livros, vasculhei diversos sites na net e ainda me falta conteúdo!
    Preciso de 3 exemplos de tonoscopia, 3 exemplos de ebuliometria, 3 exemplos de crioscopia e 3 de osmoscopia, sendo que já achei boa parte deles, me faltam agora apenas 1 de ebulioscopia, será que você poderia me ajudar??

    Desde já agradeço!
    T+

  33. Coloque água para ferver.

    Quando ela estiver em ebulição (fervendo), jogue sal e veja que ela para de ferver.

    Se for fazer esta experiência, tenha cuidado para não haver acidentes.

  34. muito bom o jeito que escreveu, explicou em alguns minutos o que meu professor não explicou em um mês.
    parabéns pelo site

  35. pq vcs nao explicao o q e numerode particulas dispersas;factor de van’t hoff e pressao de vapor?????????????????????????????????

  36. Porque eu não quis.

  37. É ficou muito bom, mas to vendo que esse andré é meio grosso.
    kkk

  38. É verdade, mas minha anatomia é irrelevante.

  39. Valeu André. Voce manda bem. também sou professor dessa querida matéria e as críticas serve pra algumas coisinhas ahahahahah

  40. Nos livros de Química que eu tenho aqui as propriedades tão explicadas de forma bem mais complexa. Você colocou de uma forma bem mais simples e fácil de entender!

    Obrigada!
    ;D

  41. Fiz um seminário de ebulioscopia, e esse site me ajudou muito a entender de um jeito simples e prático! = D
    Parabéns aos idealizadores!

  42. adoreii ..

  43. gentiiiiiii …. preciso de exemplos das propriedades ….
    kem puder ajudar ae eo agradeçoo

  44. Bonito hein! Eu passo o dever para vocês e as duas senhoritas correm logo para a internet a fim de pedir que outos façam o trabalho de vocês. Lamentável. A nota das duas senhoritas já foi lançada e dei print screen para mostrar à Coordenação.

    Papai e mamãe ficarão orguilhosos do que as duas andam aprontando.

  45. Vlw pela ajuda heim!!!! to na mesma!!!!

  46. Não ligue. Ano que vem estaremos juntos de novo. :-D

  47. oiii
    otima a explicaçao!! To procurando experiencias + simples com osmometria. Ja encontrei a do ovo ”pelado”, vc poderia me indicar outras?

  48. Experimente colocar um tomate meio murcho em água pura e limpa. vc verá o tomate se inflar, por absorver água.

  49. Ok! Muito Obrigada! =]

  50. tens exemplos de CRIOSCOPIA; EBULIOSCOPIA; TONOSCOPIA e OSMOSE… todos com exemplos do dia a dia??? como o que você colocou no site, mas outros, óbivio. :S
    OBRIGADO

  51. Tenho, mas se eu te der, você não fará o trabalho direito. Viu como sou legal? Assim ajudo a você estudar direito.

  52. André,

    Tudo bem que vc detesta ‘dêvogados’, mas isso inclui todos os juristas?

    Um cara que escreve ‘OBIVIO’ estudar Direito?

    Isso depõe contra a classe,

    Por favor!
    :D

  53. ja fiz o trabalho… mas nao tenho exemplos suficientes..
    preciso de mais alguns… principalmente de tonoscopia e crioscopia.

    me ajudaaaaaaaaa!!!!!!!!!!

  54. Boa noite professor!
    Pois bem,eu gostaria da sua ajuda para a finalização de um trabalho meu! Eu acho que ficaria interessante colocar um exemplo de Ebulioscopia,e para isso pediria a sua ajuda;para que me desse ,se possível, um exemplo de Ebulioscopia.
    Se não puder,agradeço desde já!
    Muito Obrigada professor!

    Ivis.M.Costa

  55. Primeiro, mandem o número do cartão de crédito (internacional, por favor)

  56. olá andré
    eu gostaria de uma explicação de osmoscopia, pois ja pesquisei em vários sites mas não consigo entender direito nessa linguagem q eles usam!!
    vlw e parabéns pela explicação…pelo menos propriedades coligativas eu consegui entender

  57. Oi André estou precisando de umas experiencias
    de “tonoscopia e pressão osmótica”
    tem como você me dar algumas dicas de experiencias?

  58. Olá, gostaria de saber se você pode me dizer à qual das propriedades cabe a “pulverização de nuvens”.
    Seu conteúdo foi muito esclarecedor.
    Obrigada.

  59. Nenhuma delas. Naquela altura faz muito frio e a água deveria estar congelada, mas está em equilíbrio instável, no estado gasoso. Com a pulverização, há a perturbação do meio, o vapor se condensa e passa pro estado líquido, causando as chuvas.

  60. Oi André, muito bom o seu modo de explicar.
    Mas você poderia me indicar alguns bons sites que tenham exercícios resolvidos (com cáculos porfavor, tô cansada de achar sem) sobre propriedades coligativas?
    Obrigada Giovana.

  61. André,gostaria que vc explicasse o conceito de osmometia já pesquisei em vários sites mas não entendo o que querem dizer.me ajuda por favor.

  62. Tá no texto. Maiores informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Osmotic_pressure

  63. Rsrs vou na casa da minha colega amanhã pedir um livro emprestado.
    Engraçado, todo professor pede exatamente três exemplos de cada propriedade…
    Boa explicação.
    Ver tanta gente querendo um trabalho já pronto, só pra copiar e colar, me fez ficar mais interessada em entender e fazer o meu sozinha, mesmo não tendo muita facilidade pra química. Acho que o que mais me ajudou foram os comentários, rsrs.

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 79 outros seguidores

